Ruth De Souza: Estrela Negra

Ruth De Souza: Estrela Negra Maria Angela de Jesus

Resenhas - Ruth de Souza

luanne11 15/04/2024

Grande inspiração !!! ??
Pra mim enquanto atriz negra foi uma experiência incrível conhecer mais sobre a história da pioneira negra do teatro e do cinema, uma mulher forte que enfrentou tudo e passou por muita coisa para realizar seu sonho. Ruth dedicou tantos anos de sua vida ao teatro e arte e só o que eu posso dizer é que ela me inspira. Li a biografia para fazer um trabalho da faculdade, e a única coisa que tenho a reclamar é da escrita ser rasa em vários momentos, queria saber muito mais sobre a vida dela !!

Rosina.Forteski 23/05/2021

Deixou a desejar
Este livro pra mim ficou devendo muito. Não pela Ruth, rainha incontestável, mas pela escrita da obra, simplista e repetitiva. Trechos inteiros iguais se repetiram em várias partes do livro. Muita decepção. Pena.

Wallace17 10/01/2021

Estrela Negra - Ruth de Sousa
"Digo que minha carreira foi um milagre por várias coisas que enfrentei e por tudo o que vivi. Adoro música, sempre gostei. Ficava de olho grande, vendo outra meninas estudando piano, pois eu queria muito tocar. E as pessoas riam quando eu dizia isso e faziam comentários maldosos: Imagina! Olha, o que ela quer! NÃO TEM ARTISTA NEGRA, COMO É QUE ELA QUER SER ARTISTA?”

Da forma mais contundente, Ruth de Souza respondeu o discurso racista. Atriz negra pioneira no teatro, no cinema e na televisão do Brasil. A primeira artista nascida no país a ser indicada ao prêmio de melhor atriz num festival internacional de cinema, pela atuação em Sinhá Moça, 1954. Realizou mais de 30 filmes e foi por mais de 40 anos artista da Globo.

Essa mulher fantástica foi uma das integrantes do TEN - Teatro Experimental do Negro, idealizado por Abdias Nascimento na década de 40. A proposta do TEN era valorização social do negro e da cultura afro-brasileira por meio da educação e arte.

Ruth nos conta sobre o começo da vida em MG. O episódio racista que marcou para sempre a vida dela na infância. Relata a vinda para o RJ e a paixão avassaladora pelo cinema. E como esse amor foi fundamental para o ingresso dela nas artes cênicas. Os desafios de ser uma mulher negra no audiovisual brasileiro, enfrentando o racismo estrutural da sociedade brasileira é um ponto de reflexão.

Porém, conta os êxitos de uma carreira brilhante, como a convivência com Grande Otelo, Oscarito, Jorge Amado, Nydia Lícia, Alberto Cavalcanti, Lúcia Alves, Albert Camus. Atuação em o Quarto de Despejo, interpretando Carolina de Jesus em 1961. Histórias de bastidores. Gostei demais da seção de Filmes Comentados. Ruth era uma mulher admirável e estudiosa!

A escritora Maria Angela de Jesus, escreveu um perfil biográfico lindíssimo. Um documento histórico. A publicação faz parte da Coleção Aplausos, que reúne mais de 200 livros sobre o audiovisual brasileiro. Um acervo magnífico da Imprensa Oficial, e o melhor tudo, gratuito!

site: https://www.instagram.com/p/CEpf4Ewn4Zw/

Camilla Protetor 11/08/2020

Dama negra
Ruth de Souza, mulher negra indicada a vários prêmios no país e fora dele.
Numa narrativa descontraída, típico de biografias, Ruth ganha voz através da firmeza e leveza das palavras bem colocadas. Fala da infância, das estripulias quando criança, dos sonhos e desafios encontrados ao longo da carreiras artística.
Por mais trabalhos como este, no qual podemos encontrar a vida e trajetória de mulheres negras eternizadas através das letras ...