O Coração Amarelo

O Coração Amarelo Pablo Neruda

Resenhas - O Coração Amarelo

Vanessa 30/08/2009

Também poderia se chamar "O coração apertado", mas acredito que o amarelo de qual pintou o coração fosse talvez de cansaço, de tristeza. Não que sejam estes os temas dos poemas deste livro, não ao todo, por assim dizer. Tem um sabor de despedida, de adeus ao Chile, aos amigos, aos grandes amores. Um adeus com gosto de "até em breve"

Evy 10/04/2011

"E de tanto não responder, tenho o coração amarelo"
Acho que essa frase diz muito sobre esse livro de Neruda, que não poderia ter um nome mais propício. Acredito que o Amarelo foi usado pelo autor para denotar a tristeza, angústia, aperto no peito e cansaço. O livro foi escrito pouco tempo antes dos anos cruéis e terríveis da ditadura em seu país, o Chile. E é como se os lindos poemas de Neruda reunidos neste coração amarelo fossem uma homenagem às amizades e amores que teve em sua vida. De todos os belíssimos poemas, destaco "O tempo que não se perdeu", e termino com uma frase que me chamou atenção:

"O medo é também um caminho".

Leitura recomendada!
Léia Viana 10/04/2011minha estante
Hum... fiquei curiosa pra ler este, Lyani. Adoro Neruda e li muito pouca coisa dele.

thaisdreveck 11/01/2024

Gostei
Poemas suaves, mas melancólicos. Diferente do inglês que traz o amarelo como uma cor de alegria, Neruda traz um ambiente solitário e de saudades e tristezas.

Simone Pagliari 14/12/2021

O Coração Amarelo
 Uma nota leve, bem-humorada e melancólica, como uma despedida de uma grande vida ou um prenúncio dos negros tempos da ditadura pela qual seu país, o Chile, passaria.

Lorayne.Stinguel 24/06/2020

Talvez não estou conseguindo captar as intenções de Neruda nesse livro. Já li alguns bem melhores. Não sei o que tem no coração amarelo, mas lendo esse livro só pensei em peixe. Kkkkkkk

Alberto 26/12/2022

Coração angustiado
São poucos poemas com temas diversos. Gostei por ser bilíngue ? comparando as versões nota-se que a tradução é quase direta, graças às semelhanças entre os idiomas. Também percebi uma certa angústia nos poemas, e talvez venha daí o título de coração amarelo.

Stone Shelley 02/08/2023

Primeira obra que leio do autor
Fico muito feliz quando vejo escritores e autores latinos que foram tão geniais e são de fato. A maneira crua como Neruda escrevia e a escolha de um pseudônimo só mostra como ele pensava em tudo. Além disso, ele remete em suas poesias a natureza e tudo que sempre o rodeou, é tão simples e natural!

AlAxia.Amaral 10/12/2023

Perfeito!
Esse livro está no meu coração, que leitura boa e leve e engraçada por vezes, os poemas de Pablo aqui são relatos e conversas, muito bem escritas e organizadas. Muito bom mesmo, está pra sempre no meu coração de cor amarelo ?????

Gorey 23/06/2020

Poesia
Já fazia algum tempo que eu queria ler Pablo Neruda e escolhi esse para conhecê-lo.
Tenho problemas com poemas, não sei se não estou preparada pra ler ou se realmente não gosto do gênero.
Recomendaria esse livro a algum amigo, sim.

Léia Viana 30/05/2011

“O medo é também um caminho”
Meu primeiro contato com Pablo Neruda foi através de uma carta, que uma amiga de infância, chamada Soledad, escreveu a seu ‘primeiro amor’. Fiquei rendida aquelas palavras que soavam tão perfeitas ao meu ouvido e que enchiam o meu coração de calor.

O poema era: “...posso escrever os versos mais tristes esta noite...”, desde aquele dia em diante, elegi Pablo Neruda como um dos meus poetas prediletos.

Neste pequeno livrinho intitulado “Coração Amarelo”, Neruda também aqueceu meu coração com o poema “Integrações”:

“Depois de tudo te amarei
como se fosse sempre antes
como se de tanto esperar
sem que te visse nem chegasses
estivesses eternamente
respirando perto de mim.”

Recomendado!

Nívia 18/04/2023

Uma boa porta de entrada?
Primeiro título que leio do famoso Neruda (não sei se fiz bem em começar por este)!

Gostei de algumas poemas, do tipo de humor e da melancolia nele inseridos, porém, não me pegou, sabe?

Não me senti absorvida pela escrita.

cinnamongirl612 05/10/2023

Os poemas reunidos nessa obra tem um tom de nostalgia e de despedida ao mesmo tempo em que Neruda escreve sobre amor, amizade e sobre a vida. É um daqueles livros de poesia para se ler em um fim de tarde só e sair refletindo pelo resto da semana.

"Não se contam as ilusões
nem as compreensões amargas,
não há medida para contar
o que não podia acontecer-nos,
o que nos rondou como besouro
sem que tivéssemos percebido que estávamos perdendo
Perder até perder a vida
É viver a vida e a morte
não são coisas passageiras
mas sim constantes, evidentes,
a continuidade do vazio,
o silêncio em que cai tudo
e por fim nos mesmos caímos."

Dry Nunes 26/02/2021

Larguei, voltei, larguei, voltei
Desisti desse livro umas 5 vezes pq a linguagem não fazia sentido na época, mas hoje em dia eu já entendo e curto.
É muito muito emocionante, os poemas vão de ?histórias? a declarações de amor.
A linguagem demora um pouquinho pra vc se adaptar mas depois vc se acostuma.
É muito bom!! Leiam

Ana 29/01/2022

??
tô avaliando mais a minha experiência que o livro em si, já que não tenho costume de ler poesias. ainda teve muita coisa que me deixou ?que?? (não me dou tão bem com metáforas e significados) e algo na repetitividade da linguagem me incomodou um pouco, mas num geral foi uma leitura agradável.