Almas insones

Almas insones J. Brandão

Resenhas - Almas insones

Bianca Vieira 12/08/2020

Sensível e reconfortante!
Acho que nunca saberemos o tamanho exato de cada vazio... A dimensão, a intensidade e quem dirá a profundidade de cada ferida que a vida nos traz.

Mas uma coisa é certa: quando compartilhada, essa dor diminui.

"E eu construí um mar ao redor dessas palavras. Ela trazia os barcos para que eu viajasse"

A protagonista, orfã dos pais e indecifravelmente perdida entre seus versos, traumas e rabiscos, encontra em Katrina, uma nova amiga, cativante por sua estranheza e sensibilidade, a chance de partilhar as dores e questões que só alguém com certa sensibilidade amena entenderia.

É um livro pra se sentir acolhido... A escrita é rica em um vocabulário que nos cativa a cada página.

E, mais que tudo: é uma chance de recomeçar, como uma mão amiga que se estende para que a dor se esvaie e suma... É um livro que eu recomendo de verdade!

Que nunca faltem livros 30/06/2020

"Almas insones" é um livro com narrativa bastante poética e sensível. Você precisa chegar ao final para entender todo o enredo que, em boa parte da narrativa, são duas personagens dialogando: uma sem identidade e outra chamada Katrina que, percebemos, parece ser a voz da razão, aquela que ajuda a outra a seguir em frente e enfrentar o luto da perda dos pais.
O enredo te desperta curiosidade de saber o que aconteceu com as personagens, quem é aquela "sem identidade", o porquê do luto e se elas conseguem superá-lo.
Achei a história bastante inteligente e instigante. Eu tive diversos momentos de "E o quê???" e "Mas como?". E muitas outras dúvidas surgem durante a leitura. A resposta para todas as nossas perguntas está, definitivamente, no encerramento BRILHANTE do enredo.

Confesso que para mim a leitura não foi muito fluída no começo e eu precisei voltar em algumas partes para entender qual fala era de qual personagem. Não são apresentados muitos detalhes sobre tempo, espaço e características dos personagens como os livros que estou acostumada a ler. Porém, com o tempo, a leitura foi pegando ritmo e eu me vi totalmente imersa na história.
Parabéns a J. Brandão pela criatividade e ideia genial. Acabei o livro e fiquei boquiaberta ao descobrir a identidade da personagem que mencionei anteriormente. Eu dou 4 estrelas e recomendo "Almas insones" porque apesar de no começo eu ter travado um pouco, depois eu consegui engatar a leitura e vi que além de o livro ser curtinho e rápido de ler, eu gostei de verdade do enredo.
Separei alguns trechos que eu gostei muito e que também demonstram a sensibilidade do livro:
"Eu começava sem muito entusiasmo e ela dizia, ânimo. Eu desistia e ela dizia, a seu tempo."
"No fundo, é tolice pensar que todos são empáticos. Precisam calçar os seus sapatos e andar no seu caminho para se familiarizar com a sua sina, isso pode ser exaustivo."
"Ao contrário do que se pode pensar, negar uma tragédia não anula sua existência."

Aparecida71 25/05/2020

Forte e surpreendente
A histo?ria e? narrada em primeira pessoa, mais seu nome na?o nos e? revelado, e vemos como ela passa por um luto, ou ao menos tenta passar, pela pior forma possi?vel, para ser mais exata.
Confesso que foi difi?cil essa leitura, pois o tema principal e? muito forte. A depressa?o e? algo forte, e na?o uma frescura, como alguns acham, e nossa protagonista tenta suportar tudo escrevendo e lendo, que e? o que ela mais gosta de fazer. Teve uma grande ajuda da sua nova, melhor e u?nica amiga, a Katrina.
Uma histo?ria muito linda, forte, de superac?a?o, luta interna, como temos que ajudar pessoas que esta?o passando por isso, o que fazer, o que na?o fazer ou dizer. Gostei muito e o final realmente me surpreendeu. Uma leitura que vale muito a pena.

Mila 17/04/2020

Sem palavras
Quantas armaguras guardamos ao longo da nossa vida? Quantos traumas não superados não cultivamos? Quantas feridas mal saradas não mantemos em nossas vidas?

Todos nós, ao longo dos nossos dias, vamos sendo bombardeados e atacados, cada vez mais. Isso já nos é comum. O que importa mesmo é como reagimos a tudo isso?

Essa história realmente me tocou, não somente pela forma poética em que foi escrita, mas pelas personagens que parecem tão similares em suas perdas e, ao mesmo tempo, tão diferentes em suas formas de reagir.

Ao longo desse livro, nos simpatizamos com a dor e a perda da personagem principal, a qual sequer sabemos seu nome. Mas não é necessário. Somente por suas perdas conseguimos nos conectar à ela. Afinal, todos nós temos nossas cicatrizes?

Eu adorei a forma como a autora montou toda a estrutura de uma forma quase teatral, dramática demais. Mas sem qualquer exagero. Me apaixonei pelas personagens e pelas reflexões que elas evocavam em mim.

E o final... ah o final! Esse foi de nos deixar sem palavras. Sem chão! Me surpreendeu e tenho certeza que também irá surpreendê-los.

site: https://bit.ly/34Hcjs4

@leitoradassombras 29/03/2020

Profundo.
Não consigo por em palavras meus sentimentos pós esse livro. Me doeu profundamente. Nunca me identifiquei tanto com uma protagonista como me identifiquei nesse livro. Parecia que o livro conversava comigo. Me fez perceber coisas em mim que me doíam e me atingiam que eu não fazia ideia, que eu escondia de mim mesma. Fora que o livro inteiro exala poesia. É lindo. É profundo. É tocante. ???

Suuh | @leitora.ansiosa 18/03/2020

Sensível e poético.
De maneira bem sensível e poética, a autora nos apresenta a protagonista dessa história. De início não sabemos seu nome e passamos a conviver com uma personagem triste, cheia de traumas por conta de um episódio conturbado em sua vida e que, por isso, acaba se entregando ao luto.

Um belo dia, nossa protagonista conhece Katrina, uma jovem que também sabe bem o que é se sentir perdida após a morte de alguém que amamos muito. Mas Katrina prefere superar o luto e seguir em frente.

Assim, Katrina passa a aconselhar sua mais nova amiga, tentando tirá-la do luto, fazendo com que ela volte a ter vida social, a recomeçar. Ao final da história temos uma grande descoberta que envolve Katrina, esse foi o plot twist que o livro precisava para me impressionar, porque, até então, eu não estava muito impressionada com a trama. Mas no final deu tudo certo, algumas coisas fizeram sentido e deixaram a história, como um todo, bem interessante.

site: https://www.instagram.com/p/B95LN1-D1qk/?utm_source=ig_web_copy_link

Let 10/02/2020

Sensível e realista.
Conheci o livro através de uma parceria com a autora, e meu deus, que livro incrível!
Almas Insones, apesar do tema sensível, é uma leitura rápida e fluida.
A narrativa do livro se estabelece entre os pensamentos da narradora, que não é nomeada, e seus diálogos com a amiga e confidente Katrina. Enquanto a narradora mostra-se apática, perdida e até diria, depressiva; Katrina é mais provocadora, tentando tirar a amiga de sua zona de conforto.

Confesso que foi um pouco difícil para mim esse livro, porque me identifiquei muito com a atual situação da narradora. Essa vontade de permanecer no luto, de não saber se quer e como sair. O sentimento de ter fracassado e as incertezas. A apatia e a depressão. A vontade se isolar. É um sentimento incômodo perceber que você poderia ela, como se a autora tivesse expondo ali seus sentimentos.

Mas, é essa visão e cruel da realidade que torna o livro tão especial e tão importante de ser lido. Muitas pessoas ainda não levam a sério a depressão, mesmo sendo um assunto tão debatido hoje em dia. Ou, simplesmente, não entendem. Acredito que esse livro deveria ser leitura obrigatória especialmente para essas pessoas. E talvez, compreendendo, elas possam ser uma Katrina na vida de alguém.
Sem dar spoilers, mas que final!

site: @bibliotecadaleticia

Fran 17/01/2020

IG @rassumido
A protagonista está passando por um momento de luto, onde incertezas batem à sua porta. Desde que era criança, teve que lidar com isso, mas com a ajuda de Katrina, ela tenta superar.
Ela gostava de isolamento e tentava não se apegar a ninguém com medo da perda, com exceção da melhor amiga que lhe mostrava as melhores coisas da vida e a incentivava a continuar.
Confesso que de início não estava entendendo a história, mas fiquei tão curiosa para descobrir mais da personagem principal que fui até o fim. Acreditem quando digo que fiquei muito surpresa e satisfeita como as coisas foram fluindo. Katrina é uma pessoa fantástica, que só quer o bem da nossa mocinha.
A diagramação do e-book também ajudou bastante, a autora é tão profunda em suas palavras que cheguei a achar que ela estava me descrevendo por completo. O enredo é maravilhoso e surpreendente. Só fiquei aqui com vontade de ler mais da história e saber o que aconteceu depois daquela ligação.

Fernanda @cantinhodosleitores 21/11/2019

Resenha do ig @cantinhodosleitores
"Passávamos horas assim, quietas. Havia muito a ser dito. Mas eu, fragmentada que estava, não conseguia projetar-me."

Uma mulher que, após largar a sua faculdade, seu emprego e a casa de sua família para morar sozinha, não sabe que caminho trilhar em seguida ou não vê mais motivações para criar planos. Katrina entra em sua vida como sua única amiga, e tenta ajudar nossa protagonista, que não nos é revelado o nome, em tudo, mostrando também os traumas do seu passado. De um lado a esperança, do outro o sofrimento, quem será o mais forte?

Uma história forte, onde encontramos diálogos profundos, que nos leva a refletir sobre a vida. Duas personagens com traumas passados que tentam recuperar as suas forças para continuar. Um final de tirar o fôlego, onde você descobre quem realmente é a nossa protagonista. Uma leitura rápida, que te prende e só te larga quando tudo termina.

site: https://www.instagram.com/p/B24hdYsFPPr/

oliria.mendesgimenes 15/11/2019

Um tema ácido, mas necessário
Almas Insones, da escritora independente J.Brandão, foi lançado neste ano de 2019. A autora e eu firmamos parceria, e foi por meio dela que tive a oportunidade dessa leitura. Uma leitura fluida, rápida, pois tem 63 páginas, mas com profundidade. A narradora nos leva a refletir sobre a temática (re) tratada na história de tal forma que, após o término da leitura eu fiquei de boa entreaberta a pensar sobre o assunto, relacionando-o com a minha história de vida e o meu momento atual.

A morte dos seus pais na infância a fragmentou. Ela sobreviveu aos anos, mas agora, Katrina, uma nova amiga, poderá ajudá-la a entender tudo pelo que passou e superar. Mas como superar algo assim? Uma visão sensível e cruel da vida. Uma salvação.

A narrativa conta com duas personagens principais: uma não nomeada e a Katrina. Ambas são amigas e confidentes. A narradora personagem, não nomeada, me causou desconforto, sendo que no tempo e espaço da narrativa ela estava predestinada a morrer, devido a todos os acontecimentos trágicos em sua vida. Porém, a amiga Katrina a resgata para a vida, por meio de conversas que a levam a refletir sobre mudanças acerca da sua vida e a postura em relação a ela. Pessoal, não posso dizer mais nada, apesar de quase entregar o ouro. Vocês terão que adquirir o livro e ler até o final.

A obra carrega em si um tema ácido, porém necessário a guisa das discussões nos grupos que frequentamos. A depressão, que para alguns é inexistente e, para tantos, uma doença crônica, a maneira como ela foi engendrada na narrativa, nos leva a querer fazer o papel de Katrina perante aqueles entes que estão acometidos por ela. E por que não tentar ser uma Katrina na vida de alguém? Se dê uma chance!

site: https://www.instagram.com/oliriagimenes/

Jhoy - @sabedoriaentrelivros 15/11/2019

" Não é ser auto suficiente, é não depender emocionalmente de ninguém."
Profundo, reflexivo, escrito em primeira pessoa com narrador personagem, abordando o cotidiano de uma pessoa deprimida, presa em uma bolha com receio do futuro, acompanhamos sua história e as mudanças no seu comportamento. Um livro chocante, com um final surpreendente, que nos leva a um caminho e depois de percorremos notamos que o caminho nunca existiu. Leitura fluída, poetizada, com vocabulário acessível e um cenário simples de fácil imaginação. O tipo de leitura que ao final você fica de boca aberta, um verdadeiro "QUÊ?".

Verônica 12/11/2019

Esse é o segundo livro da J. Brandão que leio. E o que posso dizer, é que, os finais dela são sempre inesperados.

site: @escritosdeumaleitora

Thalita @desabafoliterarioo 30/10/2019

Almas insones conta a história de duas amigas que vivem juntas. Uma que não tem o nome revelado, que perdeu dois entes queridos e sua amiga, Katrina. As conversas das duas amigas ocorre na maior parte do tempo na casa ondem vivem.

Katrina vive dando conselhos a Ela(vou chamar a personagem assim) para sair da sua zona de conforto, pedindo para a amiga socializar mais, conhecer mais o mundo. Enquanto Ela rabisca pequenos textos com altas reflexões, afirmações e questionamentos.

"Amamos com intensidade porque sabemos que a vida acaba. Valorizamos relações e pessoas porque não as teremos para sempre. Mas se as tivéssemos por tanto tempo e sem chance de perda é provável que nos cansaríamos delas."

Foi uma leitura leve e rápida. Não é o gênero que leio muito, mas as vezes é bom sair da zona de conforto, né? Ainda bem que sair! Acabei gostei muito do livro. Almas insones trás muitas reflexões sobre a vida e nossas atitudes.

O livro tem 60 páginas, é muito rápido a leitura. O que tem de rápido tem de profundo. Obrigada @autora_jbrandao por me convidar para resenhar o livro

Agora convido você para ler esse livro lindo