Minha Guerra Particular

Minha Guerra Particular Masuda Sultan

Resenhas - Minha Guerra Particular

Jess 26/01/2023

Um livro muito tocante e inspirador. Como mulher, me sinto péssima em saber que tantas outras ainda vivem tamanhas injustiças. Sempre lembro da frase de Audrey Lorde que diz: não serei livre enquanto outras não forem.

Fernanda 22/08/2021

Olhos do mundo sobre o Afeganistão
O mundo volta novamente os olhos para o Afeganistão por causa da mais recente crise política e humanitária. Alguns livros nos ajudam a entender melhor sobre a História e cultura desse país tão marcado por conflitos.

Minha Guerra Particular é a autobiografia de Masuda Sultan, uma mulher afegã que vive nos EUA e tenta lidar com as diferenças culturais entre os dois países. Torna-se uma militante pelos direitos das mulheres afegãs no mundo inteiro, sendo a voz das que foram caladas pela opressão.

O relato da autora é muito rico em informações sobre a sociedade e a cultura do Afeganistão, tornando-se uma ótima fonte de informações a respeito do Oriente Médio e da vida das mulheres numa cultura extremamente patriarcal.
Li há alguns anos.
CPF1964 23/08/2021minha estante
Tema relevante, importante e atual.

Fernanda 23/08/2021minha estante
Estou procurando entre os livros lidos os que são ambientados no Oriente Médio. Li vários, mas de alguns não lembro bem porque foram leituras mais antigas.

CPF1964 23/08/2021minha estante
Sol, Pipa, Montanhas todos do mesmo autor.

Isso! Li todos rsrsrs

CPF1964 23/08/2021minha estante
O que você ainda não leu ? Até a carta do Pero Vaz Caminha você leu....

Rsrsrsrs

Débora 08/01/2020

Do relato ao ativismo
O livro começa sendo um relato pessoal, de uma mulher afegã, sobre a sua cultura natal e a experiência vivendo nela. Mais tarde passa a ser um "porta voz" do feminismo e da luta das mulheres afegãs por seus direitos.

Ele sensibiliza bastante sobre como sofrem as muçulmanas e faz refletir sobre o respeito a outras culturas e religiões.

Masuda Sultan tem a escrita objetiva e organizada, fazendo a leitura fluir.

Assistir ao videodocumentário que o livro descreve o seu processo de produção é muito interessante. Vou deixar o link nos comentários para quem tenha interesse em assistir.

site: https://www.snagfilms.com/films/title/afghanistan_from_ground_zero_to_ground_zero

Carol 03/11/2017

Mudança de percepção
Um livro de memórias que trouxe mudanças significativas na minha percepção sobre as mulheres afegãs (e também muçulmanas). A escrita de Masuda Sultan é leve, prendendo minha atenção à leitura.

O relato da autora sobre sua vida e suas viagens ao Afeganistão amplia o horizonte de quem quer conhecer um pouco mais sobre a cultura e a história afegã. Vale muito a leitura, para diminuir o preconceito religioso, o ódio que tanto tem se propagado contra as diferenças religiosas.