Sangue

Sangue Les Martin

Resenhas - Arquivo X - 7 Sangue

Luciano @cubomatematica 09/07/2023

Dou o braço a torcer, é melhor que o episódio de TV!
Sou fã de arquivo X, já vi os mais de 250 episódios de cabo a rabo pelo menos 2 vezes, fora muitas outras vezes que certos episódios eram reprisados as sextas-feiras na TV Record (tv a cabo era luxo naquela época), ou que gravei em vhs e via sempre que possível para ocupar as noites tediosas de um típico estudante de cidade do interior na década de 90 e antes de existir internet no Brasil. Confesso que tinha preconceito quanto estas novelizações que saíram nas bancas de jornais junto da revista Caras em 1998. Revista Caras era o Mac Lanche Feliz da banca de jornal (comprávamos por causa do brinde porque o lanche, no caso, a revista era uma porcaria).
Tinha o livro largado aqui em casa a pelos menos a 25 anos e nunca tomei coragem para ler. Já tinha até colocado para trocar no skoob há alguns anos e ninguém demonstrou interesse. Até que pediram o livro. Como ele é curtinho acabei pegando para ler antes de envia-lo.
Achava que livro ia ser uma adaptação feita de qualquer jeito, só como caça-níquel e me enganei completamente. O novelização é muito bem feita e superior ao roteiro do episódio. Ela foi feita com base no roteiro feito por Glen Morgan E James Wong. Estes, para quem não conhece, são alguns dos principais retoristas desta série de TV e responsáveis em grande parte pelo sucesso da mesma. Quem ficou a cargo da adaptação é um autor desconhecido para mim chamado Les Martim, mas que despertou o interesse em ler os outros livros da série que ele romanceou.
O roteiro em que é baseado o livro contém quase todos os elementos que fazem de Arquivo X um sucesso: uma história com elementos fantásticos mas que o roteiro consegue tornar totalmente verosímil; diálogos inteligentes; discussões sobre fatos científicos; suspense; conspirações; e manipulações do governo. Neste roteiro só não temos o elemento alienígena.
A novelização consegue aparar as arestas do roteiro, detalhes mais abaixo, melhorando os pontos problemáticos. Além disso, o autor adiciona uma camada colocando os sentimentos e pensamentos dos personagens, o que melhora em muito a experiência. E o que é melhor, sem deixar "barrigas" no livro.
Comparando o novelização com o roteiro com o episódio:
O episódio Sangue é o 3o episódio da 2a temporada da série. É importante saber que nesta época Arquivo X ainda era uma série de baixo orçamento para os padrões americanos que era usada como tapa buraco na programação do canal Fox. Mesmo que alguns episódios pareçam meio "toscos" em se falando de produção, o mesmo não ocorre com os roteiros que sempre foram o forte da série. Neste quesito o livro ganha fácil por ser a nossa imaginação a gerar a imagens em nossa cabeça. Além disso, o autor aproveita o livro para melhorar certas escolhas de roteiro que não favorecem o episódio, quer por questão de dinheiro, quer pelo fato da atriz Gillian Anderson quase não aparecer no episódio. Isso ocorreu porque ela estava nesta época grávida e os roteiristas fizeram muita ginástica para que ela só aparecesse na tela de forma que não mostrasse o barrigão.
Curiosidades:
O ator principal do episódio é William Sanderson, ele apesar de não ser muito conhecido ele fez um papel importante no filme Blade Runner.

Dan 11/05/2023

Fico impressionado que um livro de 1997 consiga citar tantas coisas que na época era considerado "ficção " na qual hoje em dia já realidade.Exemplo disso é engenharia genética com animais para controle biótico, que na época pouco se falava . Depois de ler 7 livros dessa série fico me perguntando o quanto de "real" pode ser retirado deles. Apesar de na série eles falam baseado em fatos reais .

Ana 25/04/2022

Mais um "episódio" de xfiles que foi bom ler. Acho daora ficar relembrando as cenas enquanto tô lendo, não me sinto tão memória fraca rs

Ocelo.Moreira 23/07/2018

SANGUINÁRIOS ASSASSINOS
Uma das principais modificações que as novelizações sofreram com relação aos episódios da série foram mudanças sutis, pequenos cortes envolvendo censura e alterações na mitologia dos personagens. Nos Estados Unidos essa coleção de novelizações foi publicada voltada ao público infanto-juvenil, de modo que as descrições de violência são bem mais brandas e comedidas. Sangue tem uma das premissas mais interessantes, pessoas normais se transformam em sanguinários assassinos após serem bombardeadas por mensagens luminosas, em seus aparelhos domésticos, incitando-as a matar. Essa é a novelização do episódio (S2E3) Blood.

Laura 18/08/2016

Legal
É uma história bem interessante e diferente. Ele conta a história de pessoas que se tornam violentas por causa de mensagens que aparecem em aparelhos eletrônicos.

Inlectus 18/03/2014

Bom.
Como todos os livros dessa coleção, é divertido.