O trotskismo

O trotskismo Jean-Jacques Marie

Resenhas - O trotskismo

Araçá 29/12/2023

Uma boa leitura introdutória
Tenho algumas questões com esse livro. Há alguns erros de datação que não sei dizer se são erros da edição da Perspectiva, ou do próprio texto de Marie (ex. assassinato de Trótski em 1941, ao invés de 1940, dentro do próprio texto a data de fundação da Oposição de Esquerda Alemã varia entre 1929 e 1930...), para além disso há também (e novamente, não sei se e problema da edição) a falta da explicitação das referências para as citações.

Tirando isso, é um bom panorama da fundação da Oposição de Esquerda da URSS, internacional e da IV Internacional.

CharlesTP 27/06/2022

Em “O Trotskismo” Jean-Jaqcues Marie faz uma defesa apaixonada de Trotsky e do movimento trotskista, o autor diversas vezes tenta amenizar a disputa ideológica de Trotsky com Lenin e falha com citações fracas e fora do contexto, chega a ser repetitivo ao usar por várias vezes uma citação onde Trotsky reconhece suas desavenças com Lenin mas firma que Lenin estava certo com todas as suas disputas táticas e ideológicas, como todo trotskista, Marie faz uma caricatura da pessoa de Stalin e do “stalinismo” e faz acusações que beiram ao absurdo sem mostrar fontes e usando citações fora do contexto, para um leitor que conhece pouco sobre a história do comunismo pode facilmente ser cooptado pois o autor escreve de forma curta, simples e tenta se passar por um historiador que não “escolhe lados” ao dedicar um capítulo todo sobre “o Trotskismo definido pelo Stalinismo (página 144-147)”, já para um leitor mais versado sobre o assunto, as contradições no livro são muito mais aparentes.
Leia a resenha completa em: