Marcel Proust

Marcel Proust Marcel Proust

Resenhas - Marcel Proust

Matheus Nunes 09/08/2016

Uma Biografia digna de seu biografado.
George D. Painter escreveu uma biografia incrível sobre um dos maiores escritores francês de uma forma fiel e autentica, citando sempre suas fontes e mostrando a sua transparência como biografo. Quando o jornalista Tatata Pimentel chamou esta obra de Monumental e Definitiva ele não estava brincando ou expressando um mero elogio. Tenho 90% de certeza de que todos os outros livros que falam sobre Proust devem MUITO ao biografo, uma pena que não receba credito algum, nem uma mera citação no livro do filosofo Alain De Botton, ou no documentário supérfluo como é 'Une vie d'écrivain' de 1992. (Isso para não mencionar o livro 'Marcel Proust: A Life' do PLAGIADOR William C. Carter e outra biografia de mesmo nome, do escritor Jean-Yves Tadie...)

O Trabalho de Painter é quase arqueológico, em suas buscas por cartas, entrevistas e relatos fieis ou meras lembranças de quem conheceu ou conviveu com Marcel Proust. Como foi descrito em 2005 pelo jornal britânico The Guardian, essa não é só uma biografia, "é um retrato da aristocracia francesa, cujo o declínio foi um dos temas centrais do biografado." Dei 5 estrelas apenas porque esse é o máximo que o site permite atualmente, pois está obra de arte merece 10.

Elogios a parte, me faltam palavras para descrever Proust, assim como me faltam palavras para explicar sua obra que ainda se estenderá por anos no decorrer do Tempo.

Guida 21/05/2011

Mais que perfeito!
Perfeito! Biografia de primeira sobre o escritor francês Marcel Proust. Este livro de George D. Painter narra com detalhes a vida e a intimidade do grande autor. Uma das melhores obas que li sobre a vida privada de Proust.