O Governo João Goulart

O Governo João Goulart Moniz Bandeira
Moniz Bandeira




Resenhas - O governo João Goulart


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Vitor 01/05/2024

Impressionante e chocante
Neste segundo livro que li de Moniz Bandeira, seu intuito é tratar sobre a ascensão e queda de João Goulart, o Jango, na presidência da República no Brasil, queda essa, que resultou no golpe militar que durou 21 anos e marcou profundamente o povo brasileiro.

O autor faz um trabalho impressionante ao tratar em detalhes como o golpe foi minuciosamente arquitetado pela burguesia conservadora que se opunha ao caráter nacionalista e anti-imperialista do trabalhismo janguista. Ele demonstra com uma precisão acurada toda a ação do governo dos Estados Unidos, direta e indiretamente, na arquitetura do golpe de Estado, através da CIA ou de seus embaixadores, através de políticas nefastas a fim de fazer com que o Brasil permanecesse subordinado aos interesses do capital estrangeiro. As políticas de nacionalização e soberania de Goulart podavam as asinhas dos empresários estrangeiros e dos imperialistas, e Moniz deixa isso explícito.

O livro todo é uma grande exposição do passo-a-passo que culminou no golpe, todas as contradições que envolvem a figura de Goulart, tudo isso feito com uma grande rigorosidade por Moniz Bandeira, que através do materialismo histórico-dialético, trata a classe trabalhadora e camponesa como protagonista desse processo, bem como exalta a atitude de Goulart de não se curvar perante os interesses do Capital, ficando ao lado daqueles que o apoiaram na subida ao pleito, isto é, os trabalhadores.

Vale muito a leitura, sobretudo para quem se interessa pelo tema. É um livro de linguagem acessível e indispensável para uma reflexão crítica do que foram as preliminares do golpe, as atitudes e políticas de Jango, o papel dos movimentos sociais, o papel dos EUA, etc.

"Mais do que detalhar os fatos, livrando-os de deturpações, quis mostrá-los em sua essência, interpretá-los em sua dinâmica econômica, social e política segundo o método dialético de análise. 'Os principais protagonistas desta história política foram, assim, as classes sociais. O governo João Goulart refletiu o aguçamento de suas lutas'."
comentários(0)comente



Igor13 22/04/2021

Acadêmico/ativista
Esse é 5º livro que leio desse autor. Quem o conhece, sabe que avalia os fatos histórico com um viés, nada discreto, marxista. Isso incomoda mais em umas obras do que outras. O problema é que ele acabada tendo que destorcer, simplificar, omitir, diversos fatos para que os acontecimentos históricos se ajustem as conclusões marxistas. Aí ele deixa de ser um historiador e passa a ser um ativista. O que é uma pena, porque o professor escreve muito bem e traz muita informação interessante.

Só pra ilustrar a questão, olha o que ele escreve já na penúltima página do livro (p. 186): "Banqueiros, industriais, comerciantes, latifundiários, ricos e privilegiados, todos os exploradores e todos os parasitas festejam a vitória. Menos os trabalhadores. Eram os derrotados."

Tive que ouvir e ler essas coisas em aulas de história e depois na universidade. Sério mesmo? É tão simples assim? Nesse raciocínio, todos nós ao usarmos esse site, estamos, de certa forma, contribuindo para o enriquecimento dos criadores e administradores daqui. Sim, porque tem propaganda e estimula venda de livros. Há lucro. Há exploração. É isso? Parece mais discurso ideológico/doutrinário, muito parecido com dogmas religiosos. Uma pena.
Art89 12/10/2021minha estante
O livro é muito bom, com linguagem simples e com uma vasta referência bibliográfica e documental. Deve fazer parte da lista de livros de quem busca querer entender o golpe de 1964 que estabelece os pilares dos entraves do desenvolvimento brasileiro.


Igor13 13/10/2021minha estante
Sim. Mas deixa de ser honesto quando distorce fatos e dá opiniões dogmáticas parciais ao invés de fazer uma análise mais 'adulta'. Acho que esse autor tão enviesado que nem perco mais tempo com ele. Que o falecido descanse em paz.




2 encontrados | exibindo 1 a 2