O Guardião do Graal

O Guardião do Graal Neilon Márcio

Resenhas - O GUARDIÃO DO GRAAL

Alexsander.Camargos 01/11/2014

Seguindo a trila de O Código Da Vinci
Ao ouvir sobre Sociedades secretas, conspiração religiosa, fatos históricos, alta tecnologia, Santo Graal você logo pensa no Código da Vinci certo? Então você precisa expandir seus horizontes. Em o Guardião do Graal o amazonense Neilon Marcio reúne tudo isso combinando uma narrativa simples e objetiva que nos impulsiona à leitura ininterrupta, devorando cada linha em busca do verdadeiro significado do Segredo do Santo Graal.

Ao contrario de Dan Brown Neilon não pauta seu livro pela critica ferrenha ao cristianismo ou a igreja católica, o que o colocaria na lista dos best-seller facilmente. Crenças religiosas são tratadas de forma natural, onde os personagens tem as mesmas duvidas que qualquer leitores. O grande diferencial do livro, motivo de aplausos ao meu ver, e o fato de ele não empurrar para o leitor pré interpretações ou crenças do autor valendo-se de fatos históricos distorcidos para comprova-las como fez Dan Brown.

A delimitação do enredo, a carga de informações tecnológicas atuais e a fuga do lugar comum ao falar sobre o Santo Graal propicia uma leitura agradável e rápida, ao final de cada capítulo você se vê avido por começar logo o próximo. Durante o desenrolar da história pontos como ambição desmedida, sangue frio, matemática, arte e numerologia são encadeados de forma quase mágica levando a obra ao mesmo patamar, ou ate mesmo a um degrau a cima, do tão badalado Código da Vinci.

Um dos pontos forte do enredo é a forma como o Segredo o Graal e tratado no livro, nada de Linhagem de Cristo ou o cálice da Ultima Ceia. Pensar no graal como o Sangue de Cristo e nas possibilidades que estudá-lo com as nossas mais modernas técnicas de analise de DNA é muito inovador e estimulante, alem de ser uma explicação mais aceitável para os ditos milhares feitos por essa relíquia no decorrer das historia.

Comparações entre o Segredo do Graal e o Código da Vinci são inevitáveis, eu prefiro recomendar a leitura do Segredo do Graal, quer pelo enredo envolvente e apaixonante, quer pelo fato de ser boa literatura produzida por um escritor brasileiro, quer pelo fato do Neilon ser muito gentil e atencioso com todo os seus leitores. O Segredo do Graal foi o melhor livro que li em 2010, recomendo a todos, principalmente para quem gosta de uma boa leitura.

Paulinha 19/06/2014

"Preparado para viver e aceitar os mistérios da vida." N. M
O livro conseguiu quebrar a revelia que eu tenho contra livros do segmento "DAN Bronw", no melhor estilo :igreja,segredos e investigações, demonstrou ser mais do que um triller , conseguiu passar a mensagem de quanto vulneravel ficamos quando perdemos um parente, como ficamos gananciosos ou até mesmo o quanto somos fieis a amizade ou ao um ideal. Com essa descrição das ações do ser humano nem preciso dizer que fiquei encantada com Abnader, Cisco e Pedro , sim! Pedro no final do segundo tempo conseguiu me conquistar.
Rico em informações sobre informatica e frases de efeito, terminei de ler o Quardião do Graal com vários grifos e a certeza que não devemos julgar o livro pela capa ou pelo resumo da historia. Afinal sempre existe um Pedro, Abnader ou Cisco para te surpreender.

"Preparado para viver e aceitar os mistérios da vida."

Valfloripa 27/01/2014

A busca.
É muito legal o universo da leitura, no primeiro momento pensei... Não vou começar ler esse livro agora somente depois de terminar a outra leitura, porém ao passar as primeiras páginas não conseguir pára de ler, gostei muito do "Prólogo" muito bem escrita à apresentação do tema que iremos encontrar no decorre da história e os diálogos apresentados nessas primeiras páginas chamaram muito a minha atenção...
O Pedro encontra-se num cenário de várias informações, estar iniciando uma jornada que até aquele momento fazia parte da sua vida, através de livros e histórias contadas ao longo da vida como pesquisador, mas agora Pedro estar no meio de uma maravilhosa aventura com direito a visitas rápidas de velhos amigos, enigmas, mistérios que no primeiro momento ficou um pouco confuso, pois quando estamos lendo uma cena que esta acontecendo no Brasil, à próxima página já encontra - se em Servilha-Espanha...
A história tomou um rumo incrível a narrativa ficou tão legal que a cada página lidar você tem um forte desejo de passar para outra para saber o que vai acontecer, o surgimento de Nataly foi um toque mágico, valorizando muito o papel da mulher...
O toque todo especial para descrever o final, foi de uma sutileza e profundidade da mesma maneira que escreveu o “Prólogo”, dando ao leitor “o gostinho” que poderemos ter uma continuação...

Luciane 06/10/2013

Livro de Neilon Márcio Batista da Silva, nascido no interior do Amazonas. A obra segue os passos de Dan Brown em O Código da Vinci, trazendo uma nova teoria para o mistério do Santo Graal.
O livro é bem fácil de ser lido, capítulos curtos e muita ação.
Gostei muito da leitura.
Recomendo que prestigiem mais um autor brasileiro.
Este livro é do Grupo Livro Viajante.

site: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Zuleide 15/09/2013

O livro é envolvente, com uma linguagem bem atual, leitura fácil e prazerosa. Associa a tecnologia, o mundo atual com um assunto antigo que até hoje intriga as mentes. Deixa várias indagações: o Graal existe? Quem são os atuais guardiões? Onde está escondido? Vale a pena se envolver nessa busca pela segurança do Graal.

Janaina Vieira - Escritora 21/04/2012

Um segredo que pode salvar a humanidade. Mas, será possível?
O tema central do livro, o Santo Graal, já foi bastante debatido, discutido e explorado pela literatura e pelo cinema. Contudo, sempre pode haver uma nova visão, ou interpretação dos fatos, capaz de trazer novas reflexões sobre o assunto.

Trata-se de uma trama de suspense, quase um policial — digamos —, que envolve religião, religiosidade, fé, fatos históricos, perseguição e coisas escondidas. O livro é recheado de cenas de suspense o tempo todo, causando sustos e ansiedade em muitos momentos.

Contudo, o mais inesperado é a revelação do mistério, ou seja, a questão que envolve o Santo Graal. O leitor pensa em tudo, em todas as possibilidades de compreender o que é e o que contém, de fato, o Santo Graal. Mas eu confesso que, quando cheguei ao final do livro, fui completamente surpreendida pela descoberta! Achei muito surpreendente e emocionante, principalmente pelo fato de não envolver algum tipo de riqueza material. A verdade, no romance, vai muito além disso e está ligada ao bem-estar da humanidade como um todo. Contudo, a pergunta que fica no ar é a seguinte: estará a humanidade pronta e será merecedora de receber tal presente?

Gostei muito livro e o recomendo, com certeza!

Bill 13/04/2012

História e tecnologia
Abnader, um homem misterioso dos EUA e presidente de uma grande empresa de softwares livres, através de um hacker contratado por ele, invadiu uma grande empresa de segurança e armazenamento de dados digitais na Espanha onde está armazenado algo muitíssimo valioso que pode destruir a fé cristã.

Pedro, um jovem historiador, auxiliado por uma bibliotecária, foi escolhido para proteger esse segredo.

Para atingir seu objetivo, Abnader contrata um assassino para matar o principal guardião desse segredo, o Grão-mestre de uma antiga ordem um cientista chileno chamado Cisco. Mas sem que seus algozes pudessem saber (ou evitar), mesmo morto, Cisco consegue transferir a Pedro sua missão de guardar o santo Graal. A partir daí Abnader e Pedro correm contra o tempo, onde um quer roubar o Graal e o outro quer protegê-lo.

Resumidamente, este é o enredo central da estória contada por Neilon Marcio Batista da Silva, um jovem e promissor escritor amazonense. Seu romance é aparentemente inspirado em Fortaleza Digital e O Código Da Vinci, ambos de Dan Brown. Neilon é um profundo conhecedor de TI (Tecnologia da Informação) e um profissional da área, sendo assim, muito de seu conhecimento em TI é utilizado em O Guardião do Graal, fornecendo um bom suporte ao enredo e tornando-o bem verossímil.

O livro tem uma boa dose de suspense e é difícil prever os acontecimentos, também tem alguma dose de emoção, que, mesmo pouca, é empregada de forma competente, principalmente no momento em que Pedro lembra-se de uma ocasião em que sua família morta surge em espírito pra ele.

O autor claramente defende uma visão Kardecista da vida espiritual, esse fato fica evidente no momento em que Pedro revê sua família, após a morte de seus entes queridos, e quando Cisco conversa com ele após ter sido assassinado. Convém ressaltar que isso não é demérito algum, afinal, todo autor tem o direito de descrever a realidade conforme seu próprio ponto de vista, aliás, todos os autores fazem isso.

O único ponto divergente, talvez, refere-se ao fato de que na estória o segredo do Graal pode destruir a fé cristã e provar a divindade de Cristo. Do modo como foi colocado, acredito que tal segredo (leia o livro para saber) de fato destruiria a fé cristã, mas não provaria divindade alguma, caso provasse, então a fé cristã não seria destruída, mas fortalecida.

É evidente que esta é uma obra de ficção, onde o objetivo do autor não é ofender a fé de alguém, mas, assim como o Dan Brown, apenas fez uso de um tema polêmico que rende, com certeza, muito assunto, onde qualquer pessoa com criatividade pode fazer boas histórias, assim como o Neilon fez.

Meu blog: http://pensadorlivre-bill.blogspot.com/

M. Scheibler 09/12/2011

Seguindo a linha de O CÓDIGO DA VINCI, de Dan Brown, o autor amazonense Neilon Marcio nos apresenta mais uma trama onde os personagens buscam um dos maiores enigmas da humanidade: o Santo Graal. Esse objeto, ou seja lá o que for, é motivo de buscas há séculos e, infelizmente, muita gente já morreu por causa disso. Não se sabe se é uma lenda ou algo verdadeiro, muito menos do que se trata exatamente, pois alguns dizem que é um objeto e outros afirmam que é algo espiritual.

A trama se passa no Brasil e na Espanha e envolve a tecnologia da informática, que é detalhada pelo autor, que possui formação na área. A capa já apresenta essa informação, pois apresenta códigos binários em toda sua extensão.

Assim como as obras de Dan Brown e de tantos outros que retratam o tema, O GUARDIÃO DO GRAAL mostra como a ambição humana é destrutiva, tanto para o caráter como para a vida das pessoas. Alguns não medem esforços para conseguir o que querem, nem que para isso seja necessário tirar a vida dos outros. As guerras com fundamento religioso marcaram nossa história, bem como coisas menores relacionadas a isso. Ao mesmo tempo que a fé mantém a ordem, ela é a causadora de tantas desgraças ao longo do tempo.

Livro recomendado para quem gosta de um thriller com muita informação histórica.

Lili 30/07/2011

Amei o livro O Guardião do Graal. Foi uma leitura rápida e que prendeu demais a minha atenção. Neilon escreve muito be. Seus capítulos são curtos (amo isso) e a ação é vertiginosa.
Pelo tema e por algumas passagens do livro citando Leonardo da Vinci, O Guardião do Graal me lembrou muito O Código da Vinci, de Dan Brown. Porém a inserção do mundo digital na história e o desenvolvimento desse tema foi muito bacana, deu um ar diferente à história.
Neilon misturou um tantinho de espiritualidade à ação da história e ficou bem interessante o resultado.
Recomendo muitíssimo a leitura deste livro, porque a história contém ação, suspense e tecnologia, resultando numa combinação que prende o leitor das primeiras páginas até o final, deixando um gostinho de quero mais, e na minha opinião, deve ter uma continuação, porque o autor deixou alguns pontos de interrogação!

Quero agradecer de coração à minha querida amiga Ana, por ter me emprestado o livro e parabenizar o Neilon pela bela história que escreveu. Certamente vou esperar mais livros dele!

Amanda 21/05/2011

A primeira coisa que me atraiu no livro foi o nome, isso porque adoro tudo que seja relacionado ao Graal, Sociedades Secretas, Cavaleiros Templários e por aí vai. E ao mesmo tempo fiquei bastante intrigada com a capa. Afinal, o que ela teria a ver com o tema do livro? E tudo isso me surpreendeu muito na história.

O livro de Neilon não traz a visão costumeira do que seria Graal ou mesmo a religiosa, pelo contrário, a história seria ainda mais diferente e eu diria, bem imaginativa. É claro que comparações com livros de outros autores relacionados ao mesmo tema são inevitáveis, mas acredite, esse é diferente.

O Guardião do Graal conta a história de Pedro, um cara que havia perdido a família há pouco tempo em um acidente e que agora não encontrava mais motivos para viver e já havia perdido a fé. Até que um dia um "amigo", Cisco, lhe envia um pedido de pesquisa sobre o Santo Graal. É a partir daí que a vida de Pedro muda radicalmente e ele se vê envolvido em um mundo de segredos guardados por séculos.

Mesmo não acreditando nas crenças de Cisco, Pedro vai em busca de desvendar os mistérios deixados por seu amigo. Ele vai contar com a ajuda de um bibliotecária, Nataly, bastante interessada em se envolver na sua busca.

Enquanto isso, em outro local, vamos acompanhando um grande vazamento em um banco de dados muito importante. Os técnicos tentam de várias maneiras descobrir o motivo do problema, mas nada parece razoável. E conhecemos também o desenrolar da história de um empresário, nada amigável ou honesto, que já foi companheiro de Cisco.

Confira o restante da resenha em: http://vicioemlivro.blogspot.com/2011/05/o-guardiao-do-graal.html

Claudio 13/05/2011

O guardião do Graal
Ótima obra.
Com este livro Neilon Marcio prova que para um livro se tornar o favorito de um leitor não prescisa ter sido escrito por mãos velhas e cansadas,tão pouco composto de estórias de dificil compreenção.
O Guardião do Graal é uma ótima estória,onde um simples homem sem grandes motivos para continuar sua busca é surpreendido por uma nova missão,e juntamente a uma perspicaz jovem,vão em busca da salvação da humanidade,em busca do DNA de cristo.
Livro de leitura simples e fácil,mas ao mesmo tempo de conteúdo.Durante todas as 365 páginas o leitor se delicia com os intrigantes mistérios,e com os vários núcleos do livro,deixando assim a leitura dinâmica.
Ao contrário do que muitos pensam,não e preciso ter grandes conhecimentos na área bíblica,ou a respeito do tema em questão,apenas é presciso de uma boa poltrona,e uma leve brisa para se deliciar com o que a mais nova literatura brasileira tem a oferecer.

Valfloripa 10/04/2011

A busca.

Josy 22/03/2011

Valorizando o Que é Nosso.
O livro traz uma mistura de descobertas genéticas, modernidade tecnológica, mensagens codificadas, religião, assassinatos. É uma estória envolvente, daquele tipo que não conseguimos parar de ler.

O autor desenvolveu a estória em meio a um tema que desperta muita curiosidade, levando-nos a levantar mais uma hipótese a respeito do Graal, mesmo tratando-se de ficção. Ele envolveu tecnologia com antiguidade, presente e passado. Mitos modernizados.

É descrita uma tragetória pela proteção da fé cristã que vem desde tenra data,onde vidas foram extintas.

Um tema sem a menor dúvida mais atual do que nos parece.

Leiam!
Escritores nacionais também dão frutos muito bons.

vasti souza 06/01/2011

Graal
Uma história envolvente do início ao fim, cheia de mistério e segredo.
Personagens inteligentes, espertos,vivendo um drama...Cada um com objetivos diferentes. Uns querem descobrir o graal e destrui-lo, outros querem se apossar dele em benefício próprio. A Pedro é dado a missão de proteger o graal para que a fé dos cristãos não seja abalada.
Diante da missão muda-se completamente a vida de Pedro e ele passa a contar com o apoio da Nataly, que além de ajudá-lo se apaixona por ele.
Enfim o livro é maravilhoso, bem criativo e vale a pena ler.

Ma_ah 19/12/2010

Indico
Esse livro me fez lembrar muito dos livros de Dan Brown, eventos parecidos, tudo ocorre quase que em um único dia, mortes misteriosas, enigmas, segredos e um romancezinho para não perder o brilho.
O autor escreve muito bem, suas palavras são bem colocadas e é minucioso nos detalhes. O trama, apesar de pouco criativo é bem elaborado e por vezes te prende na ânsia de saber o final. Um livro fácil de ler, vale a pena e indico.