O Espião que Saiu do Frio

O Espião que Saiu do Frio John le Carré

Resenhas - O Espião Que Saiu do Frio

Professor 18/07/2011

O Espião que saiu do frio (1963)
John Le Carré, apesar do nome é inglês e se chama David Cornwell. Ele foi professor de idiomas do tradicional Colégio Eton, onde estuda a realeza inglesa, nos anos 50, depois ingressou no serviço de relações exteriores, como espião, trabalhando em Berlim. Devido ele ser funcionário público nessa profissão, ele não pode revelar a sua identidade, inventando um codinome para resolver a questão. Ele escreveu o Homem que saiu do frio em 63, 3 anos depois Martin Ritt filmou com Richard Burton, talvez nenhum filme tenha falado melhor da guerra fria devido ao livro. O papel principal de Lamas(Burton) é uma antítese de James Bond. Bond tem uma profissão interessante, Lamas uma entediante. Bond namora mulheres belíssimas, Lamas a bibliotecária durante o disfarce. 007 é quase um super herói, Lamas um inseguro, um alcoolátra. Falar da guerra fria com propriedade e desfazer a mística em relação à profissão de espião estão entre os muitos feitos de Le Carré para a literatura Mundial.

pato 05/01/2011

1º livro sobre espionagem que li...este autor tem uma escrita muito boa.

Fabio Shiva 03/09/2010

“É a melhor história de espionagem que já li”...
...disse Graham Greene a respeito desse livro. Terminada a leitura, achei até pouco o elogio!!!

Que livro é esse!!!

Eu não gostava de romances de espionagem, pois achei os que li meio bobinhos e fantasiosos. Mas desconfiava que deveria haver um bom motivo para esse gênero ter tantos adeptos. E agora descobri! Para saber quão fundo pode ir uma história de espiões, basta ler John Le Carré.

Quem primeiro me colocou na pista dele foi Luis Fernando Verissimo em seu ótimo “Os Espiões”. Tinha que ser mesmo muito bom um cara que LFV chama acintosamente de “mestre”!!!

O estilo de John Le Carré é elegante e conciso, pontuado por vívidas reflexões sobre a condição humana. É um olhar talvez cínico e desiludido, mas sempre profundamente humano. Não se trata de um livro sobre espiões, mas antes de tudo sobre homens e as difíceis decisões e escolhas que fazem parte de suas vidas...

Sobre a história em si, nada pode ser dito sem o risco de se dizer demais. Afinal, trata-se de uma trama secreta, sigilosa e oculta: uma história de espionagem!!!

(02.09.10)
Helenilson 22/11/2013minha estante
Você já leu "a segunda dama"?

Magasoares 22/03/2018minha estante
E errou das duas vezes hahaha

Fabio Shiva 26/03/2018minha estante
Olá Helenilson! Ainda não li esse, você recomenda?

Fabio Shiva 26/03/2018minha estante
Olá Magali, grato por seu comentário! Você pode indicar o erro? Assim terei a oportunidade de corrigi-lo.

WallanS 15/10/2009

Otimo livro de espionagem
Adorei esse livro! Quem gosta de espionagem vai gostar desse. Mesmo não tendo muita ação, a trama prende nossa atenção do começo ao fim.

Considero esse livro, junto com A Companhia e O Cardeal do Kremlin os melhores livros de espionagem que ja tive a oportunidade de ler.

Inlectus 19/04/2009

Bom livro.
Uma interessante aventura de espionagem, um pouco massante, mas vale a pena ler.