A vida secreta dos animais

A vida secreta dos animais Peter Wohlleben

Resenhas -

Carol 27/02/2024

Eu comecei esse livro com tanta expectativa, porque amei a vida secreta das árvores. Vi muita gente falando que era cheio de achismos, mas tava prontíssima pra defender o autor. Porém? realmente é um livro cheio de achismos.
Até tem alguns embasamentos científicos, mas são poucos. A maior parte do livro é baseada em observações que o autor fez dos próprios animais dele. De qualquer forma, entendo que as pesquisas científicas podem partir de observações como as que ele faz.

Ainda assim é bom bom livro. Fascinante conhecer um pouco mais sobre os sentimentos dos animais, seus hábitos e instintos. Também nos faz refletir sobre o consumo de carne animal.

Vanessa.Raffo 05/11/2023

MARAVILHOSO
Eu simplesmente amei ler este livro, como amei ler a vida secreta das árvores.
Peter Wohlleben traz além de experiências como Engenheiro Florestal, dados científicos de diversas Universidades/pesquisadores.
Confesso que no primeiro livro (a vida secreta das árvores), eu me surpreendi muito com os dados e informações, também achei que o autor foi ainda mais técnico. Já na vida secreta dos animais, algumas informações eu conhecia, por ter feito uma pos-graduacao em comportamento animal, mas mesmo assim amei demais e vale muito a leitura!

Recentemente vi que ele escreveu um terceiro livro, que com certeza está na minha lista de leitura.

Leandro423 15/10/2023

Contém possíveis spoliers
Um livro gostoso de se ler, nao e escrito por nenhum especialista, e um livro de relatos do autor que observou por anos o comportamento dos animais em sua fazenda e, somado a alguns estudos já existentes nos trás uma experiência bacana de se ler.

Duda 15/10/2023

Todo mundo deveria ler
Demorei muito tempo para finalizar a leitura, cada capítulo lido era quase como um tapa na cara de como nós humanos mudamos tanto a vida de todos os animais.

Esse é um livro sensível q toca em pontos q geralmente n pensamos, eu sou vegetariana a cinco anos, e mesmo assim senti os tapas na cara, afinal esse mundo é vasto e tem tanta informação q n sabemos e/ou escolhemos não saber.

A primeira vez q tentei ler esse livro (início da pandemia) eu n sai dos primeiros capítulos, lembro q a vida dos porcos me fascinou tanto, foi tão impactante pra mim saber mais sobre eles q isso me fez parar de ler. Esse ano voltei a ler e senti essa conexão com os suínos dnv, sejam os javalis ou os porcos, são criaturas tão inteligentes e sensíveis q sofrem tanto na nossa mão, me parte o coração só de pensar q são transportados em caminhões lotados, em grades debaixo de um sol quente como se nada fossem. Como eles vivem nos xiqueiros (sendo q são animais extremamente limpos se vivessem na natureza) inteligentes até mais q cachorros, e são tratados assim como se nada sentissem.

A humanidade tem muito oq melhorar com os animais e o meio ambiente, mas somos tão ignorantes q provavelmente o mundo irá acabar antes dessa conscientização se espalhar para fazer uma diferença.

Ps: é um livro bem didático e simples de ler, o autor coloca vários exemplos de sua vida e isso torna a leitura bem dinâmica e nenhum um pouco elaborada/floreada.

Fer2410 14/10/2023

Que livro fantástico!
Como aprendi muito sobre os animais! Seus sentimentos, atitudes, suas vidas selvagens!

Quem é apaixonado por animais, não pode deixar de ler!

Gigio 29/08/2023

Serumaninhos
Compilado de várias pesquisas interessantes sobre os sentimentos dos animais. Pra quem é amante desses serumaninhos, uma confirmação do que já supunham. Mas vai ainda mais além, trazendo fatos e histórias comoventes e curiosas.

Greyce 15/07/2023

Incrível!
Se você gosta de animais, você vai amar esse livro! O autor trás diversos estudos e observações que fazem a gente confirmar tudo o que temos em comum. Além de recomendar esse livro, desejo que esse assunto se torne tão grande, que mude para melhor o respeito dos seres humanos por outros seres.

Lourena2 04/07/2023

O comportamento extraordinário dos animais.
Já se perguntou se os animais Pensam? Amam? Sentem? Medo? Empatia? No livro a vida secreta dos animais descobriremos que sim, Peter nos presenteá com relatos íntimos e obervações sobre diversas espécies de animais, expandindo nossa compreensão e conexão com a natureza e com os animais que nos cercam. Um dos aspectos mais interessante no livro é a forma cativante que Peter nos mostra a importância da interconexão entre os animais e o seu ambiente natural, como enfrentam os desafios e as ameaças. Ele explora como a vida selvagem se adapta às mudanças e como cada espécie desempenha um papel crucial na manutenção do equilíbrio ecológico. Um livro que nos encoraja a ver além do óbvio e nos mostra que os animais são extremantes inteligentes e sensíveis, sim e temos muito o que aprender com eles.

Adriana 30/06/2023

Cansativo
Definitivamente não dei sorte nas leituras que escolhi para junho. Legal para saber algumas curiosidades sobre os animais, mas bem poucas pq o foco é a vivência do autor na floresta.

Talita232 29/06/2023

A vida secreta dos ANIMAIS
O livro me confirmou o que eu já sabia há muito tempo: os animais têm sentimentos. Eles sentem alegria, paz, compaixão, assim como raiva, tristeza, luto e dor. Esse livro me deu mais vontade de lutar pela causa animal e ter empatia por eles. Além disso, apesar de todas as pesquisas científicas, percebi que os humanos poderiam ir além com toda a tecnologia atual para entender os sentimentos e pensamentos dos nossos amigos animais.
Porém, o autor parece ser hipócrita. Conhecendo tão bem os animais, como pode ele comer a carne deles? Pode ser apenas minha interpretação, mas no capítulo 33 - "bem e mal", há um trecho que o autor escreveu o seguinte:

"uma das fêmeas estava causando essas lesões brutais com suas garras dianteiras afiadas como facas. E, claro, a fêmea raivosa era a única que continuava com as orelhas intactas. Mas não por muito tempo, pois ela logo foi parar na panela."

Isso indica, pelo menos na minha visão, que Peter Wohlleben não abandonou o consumo da carne, além de ser capaz de matar a coelha, sua própria criação. Também contradiz o que ele escreveu no final sobre o consumo de produtos animais.
Enfim, estou aqui para julgar a índole e moral de ninguém, apenas quis expressar minha sincera opinião.

"As descobertas atuais da ciência na verdade não têm surpreendido os verdadeiros amantes dos animais; apenas têm nos dado mais segurança para confiar em nossos próprios sentimentos em relação a eles." - Peter Wohlleben

Giu sccp 10/06/2023

Bem divertido
Gostei desse livro, ele é bem legalzinho, algumas curiosidades pra quem quer saber mais sobre os animais, mas grande parte das questões abordadas aqui não tem muito embasamento científico, apenas experiências do autor, algumas eu concordo, outras não vi muito achismo, mas o livro é bem legal

Lud 03/06/2023

Esperava mais informações novas, desconhecidas sobre os animais. Não é um livro ruim, tem curiosidades interessantes, mas fiquei decepcionada com vários posicionamentos do autor. Ainda mais para uma pessoa tão atenta e, de certa forma, sensível aos animais, achei algumas de suas opiniões bem contraditórias. E os seus relatos não trouxeram grandes insights pra mim, porém também tem o fato que eu já leio e pesquiso bastante sobre animais. Pode ser que para um completo leigo no assunto sejam informações novas.

Ana 31/05/2023

Comecei o livro com muitas expectativas. Porém, apesar da leitura fluída, me decepcionei um pouco. O livro é embasado em muitos achismos do autor, e poucas certeza científicas. Grande parte das histórias são experiências pessoais do autor e é perceptível o amor que ele sente pelos animais. No entanto, achei que, em geral, o livro não faz jus ao título, diante da pouca falta de embasamento em dados reais.

Wellington.Vidal 05/05/2023

Descubra como funciona o mundo oculto dos animais!
“A vida secreta dos animais” do autor Peter Wohlleben, é uma obra fascinante que nos leva a um mundo oculto e surpreendente: o mundo dos animais. O livro é uma exploração detalhada das vidas dos animais, desde as aves e mamíferos, até as pequenas criaturas que habitam nossos jardins.

Através das páginas do livro, somos levados a uma jornada incrível pelo mundo animal. Wohlleben nos mostra como os animais possuem habilidades e comportamentos impressionantes que muitas vezes passam despercebidos por nós, seres humanos. Ele nos faz refletir sobre a importância de respeitar e proteger a vida selvagem e nos convida a considerar a vida dos animais sob uma nova perspectiva.

Com uma escrita envolvente e informativa, o autor explora os comportamentos dos animais em seus habitats naturais, revelando curiosidades e histórias fascinantes. Ele também aborda questões importantes como a inteligência dos animais, a sua capacidade de comunicação e o seu papel no equilíbrio do ecossistema.

"A vida secreta dos animais" é uma obra importante para todos que se preocupam com a vida animal e com a preservação do meio ambiente. Este livro é uma fonte inesgotável de informações e conhecimentos, que despertará a curiosidade e o fascínio em pessoas de todas as idades.

Em resumo, esta obra é uma leitura obrigatória para todos que desejam aprender mais sobre o mundo animal e se encantar com as surpreendentes histórias que habitam nossas florestas, campos e oceanos. Com uma abordagem cativante e cheia de informações, "A vida secreta dos animais" é um livro que certamente encantará e inspirará seus leitores.

Maciel 12/01/2023

Espirituoso, minucioso e delicado, Wohlleben nos conduz de uma criatura a outra e faz com que cada história contribua para uma visão mais abrangente da inteligência, das emoções e das relações delas.