Caminhos de um Aprendiz

Halu Gamashi

Resenhas - Caminhos de um Aprendiz

Andrei 16/03/2024

Obrigado pelo Trabalho
Halu, conheci você através de seus vídeos no TikTok e no YouTube, e devo dizer que fiquei profundamente impressionado com suas narrativas. Em um de seus vídeos, você mencionou que tem publicado alguns livros, o que me levou a decidir adquirir um deles. Quero expressar minha gratidão pelo excelente trabalho que realiza. Ao mergulhar na leitura, fui surpreendido pela riqueza de detalhes presentes em suas páginas. Sua capacidade de transmitir experiências de forma tão vívida é notável. Espero sinceramente que continue seu valioso trabalho, compartilhando conosco não apenas suas próprias vivências, mas também as de outras pessoas. Estou ansioso para acompanhar seu crescimento como terapeuta, autora e espiritualista. Mais uma vez, obrigado por enriquecer nossas vidas com seu trabalho.

BarbaraK47 18/01/2024

Demorei um ano para finalizar a leitura, mas cheguei ao fim. ???

Está obra traz a necessidade de desenvolvimento espiritual como forma de crescimento no plano físico e no imaterial.

O amor é um ato que devemos ter pelos nossos irmãos, até mesmo por aqueles que nos fizeram mal. Devemos procurar perdoar nossos inimigos em vida, para não sermos atormentados pela consciência na eternidade.

Moitta 28/11/2023

Minhas notas do livro
A memória é um corpo e o inconsciente é o invólucro que protege este corpo. À medida que a memória não se sente ameaçada, o invólucro vai se alargando, ampliando, para que o corpo transite melhor no tempo.

Olhei para eles e fiquei pensando: como contar o que acabara de acontecer? Concluí não ser aquele o momento ideal. Tomarão conhecimento da experiência através deste livro. Estava aprendendo a respeitar os meus limites de explicações e os limites de compreensão das outras pessoas. Por meio dos livros o leitor estabelece o seu ritmo de acontecimento interrompendo a leitura de acordo com sua condição interna.

Sabia que ela não iria dogmatizar ou querer me explicar o que estava acontecendo, acolheria minhas informações e me daria elementos para lidar com tais experiências dentro do meu tempo e condição de elaboração.

São os portais de entrada e saída de energias. Os chacras têm muitas funções; podemos defini-los como radares energéticos que sintonizam a relação entre o corpo físico, perispírito e alma, sincronizando o produto desta união com o Universo.

Antes de tudo, imaturidade. Porém, não procuro entrar no mérito da decisão. Críticas e julgamentos não promovem o crescimento.

Perfeito, não; possível – corrigiu Meu Amigo. – Para chegar a tal resultado basta que cada um respeite a condição do outro sem querer mensurar ou estabelecer padrões. É preciso aprofundar a lei do livre-arbítrio, compreendendo-a, procurando observar como outro se sente na sua verdade própria, na sua etapa particular de crescimento. Só se pode fazer algo crescer sobre um solo fértil. Fertilizar significa possibilitar o crescimento das sementes que foram trazidas para o solo.

Perguntei o que era preciso fazer para viver tal experiência. Estar em busca de soluções para si mesmo.

Lembrei-me de quantas vezes ansiei por ajudas que resolvessem meus problemas sem necessidade de esforço; das vezes que culpei as pessoas e não procurei assumir a responsabilidade por meu crescimento. Percebi, claramente, a tendência do meu racional na busca do caminho mais fácil. Apesar de simplificar pequenos percursos, esse procedimento alonga a estrada que conduz à maturidade.

A essência é o nosso corpo divino. É o sopro da criação. Em um determinado ponto do Universo existe um campo onde as energias de criação se somam e criam outro campo energético com um princípio de vida. Por isso você disse sopro da criação. Sim. Todos os códigos universais estão inseridos nesse campo. Todos os registros possíveis são impressos ali. A esse corpo chamamos de Essência. Apenas existe, sem experiências, sem vivências. Quando essa essência começa a se transformar em experiências, flui do seu interior a condição de confeccionar outro corpo que a envolva para habitar outras esferas e que proporcione a expressão deste potencial interno. Então, quando começa a se transformar em experiência, confecciona o espírito (ou corpo espírito), dando sequência ao amadurecimento do corpo divino. O corpo espírito é a expressão deste ser e de seus quereres. Já o perispírito é o invólucro do espírito. Cada vez que retornamos à esfera material, o corpo espírito emana, trazendo o querer da essência, a busca imediata, ou seja, o que a essência está querendo desenvolver e expressa através dos seus registros internos. Começa a formação do perispírito ou do corpo emocional adequado para fazer este trabalho.

A emoção é a linguagem do sentimento e o sentimento é o verbo com que a essência e o corpo espírito se comunicam.

O aprendizado no planeta Terra termina quando uma essência já expressou todos os registros universais que foram inseridos no momento do sopro da criação.

Sua vocação filosófica se acalmará, pois sabe que chegará o momento adequado de emanar. Assim sendo, a memória recolhe-se, permitindo a atuação da sombra, cedendo espaço para outros aprendizados fluírem.

Perguntei como estavam sentindo o momento de voltar à esfera material. À medida que se aproxima vem o medo de não dar certo, vem saudade, mas há também a necessidade de concluir a expressão dos registros da essência. Enquanto a essência tiver coisas a expressar, sentimos necessidade de voltar à esfera material – explicou Helena. É na esfera material que a essência se expressa? – perguntei. Parte dela, sim. Por isso o Planeta foi criado – explicou Alípio.

Como se faz isso? – perguntou um ouvinte. Respeitando os limites individuais, a forma de busca do aprendiz; observando como o emocional do educando está elaborando os conhecimentos e as informações que o campo lógico registra, pois desta relação interna dependerá a qualidade do futuro profissional: esta é a principal função do professor. Passar conhecimentos técnicos é uma função secundária. Importante é estar atento no momento da cobrança dos resultados, buscando na avaliação a produção do educando em relação à sua própria produção.

Pela manhã, retomei o sentimento produzido pelas imagens no Núcleo de Reabilitação Profissional. Pensei nas pessoas e percebi que quando se está afinado com a profissão, a vida se torna mais alegre. Do contrário, trabalhar transforma-se em sacrifício, um peso insuportável. As pessoas ficam tristes, mal humoradas, não desempenham bem suas funções. Se não há afinidade, a irritação é o primeiro sintoma, seguido de agressividade e finalmente doenças.

nada no universo é somente físico ou apenas espiritual. O corpo material interage no imaterial e vice-versa. Comecei a refletir sobre a importância das emoções e como é produtivo escutá-las e procurar traduzir as mensagens do emocional. Por exemplo: o que este sentimento de tristeza está querendo me dizer? E esta ansiedade, o que quer me informar?

Estes são questionamentos necessários para um maior contato com o mundo interno. Jamais camuflar uma emoção ou um sentimento para não reter as energias que acompanham estes movimentos. Energias contidas transformam-se em antagônicas e nos fazem mal.

Se escutamos o relato de um fato muito novo para o nosso campo lógico, com informações que não nos agradam, tendemos a polemizar.

A essência, antes de existir no planeta Terra, vive sua pureza e perfeição na abstração. Na experiência terrena esta pureza e perfeição concretizam-se em ações, utilidade, unidade, individuação. Em cada encarnação a essência expressa um tipo de personagem que faz parte de sua composição. À medida que as encarnações vão acontecendo os personagens acumulam características comuns. Quando todos já se expressaram, o somatório de seus caracteres define a performance do corpo espírito quanto à sua unidade, função e individuação.

Por isso o corpo mental não se lembra das outras experiências encarnatórias do corpo-espírito? Sim. Ele, o mental, está ocupado em concretizar cada personagem, decifrando através da satisfação ou insatisfação se está fazendo bem a sua parte. Quando o corpo mental está identificado com a encarnação em relação à profissão, ao casamento, à cidade onde mora, enfim, quando estiver identificado com a sua atuação, está concretizando o personagem e, ao mesmo tempo, o corpo espírito soma caracteres. Se insatisfeito, o personagem fica inoperante, sem se expressar, dificultando sua concretização.

Nessa situação, o que então se concretiza? O corpo mental, como obedece à lógica das energias materiais, concretiza um personagem com dúvidas e insatisfações entrando em conflito com a pureza e perfeição interna da essência. Quando essas insatisfações e dúvidas são trabalhadas, os conflitos e atritos desaparecem e a composição de caracteres torna-se pura e perfeita, promovendo uma identificação entre o corpo essência e o corpo espírito.

Uma experiência considerada ruim você tenta esquecer, não é assim que acontece? Quando esta experiência é elaborada e compreendida, passa a não causar mal-estar, sendo incorporada à lembrança sem danos. Pois bem, a necessidade de outra encarnação significa que tudo o que foi vivenciado até a última passagem pela esfera material não completou o processo. É preciso voltar vivenciando outro personagem. Então ficam retidas na memória as experiências anteriores, para que o mental possa desempenhar sua função sem interferências.

Então há desigualdades no corpo essência? Há polaridades que, na condição de abstração fora da atuação, convivem de forma harmônica. No concreto as polaridades positivas afloram, aprimorando as polaridades negativas. Vamos utilizar o amor como exemplo. Há amor numa essência; a polaridade antagônica é o desamor: estamos falando de uma força e de suas polaridades. Enquanto essência não expressamos nem uma, nem outra. Quando encarnamos vamos expressando esta força. A polaridade positiva busca aprimorar a negativa. Este é um exemplo para que você compreenda e continue aprofundando.

Quando o corpo essência expressa todo o seu potencial energético de aprendizagem não há como assumirmos um corpo material. Estes corpos espíritos destinam-se a trabalhar em outros planetas, expressando outras qualidades energéticas do corpo essência.

O processo de aprimoramento da essência continua infinitamente, ou seja, a essência terá sempre algo a expressar? Qual o seu conceito de infinito? Pensei um pouco e respondi que infinito é tudo aquilo que não se sabe onde termina. Se é esse o seu conceito de infinito, sim, pois o fim de uma essência é desconhecido.

Porém encarna com esta herança – insisti. Sim. Ao conhecer pessoas com conteúdo energético mais afinado com sua essência, libera as energias herdadas dos pais e preenche o espaço com as expressões de sentimento dessas pessoas.

Raiva, mágoa e revolta são expressões do sentimento de injustiça.

Também compreendi a causa de alguns fatos indesejáveis que já havia experimentado. Por mágoa afastei-me de pessoas das quais gostava muito; apesar da saudade impulsionar a reaproximação, a mágoa persistia impedindo o contato. Com esta reflexão fui retomando expressões emocionais mais sutis, senti alegria por estar me libertando da mágoa e antevi a possibilidade de encontrar antigos amigos.

Alguns grupos supervalorizam a sagacidade, confundindo-a com inteligência. Inteligência é a capacidade desenvolvida pelo homem para ajudá-lo a crescer em todos os níveis. É muito comum as pessoas aperfeiçoarem sagacidade e perspicácia para obter benefícios econômicos na esfera terrestre, permanecendo infelizes na vida particular, familiar, amorosa.

Quando o Potencial dirige este movimento, busca conectar trabalho, estudo, vida familiar e social, procurando afiná-los com o corpo essência. O homem torna-se mais inteiro, mais dinâmico, com uma vida menos conflituosa, mais saudável, sobrando espaços para ampliação de suas potencialidades.

Este exemplo me lembrou da inveja. Quando a polaridade Poder confronta-se com seus limites, abre-se a oportunidade de reflexão e a retomada do Potencial, qualificando-o. Do contrário, a polaridade Poder gera outra energia que fortalece a ilusão do comando, nascendo daí a inveja.

O que posso fazer para permitir à polaridade Amor qualificar meu Desamor? A princípio observar o personagem que sua essência está emanando nessa encarnação e detectar o que você ama e desama no personagem, ou seja, em você mesma. Com esta observação você vai perceber que há comportamentos a serem qualificados em seu personagem, e passará então a ter mais tolerância e aceitação pelas dificuldades das outras pessoas posto que também estão superando seus antagonismos.

A Compreensão traz requisitos básicos para auxiliarmos alguém em suas dificuldades. Se não compreendermos atuamos com a polaridade Incompreensão e retornamos ao julgamento injusto, impondo autoritarismo nos conselhos, cobrando obediência como condição de continuarmos auxiliando e invadindo o outro com desamor.

Percebi que quando compreendemos não precisamos julgar.

De fato somos os responsáveis por nossas atrações sejam elas boas ou más.

É um tipo de pensamento profundo que surge sem o controle do campo lógico. Por exemplo: quando você sente sede, imediatamente o campo lógico dirige o pensamento para a busca da água. Este é um exemplo do pensamento dirigido. O pensamento fluido surge sem essa direção; ele apenas invoca: beba água, antes de você sentir sede. Por isso, não é um pensamento lógico. Seria o mesmo que intuição?

Sim, o campo lógico nos direciona para atuar diante de qualquer situação. Mas este campo é limitado e nos aconselha dentro dos registros que ele já conhece. Quando a situação requer atuações sem registro no campo mental, entra em cena o pensamento fluido que traz a intuição de como atuar.

Toda vez que concluímos um conceito por auto-questionamento ou experiências próprias alcançamos a polaridade Potencial, que nos auxilia a sedimentar a conclusão em nossos centros aprendizes – espaços neutros do personagem que a essência emana – responsáveis pela aquisição de aprendizados. Se alcançamos uma crença, um conceito sem questionamento e ausentes da busca interna atuamos com a polaridade Poder, que não tem o cunho energético de sedimentar um aprendizado nos centros aprendizes do personagem. O conhecimento adquirido através dessa polaridade energética é teórico mas não praticado, vivenciado, e pode fazer com que no discurso sejamos uma pessoa e na atuação fluida outra pessoa. Isto explica pessoas que dizem acreditar no Amor e atuam com Desamor; outras dizem que acreditam na vida e nada fazem para mantê-la, e assim por diante.

Para alguns, este sentido está sedimentado nos bens de consumo, na euforia, na conquista do poder; para outros, na pesquisa, no estudo, nas descobertas, nos processos da alma; enfim, o bom nisso tudo é que o planeta Terra oferece um vasto cardápio para todas as necessidades, e nele encontrei minha opção.

É muito comum uma pessoa encarnar buscando um aprendizado novo e, ao confrontar com as dificuldades peculiares de todo o princípio, passar para a execução do já aprendido e sedimentado por não encontrarem, naturalmente, nenhuma dificuldade na execução.

quem pergunta espera uma resposta, certo? Muitas vezes a resposta demora e movidos pela impaciência corremos o risco de fantasiar a resposta,

O tempo existe para ser encontrado, recuperado. Quando nos sintonizamos com a energia Tempo ela se responsabiliza por nos adequar aos seus quereres e intenções. Se estamos atrasados, nos acelera; se adiantados, nos motiva a desacelerar.

O inconsciente individual precisa aprender a lidar com polaridades como o fascínio do conforto promovido pelo Plexo e o incentivo de luta, de independência, promovido pelo Básico.

Lembre-se ainda de que sempre há tempo para a retomada de prioridades que porventura tenham sido deixadas para trás.

O pensamento é o resultado do encontro de um conjunto de energias com a força dos sentimentos. Quando ambos se somam, geram a condição de pensar: o pensamento é o produto, o fruto desta união.

Esclareça as pessoas sobre as qualidades e funções energéticas de seus campos áuricos particulares: cada energia mal desenvolvida desencadeia consequências negativas, assim como cada energia bem desenvolvida e harmonicamente executada traz consequências positivas para o crescimento individual e coletivo. Este é o principal objetivo dos caminhos que você percorreu nas Casas Astrais

Gaitista 07/11/2023

Um livro com grande ensinamento
Por incrível que pareça conheci a Halu Gamashi pelo Tiktok através dos cortes, gostei muito que decidi ir atrás de conhecer mais essa pessoa incrível, descobri os livros e decidi comprar para ler e que decisão mais acertada!
A cada página era um aprendizado sobre o mundo espiritual.
Eu sempre acreditei muito mas, agora tudo está mais claro.
Existe toso um universo grandioso que nos espera, compram, leem e boa aula para vocês!

Raquel.mp 12/09/2023

MUITO BOM!
Realmente é uma viagem. Extremamente detalhado, só aumenta a vontade de ver com os próprios olhos. Muito bom mesmo! Adoro a Halu, tem um coração maravilhoso.

Isacaeetano 21/02/2023

21/02/2023
Não sei sobre o que escrever nesta resenha...

O livro de Halu é muito rico em diversos conhecimentos em relação a espiritualidade e a importância do nosso desenvolvimento pessoal.

Sou grata aos ensinamentos.

Nichele 22/01/2022

Adorei a leitura, algumas partes ficaram bem compridas e meio cansativas de ler, mas entendo que foi necessário para explicar bem o conteúdo. Ótimo livro para quem gosta do tema, recomendo muito.

Vanessa.Alessi 28/08/2021

Muito conhecimento
Neste livro, Halu conta como foram suas primeiras experiências com o desdobramento astral.

Fala sobre o mundo espiritual, as visitas nas Casas Astrais e todo conhecimento que teve com estas experiências.

Conteúdos como: energias-mãe, campo áurico, chákras. Informações riquíssimas que ajudam no autoconhecimento.

Todos que acompanham os trabalhos da Halu no YouTube ou fazem cursos com ela deveriam ler o livro, para compreender melhor sua trajetória.

Pra quem não acompanha, é uma excelente oportunidade para compreender este vasto universo que é a espiritualidade.

Perceber como nossas ações prejudicam ou harmonizam nossos chakras e consequentemente nosso corpo físico.

E, principalmente, dar-se conta do lindo trabalho que muitos espíritos fazem diariamente, na esperança de melhorar o planeta.

@Relatos_Projetivos_e_Leitura 24/07/2021

Sobre o mundo astral
O livro fala das viagens astrais realizadas pela autora junto com o seu amigo espiritual conhecendo as Casas Astrais. Além de abordar vários aspectos energéticos vivenciados por ela nessas viagens, cita as funções de cada uma dessas casas astrais, como por exemplo, algumas serviam para pessoas avaliarem como foi sua encarnação passada, outras para programar sua nova encarnação.

Raphael.Rossini 23/06/2021

Tem uma linguagem simples e objetiva. Para mim o tema é totalmente novo, e da forma que foi exposta eu adorei a experiência narrada. Só achei uma pena já ter acabado.
Vanessa.Alessi 17/07/2021minha estante
A boa notícia é que em breve será lançado o Caminhos de um aprendiz 2. =)

Raphael.Rossini 10/08/2021minha estante
Vanessa, eu procurei na internet e não encontrei nenhuma notícia. Você sabe onde posso acompanhar para quando estiver disponível? Agora fiquei curioso. Abraço

Vanessa.Alessi 10/08/2021minha estante
Eu faço cursos com a Halu e também a acompanho pelo YouTube. E ela comentou que está escrevendo o segundo livro. Se eu souber de algo, pode deixar que te aviso ?

Raphael.Rossini 11/08/2021minha estante
Obrigado :)

geov4neleme 20/09/2020

Enriquecedor
Um livro que esclarece informações sobre energias do universo, vida pós desencarne e que indiretamente te faz refletir sobre quem você é, qual o seu objetivo enquanto ser humano.

jumorgensten 31/08/2020

Inicialmente eu achei que seria um Violetas na Janela espiritualista, porém e para minha surpresa, lembrou muito Nosso Lar quando André Luiz começou a conhecer todos os trabalhos e situações da colônia espiritual.

Ao contrário do protagonista do livro espírita, Mércia está viva, é uma pessoa comum e, como todos nós, se desprende do corpo no momento do sono.

Em uma determinada situação, se encontra com um ser denominado Meu Amigo e, então, Mércia começa a entender o propósito daquele encontro. Ela fica sabendo ter responsabilidade de transmitir em um livro tudo que presenciou e, assim, ela torna-se Halu.

Nos 22 capítulos presentes, a autora e personagem durante a narrativa vai conhecendo as 10 casas astrais compostas no mundo espiritual. No plano terreno conta com a ajuda da sua psicóloga Luiza que depois ficamos sabendo também fazer parte desse plano de descobrimento.

Halu vai nos mostrando como funcionam as casas astrais, os templos, a casa de descanso, a formação do grupo familiar, o núcleo de reabilitação, o encontro do presente e futuro, a conquista do homem atual e as vivências com as energias mãe.

A partir do 11º capítulo, Halu começa a participar de situações fora da orbe espiritual e depara-se com fortes questões obsessivas, reencontros, a abertura de chakras e visitas a famílias e ao Umbral. Além disso, também estuda as funções primordiais dos chakras, os motivos de algumas encarnações serem adiadas, as funções dos campos áuricos.

Halu vai intercalando em comentar fatos dos espíritos mais elevados e de lugares nas casas astrais somente acessados por eles com questões de indivíduos necessários de auxílio e com histórias fantásticas, principalmente daqueles ainda dormindo espiritualmente e acham estarem vivos.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é densa e bem truncada pela quantidade de informação passada. É impossível ir aos poucos tamanha a vontade de absorção de tudo que está sendo exposto.

Foi uma surpresa incrível. Ter uma visão mais espiritualista do mundo espiritual e chegar a conclusão que é do mesmo jeitinho, só que retratado de uma forma diferente. Muito bom.

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/08/31/caminhos-de-um-aprendiz-halu-gamashi/

Muriel 30/07/2020

Livro incrível, didático, leitura fácil e fluida.
O conteúdo do livro é voltado para o desenvolvimento da espiritualidade, retratando a trajetória de Halu Gamashi em sua autodescoberta e na descoberta do mundo espiritual e suas peculiaridades. Assuntos como chakras, campo áurico, sonhos e desdobramentos são tratados no livro, oferecendo uma gama de informações e uma grande noção sobre o mundo imaterial e a sua dinâmica.