As Andorinhas de Cabul

As Andorinhas de Cabul Yasmina Khadra

Resenhas - As Andorinhas de Cabul

Kari 05/12/2019

Esperava mais.
Terminei agora o livro. Esperava algo mais emocionante, mas só começou a pegar força da metade pro final. O enredo, de um modo geral, não é nada além do que uma ficção com poucas pitadas da realidade afegã.
O livro traz a estória de dois casais que sofrem com o regime Talibã e, em razão disso, se submetem às mais diferentes dores que, infelizmente, ultrapassam a porta de entrada da casa. A vida dessas quatro pessoas se entrelaça de uma maneira irremediável, com destaque às mulheres, que acabam como protagonistas da trama.
Se buscas um livro sobre Cabul e a realidade feminina, te aconselho Mulheres de Cabul. Esse sim merece 5 estrelas.

@leyendo_a_los_que_leen

Edna 04/06/2017

Intrigante
As Andorinhas de Cabul

Retrata a vida no Oriente, mais precisamente em Cabul e
relata situações vividas pelo povo afegão, submetido aos talibãs e envolve dois casais que destoam do relacionamento tradicional naquele país.

São destaques neste relato dois casais: Mohsen e Zunaira; Atiq e Mussarat( que está muito doente)
Os conflitos de sempre mas muito relevante na época da narrativa,
Mohsen, um antigo e bem sucedido comerciante e sua mulher uma advogada, se vêem obrigados a viverem de ninharias conseguidas a muito custo e disputado com uma multidão de mendigos, também condenados à mesma miséria causada pelas guerras e pelos conflitos impostos pelos regimes.

O autor narra os costumes, culturas difíceis de serem entendidas e deixa o livro forte quando detalha apedrejamento à uma mulher adúltera, aos animais perseguidos pelas crianças que já crescem com o intuito de disputar quem acerta a pedrada fatal. Muito triste e difícil julgar o futuro adulto que cresce e vivência esses horrores acreditando piamente que muitos atos implícitos por esses regimes os levarão ao paraíso.

Mohsen se abate ao presenciar execuções de pessoas que agem fora dos padrões religiosos definidos pelo regime tirano de uma sociedade muçulmana

Atiq é carcereiro em Cabul, onde os condenados antes das execuções ficam presos.
Alem do difícil trabalho encontra a noite uma esposa doente , em estado lastimável e mesmo assim ao ver o marido apaixonado e angustiado pela esposa de Mohsen decide abrir mão de sua própria vida em prol da felicidade do marido.

Intrigante

?Ah! O Homem, esse prodígio refractário às suas oportunidades e fascinado pelas suas vaidades, incessantemente esquartejado entre o que acredita ser e o que desejava ser, esquecendo que a maneira mais saudável de existir é, muito simplesmente, continuar a ser ele próprio.?

Yasmina Khadra

Juliana Molina 10/12/2012

Perfeito!
Adorei a narrativa do Autor. Descreve o livro de uma forma impressionante e ao mesmo tempo poética. Recomendo.
Eli 12/02/2015minha estante
Adoro este tipo de livro também.

Patrícia 01/03/2012

Marina 20/03/2011

Tenho a mania de ler livros sobre o Oriente, principalmente os que retratam a vida em países como o Afeganistão e a Arábia Saudita. Surgiu, então, a oportunidade de conhecer "As Andorinhas de Cabul", de Yasmina Khadra.
Ao contrário da maioria dos livros tratando do assunto, "As Andorinhas de Cabul" não tem como pano de fundo a vida de uma mulher específica. Nesse livro, dois casais são os personagens principais: Mohsen e Zunaira; Atiq e Mussarat.
Mohsen, descendente de prósperos comerciantes, foi levado à ruína pelo conflito em seu país. Para piorar, não suporta ver a tristeza de sua mulher, antes uma bem sucedida advogada, condenada à vida doméstica.
Atiq é carcereiro em Cabul. Antes das execuções, os condenados ficam aos seus cuidados. Mais difícil do que o convívio com os presos, é voltar para casa e encontrar Mussarat, sua esposa, a qual sofre de uma doença terminal que a impede até mesmo de realizar os mais simples afazeres domésticos.
Assim, o livro retrata o cotidiano destas duas famílias, cujos destinos acabam encontrando-se em razão de um ato impensado de Mohsen durante a execução de uma mulher acusada de adultério.
O objetivo do autor era mostrar aos ocidentais um pouco do dia-a-dia de Cabul. Esse objetivo foi atingido! É muito triste imaginar viver como os personagens do livro. No entanto, achei a leitura entediante. Em muitos momentos, tive que recorrer à leitura dinâmica, como no capítulo em que o autor praticamente toda a fala do mulá na mesquita. Haja paciência!

Mais resenhas? Visite http://vivendovidasalheias.blogspot.com/
Elaine Valeria 26/05/2011minha estante
Gostei da sua resenha, mas não achei a leitura do livro entediante. Pelo contrário! Adorei as comparações e todas as descrições de Cabul - que acaba se tornando ela mesma uma personagem imprescindível para a história!

Karen Pereira 16/01/2012minha estante
Eu também adoro livros que falam sobre o Oriente Médio e a cultura islâmica. Sou viciada em livros de culturas diferentes, adoro conhecer, portanto estou sempre lendo livros assim, como O Caçador de Pipas, A Cidade do Sol, O Livreiro de Cabul e etc. Pena que esse livro te decepcionou... Por mais que o assunto me interesse, se a narrativa der sono, já abandono sem pensar duas vezes, infelizmente não sou persistente nesse aspecto. :/

Ana 23/05/2014minha estante
Nossa Marina eu também tenho está mania rsss, gosto de todas literaturas e reportagens que fale sobre o oriente médio é tanto que vou comprar esse livro. Tem um outro titulo deste autor que é excelente " o Atentado" indico.

mura 04/07/2014minha estante
Por que será que temos essa fixação pelo Oriente Médio? Eu também, leio tudo que encontro sobre o tema. Comprei esse livro sem nem saber do que se tratava. Louco para começar a leitura.