A garota que não se calou

A garota que não se calou Abi Daré

Resenhas - The Girl with the Louding Voice

Maga 10/12/2023

Se puder, leia!!!
Esse livro é um soco no estômago do começo ao fim. Eu amei a forma como ele foi escrito!
Como vocês podem imaginar, a história é de uma tristeza sem fim, mas a gente torce tanto pela Adunni que dá vontade de tirar ela do livro e guardar num potinho.

Paola.Grossl 06/12/2023

Ótima indicação
Acabei esquecendo de resenhar na época, maasss foi um livro incrível, tinha acabado de ler Hisbisco Roxo e me indicaram esse (obrigada Sina) e eu adorei mesmo. Muito bom entender a realidade de outros países.
Rosina.Forteski 07/12/2023minha estante
??

Isaac 30/11/2023

A garota que não se calou
O título é a verdade do livro, a protagonista sofre muitos tipos de violência, mas consegue manter sua doçura e inocência. Achei uma leitura desafiadora, pelo modelo de escrita.

Lara 20/11/2023

Inspirador ?
?A garota que não se calou? é o livro que eu indicaria para todas as meninas que estivessem entrando na adolescência e buscando seu lugar no mundo.
Com momentos pesados e sofridos, o livro consegue trazer questões muito importantes de raça e gênero, abrindo o olhar do leitor para coisas que não enxergamos por não ser da nossa realidade e nos fazendo conhecer um pouco mais da cultura africana.
Leitura fluida e rápida, capítulos bem divididos!
Amei a forma como a Adunni foi ?melhorando? o inglês dela com o passar do livro (a partir do dia em que começou a estudar).
Apesar de um final bom para a personagem principal, muita coisa ficou sem resolução, mas não por uma má escrita, mas sim por ser realista. Há certas coisas que infelizmente nós deixamos passar apesar de tudo o que aquilo significa.

Leitura muito válida ?

Laiza.Mafra 20/11/2023

Este livro fala sobre trabalho escravo, estupro e pedofilia. Os assuntos abordados são pesados por isso a leitura não é fácil.

Nayara.Nairne 19/11/2023

Apesar da brutalidade do livro, ele tem um tom bastante juvenil, por ser narrado por uma adolescente, parece que tenta passar algum tipo de de inocência ainda.

Daianny.Andrade 06/11/2023

A garota que não desistiu de ter voz
A história é de uma garota de 14 anos nigeriana, chamada Adunni, que estava indo à escola com muito esforço realizado pela mãe, mas com o falecimento da mãe, o sonho de estudar e ter voz ficou distante. Com uma história triste e cheia de dor, Adunni consegue com muita força de vontade e com as devidas oportunidades agarradas com fervor, consegue conquistar a tão sonhada liberdade para se educar e ter uma voz forte e alta. O livro fala de fatos curiosos da Nigéria, o invisibilidade da mulher, o tráfico humano de empregadas domésticas, estupro, casamento forçado, maus tratos, representatividade negra. É uma história que todos deveriam ler.

Fernanda 31/10/2023

O livro descreve a história de uma adolescente nigeriana que passa por uma série de violências típicas de países africanos com concentração de riqueza.
Adunni percorre um caminho de resistência para não ter sua voz silenciada pelas mãos das pessoas com quem acaba encontrando e estabelecendo uma relação de escravidão.

Alice 23/10/2023

Todos precisam ler esse livro
Maravilhoso, é um livro que embora mostre a realidade de muitas mulheres, e arrisco a dizer que não somente na África, mas no mundo, infelizmente, mas é um livro que vai muito além, fala sobre racismo, e descriminação de gênero, onde maior parte dos homens nesse livro, fazem o mínimo se achando o máximo, onde as mulheres precisando lutar em todas as situações sem descanço, a história de uma garota de 14 anos, mas de muitas outras mulheres que cruzaram seu caminho durante sua jornada de descobrir, encontrar e aumentar sua voz, em muitos momentos senti que ela não parecia uma personagem de 14 anos, mas em muitos outros me agoniei, pensando, Ela tem somente 14 anos, mas digo que é um livro apesar de toda temática, leve e envolvente, recomendo muito, me fez refletir e muito, principalmente por que li logo após ler Pachinko.

Autora 12/10/2023

Incrivelmente nescessário!
Eu amei esse livro, a história é triste, mas o contexto é nescessário. No início me incomodou a escrita errada das falas da personagem principal, mas vejo que foi preciso ser escrito assim.

Eis aqui uma ótima indicação de leitura!

Livia 12/10/2023

Um livro tocante
Nesse livro somos apresentados à vida de Adunni, uma jovem nigeriana de 14 anos que vive na vila de Ikati, rodeada de seus familiares e amigos e que possui grande ambição em torna-se professora.

Ao perder sua mãe, que era a única pessoa que brigava por sua educação, Adunni tem sua infância interrompida com o início de um casamento precoce com um homem mais velho. Dessa forma, seu pai e seus irmãos garantiriam com seu dote um sustento para alimentação e uma melhor condição financeira.

No decorrer da trama acompanhamos a vida de Adunni em sua nova casa, seus medos, pensamentos e o que a menina almeja para sua vida. Com uma narrativa em 1º pessoa, a obra nos é apresentada a partir dos pensamentos da protagonista e da forma como a mesma escreve. A medida que Adunni adquiri conhecimento vamos percebendo a mudança em sua fala e apresentação.

O livro se passa no ano de 2014, mas só nos damos conta disso com a apresentação de alguns elementos e objetos "atuais", pontuando portanto, a precarização e falta de acesso que se encontrava a protagonista.

Stephani.Aparecida 10/10/2023

Incrível!!!
Conheci esse livro de forma muito aleatória, nunca havia ouvido falar dele e vi uma indicação no Instagram, vi que estava disponível no K.U e comecei a leitura. Foi um prazer enorme conhecer a história da Adunni. Nesse livro conhecemos a história de uma menina de 14 anos, negra e nigeriana e vive em uma aldeia muito pequena e pobre no interior da Nigéria. Após a morte de sua mãe, sua família entrou em uma pobreza muito grande. Por conta da falta de dinheiro e, consequentemente, de comida, o pai de Adunni vende ela para um velho taxista que já tinha mais 2 esposas. Assim, contra a vontade dela, ela se vê obrigada a viver junto com esse homem e longe de sua família.

É uma história muito dura, a autora descreve as cenas de forma muito gráfica, antes de iniciar a leitura sugiro que veja todos os possíveis gatilhos, pois nesse livro temos abuso sexual, pedofilia, tráfico de pessoas e más condições de vida/trabalho.

A Adunni sofre muito e ela tem apenas 14 anos, é uma criança que foi obrigada a viver uma vida de muita luta, perdas e tristeza. E, a partir dessa realidade conhecemos a personalidade dela e como ela se tornou uma menina corajosa. Ela, diferente das outras meninas da aldeia, sempre quis ir para a escola, aprender coisas novas, ser uma pessoa importante com a educação e conhecimento e conseguir dar condições melhores a sua família. Todos esses ensinamentos e valores ela aprendeu com a mãe. Neste ponto, conhecemos a relação de Adunni com a sua família, principalmente com a sua mãe, é uma relação de mãe e filha e de amizade muito bonita entre elas, a forma que Adunni fala sobre ela, sobre tudo que aprendeu com ela, a saudade que sente dela após sua morte... Toda vez que ela falava sobre sua mãe, eu me emocionava. Ela teve uma relação muito parecida com a Tia, amiga de Florence, a patroa de Adunni onde ela trabalhava de empregada. Tia conseguiu ser uma pessoa que Adunni poderia confiar e que ajudou a menina com unhas e dentes e de todo seu coração.

Vi algumas resenhas dizendo que autora passava por cenas muito fortes, muito doloridas, mas de forma muito rápida, que a personagem mal absorvia o mal que estava sentindo e o capítulo acabava. Na minha opinião, a autora quis demonstrar como era, de fato, a vida da Adunni. Coisas ruins aconteciam com ela por ela ser negra, pobre, não ter tido acesso a educação, não falar bem, e eram coisas uma atrás da outra que ela realmente não tinha controle sob. Ela não conseguia fazer nada para mudar aquilo, não conseguia fugir daquilo, estava presa a uma realidade que ela não queria.

Simplesmente amei o livro! Dei 5 estrelas e quando a história terminou, fiquei com vontade de ler mais sobre a vida da menina, saber como seria sua história de vida dali pra frente.

Jubs 02/10/2023

Minha Experiência com A Garota que Não se Calou?
História incrível! O início confesso que foi difícil pra mim, não estava embalando a leitura, achei que não ia curtir mas depois com o desenrolar da história você cria um vínculo e afeição a protagonista que a leitura fica ótima, fica fluída, interessante. É uma leitura excelente pra conhecer uma outra cultura, se passa na Nigéria. Alerta gatilhos fortes como violência contra mulher, estupro, então quem for sensível a esses temas melhor pensar direitinho. No mais a vida da protagonista é bem difícil mas o desfecho é maravilhoso, e a leitura te faz torcer por ela, eu curti bastante a história, a proposta. Indico a leitura!

Lizandra 02/10/2023

????
A proposta de contextualizar uma situação vivida no país e denunciar mals da sociedade é boa e válida.
Porém, o caminho dos acontecimentos não bateu bem pra mim. Foi uma leitura bem demorada e eu tinha mais vontade de ver os personagens de novo só por simpatizar com eles do que por curiosidade em saber oq aconteceu.
Ainda assim, recomendo pra quem quer algo nessa vibe. Pois é bem leve (mas ainda com gatilhos). Não me arrependi de ter feito a leitura.