Hamlet William Shakespeare

Resenhas - Hamlet

Titi 20/10/2020

Ótimo
Uma obra incrível, trás de forma poética muito da vida real. Escrita como roteiro de teatro. Mostra toda a genialidade de Shakespeare
caio.lobo. 20/10/2020minha estante
Praticamente Shakespeare "criou" o ser humano. Vai gostar bastante de Rei Lear também.

Titi 20/10/2020minha estante
Esse eu ainda não li. Mas recente li sonhos de uma noite de verão e gostei muito. Obrigado pela indicação.

Kelly tirelli 03/04/2021

Um clássico
Ter a oportunidade de ler hoje aos 27 me trouxe reflexões que outrora não traria. É uma história instigante que em vários momentos me gerou bastante surpresa. Foi imaginado da minha parte diversos desfechos, mas a forma como a história se encerrou foi surpreendente.
Rodrigão 05/04/2021minha estante
quando eu tava no ensino médio e ouvia os professores falar sobre shakespeare, sempre achava que era bobagem de gente que se achava intelectual rs.

depois que li hamlet pela primeira vez, mudou minha visão de mundo.

Kelly tirelli 05/04/2021minha estante
Tem hora que o livro que escolhe a gente

Lou 31/07/2021

...
Nota em processo de atualizações, essa nota foi para não deixar em branco.
Para maior entendimento da obra,tenho que reler de novo , talvez daqui a alguns meses.
Eduardo.Brandao 07/04/2022minha estante
Vou dar a terceira curtida pra apoiar #rumoa40seguidores

Lou 07/04/2022minha estante
Q menino estranho

Miguel.Lopes 22/03/2021

Ler ou não ler? Eis a questão!
?Hamlet?, tragédia escrita por William Shakespeare (1564-1616) entre o fim do séc. XVI e início do séc. XVII, narra a história de Hamlet, principe da Dinamarca, em busca de vingança pela sombria morte de seu pai.

O livro, recheado de palavreado arcaico, referências literárias e vocabulário extenso pode ser medianamente cansativo ao leitor ávido, que, mesmo acostumado, terá que buscar diversas vezes definições em dicionários e sites de pesquisa. Como já é de se imaginar, isso acaba por prejudicar o ritmo da leitura. Portanto, fica a questão: é um livro que exige tamanha maturidade literária e vocabular? Ou é daqueles clássicos para serem lidos e re-lidos diversas vezes?

Gostaria de destacar a ilustre desavença entre Hamlet e Polônio, pai de Ofélia - que, por sua vez, seria amor platônico de Hamlet. O adjunto do rei Cláudio, mesmo não sendo um personagem genial, é figurante nas mais cômicas e chocantes intrigas entre os dois, momentos esses caracterizados por ironia, sarcasmos, baixarias e ofensas.

Falando em termos de história, nada que se sobressaia as tragédias de vingança, gênero bastante popular à época da estreia de Hamlet, um reflexo claro da sociedade inglesa que clamava por justiça e não era correspondida, recorrendo a pensamentos e atitudes autônomas, ou seja, a clássica justiça pelas próprias mãos. É claro, impossível desconsiderar a genialidade que só Shakespeare pôde dar ao príncipe danês, com toques de loucura e reflexão. O solilóquio ?Ser ou não ser, eis a questão? traz consigo importantes questionamentos entre o ser (estar vivo) e o não ser (estar morto). Será que vale à pena ser? E por que temos tanto medo do não ser? Não sabemos do que ocorre nele tanto quanto não sabemos o que ocorrerá conosco amanhã.

Enfim, deixo a vocês: ler ou não ler? Eis a questão. Respondo: ler! E não só ler, re-ler quando possível, quando a senescência e a maturidade permitirem. Penso que a relação de Hamlet conosco é como o vinho: quanto mais velho, melhor.
rebeca 22/03/2021minha estante
Top

Rafael.Luiz 22/03/2021minha estante
?????? também concluí que, com o tempo e a maturidade literária, podemos absorver novas referências!

Gabriel 24/08/2020

"Há algo de podre na Dinamarca"
Maior e melhor obra de Shakespeare! Amei! Simplesmente incrível!
Duda 24/08/2020minha estante
A leitura é difícil ???

Gabriel 24/08/2020minha estante
Não muito, é surpreendentemente tranquila. Em alguns trechos "o caldo engrossa", mas não muito.

fernanda 26/01/2022

nada não, só refletindo aqui e falando mal da editora
finalmente entendi, com essa peça, que pensar em excesso nos acovarda.

esse foi meu primeiro contato oficial com Shakespeare (acho q a animação Gnomeu e Julieta não conta kkkk) e gostei DEMAIS!
-> inclusive, já comprei um livro q tem algumas das peças de comédia.

ainda tô refletindo sobre qual o mlr significado para as últimas palavras de hamlet ?o resto é silêncio?... pq me aparentam ter 2 sentidos:
1. mais literal, de q a morte é um descanso;
2. hamlet foi silenciado pela morte.

* sobre a edição da Martin Claret: não recomendo. a capa é muito bonita e as notas de comentário são boas, mas a tradução em si e a diagramação são muito ruins.
-> vou ter q reler em outra versão.
Alvaro 26/01/2022minha estante
Eu q comprei exatamente essa versão ?

fernanda 26/01/2022minha estante
poxa amg kkkkk

limallanita 31/03/2023

SENSACIONAL
Poxa eu me senti tão encantada com essa história (porque é meu primeiro contato com Shakespeare) Eu tive minha primeira leitura dele a partir de Hamlet porque vi as inúmeras referências à obra em Quincas Borba do Machado de Assis. E eu não poderia ter feito melhor escolha.

É uma tragédia tão bela pra mim, bela porque ela tem TANTO significado, repleto de filosofia de vida e com personagens tão humanos. Tudo tão bem construído e desenvolvido. Não tem nem 200 páginas e pra mim é como se fossem 400. No bom sentido. Teve palavras que precisei recorrer ao significado, e por ser uma peça, a história segue sem pausas e eu tive que voltar uma ou duas páginas para não me perder no raciocínio e na compreensão.

Os personagens têm diálogos tão bonitos, ricos e galantes. Tem momentos divertidos, para mim, como nas partes em que Hamlet testa sua influência e até onde as pessoas vão pela bajulação ao príncipe dinamarquês, as vezes que ele muda de opinião em segundos e as pessoas concordam com ele na mesma velocidade. Ignorando suas próprias opiniões!

O fantasma do falecido rei Hamlet ter vindo contar ao filho o que de fato aconteceu, e seus horários de aparecer e de sumir no início são realmente uma das partes mais interessantes. O que pra mim ficou meio confuso foi que já no final, a última vez que ele aparece não é na mesma condição que antes aparecia. Me permitindo questionar: teria Hamlet sucumbido a momentos de alucinações?

Será que depois de avisar ao filho sobre o que aconteceu o fantasma simplesmente teve sua missão cumprida? Eu pretendo reler e pesquisar outras opiniões. Mas que raiva senti do desejo do vilão de querer matar ao Hamlet, e sempre das formas mais covardes!

Que bela amizade a do Hamlet e do Horácio. que cruel o destino dos quase amantes, pobre Ofélia sofreu tanto. É o meu primeiro contato com uma tragédia é ainda estou digerindo tudo. Eu indico Hamlet a todos que são sensíveis, leais, pacientes e que tem a inteligência para conseguir enxergar não somente o significado das palavras, que é muito importante pra compreensão, mas a beleza que trás cada reflexão.

Vou bagunçar as minhas leituras e ir ler Romeu e Julieta, só pra confirmar minhas suspeitas de que não final vou ter gostado muito mais de Hamlet! O príncipe Hamlet se torna um dos meus personagens mais queridos, chorei com o final e amo as lindas palavras ditas sobre ele por Fortinbrás.

Hamlet : "Ser ou não ser, eis a questão "
Hamlet: " Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que supõe a tua filosofia."

Leiam sem medo
Iluvitoria 01/04/2023minha estante
Cara esse livro é tudo de bom

fwairy. 01/04/2023minha estante
Shakespeare é uma perfeição.

Mariana Destacio 27/11/2020

Hamlet
O primeiro livro que li do autor. Não havia nunca nem mesmo lido a sinopse. Achava que Shakespeare era sobre romance. Nem nos sonhos mais loucos achei que esse livro terminaria assim. Senti que toda a fama que tem é merecida. Escrita rica em reflexões, sem ser forçada.

Achei difícil ler no Kindle por ser escrito em atos e eu não estar acostumada a livros assim, então li essa edição física. Capa dura, folhas brancas. Boa tradução (opinião de uma leiga total) e tem toda uma introdução de como e por que ela foi feita. Mas achei faltou umas notas sobre referências. Deve ter edições mais completas. Mesmo assim compensou e indico.
caio.lobo. 27/11/2020minha estante
Você ficará maravilhada ao ler Rei Lear.

Mariana Destacio 27/11/2020minha estante
Depois desse li Macbeth. Rei Lear está na lista. Mas estou seguindo a mesma vibe. Não li nem sinopse. Que será que me espera hein? kkkk

William LGZ 14/03/2022

"Para mim é a melhor obra de Shakespeare"
Houve uma junção de fatores-chave que me fizeram amar o livro logo de cara, como os personagens que inspiraram os da minha franquia de jogos favorita e certas frases que já usei no passado sem sequer saber de que eram de Hamlet em si.

Além disso, a trama como um todo e suas peças centrais foram impecáveis em conseguir me deixar interessado durante a leitura inteira. O que, mesmo em Romeu e Julieta que foi a história de Shakespeare que mais apreciei em 2022 depois dessa, foi algo bem difícil de encontrar antes.

Talvez quem esteja lendo não vá ter essas mesmas associações que fizeram Hamlet me conquistar em poucas páginas, mas ainda assim acredito que a experiência será muito positiva. Este livro para mim é a melhor obra de Shakespeare entre todas que eu li até o presente momento.

Nem preciso dizer que eu o recomendo DEMAIS!
Kleber 15/03/2022minha estante
Foi um dos livros que mais me marcou na infância, estou querendo fazer uma releitura só me lembrar da sensação incrível que senti ao ler Hamlet. Eu sei que Shakespeare se tornou gigante por diversos títulos, mas esse pra mim é sem dúvida o melhor e de longe!

Mariadni.Bertani 15/03/2022minha estante
Eu agradeço imensamente a minha professora de português da sexta série por ter ditado esse livro inteiro e feito a gente escrever, porque ao invés de ficar com raiva (porque, poxa, a gente escreveu tudinho), me despertou curiosidade e tamanha graça pela obra.

Cris 15/10/2017

Na prática se fazer de louco é o que há rs!
"Uma gota de mal,
Muitas vezes estraga a mais nobre substância
E a torna infame"

Ato I, Cena IV.

William Shakespeare é, e sempre será uma figura icônica na literatura e suas vertentes. Suas obras dificilmente serão esquecidas tampouco menosprezadas com o passar do tempo. Tive o prazer de me apaixonar por ele quando li a peça 'Romeu e Julieta' e desde então nutro um amor muito grande por cada pensamento e poesia transpostos em páginas e mais páginas. E se eu pudesse descrever minha última experiência, 'Hamlet', em poucas palavras seria "uma fidedigna viagem ao intelecto humano". Shakespeare conseguiu novamente me envolver e me jogar dentro de uma época totalmente diferente e muito distante da nossa realidade.

A história se passa na Dinamarca e de cara somos surpreendidos com uma aparição fantasmagórica, os soldados da corte que ali faziam a ronda logo se aturdiram e decidiram chamar Hamlet, príncipe e filho do finado rei, com isso, puderam dar ao fantasma a chance de uma conversa mais íntima, particular e quem sabe reveladora. Mas o que eles não sabem é que Hamlet através dessa estranha conversa arquitetará um plano causando a destruição daqueles que tiveram direta ou indiretamente alguma culpa na morte de seu pai.

Falar das obras de Shakespeare e não pensar na palavra tragédia é praticamente impossível, o dramaturgo, escritor e entre outras profissões sempre encontrava uma maneira de causar intrigas, separações e certamente a morte de seus personagens, entretanto, suas críticas sociais e filosóficas sempre estiveram em maior evidência, em 'Hamlet' por exemplo é totalmente entendível o porquê de tantos filósofos se espelharem na obra como cerne de algum questionamento social, psicológico etc.

Deixando de lado a época da história que em muito se difere da nossa, o protagonista em questão tem um perfil bem parecido com o nosso, ele é cheio de dúvidas e anseios ao passo que é estrategista e muito mordaz, quando digo que 'Hamlet' é uma viagem ao centro do intelecto humano me refiro à inteligência e poder que nós temos e por vezes não usamos por várias razões, seja por imaturidade ou medo de se expressar e sofrer alguma represália, o príncipe Hamlet não teve medo de fingir ser louco para provar que seu tio, o atual rei da Dinamarca, havia sim assassinado o próprio irmão em prol da coroa. Ele usou e ousou de todos seus artifícios para incutir uma acusação seríssima sem ao menos usar da força bruta que certamente o atrapalharia e muito nesta missão um tanto vingativa.

Para quem ainda não leu nenhuma obra do escritor ou não tem o costume de ler algo tão arcaico (rs), pode sentir uma certa estranheza e dificuldade quanto a tudo, afinal, o estilo da narrativa é feita em forma de versos e prosas, mas meu conselho é: insista que a trama é bem interessante e questionadora, a leitura realmente nos chama para uma reflexão que se aplica à nossa sociedade atual. Resumindo, leiam! É genial.

"Ser ou não ser, eis a questão.
Será mais nobre sofrer na alma
Pedradas e flechadas do destino feroz
Ou pegar em armas contra o mar de angústias
E, combatendo-o, dar-lhe fim?
Morrer; dormir;
Só isso. E com o sono - dizem - extinguir
Dores do coração e as mil mazelas naturais
A que a carne é sujeita; eis uma consumação
Ardentemente desejável. Morrer, dormir…
Dormir! Talvez sonhar. Aí está o obstáculo!
Os sonhos que hão de vir no sono da morte
Quando tivermos escapado ao tumulto vital
Nos obrigam a hesitar: e é essa reflexão
Que dá à desventura uma vida tão longa.
Pois quem suportaria o açoite
e os insultos do mundo,
A afronta do opressor, o desdém do orgulhoso,
As pontadas do amor humilhado,
as delongas da lei,
A prepotência do mando, e o achincalhe
Que o mérito paciente recebe dos inúteis,
Podendo, ele próprio, encontrar seu repouso
Com um simples punhal?
Quem aguentaria fardos,
Gemendo e suando numa vida servil,
Senão, porque o terror de alguma
coisa após a morte -
O país não descoberto, de cujos confins
Jamais voltou nenhum viajante
nos confunde a vontade,
Nos faz preferir e suportar males que já temos,
A fugirmos para outros que desconhecemos?
E assim a reflexão faz todos nós covardes.
E assim o matiz natural da decisão
Se transforma no doentio pálido do pensamento.
E empreitadas de vigor e coragem,
Refletidas demais, saem de seu caminho,
Perdem o nome de ação."

Ato III, Cena I.

Lucia.Soares 16/10/2017minha estante
verdade !!!! Notável Shakespeare....

Cris 18/10/2017minha estante
Amo sem limites!

Daniel Miguel 11/01/2021

Hamlet
"Uma gota do mal, uma simples suspeita, Transforma o leite da bondade no lodo da infâmia."

Gostei da história, não gostei tanto dos personagens, teve uns bem chatos mas no geral foi uma ótima leitura. Marquei bastante frases. A escrita você acaba acostumando a partir do momento em que você passa a ter mais contato com ela. Como foi meu segundo livro lido do autor eu já sabia um pouco o que esperar dessa história.

Tem muito sobre vingança nesse livro, e oque ela pode fazer com uma pessoa. Também é sobre a ganância e o desejo de poder, as pessoas são capazes de fazer qualquer coisa pra assumir um lugar de direito que não é seu. A descoberta de Hamlet sobre a causa da morte de seu pai é uma cena que me chamou bastante atenção, não esperava que algo desse tipo fosse acontecer.

Foi um pouco previsível esse final, pra quem já leu alguma obra desse autor sabe que geralmente nos deparamos com tragédias e eu acabei lendo as cenas finais sem muita empolgação. Indico sim, mas se você quer começar a ler Shakespeare com o pé direito, sugiro que comece por "Otelo". Embora "Hamlet" seja um bom livro.
Michele F. 18/01/2021minha estante
Tenho que terminar

Daniel Miguel 18/01/2021minha estante
Concordo

Bruna.Duailibe 28/07/2023

E o resto é só silêncio
Depois de passar anos recusando qualquer livro que não fosse escrito em prosa, precisei ler Hamlet para o clube do livro. Por coincidência, também foi meu livro lido nº 200 (de acordo com o skoob). Foi então um marco simples elucidado em grande estilo.
Considerado por muitos a melhor peça de Shakespeare, Hamlet não é na verdade uma peça totalmente original: foi baseada na narrativa medieval de Saxo Grammaticus, ?Gesta Danorum? que traz Amleth no papel de protagonista. Porém, o ponto principal da peça não é sua história em si, mas a profundidade psicológica de Hamlet durante a sua busca por vingança (fator que corrobora para o reconhecimento da peça interpretada por Shakespeare).
Mas afinal, o que Hamlet, o jovem teatral e dramático pode nos despertar?

O primeiro ponto, e sua célebre frase, ?ser ou não ser??, que a uma primeira instância, reflete sua indecisão de tirar sua própria vida (Saber se é mais nobre na mente suportar/ As pedradas e flechas da fortuna atroz/ Ou tomar armas contra as vagas de aflições/ E ao afrontá-las, dar-lhes fim). Hamlet é, essencialmente, um jovem que sofre pelo seu destino. Porém, apesar da sua divagação inicial, na mesma cena do seu solilóquio, sua fala tem uma virada que remete a tomada de ação. Ele passa a considerar então, se sua procrastinação de realizar a vingança do pai é um ato de covardia mascarado de prudência. Hamlet busca a vingança perfeita, as circunstâncias ideais e reflete tanto sobre as consequências de suas atitudes que perde a oportunidade de agir diversas vezes. O resultado de tanta demora é a tragédia compartilhada dos atos finais. Enfim, quantas vezes não somos Hamlet?s esperando o momento ?ideal? de agir?.

O segundo ponto são suas divagações acerca da morte. Na clássica cena do personagem segurando o crânio de Yorick, o bobo do rei, Hamlet se pergunta se afinal, todos ficaríamos assim depois da morte. É tanto que só descobre se tratar do crânio do seu próprio companheiro após o coveiro confirmar de quem o pertencia. Após uma série de conjecturas sobre o retorno do humano ao pó, comenta: A terra que causou assombro em meu tempo/ É só pó cimentando um muro contra o vento?. Em uma cena dramática da tomada de consciência a respeito da solidão da morte e sentimento de perda dos entes amados, é surpreendido com o enterro de Ofélia, morta indiretamente pelos seus próprios atos.

E por fim, a corrupção própria da natureza do homem como permeadora de todas as cenas. Nenhum personagem é a idealização de nenhuma virtude ou de todo o mal. Nem mesmo nosso suposto ?herói? que procura livrar o reino da Dinamarca do seu regicida e usurpador é alguém digno de tanta admiração. Hamlet, em busca de seu objetivo, despreza Ofélia e sua mãe Gertrudes, mata Polônio em seu acesso de raiva e condena Rosencrantz e Guildenstern a morte. A corrupção da Dinamarca vem de dentro. O envenenamento auricular de Cláudio para o velho Hamlet forma coágulos: ?(?) do microcosmo (corpo do rei) ao macrocosmo (do país), a irrupção de crostas na pele simboliza o próprio tecido político que se rompe (?)?. Na corte da Dinamarca são todos atores dentro de uma peça. Alguns tão óbvios e outros nem tanto. Nas palavras de Marcelo: Há algo de podre no Estado da Dinamarca.
Henrique Sanches 28/07/2023minha estante
Parabéns pela leitura n° 200 e pela resenha. Ficou sensacional.

Bruna.Duailibe 28/07/2023minha estante
Obrigada Henrique!!

Tangerina 19/12/2021

Vou precisar ler em uma outra edição(tradução) para realmente dizer o que achei.

Faltou algo para que eu pudesse afirmar que de fato foi perfeito, e eu acredito que seja por conta da tradução. Embora o final tenha me entregado tudo o que eu esperava de Shakespeare.
gabriel 20/12/2021minha estante
Esse eu li não o Hamlet, mas o Otelo, também achei a tradução chatinha. A que eu peguei foi da Barbara Heliodora.

gabriel 20/12/2021minha estante
Esse ano eu li não o Hamlet, mas o Otelo, também achei a tradução chatinha. A que eu peguei foi da Barbara Heliodora.

Matheus 24/06/2020

Ser ou não ser?
Sendo uma peça, a transcrição dos diálogos, monólogos e acontecimentos é feita de maneira bem diferente da usual em livros, com a indicação constante do personagem a falar, o que chamou minha atenção quando folheei o exemplar pela primeira vez. A linguagem poética, muitas vezes carregada de ironia, principalmente por parte do protagonista, engrandece a obra a cada passagem. É muito interessante observar e também se colocar no lugar de Hamlet à medida que seus impulsos e medos se confrontam, criando dúvidas em sua mente a respeito daquilo que é ou não um fato, e qual seria a maneira adequada a ele agir frente ao ocorrido, havendo de mensurar as consequências. Uma leitura que me agradou muito.
Duda 24/06/2020minha estante
Adorei a resenha, ficou muito bom

Matheus 24/06/2020minha estante
Que bom que gostou ?

Rodolfo.Barbosa 13/01/2023

Os danos dos sentimentos humanos.
Primeiro contato com Shakespeare.
Um livro curto, porém com muitos significados; diálogos reflexivos, e uma trama de muitas reviravoltas.

Hamlet é referência para muitas peças e filmes, e eu só vim perceber isso, quando vim ler a obra original.

Um verdadeiro Clássico!!

" Há mais coisas entre o céu e a terra Horácio, do que o sonhado por sua vã filosofia. "
Chiara 14/01/2023minha estante
meu primeiro contato com shakespeare tbm! considero um bom livro para se familiarizar com a escrita deste autor.

Rodolfo.Barbosa 14/01/2023minha estante
É verdade. Ótimo livro de porta de entrada pras obras dele?