Cultura da Convergência

Cultura da Convergência Henry Jenkins

Resenhas - Cultura da Convergência

Mi Hummel 17/01/2013

Transformação midiática: a participação ativa do internauta.
Gostei muito da obra " Cultura da Convergência."
Além de elucidar sobre o "fenômeno midiático", traz temas bastante atuais e capítulos interessantes - como os dedicados à Matrix, Harry Potter e Stars Wars.

A obra procura refletir a participação ativa dos cidadãos no mundo cibernético e a importância do que ele chama de "letramento midiático", que ocorre muitas vezes fora do ambiente escolar. (Não havia pensado que o compartilhamento coletivo de informações é considerado na escola como "cola" e não um meio de construir o saber.)

Outro dado que me chamou a atenção é o fato de que em uma comunidade virtual, crianças e adultos interagem quase que de forma igualitária. Muitas vezes, crianças e jovens lideram as comunidades de saber e "ensinam" aos mais velhos. Claro, protegidos pela confidencialidade que o meio virtual proporciona. Isso é inacreditável. E jamais havia pensando que esta dinâmica interfere até mesmo no modelo educacional vigente - que propõe separações por idade em cada série no ambiente escolar.

Henry Jenkis formula sua obra de forma sutil, explorando as comunidades voltadas ao entretenimento e descortinando uma nova ferramenta de repercussões políticas e sociais.

" Bem vindo à cultura da convergência, onde velhas e novas mídias colidem, onde a mídia corporativa e a mídia alternativa se cruzam, onde o poder do produtor e consumidor interagem de maneiras imprevisíveis. A cultura da convergência é o futuro, mas está sendo moldada hoje. Os consumidores terão mais poder na cultura da convergência - mas somente se reconhecerem e utilizarem esse poder tanto como consumidores quanto como cidadãos, como plenos participantes de nossa cultura." p. 328.

newnetinho 22/08/2012

Conteúdo de primeira