História Noturna

História Noturna Carlo Ginzburg

Resenhas - História Noturna

Peter.Molina 12/10/2023

A história do Sabá?
Comecei este livro baseado na descrição onde o autor nos conta uma história de como surgiu e do quanto é verdadeiro o sabá das bruxas. Mas ele vai muito além disso. Resultado de uma grande pesquisa, o autor remonta perseguições judaicas e até dos leprosos, mitos gregos e de civilizações perdidas, processos da inquisição,etc, tornando o livro pra mim muito difícil de acompanhar ,primeiro por causa da linguagem empregada e segundo devido ao trabalho monumental do autor. Acredito que o que inicialmente seria um tema objetivo,as fontes utilizadas perpassaram por muitas lendas o que foi complicado de seguir o fio narrativo. Para se ter uma ideia,o final do livro tem mais de 100 páginas com as notas e referências utilizadas. O trabalho foi primoroso mas pra mim exaustivo.

Gabi 19/07/2023

Um dos melhores livros que já li. Totalmente apaixonada pelo trabalho do Ginzburg!!
Planejo lê-lo novamente por ser um livro extremamente denso e com muitas informações interligadas

Lismar 27/03/2019

Uma viagem à origem do Sabá.
Carlo Ginszburg, aqui, realiza uma verdadeira bíblia sobre o sabá, fazendo um apanhado de vários mitos, folclores e culturas que mais tarde foram distorcidos pelo clero e juízes seculares dando origem ao sabá.

Sempre há uma origem, e no caso do sabá, a sua, foi na perseguição de grupos marginalizados, neste caso, os leprosos, judeus e miseráveis. O autor reconta esse período nefasto de nossa História com um detalhe impressionante, as prisões, inquéritos, julgamentos e massacres. Utiliza, sempre, trechos de manuscritos dos julgamentos, as oratórias dos julgadores, a defesa dos acusados. A escrita é espetacular. A impressão é que estamos participando de vários julgamentos através dos séculos. Aliás, o que não faltam no livro são referências bibliográficas. Apenas 100 páginas de bibliografia, incrível o nível da pesquisa feita pelo Italiano.

Após esse início, somos levados ao misticismo de vários mitos que mais tarde foram distorcidos pelo Cristianismo para a criação da imagem do Sabá incrustado na imagem popular hoje.

Também é abordado o sincretismo religioso, é descortinado as semelhanças entre mitos como Aquiles, Jesus e Thor; e o desafio em como descobrir de que forma estas histórias possuíram tantas informações parecidas.

Aconselho fortemente.

Volnei 02/05/2015

Histórias noturnas
Durante mais de três séculos, de um extremo a outro da Europa, mulheres e homens acusados de feitiçaria confessavam ter se reunido no sabá, encontro noturno em que, na presença do diabo, celebravam-se banquetes, orgias sexuais, cerimonias antropofágicas, profanações de ritos cristãos. Nessas descrições, a maioria obtidas sobre tortura, hoje se tende a reconhecer o fruto das obsessões dos inquisidores e juízes

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Edy Marques 24/11/2013

Esse foi o primeiro livro que leio do Ginzburg.
Gostei demais, livro sensacional.
Através da leitura, pude mergulhar na mentalidade medieval a respeito do Sabá. O interessante desse livro, é que ele detalha os acontecimentos relacionados em diversas culturas e locais, onde os ritos e mitos são semelhantes.
Entendi como se deu o processo de formação do Sabá, que de início os intelectuais da igreja, diziam ser pura alucinação diabólica, depois passaram a acreditar nos fenômenos como se realmente fossem físicos.
viajei na leitura, mergulhei a fundo na mente das pessoas no medievo.
Outro ponto a destacar é como a igreja da época, satanizou a cultura dita "pagã", atitudes ridículas, onde a falta de respeito ao próximo e a sua cultura/religião predominou.
Um texto riquíssimo, bastante detalhado. Mas teve um ponto que eu não gostei, foi o fato de ter muitas notas e colocá-las no fim da página, tornando a leitura impossível, se a cada exposição e explicação dos fatos, o leitor parece pra ler as notas.
No mais, indico esse livro pra todos os amantes da História Medieval.