Dumplin

Dumplin' Julie Murphy

Resenhas - Dumplin'

Eliezer 19/12/2023

"Dumplin'", escrito por Julie Murphy, é um romance juvenil contemporâneo que conquistou leitores com sua narrativa envolvente e mensagem positiva de aceitação pessoal. Publicado em 2015, o livro conta a história de Willowdean Dickson, uma adolescente cheia de autoconfiança que decide participar de um concurso de beleza como uma forma de desafiar as normas da sociedade em relação ao corpo e à beleza.

A protagonista, carinhosamente apelidada de "Dumplin'" pela mãe, é uma jovem cheia de personalidade, que quebra estereótipos ao se inscrever no concurso de beleza local, tradicionalmente dominado por garotas com um padrão de beleza específico. Ao fazer isso, Willowdean inspira outras garotas que não se encaixam nos moldes tradicionais de beleza a se aceitarem como são.

A escrita de Julie Murphy é leve e acessível, proporcionando uma leitura envolvente e cativante. A autora aborda temas importantes, como autoaceitação, amizade e amor próprio, através de uma narrativa que mescla humor e emoção. O livro também destaca a importância de desafiar as normas sociais que perpetuam padrões irreais de beleza.

A trama se desenvolve à medida que Willowdean enfrenta desafios e conflitos emocionais, tanto em sua vida pessoal quanto no contexto do concurso de beleza. A autenticidade da protagonista e a representação de personagens diversos tornam "Dumplin'" uma leitura inclusiva e empoderadora.

O romance de Julie Murphy foi adaptado para um filme homônimo lançado em 2018, ampliando ainda mais sua influência e alcance. A adaptação cinematográfica preserva o espírito positivo e inspirador do livro, alcançando uma audiência mais ampla.

Em resumo, "Dumplin'" é uma obra que vai além dos estereótipos de beleza convencionais, destacando a importância da autoaceitação e da confiança pessoal. Julie Murphy criou uma história que ressoa especialmente com adolescentes, mas cuja mensagem universal de amor próprio e aceitação pode ser apreciada por leitores de todas as idades.

Renata 25/01/2023

Se arrisque, coisas boas podem vir.
Gostei da leitura.
Senti, entre as reviravoltas esperadas nesse tipo de romance, bastante honestidade nos sentimentos e conflitos da protagonista. Me identifiquei com aquele momento da adolescência onde você meio que sabe quem é enquanto boia em um mar de inseguranças.

Livros de Cabeceiras 01/01/2021

Willowdean Dickson é filha de uma ex-miss, mas ela não se encaixa nos padrões de uma adolescente magra, mas tudo bem, ela está bem com o seu próprio corpo, mesmo que sua mãe não esteja.
Will, trabalha em uma rede de fastfood, onde ela conhece Bo, um garoto de uma escola particular, jogador de basquete, o tipo de garoto que toda a garota gostaria de sair, e se apaixona por ele.
A partir do momento em que esse sentimento passa a ser recíproco por parte do Bo, ao invés da auto estima da Will aumentar, ela diminui e ela passa a se sentir incomodada com seu próprio corpo, pensando o que um garoto popular como ele pode querer com uma garota como ela.
Por isso ela decide entrar para o concurso de miss que sua mãe foi campeã e que ela faz parte da organização, levando junto com ela mais três amigas fora do padrão.
Um livro sobre autoaceitação, uma busca sobre si mesma, regada a muita música de Dolly Parton.