Carta a um refém

Carta a um refém Antoine de Saint-Exupéry

Resenhas - Carta a um refém

Gabriely 26/08/2023

Já conhecia o autor por conta de "O Pequeno Príncipe", no entanto, não imaginava a existência desse livro. Gostei muitíssimo de conhecer mais a história de Saint-Exupéry, assim como dessa amizade que é retratada de forma belíssima.
Confesso que de início eu esperava outra coisa (algo mais forte, talvez), entretanto eu gostei do livro e principalmente da escrita. Além disso, de curiosidades, como a citada sobre os anarquistas (queria muito saber mais sobre o caso mas não achei) e como ele retrata Portugal, que até então eu não lembrava do contexto histórico durante a Segunda Guerra Mundial.
Recomendo a leitura, principalmente pelo fato dos aprendizados que se obtém em tão pouquíssimas páginas e pelas curiosidades.
É imensurável dizer o quanto aprecio esse autor e fiquei curiosa em relação a sua vida, querendo conhecer muito mais e talvez futuramente até mesmo lendo uma biografia.

Ju Ragni 17/12/2022

Eu só conhecia Saint-Exupery de O PEQUENO PRÍNCIPE, e quando um amigo indicou esse CARTA A UM REFÉM, me dizendo "você tem que ler esse livro", achei que merecia saber mais sobre esse escritor. Que bom que li... É só uma carta mesmo, que ele escreveu para um amigo muito querido, em circustâncias muito especiais: durante a segunda guerra, com a França invadida e esse amigo sendo um judeu que corria o risco de ser levado pelos nazistas... Talvez antevendo o destino do amigo, Saint-Exupery se refugia na infância do mesmo (que ele não conheceu, por sinal, essa é uma amizade de adultos). Talvez aqui esteja a grande inspiração do Pequeno Príncipe, uma amizade que marcou fundo na alma do autor. Depois da carta, há um posfácio e ainda uma cronologia, que contam bastante sobre a vida de Leon Worth e também de Exupery, que para mim foi muito prazeroso ler. Eu não conhecia nada da vida dele, a não ser que era piloto durante a segunda guerra, mas lendo esses dois adendos, a gente se surpreende com a quantidade de acidentes gravíssimos que ele sofreu e sempre que se recuperava, retomava sua carreira de voar... E voou muito mesmo, e nos fez voar também... Uma pessoa especial, eu adoraria tê-lo conhecido... Leiam o livro, vai fazer uma marquinha no coração de quem ler...

Regis 19/06/2022

Uma Carta Poderosa.
Carta a um refém de Antoine de Saint-Exupéry, é uma carta destinada a seu amigo Léon Werth, que nasceu como prefácio para um livro do mesmo, e também um relato sobre o sofrimento da França sob a ocupação alemã durante a Segunda Guerra Mundial.

Essa belíssima carta me fez chorar.

"Eles construíam castelos no ar. Eles se esforçavam para crer, atando-se ao passado ? como se nada tivesse começado, desde alguns meses, a ruir sobre a terra"

Ler uma declaração de amor a um amigo tão bonita e cheia de significados, me emocionou.
Imaginar Saint-Exupéry partindo da França com destino aos Estados Unidos, deixando para trás seu país ocupado pelos nazistas, tendo um amigo querido sendo um dos alvos desse regime, já é motivo de emoção, mas a forma poética da escrita e como ele descreve um momento feliz e despreocupado com seu melhor amigo Léon, mexe mais profundamente com quem lê.

"Um farol não mede o afastamento. Sua luz está presente nos olhos, simplesmente."

Li esse livreto pela indicação do Alex, e o agradeço muitíssimo por isso.
Ele é profundo, com uma escrita poética e poderosa que recomendo a todos.
DANILÃO1505 19/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Alex 19/06/2022minha estante
Ahhh que bacana. Fico muito feliz quando minhas indicações agradam. Esse é realmente um livreto incrível. Cheio dos valores e ensinamentos que se encontram no próprio Pequeno Príncipe.

Regis 19/06/2022minha estante
Foi perfeito Alex. Obrigada pela indicação. ?

Alex 04/06/2022

Uma das grandes obras de Exupery
Este é um dos três últimos trabalhos de Saint Exupéry. Nascido para ser apenas um prefácio, para um livro de seu amigo Leon Werth, é carta dedicada ao próprio Leon, que é refém, numa França tomada pelos alemães nazistas.

Curto, mas poderoso na profundidade de suas indagações e observações. Nesta dedicatória conseguimos ler um pouco sobre o pensamento profundamente humanista do autor. Trata de luto, de solidão, de ressignificação, de amizade, da guerra.

Não é a toa que O pequeno príncipe, seu último livro se tornou o romance mais lido do século XX. Pois o pequeno príncipe e sua amiga raposa compilaram o essencial das crenças, ideias e valores de Saint-Exupéry. Muitas delas presentes neste opúsculo.

Recomendo este livreto, ainda mais se já leu o Pequeno Príncipe. Já que no livro ficcional o autor define Leon (o destinatário desta carta) como ?melhor amigo que tenho no mundo?.

Anos após a morte de Exupéry, Leon escreveu:
?Ele foi o arcanjo entre céu e terra, no meio das estrelas, naquela noite em que, perdido no espaço, sem saber quais luzes eram da Terra, teve de escolher entre os planetas e errou o seu?.
Regis 04/06/2022minha estante
Que linda resenha, despertou muito a vontade de fazer essa leitura.

Alex 05/06/2022minha estante
Vale a leitura e em uma horinha você termina.

Regis 05/06/2022minha estante
Farei entre um livro e outro.
Adoro suas dicas. ?

Alex 05/06/2022minha estante

vasilisamorozko 07/12/2020

Não Gostei
“Podem me tomar como alvo quando faço questão de não me esconder? Quando estou tão vulnerável!”

#107 - Não conseguir sentir nada nesse livro, não sei se é porque eu não gosto do escritor e isso sei lá impediu que eu aproveitasse mais a história enfim, queria ler a muito tempo e no final achei uma perca de tempo.

Poli 03/08/2020

"Na escrita exupéryana o trivial tange o sublime"
O trecho acima, presente no posfácio da tradutora Mônica Cristina Corrêa, exprime bem o que sinto ao ler uma obra de Saint-Exupéry. O autor tem uma forma singela e poética de escrever, que me toca profundamente. Neste breve livreto conhecemos um pouquinho mais o amigo de Exupéry, Léon Werth, a quem ele dedica sua obra-prima O pequeno príncipe.

"Se sou diferente de ti, longe de te lesar, eu te acrescento".

Ana Paula 01/08/2020

"O essencial, na maioria das vezes, não tem peso. O essencial aqui, aparentemente, não passou de um sorriso. Um sorriso é frequentemente o essencial. Somos pagos com um sorriso. Somos recompensados por um sorriso. Somos animados por um sorriso. E a qualidade de um sorriso pode fazer com que a gente morra."
Antoine de Saint-Exupéry escreveu essa carta em 1942 a Léon Werth que se tornou refém na França e originariamente esse texto era para ser o prefacio do livro escrito pelo amigo.
É genuíno, profundo e belo. Percebe-se traços da Obra "O Pequeno Príncipe" nessa carta, e lendo a cronologia da vida do piloto poeta, vi o quanto ele valorizava seus amigos e o quanto foram importantes para ele.

Bruno N. 26/02/2020

Carta a um Refém
Uma carta sincera sobre os degredos causados pela guerra a vida humana. As perdas e as lembranças. Uma carta que fala sobre a amizade e a importância. Nesta carta também é vislumbrado passagens de O Pequeno Príncipe. Uma carta possível de ler rapidamente e perceber a sinceridade de Exupéry com todas as coisas a sua volta.