Conan, o Bárbaro - Livro 3

Conan, o Bárbaro - Livro 3 Robert E. Howard

Resenhas - Conan: O Bárbaro, Vol. 3

Rittes 18/03/2024

Acabou!
No fundo, dá pena, mas acabou! Encerrado este terceiro volume com os contos do mais famoso bárbaro de todos os tempos, fica a sensação de que poderíamos ter mais algumas aventuras de Conan e seus companheiros sem cansar. A imortal criação de Howard, apesar de sofrer um pequeno desgaste por conta do tempo com assuntos hoje considerados delicados como racismo e feminismo, continua firme. É inegável o fascínio pela descomplicada prosa do criador do estilo "espada e feitiçaria". Conan é o que é, evolui ao longo de vários contos, mas mantém sua essência bárbara. Leitura divertida e empolgante. Sem falar no impecável trabalho da Pipoca & Nanquim, que agora relançou os três volumes com extras inéditos e alguns brindes. Uma ótima chance para quem não apostou nessa primeira edição. Vale cada centavo, pode acreditar!

Bird 13/03/2024

Uma conclusão épica para a charada do aço!
Levei alguns anos para concluir a trilogia dos contos originais de Robert E. Howard lançados pela Pipoca & Nanquim mas finalmente cheguei ao fim. Uma conclusão épica para um personagem espetacular!

Eu já era fã do personagem Conan nos quadrinhos lançados pela Marvel, mas só conheci o personagem em toda a sua complexidade tendo contato com o texto original de seu genial criador, Robert Ervin Howard. O texto do homem é catártico, ágil e extremamente envolvente. Howard dá peso para cada ação de Conan na história, fazendo com que você sinta a presença imponente do bárbaro como se estivesse em sua frente. Além das narrativas muito divertidas e criativas, é notório a atmosfera de horror e suspense (sobretudo horror cósmico) que permeia os contos, característica que só enriqueceu as histórias pra mim.

Todos os volumes destes livros são recheados de histórias legais, mas esse se destacou mais pra mim, tornando-o meu favorito da trilogia de livros. Pra mim os destaques foram "Além do Rio Negro" e "A Hora do Dragão", este último o único romance de Conan escrito pelo autor. Cada um dos contos retratando um momento da vida do bárbaro de forma não linear, quase como se o próprio Conan estivesse relatando seus feitos épicos para nós.

Acho poético o comentário que Howard faz das falhas e hipocrisias da sociedade dita civilizada, sendo o homem que foge às convenções sociais (de forma não coincidente, um bárbaro) um dos poucos que carregam honras e virtudes ao se manter firme em seus princípios e valores, mesmo que estes valores sejam os mais primitivos do ser humano.

Tutu2014 31/12/2023

Conan o bárbaro III
Enfim, terminei o terceiro e último livro do Conan, o bárbaro.

Agora conheço todos os contos do cimério.

O que mais gostei nos contos foram as batalhas, porque elas foram muito épicas.

Eu gostei bastante do livro?, que pena que o autor já morreu porque queria ler mais contos do Conan. Ok ok

Marcelo Leite 30/12/2023

Trilogia concluída!!!
Este volume conclui uma trilogia que reúne todos os contos originais do personagem Conan, escrito por Robert E. Howard.

E o que posso dizer é que fecha com chave de ouro!

Howard mantém o poder da sua escrita épica, o brilhantismo na construção de mundo. Todas características vistas nos dois volumes anteriores você vê aqui. A bela escrita, gostoso de ler, envolvente, com sua hipérboles quando descreve as ameaças, causando temor ao leitor. E ao mesmo tempo, quando Conan aparece o leitor pensa - O que que vai acontecer quando a grande ameaça encontra o herói?!!!

Óbvio que os velhos problemas na sua obra também permanecem. A construção tipificada da mulher, a colocação dos negros como selvagens (uma inferioridade cultural) ou como criaturas violentas que compo?m a posição de vilões. Mas acredito que a compreensão de que os textos foram publicados em sua primeira vez nas décadas de 1920 e 1930, assim como não deixando de ter um olhar crítico sobre estas questões, é possível usufruir de todo o potencial e qualidade que a obra tem a oferecer.

O fato é que ler Howard foi viciante.

Carlos 12/12/2023

Terminei a trilogia de Conan, o bárbaro. Adorei cada história e cada minuto de leitura, pois a forma como Howard narra é simplesmente apaixonante e imersiva. Eu sou completamente fascinado com sua inventividade e com o universo que criou. Recomento a leitura!!!!!

Rodrigo 17/08/2023

O Bárbaro, livro 3
No último volume da coleção de contos publicada pela Pipoca & Nanquim temos os 7 últimos contos de Conan.

Nesta coletânea está meu conto preferido, A Hora do Dragão.

Contos publicados nesta edição:
Uma bruxa nascerá
Os servos de Bit-Yakin
Além do Rio Negro
As negras noites de Zamboula
A hora do Dragão
Pregos vermelhos
O vale das mulheres perdidas

André 09/08/2023

A Jornada de Conan
Foram meses intensos de mergulho na Era Hiboriana. Não há como sair incólume. Foi incrível. Foi uma aventura em si conhecer mais profundamente este personagem fantástico que é Conan, na escrita do seu criador Robert E. Howard.
Uma escrita viceral, frenética, selvagem e absolutamente cativante, como o próprio Conan.
"Conan é uma criação pessoal demais, embrulhada pelas forças, falhas e idiossincrasias do próprio Howard, o que torna fácil reconhecer porque Conan é, de longe, sua obra mais conhecida." Esta frase de um dos ilustradores de suas obras fala bastante do autor e da sua principal criação.
Foi magnífico conhecer as obras originais neste trabalho magistral da Editora Pipoca e Nanquim.
Crom!!!

Rosangela Max 07/06/2023

Uma trilogia que é um show de narrativa criativa.
Finamente concluí a leitura da trilogia do Conan e a experiência foi cheia de aventuras. Me diverti, me entusiasmei e, por muitas vezes, revirei os olhos com as tiradas e atitudes machistas do protagonista.
Neste terceiro e último volume Conan está menos selvagem do que nos volumes anteriores. Os contos continuam ótimos, mas parecem possuir um desenvolvimento mais maduro. O enredo envelheceu bem, assim como a escrita do autor.
Meus contos preferidos foram: ?Os servos de Bit-Yakin?, ?Além do Rio Negro? e ?Pregos Vermelhos?.
Recomendo a leitura para os fãs desse personagem icônico das histórias de ação e aventura.
Cleber 07/06/2023minha estante
Valeu pela dica! Acho que vou gostar também

Alisson 30/12/2022

Incrível
O que dizer de Conan, Robert E. Howard e a edição do pipoca? Excelentes no mínimo.
A terceira e última edição de Conan continua retumbante como os outros dois. A edição e acabamento impecável, padrão pipoca e nanquim, montando uma coleção de Howard muito bonita.
As aventuras e a narrativa das histórias mostram a evolução do autor com histórias ainda mais épicas e de tirar o folego, com cenas de ação que você escuta ao fundo o rugido da batalha, acompanhado da trilha de Basil Poledouris.
As histórias não se limitam a um gênero ou estilo, elas passeiam pelo terror, mistério, ação, fantasia, sempre de modo exímio. Com Conan mostrando o por que é um dos personagens mais famosos do mundo.
As ressalvas sobre o livro são as mesmas dos outros dois, e infelizmente neste, me pareceram que aumentaram. Falo do machismo, e principalmente o racismo, ao meu ver aumentaram nessas histórias. Como a ordem dos contos segue a de publicação, me pergunto se com a idade e o passar dos anos, o autor foi se alimentando de preconceitos. Pois nos outros dois livros ele relata sobre povos e reinos negros, do mesmo modo que fala de outros reinos, porem neste ultimo, os vilões são na maioria povos negros, e o antagonismo por serem inimigos, ferve ao descreve-los.
Fora as ressalvas, recomendo muito, pois além de conhecer esse personagem clássico da literatura, você ira se aventurar por histórias magnificas e com certeza virar fã desse personagem incrível que é Conan.

Junior Melo 22/11/2022

Após ler dois volumes anteriores não se tem muito com o que se surpreender com a escrita do Howard, ela se mantém no seus pontos altos e se evidencia mais em alguns problemas.
Meu problema aqui foi "A Hora do Dragão" acho que a novela mais longa do Howard, em certos momentos ela é fenomenal mas tem uma barriga enorme, o Howard não tira tempo pra descansar a história e desenvolver os personagens, a todo momento ele tira Conan de um problema e insere outro, e isso cansa bastante a narrativa, até mesmo tirando o peso do clímax.

Fernando 19/09/2022

Por Crom!
A Era Hiboriana criada por Robert E. Howard, repleta de perigos, criaturas fantásticas e povos hostis, jamais seria palco para histórias banais, muito menos indigna de ser habitada por um dos personagens mais primitivos já criados: Conan o Bárbaro.

As aventuras desse Cimério nascido nas montanhas gélidas do Norte, podem ser apreciadas de duas formas: como aventuras repletas de fantasias, ou como críticas, mesmo que sutis, do mundo civilizado.

Enquanto aventura, as páginas “escorrem” aos montes a medida que apreciamos o desenrolar dos conflitos travados pelo bárbaro e seus algozes. No viés crítico, as coisas mudam de perspectiva, revelando conceitos cativantes sobre o homem e sua natureza. Algumas delas incluem:

1º Feitiçaria, sempre apresentada na obra como algo provindo do maligno, ou seja, antítese do divino e que o homem forte de espirito rechaça com todas as suas forças.

2º barbárie do mundo civilizado contraposto à selvageria de Conan. O Cimério, forjado pela espada e sangue, mesmo revestido pela robustez, jamais negou proteger mulheres, crianças e idosos. Um personagem que possui moral e princípios éticos que o impedem de colocar seus interesses acima de pessoas inocentes. Rechaça a supremacia de feiticeiros, reis e impérios e põe-se sempre diante do que é certo contra as mazelas de seu tempo. Esses pontos emanados de um personagem que tinha tudo para ser bestial, soam como críticas ao “bom selvagem” de Rosseau. Aqui, Conan não se deixa corromper pela sociedade, nem se cobre com o manto de pureza, mas rege, mesmo através da morte e da guerra, seus princípios sólidos sobre o que é certo e errado.

3º O fanatismo, seja religioso, necromântico ou carnal, resulta sempre na cegueira das almas de quem idolatra, alçando o idolatrado ao pedestal de areia, como uma divindade intocável.

Além desses pontos, vale citar o símbolo da espada para com o mundo físico, conceitos de beleza, segurança e a peçonha do hedonismo como resposta aos atos humanos. Esses são alguns dos temas que poderiam ser discutidos nesses três volumes de um dos personagens mais imponentes já desenvolvidos.

Conan o Bárbaro é uma leitura fantástica e que vale a pena ser lida por aqueles que buscam aventuras despretensiosas e uma visão diferente do que se constitui um homem selvagem.

Chester 04/08/2022

Overdose de Conan
Chegamos ao final da saga (não-cronológica) do Conan.
É chover no molhado elogiar o Howard.
Sem palavras.

Liparini 29/06/2022

Uma pequena grande reflexão
Bárbaro, ladrão, mercenário, guerreiro, pirata, general, chefe e rei...
Finalmente acabei o terceiro e último livro de Conan, com os contos escritos totalmente pelo seu criador e vou trazer reflexões ao invés de opiniões e resumo das histórias. Enquanto eu lia cada livro, minha cabeça martelava na discussão de "separar autor de obra" ou ainda "superar um autor" e acabei não chegando a conclusão nenhuma no assunto. Por um lado, o Robert foi brilhante, tanto na escrita quanto na criação de um universo, e meio que na criação do gênero todo de espada e feitiçaria. Pensar que isso veio antes e inspirou gente como Tolkien e o Martin a escrever coisas cultuadas até hoje é bem doido. Mas o homem era racista e um tanto machista, e passava isso várias vezes pra escrita, coisas que envelheceram feito leite no sol no mundo inclusivo de hoje. O Conan em si, meio que tratava todo mundo igual (como um bárbaro faria) e ainda assim tinha alguns "valores" por exemplo: ele odiava tiranos e escravistas. Não suportava a ideia de alguém não viver livre pra fazer o que bem entender. Por mais bárbaro e machista que fosse, também nunca se forçou sobre uma mulher (e matava qualquer um que fizesse). Assim, deixa mais complexa a discussão autor vs. obra. Bem, no fim o Robert se matou com um tiro dentro do carro no estacionamento do hospital que sua mãe tava em estado terminal, quase 90 anos atrás e sem fazer muito sucesso e eu tô aqui dando meus dois dedos de opinião pra três pessoas que talvez leiam ela. Tudo isso é doido. Mas também o mesmo rola até hoje com o Lovecraft (que era muito amigo do Robert), e provavelmente daqui a 100 anos vai rolar o mesmo de alguém como eu estar pensando nisso com a J.K. Rowling e Harry Potter e talvez chegar à alguma conclusão definitiva... Ou não, vai saber

Fenrir 27/11/2021

O melhor dos 3 livros
Um compilado de várias histórias do Conan , mas este são menos histórias e mais longas? particularmente gostei mais desse 3º livro, são histórias envolventes.

Joey Resende 09/11/2021

Conhecendo o Howard.
Minha primeira empreitada com a obra do autor, já conhecia o personagem pelos quadrinhos e pelos filmes, achei uma leitura divertida e cheia de elementos que esse tipo de obra quando bem feita costuma nós proporcionar.