Ring

Ring Koji Suzuki

Resenhas - Ring

Pati 28/09/2023

Muito bom!
Uma leitura interessante para quem gosta do filme.
Fiquei pensando como o livro iria descrever o vídeo amaldiçoado , e ele fez de uma forma muito legal! As imagens ficam muito claras na mente, cheias de enigmas intrigantes.
Outra coisa interessante é que o livro foca bem na parte investigativa, o terror e o sobrenatural são quase um segundo plano. É emocionante acompanhar a corrida dos protagonistas contra o tempo em busca de um modo de quebrar a maldição.

Adorei, vou estar comprando a cópia física.

O Tolo de Amarelo 06/03/2023

A maior monstruosidade Feminina do Mundo
As estrelas que dei como nota valem para a mitologia da Sadako somente. O livro em si carrega uma qualidade um tanto duvidosa.

A começar por seus personagens, que são péssimos. O protagonista é terrível de chato e antipático e não move a bunda nem que a vida dependesse disso (o que é literalmente o que acontece). Não fosse seu amigo Ryuji, o protagonista não duraria nem mesmo um capítulo. Mas não é uma amizade como Sam e Frodo. O Ryuji fez coisas terríveis e tem uma visão sombria e amarga do mundo.

E se você está esperando momentos arrepiantes, pode esquecer. O foco é na investigação da Sadako e vão destrinchar cada história dela aos poucos. Não é exatamente ruim, tem seus momentos quando uma ponta do mistério é solucionada de maneira surpreendente, só não espere mortes arrepiantes ou coisa do tipo.

Como é uma escrita simples o livro gera uma fluidez incrível. O autor sempre insere a quantidade certa de detalhes e move o enredo com desenvoltura. É um dos pontos fortes do livro.

E, claro, temos a Sadako. Sua história, seus poderes, seu jeito de ser, sua obsessão, seus desejos... Enfim, toda ela. É muito maior do que se imagina, de cair o queixo e te fazer gritar de surpresa. Completamente diferente de todas essas coisas bobas que você vê por aí - tal pessoa morreu e retornou na forma de espírito maligno pra se vingar, boooh - a todo momento.

É extremamente criativo e surpreendente e faz entender a razão pela qual a Sadako é há tantos anos a maior entidade de horror da ficção, aquela que gerou todas as cópias - clichês ou não - que temos no cinema.

Pedro 23/09/2021

7 dias
Embora eu tenha demorado bem mais que isso, a leitura desse livro poderia facilmente ser feita nesse curto espaço de tempo: 7 dias.
Fluído, intrigante e misterioso do começo ao fim, nem mesmo a barreira de ser em outra idioma (inglês) afetou a experiência única dessa leitura.
O remake americano despontou como um dos meus filmes favoritos desde a primeira vez em que vi e ele com certeza faz jus a narrativa apresentada nesse ótimo livro, ainda que a atmosfera essencialmente cultural do Japão seja impossível de traduzir em qualquer adaptação que não ocorra lá mesmo.
Em uma alusão ao próprio livro, meu conselho de leitor é: leiam, compartilhem suas experiências e indiquem a outros leitores... Levem a complexa história de Sadako ao mundo!

marceloboemeke 28/04/2021

Uma face inexplorada do horror
Quando assisti pela primeira vez "O Chamado", na versão original japonesa, eu percebi que ainda havia muito a ser explorado no gênero do horror, e que 99% do que nós produzimos aqui, no Ocidente, é um rabisco perto do que os japoneses estavam produzindo do lado de lá. Assim que eu descobri que o filme era adaptação de um livro, a vontade de ler o dito cujo veio com força. Eu passei meses "namorando" ele na Amazon, por causa do preço, até que tomei coragem e comprei.
A minha experiência com Ring (apesar do título da edição ser Rings, este é o nome original) foi a melhor possível. Não é um livro que se esforça pra te assustar, pra te fazer olhar debaixo da cama. Sadako não é uma "vilã" que você vai ter medo de encontrar no espelho do banheiro. Arrisco dizer que é uma obra com uma profundidade insondável, que usa o horror como linguagem pra propor análises complexas de assuntos dos mais diversos. Falando assim parece maçante, não é? Eu juro que é o oposto!
Ring é um livro de leitura fácil e fluída (mesmo para quem tem pouco conhecimento do inglês). Não existe um único capítulo arrastado ali dentro, a linguagem é simples e objetiva, as descrições se limitam ao mínimo necessário para a compreensão e alguns detalhes estrategicamente posicionados para incentivar a ambientação. As análises de que falei se dão gradualmente, conforme vamos descobrindo (junto com o protagonista) a natureza dessa "maldição". A reflexão é construída pouco a pouco.
Mesmo tendo visto o filme (que é bem diferente em muitos aspectos), foi uma experiência pra lá de satisfatória! Obrigado, meu Eu do passado, por ter comprado os dois livros seguintes no mesmo pedido da Amazon!
Se estiverem em dúvida sobre o investimento, como eu estava, confiem em mim: Comprem! Vai valer cada centavo.
Agora é a sua vez de fazer uma resenha desse livro maravilhoso ;)