The Tombs of Atuan

The Tombs of Atuan Ursula K. Le Guin

Resenhas -

Loba Literária 22/01/2024

O mundo de Terramar é mágico. Adorei ter conhecido uma terra totalmente diferente do primeiro livro - como o mundo é muito amplo, a Le Guin tem muitas oportunidades de contar histórias de personagens e culturas diferentes. Ela fala disso no posfácio do primeiro livro.

The Tombs of Atuan foi um livro um pouco mais parado, já que só ficamos em um lugar só - as tumbas. Gostei de ver esse culto aos Nameless Ones. O livro começa lento, já que é só a personagem vivendo a sua vida sinceramente entediante. Eu estava lendo rápido, mas não muito entretida. É só quando o Ged chega que as coisas começam a ficar mais tensas.

Eu estava shippando eles até pesquisar e ver que o Ged é uns 10 ou 15 anos mais velho que a Tenar, aí parei.

Infelizmente, não consegui me conectar muito com a Tenar. Tiveram momentos mas, para falar a verdade, eu só entendi a personagem dela de verdade no posfácio, o que me fez gostar mais do livro. Essa é uma história sobre poder, poder imposto sobre uma garota. Mas ela tem pouco o que fazer com isso, já que é vigiada de perto por uma sacerdotisa (não sei como ficaram as traduções em português, mals) que a vê como fraca e ainda a atormenta, mesmo sendo sua subordinada. Afinal, sobre o que Tenar tem poder? Um templo no meio do deserto e cavernas misteriosas. Ela nunca viu o mar, nem uma cidade, mal viu um homem que não fosse um eununco. É um livro sobre poder, liberdade e, para mim, religião.

Uma coisa que eu percebi na primeira página: eu gostei mais da tradução em português! Achei o primeiro muito mágico (já tinha dado a dica quando o li, ano passado) e achei o texto em inglês mais complicado do que a tradução da Morro Branco. Sinceramente, isso me deixa feliz. Adoro descobrir ótimas traduções. Como o Ged é um personagem importante pra história, também tem várias referências ao primeiro livro. Eu sugiro ler os dois em seguida. Eu consegui pegar bem porque eu amei o primeiro e lembrava bem de algumas coisas, mas o li em agosto do ano passado e tenho certeza que deixei algumas referências passarem.

Em resumo: foi uma boa experiência e mal posso esperar para ler o terceiro (em português, dessa vez ?).