Perfil de três reis

Perfil de três reis Gene Edwards

Resenhas - Perfil de Três Reis

smachado 14/12/2022

Perfil de 3 "reis"
O livro fala perfil de reinado de Saul, Davi e Absalão, que não foi bem um Rei (por isso a aspas).

Quando ele compara o reinado de Saul e Davi mostra que ambos os Reis foram escolhidos e ungidos por Deus, mas enquanto Davi se comportou como um Rei que vive conforme a vontade de Deus, Saul se corrompeu, se envaideceu e provocou o desagrado de Deus.

Davi sempre deu a outra face pra Saul. Respeitou o fato dele ser Rei e nunca teve o desejo de dividir o reino e se manteve assim até o fim do seu reinado. Seja com seus superiores (Saul), quanto seus 'inferiores' (absalao).

No final, eu fiquei um pouco chocada com a forma que o autor lê Davi, como se ele tivesse colocando Deus a prova e 'obrigando' Deus a dizer o que acha do seu reinado, e isso me incomodou. Mas apesar desse detalhe, eu achei o livro 100% pertinente, ainda mais com a realidade que estamos vivendo hoje no Brasil.

Leonardo 23/08/2022

Quem conhece o coração?
Perfil de 3 reis é um dos livros mais impactantes que eu ja li.
Traz o paralelo do coração de Davi, Saul e Absalão.
Lições de quebrantamento, humildade, submissão ao Senhor e alinhamento ao coração cansado.

Leio ao menos uma vez todo ano

Luisa.Balmat 10/08/2022

Obediência e submissão à autoridade
Esse livro me fez pensar muito em como reagimos às autoridades nas situações.
Ele mostra o perfil de 3 grandes reis, e como cada um agiu no seu papel de autoridade ou submissão. E que idependente de quem eu sou, ou em que posição estou. Se tenho um coração quebrantado e submisso a Deus, as minhas reações serão sempre as mesmas.
Mesmo se eu estiver no papel de autoridade, ou de submissão, minhas ações e reações serão as "mesmas".
É dificil? Muito. Mas se tiver o coração focado no realmente importa, e deixar tudo nas mãos de Deus, tudo acontecerá como devido.

Edmar.Michiles 27/06/2022

O livro nos coloca diante da perspectiva de Davi ao ser perseguido por Saul. Após isso nos coloca também diante de Davi sendo perseguido por Absalão.
Dessa forma conseguimos ver o quanto mais foi importante a perseguição de Saul, para que Davi se tornasse o grande rei que foi.

Deth.Julian 29/04/2022

Um espelho que mostra muito além do que vemos.
Nos coloca de frente com nós mesmo. Tem a capacidade de revelar as mais profundas sujeiras/manchas que escondemos em nosso caráter.

Deborah.Kamilly 03/03/2022

Ótimo livro, super indico para quem já passou conflitos dentro da igreja e precisa de alguma palavra de apóio.?

Juan 05/10/2021

Uma leitura rápida e objetiva que mostra ao leitor como estamos agindo no Reino de Deus. Ver as decisões tomadas por Davi em seus momentos de crise nos revela o porquê de ser chamado homem segundo coração de Deus.

Guilherme.Abreu 25/09/2021

Fantástico! Trata-se de um livro de breve leitura, mas que traz consigo grandes ensinamentos para o verdadeiro temperamento que um cristão deve ter em meio às afrontas.

Najs Lovebook 18/06/2021

Pequeno pote de Sabedoria
Quando me indicaram esse livro em nenhum momento imaginei que se travava de algo tão profundo.

De forma ficcional o autor usa de acontecimentos bíblicos e reconta uma história de forma mais intima nos levando a reflexão sobre as nossas próprias intenções.

Qual seria nosso coração? O de Saul o de Davi ou Absalão?

É um livro que todo Cristão deveria ler, é bem curtinho e pode ser lido tranquilamente e umas duas horas.

Fabinho 09/05/2021

Esclarecedor
Livro indicado também por um professor de meu seminário na matéria de submissão. Perfeito complemento.

Jonas.Pessoa 02/01/2021

Pessoas más podem nos tornar cristãos melhores
Uma história conhecida, mas contada de forma diferente. Assim, Gene Edwards dá vida à sua obra. Nela, o autor se propõe a contar, de forma alegórica, o histórico relato de Saul, Davi e Absalão, além de como foi a relação entre os mesmos. Partindo de um Davi mais jovem, Edwards expõe como se deu o convívio com aquele que também era ungido do Senhor, isto é, Saul. Vemos como mesmo aqueles que são colocados por Deus à frente de algo importante, como um reino ou um povo, podem, infelizmente, trazer mal ao invés de bem.
Contudo, o que chama a atenção para essa descrição dos fatos é como Davi reagiu diante da forte maldade de Saul. Em vez de simplesmente revidar o mal recebido, ele preferia fugir a dar um péssimo exemplo, afinal, com todos os defeitos, Saul ainda era o ungido de Deus. Como bem disse o autor: ?Davi poderia ter arremessado de volta as lanças que lhe foram atiradas... ele poderia ser conhecido por não ser apático com a injustiça, caso fosse realmente um escolhido de Deus... Porém, após anos lançando-as de volta, pode ser que ele fosse o próximo Saul no trono? ? adaptado por mim.
A atitude de Davi lembra a de seu arquétipo, Jesus Cristo, aquele que disse para não retribuir com o mal àqueles que não nos fazem o bem. Ainda assim, o que mais me chamou a atenção é como o Senhor, de forma soberana, molda nosso caráter através do relacionamento com outras pessoas, ainda que sejam perversas. Todos nós temos um Saul e um Absalão em nossos corações corrompidos e precisamos fazê-los morrer a fim de que nasça um Davi em seu lugar. Fica nítido que Deus traz pessoas para nos provar, visando nos tornar mais parecidos com Seu Filho.
Oramos a Deus para que nos faça mais pacientes, mas não queremos as os meios providenciais que levarão a esse objetivo. Pedimos para sermos mais amorosos e achamos estranho que sejamos circundados por pessoas odiosas. Clamamos por ter uma língua santa, mas estamos num meio atolado de fofocas. Sim, esse livro deixa claro que as circunstâncias, criadas por Deus, tem esse poder de nos transformar e, assim como Davi, temos a escolha de seguir nosso coração de Saul, ou mortificá-lo para que o verdadeiro Rei assuma o trono.
Ao vermos o Davi mais velho, percebemos que as lições aprendidas na juventude fizeram toda a diferença. Havia outro ?Saul? à espreita, seu próprio filho Absalão. Mesmo assim, Ele preferiu acreditar na mesma soberania, que operou em sua mocidade, e agir de modo igual. Se Deus deu o reino, e depois o tomasse, bendito seria Ele, como diria Jó. Sabemos o desfecho da história. Absalão deu um golpe, mas depois foi golpeado pela providência divina, com o rei legítimo sendo restaurado ao trono que lhe era por direito.
A forma pela qual Gene montou essa obra ficou muito bela. Com riqueza de contexto histórico e detalhes, além de conjecturas sobre falas e pensamentos, deram um toque especial. Além disso, compreender mais que mesmo pessoas más podem ser utilizadas para nos tornar cristãos melhores foi a marca registrada desse primoroso trabalho.

pam 02/11/2020

Indicado pelo meu querido Pastor, foi uma leitura surpreendente.
Precisamos abrir nossos olhos e nos atentar nos pequenos detalhes da nossa vida e caminhada. Em meio a tribulações, lanças sendo lançadas, quem temos sido? Será que somos como o Rei Saul? Será que temos sido como o Rei Davi? Será que temos sido como o Rei Absalao?
Podemos escolher quem somos! Eu escolho continuar me desviando das lanças.
Gabriel 11/08/2022minha estante
Livro muito bom! Terminei em um dia, leitura de muito confronto!
Fala sobre atitude de líderes, e reação de liderados! Pode ser visto como liderança espiritual ou governamental, pois Sual e Davi era também líderes espirituais quanto governamentais! Esse livro irá te dar uma nova visão!

Ildevan 31/10/2023minha estante
Lido em outubro de 2023. Um bom livro! Nos leva a refletir sobre nossa atitude nos nossos relacionamentos com nossos líderes e liderados. NOTA 9

Misael Neves 04/01/2019

Libertador
Por que o Senhor permite que nossos líderes espirituais muitas vezes atirem flechas contra nós como fez Saul a Davi? Como reagir a estas investidas?
O que faz com que um filho se rebele contra o próprio pai com o intento de dividir o reinado? Como se portar diante desta situação?

Que livro! Baseado na história e no relacionamento de Saul/Davi e Davi/Absalão, este livro é libertador. Se você em alguma ocasião já fez uma dessas perguntas recomendo a leitura desta obra. Emocionante. Minha vontade é relê-lo agora.