O Coração Amarelo

O Coração Amarelo Pablo Neruda

Resenhas - O Coração Amarelo

Gregory.Faguaga 25/01/2024

O coração amarelo
Ler Pablo Neruda para mim é sempre um acontecimento ele com certeza é um dos meus poetas favoritos

"como se eu estivesse morto, como se eu fosse um vulgar cadáver especializado, sem levar em conta meu ser que me exigia caminhar antes de que eu regressasse a meus costumes espantosos: estive a ponto de voltar a submergir na maré. Porque minha história se duplica quando em minha infância descobri meu depravado coração que me fez cair no mar e acostumar-me a ser submarino."

thaisdreveck 11/01/2024

Gostei
Poemas suaves, mas melancólicos. Diferente do inglês que traz o amarelo como uma cor de alegria, Neruda traz um ambiente solitário e de saudades e tristezas.

marisa13 04/01/2024

O tempo que não se perdeu
Lindo como tudo que Neruda se propôs a fazer nos seus anos de vida. É incrível o poder de um autor que consegue me cativar tão intimamente.
Não é um dos seus melhores livros, confesso, mas não é nada que se despreze também. Tem um sabor de saudade junto com abandono. É gostoso, é meio angustiante. Aparenta que esse livro chegou a mim na hora certa. Sentir o despertar das coisas com um livro de poesia, eu amo isso.

?Perder até perder a vida
é viver a vida e a morte?

milton_rocha 25/12/2023

Interessante mas não tanto quanto outros
O livro é interessante, alguns poemas me fizeram refletir e geraram algum nível de impacto na leitura. Entretanto, não se trata de um dos melhores livros que li do Neruda até agora, mas vale a leitura de modo geral.

?No hay remedio para estos males
que me hacen feliz tristemente
y amargamente satisfecho:
el orgullo no lleva a nada.
pero la verdad sea dicha:
no se puede vivir sin él.? (p. 38)

Marina516 21/12/2023

Desde muito nova quis ler pablo neruda, com dois eventos que me marcaram muito pra essa vontade surgir: o carteiro e o poeta e evandro teixeira.
Quando achei dois de seus livros em um sebo fiquei feliz da vida, porque por incrível que pareça, não se vende tantas edições de neruda por aí.
Agora que li nem sei o que dizer, só fica a sensação de estar sozinha em uma ilha com um tempo fechado pensando em mulheres que nunca tive

AlAxia.Amaral 10/12/2023

Perfeito!
Esse livro está no meu coração, que leitura boa e leve e engraçada por vezes, os poemas de Pablo aqui são relatos e conversas, muito bem escritas e organizadas. Muito bom mesmo, está pra sempre no meu coração de cor amarelo ?????

cinnamongirl612 05/10/2023

Os poemas reunidos nessa obra tem um tom de nostalgia e de despedida ao mesmo tempo em que Neruda escreve sobre amor, amizade e sobre a vida. É um daqueles livros de poesia para se ler em um fim de tarde só e sair refletindo pelo resto da semana.

"Não se contam as ilusões
nem as compreensões amargas,
não há medida para contar
o que não podia acontecer-nos,
o que nos rondou como besouro
sem que tivéssemos percebido que estávamos perdendo
Perder até perder a vida
É viver a vida e a morte
não são coisas passageiras
mas sim constantes, evidentes,
a continuidade do vazio,
o silêncio em que cai tudo
e por fim nos mesmos caímos."

marquin 03/09/2023

Notas
Poemas preferidos: Uma situação insustentável, Integrações, Enigma para intranquilos, O tempo que não se perdeu, Outra coisa e Subúrbios.

?Perder até perder a vida é viver a vida e a morte?

Stone Shelley 02/08/2023

Primeira obra que leio do autor
Fico muito feliz quando vejo escritores e autores latinos que foram tão geniais e são de fato. A maneira crua como Neruda escrevia e a escolha de um pseudônimo só mostra como ele pensava em tudo. Além disso, ele remete em suas poesias a natureza e tudo que sempre o rodeou, é tão simples e natural!

Biblioteca Álvaro Guerra 19/05/2023

Nos poemas de O coração amarelo estão presentes os temas preferidos do autor, amor, amizade, reminiscências do passado. Mas percebe-se também, nestes versos, uma nota leve, bem-humorada e melancólica, como uma despedida de uma grande vida ou um prenúncio dos horríveis tempos da ditadura pela qual seu país, o Chile, passaria.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525413079

Iasmin 15/05/2023

...
Minha primeira introdução a Neruda, até o momento não tenho muita a dizer, por isso deixei o trecho final do livro aqui na resenha.

"porque assim nos parece que é o mundo:
uma pista infinita de campeões e em um lugar nós, esquecidos por culpa de talvez todos os outros porque eram tão parecidos conosco até que roubaram seus lauréis, suas medalhas, seus títulos, seus nomes."

Nívia 18/04/2023

Uma boa porta de entrada?
Primeiro título que leio do famoso Neruda (não sei se fiz bem em começar por este)!

Gostei de algumas poemas, do tipo de humor e da melancolia nele inseridos, porém, não me pegou, sabe?

Não me senti absorvida pela escrita.

tyarsricochet 02/03/2023

É um livro bom.
Como eu disse no título é um livro bom. Ainda mais quando você descobre o contexto da época em que foi escrito. Teve algumas poesias que me tocaram e achei realmente muito boas mas teve outras q não gostei tanto. Mas no geral é um livro bom.

bruna 22/02/2023

Não sou muito chegada em poesia e foi muito difícil pra mim me conectar com os poemas desse livro, poucos realmente se destacaram pra mim, mas no geral foi um leitura proveitosa, um pouco amarga e sarcástica. Mas adorei que a edição seja bilíngue !!!