Os leopardos de Kafka

Os leopardos de Kafka Moacyr Scliar

Resenhas - Os Leopardos de Kafka

Lara 30/12/2021

nada a dizer
eu gostei bastante do livro, super rápido e você aprende muita coisa com ele, mas não tenho muito o que falar

Thiago Barbosa Santos 27/06/2018

Foi tudo um grande engano
"Os leopardos de Kafka" é um livro da coleção Literatura ou Morte escrito por um autor gaúcho que eu aprecio bastante, o Moacys Scliar. É uma publicação que retrata episódios traumáticos da história mundial de uma forma até bem humorada. Tem Revolução Russa, Regime Militar do Brasil, além de Trotski e Franz Kafka como personagens.

É a história de Benjamin Kantarovitch, um jovem que sai de sua aldeia para atender a um pedido do amigo, que esta prestes a morrer. A tarefa era ir para Praga cumprir uma missão revolucionária designada por ninguém menos que Leon Trotski. O problema é que, apesar das boas intenções de Benjamin, também conhecido como Ratinho por conta da aparência física, ele era um rapaz bastante atrapalhado e se enrolou todo na missão.

Ele perdeu a mochila com os pertences ao chegar em Praga, ficou perdido na missão que tinha a cumprir, e através de informações desencontradas, ele foi procurar o escritor Franz Kafka acreditando que o autor era um comunista. Ele disse a Kafka que era responsável por buscar a "encomenda", acreditando que o autor já conhecia a missão secreta. Por sua vez, Kafka acreditou que Ratinho era o funcionário de uma revista literária que havia lhe encomendado um texto para ser publicado.

"Leopardos irrompem no templo e bebem até o fim o conteúdo dos vasos sacrificiais; isso se repete sempre; finalmente, torna-se previsível e é incorporado ao ritual".

O que significa esse texto? Esta era a pergunta que Ratinho não conseguia responder. Era alguma mensagem cifrada? Um texto oculto? Uma mensagem para despistar os inimigos? Ele tentou, de várias maneiras e sem sucesso, desvendar este enigma, até que, impaciente, foi procurar o próprio Kafka para desfazer o mistério, até que entende que tudo não passou de um grande engano.

Depois de se meter em outras encrencas na tentativa de cumprir a missão, ele volta para casa fracassado e descobre que o amigo morreu no mesmo dia de sua viagem para Praga. Pouco tempo depois, a família de Ratinho se refugia para o Brasil na época do golpe de 1964. O famigerado texto de Kafka vai junto. Ainda com ideais comunistas, ele procura viver uma vida mais tranquila, torna-se alfaiate, porém tempos depois um parente dele é preso acusado de comportamento subversivo. O delegado é um cliente dele. Ratinho faz um terno caprichado para presentear o delegado e pedir clemência. Ainda dá a ele o texto de Kafka, afirmando ser de um grande escritor, uma raridade.

O delegado se sensibiliza com o amigo, resolve liberar o rapaz, mas com o rosto meio danificado, afinal a sessão de tortura já havia começado. Ele ainda rasgou o texto de Kafka, pois acreditou ser uma mensagem subversiva: "É para sua própria segurança, Ratinho".

Lugmara 27/11/2014

Os leopardos de Kafka
O texto de Kafka acaba sendo a direção do livro, por assim dizer. Basicamente trata-se de uma aventura de um judeu a fim de cumprir uma missão designada por um amigo de ideais comunistas.
O tiro sai pela culatra. Entretanto, o judeu encontra-se com Kafka e acaba guardando para si, além do texto, segredos, que podem acabar ajudando ao sobrinho, em plana ditadura militar.

Canafístula 30/12/2011

Os Leopardos de Kafka, de Moacyr Scliar.
Esse é o meu livro favorito do Moacyr Scliar. Posso dizer que ele conseguiu reunir, como se fosse mágica, muitas das coisas que me interessam num incrível romance de ficção: comunismo, Leon Trotsky, judeus, Rússia, Franz Kafka e muitas outras coisas... Tudo isso tendo como cenário a mais linda cidade da Europa, em minha opinião: Praga. Uma coisa que me agradou muito nesse livro do nosso escritor imortal, é que ele não tem aquele final feliz de comercial de margarina. Muito pelo contrário: não há momento algum de felicidade nele. Mas ao concluir a leitura, eu estava sorrindo. O livro é muito interessante e as coisas que acontecem durante a história são impressionantes. Você não acredita na falta de sorte da personagem principal e em todas as coisas que ele acaba aprontando (sem falar nas confusões que ele acaba se metendo). Há gente que não gosta desse livro, mas eu simplesmente amo – é um dos meus favoritos, inclusive. Se você quer uma leitura leve mas bem dinâmica e rica em aventura, esse livro é a pedida certa!

Essas e muitas outras resenhas você encontra no blog A Última Canafístula. Visite http://aultimacanafistula.blogspot.com/

Sandro Sorte 25/04/2010

Pretensioso demais!!
Embora eu continue achando o Moacy Scliar um dos melhores contistas brasileiros, a sua escrita no romance "Os Leopardos de Kafka" deixa muito a desejar.
A mistura de Comunismo, Socialismo, Ditadura Militar e Franz kafka poderia render uma obra bem interessante se não fosse tratado com bastante mediocridade nesse livro. Os personagens são frágeis e construídos de maneira pueril, a narrativa não impressiona e nem atrai; e o enredo pena em soluções desinteressantes. A impressão é que o romance se enquadra na categoria infanto-juvenil.