A garota que não se calou

A garota que não se calou Abi Daré

Resenhas - The Girl with the Louding Voice

Stef 15/04/2024

Lute como uma garota
Quando comecei esse livro me senti tão agoniada que o abandonei diversas vezes. Ele me trouxe um misto de sentimentos de impotência, ignorância, medo, tristeza e principalmente raiva. Raiva do ser humano. Raiva daquilo que nós todos somos. Raiva porque ferimos os menos privilegiados. Raiva porque não lutamos de verdade por aqueles que não possuem vozes para lutar. Adunni sofreu e sofreu, e depois ela sofreu mais um pouco. Sofreu nas mãos do pai que a vendeu para dar de comer aos outros filhos, sofreu na mão do homem que a comprou. Sofreu na mão de um suposto amigo, que na primeira oportunidade a vendeu. Sofreu na mão de uma mulher fria, mal amada e arrogante, uma mulher que também havia sofrido antes, mas que ao invés de ajudar uma menina de 14 anos, decidiu usá-la para seu proveito. E na dor, ela ainda cantava, ela ainda rezava por seu pai e seu irmão, ela ainda tinha esperança. E foi essa esperança, foi aquela língua atrevida e o olhar de amor que fez com que a Sra Thia olhasse por ela. Que fez com que o Kofi a ajudasse e protegesse. Apesar dos pesares, ela ainda lutava. Ela ainda falava, porque sem dúvidas, ela foi uma GAROTA QUE NÃO SE CALOU. Mesmo com a maré indo contra ela. E mesmo não tendo certeza de nada, ela sabia lá no fundo, que o amanhã seria melhor que o hoje. Outro ponto que me marcou muito foi o amor dela pelos livros, a sabedoria dela diante do universo maravilhoso que ela enxergava nos livros, e a vontade dela de estudar, de ajudar outras garotas, de mudar o mundo dela e de outras iguais a ela. E esse livro me lembrou muito uma música do meu ídolo Renato Russo, que diz assim:
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança ??

Que possamos acreditar que um dia a gente alcança, pois quem acredita sempre alcança.

Kamila.Vasconcelos 09/04/2024

História sensivel
Com uma protagonista corajosa. A escravidão não foi abolida na Nigéria (em termos práticos). O livro mostra dentre tantos elementos culturais, a historia de meninas vendidas para casarem ou trabalharem em condições análogas a escravidão. O livro acompanha a linguagem de adunni -no inicio até atrapalha um pouco, devido aos ?erros gramaticais?- mas ao decorrer do livro, conforme ela vai aprendendo e estudando, a linguagem também vai se aprimorando.

Larissa1016 07/04/2024

Uma história Inesquecível!
Com certeza uma história que vou levar pra sempre comigo! A leitura é muito envolvente e a história de Adunni é simplesmente revigorante, triste e inesquecível!! Apesar de todo sofrimento, Adunni sempre manteve a fé, a esperança de um futuro melhor e um maldito sorriso no rosto!! É simplesmente muito lindo e encorajador! Durante toda a história fiquei com o coração triste e apertado , mas ao mesmo tempo torcendo muito por ela ! Simplesmente, recomendo para todo mundo, principalmente para as mulheres!!

Karine Monteiro 30/03/2024

Lindo. Puro. Tocante.
?A gente falamos diferente porque temos uma vida que cresce diferente, mas a gente podemos se entender, é só dar um tempo pra ouvir bem.?

?Você pode fazer isso. Deus lhe deu tudo que você precisa para ser grande, e isso está bem dentro de você.?

?Vai chegar o dia que minha voz vai soar tão alta em toda a Nigéria e no mundo inteiro que vou poder fazer com que outras garotas tenham sua própria voz soando alta, porque eu sei que, quando eu terminar meus estudos, vou encontrar um jeito de ajudar elas irem pra escola também. Vai chegar o dia que vou ser professora, vou mandar dinheiro pra comprar um carro pro papai, ou construir uma casa nova pra ele, ou talvez até consigo construir uma escola em Ikati na memória da minha mamãe e da Khadija, e quem sabe o que mais vai vim amanhã? Então, eu balanço com a cabeça que sim, porque é verdade, o futuro está sempre dando certo, sempre ocupado fazendo coisas melhores e mesmo que às vezes não parece, a gente tem esperança.?

Alguns trechos tão especiais desse livro que tanto me tocou. Adunni, como aprendi com sua pureza, sua esperteza, com todo seu amor. Sentia a cada vez que tanto te maltratavam, te exploravam, e você seguia forte, com sua esperança no amanhã melhor.

Esse livro foi um dos melhores que já li, a vontade era de guardar toda essa história em um potinho pra nunca mais esquecer. E certeza que nunca esquecerei. ??

Amanda S 30/03/2024

Mais um livro feminino/feminista que todos deveriam ler!
Classificação: 14 anos.
Gatilhos: Violência doméstica, abuso sexual, tráfico de pessoas e outros assuntos relacionados ao machismo estrutural.

Cultura nigeriana.
O poder do ensino.
Variação linguística.
Miséria, desigualdade, violência e injustiças.
Machismo, nas mais variadas formas.
EMOÇÕES.
ESPERANÇA.

Tudo isso é encontrado neste livro!

Adunni é uma menina de 14 anos nascida e criada em Ikati, uma aldeia no interior da Nigéria.

Seu maior sonho é poder estudar, pois sua falecida mãe sempre deixou clara a importância da educação, principalmente para garotas no contexto dela, para que se pudesse "ter uma voz alta".

Entretanto, após o falecimento da matriarca (por uma doença terrivel), Adunni se vê afastada da escola, e é obrigada pelo pai a se casar com um velho que já tem outras duas esposas mais velhas que ela.

Tudo isto na Nigéria de 2014, onde o papel principal da mulher continua sendo o de esposa e mãe. Onde escuta-se com frequência notícias de que o grupo terrorista Boko Haram sequestra garotas em escolas.

Coisas terríveis se sucedem na vida de Adunni, o que a faz fugir e acabar parando em Lagos, a metrópole da Nigéria. A desigualdade se escancara cada vez mais, e os sofrimentos na vida da pequena Adunni continuam.

Porém, apesar disso tudo, Adunni nunca deixa de ser a menina esperançosa, engraçada e esperta que é! Seu sonho de estudar segue vivo, e ela encontra aliados pelo caminho!

Tudo isso envolto no mistério sobre a empregada anterior. O que aconteceu com a Rebecca?? Adunni irá descobrir aos poucos...

Considerações:

*O livro acompanha a linguagem da Adunni. No início, temos q nos esforçar a acompanhar os "erros gramaticais" do livro, representando o pouco estudo da protagonista e de outras pessoas ao redor. Conforme ela conquista mais estudo, a linguagem do livro vai sutilmente se aproximando da "gramática tradicional"!
Isso foi genial!
A linguagem do livro, em si, também é um "personagem" do enredo!

* Talvez vocês encontrem o livro com outra capa. O que eu li é uma edição especial do clube de livro TAG, emprestado por uma amiga!

*Mais um livro feminino/feminista que todos deveriam ler, não só mulheres! Poderia muito bem virar leitura obrigatória de algum vestibular, como o da UERJ!

Outros livros feministas que recomendo, e que li recentemente:
-É Assim que Acaba
-Kim Jiyoung, nascida em 1982
-A Princesa Salva a Si Mesma Neste Livro

Laris 28/03/2024

Terminei a leitura com lágrimas nos olhos, uma história tão real, não apenas para uma menina nigeriana, mas para todas mulheres negras. obrigada adunni, aprendi muito com você.

Mônica 25/03/2024

Esse livro é uma prova do quanto vivemos numa bolha, sem a menor do ideia de que realidades realmente duras e difíceis existem.

alinetiemi 25/03/2024

Depois de só ler romances fofos, pegar esse livro foi um soco no estômago. Que livrão!
Só de imaginar o quanto de casos como Adunni, com um final infelizmente triste, devem acontecer em nossos dias, dói demais.
Amei a escrita, o desenvolvimento e todas as informações sobre a Nigéria e como foram apresentadas.
Uma criança, muito forte, corajosa e sábia, que protagonista incrível!

Geovani.Moreno 14/03/2024

Ela fala alto
A garota que não se calo (2014) romance de estreia da anglo-nigeriana Abi Daré é uma grande achado. Um romance simples em sua estrutura narrativa, bem linear e sem grandes arroubos.
Acho que o diferencial é a construção de seus personagens e em especial, a protagonista Adunni, uma garota de 14 anos sujeita a toda historicidade cultura de seu país, onde as jovens pobres são vendidas em casamentos arranjados e vitimadas por violência física, sexual e psicológica.
A despeito desse destino tenebroso é certo, Adunni tem um sonho, que é estudar, ser professora e ter voz e se fazer ouvida em toda a nação.
Os leitores são convidados a acompanhar essa jornada cheia de sofrimento mas também com um vislumbre de redenção. A princípio poderíamos achar que é trágico mas, de alguma forma, é lírico. Muito mais do que a tragédia, o que sobressai é a empatia, a esperança, a resignação e a redenção que se pode alcançar.
Totalmente satisfeito e recomendo a leitura.

bitencourthaina 19/02/2024

Lindo e doído
Muitas dores narradas, mas com a delicadeza e espontaneidade da protagonista
Lindo, dolorido e necessário

Eu adorei acompanhar a evolução da personagem e como a linguagem da narração foi mudando junto com a mudança dela

A cultura nigeriana exposta, com suas cores e horrores montaram um cenário muito interessante de leitura. Difícil de digerir em muitos momentos mas muito bom

Gostei muito!!!!

Michelle.Sabrina 19/02/2024

Vale a pena a leitura
A história é muito tocante, pensar que ocorre em meados de 2015 é algo que nos choca. Os últimos capítulos são os melhores, extremamente envolventes!
Só não dei uma nota maior pq teve alguns trechos que achei bastante cansativos e os erros gramaticais, apesar de intencionais, me atrapalharam na leitura.

Nicole 12/02/2024

Uma história muito inspiradora!
Adunni uma menina simplesmente forte e guerreira que não desistiu de seus sonhos e sempre, apesar das circunstâncias sempre sorria e pensava que o amanhã seria melhor,e
ver como a sua escrita era complicada com muitos erros e ver sua evolução conforme foi aprendendo e estudando é muito satisfatório.
Amei a tia foi uma benção na vida dela , amei como ela deu suporte e quis a ajudar ,enfim uma leitura que vale muito a pena.

Cris 11/02/2024

A garota que não se calou
Gostei do livro, li em uma leitura coletiva. Já tinha ele porque era assinante da T... O título é esperançoso e teria lido em algum momento. Não dei mais estelas porque ficou muitas resoluções/situações na conclusão do leitor. Gosto quando fica tudo amarrado, bem explicado.