O Diário de Nisha

O Diário de Nisha Veera Hiranandani

Resenhas - O Diário de Nisha

Whellen 11/04/2024

Nisha e Amil
O Diário de Nisha é mais um livro que leio esse ano no qual uma guerra é narrada pela lente de uma criança. Triste, brutal e necessário.
Aqui narra a história sobre a divisão da Índia, entre Índia e Paquistão, a divisão entre hindus e muçulmanos.
Nisha e seu irmão gêmeo Amil são os dois, porque o pai é hindu e a mãe era muçulmana, mas morreu no parto, então eles seguem o pai, mas em seus corações carregam a mãe. A travessia deles é difícil, eles precisam recomeçar.
Um livro necessário que mostra a intolerância religiosa.

Carol.Camargo 27/03/2024

Tocante
Ver através dos olhos da personagem principal me permitiu um ponto de vista diferente de como a guerra ou conflitos podem impactar a vida das pessoas, em tantos graus diferentes. Vale a pena a leitura

Paula.Hirano 09/03/2024

E que diário....
Nisha é uma garota de 12 anos, indiana, que relata sua experiência de migração na época da divisão da Índia após a independência da Inglaterra.
Cenas fortes serão retratadas ao final do livro, de uma guerra que até hoje tem sinais, da intolerância religiosa.

Trás um pouco da cultura indiana na alimentação, e de como foi esse período de conflitos e separações.

Não tem como não se compadecer com essa menina, mesmo não sendo uma leitura infantil, a personagem nos faz lembrar das dores de uma criança.

Jeronimon 16/02/2024

Minha maior surpresa literária até aqui
Querido Skoob

Quando terminei O Mar de Monstros eu estava pronto pra continuar a saga de Percy Jackson, mas aí minha namorada entrou com outra sugestão, O Diário de Nisha.
Pra mim foi uma mudança muito brusca, pois eu saí de fantasia para drama em questão de um dia (já que tenho que ler todos os dias no nosso desafio literário), mas com o passar do tempo eu acabei ganhando familiaridade com a obra.
As personagens têm grande influência nessa leitura, Nisha te ganha pela inocência e ingenuidade de uma criança que está vendo seu mundo mudar tentando entender o porquê das coisas enquanto seu cotidiano vai mudando aos poucos e sua família vai junto.
É uma história com uma carga dramática muito boa e com um vislumbre da realidade na qual a autora te insere como se você voltasse no tempo da partição pra imaginar 0,5% do que o povo viveu.
Uma surpresa boa que ganhou meu coração pelo diário de uma doce criança indiana.

Com amor, Gabriel
darci jones and the six 17/02/2024minha estante
?????? isso foi fofo ?

Jeronimon 18/02/2024minha estante
???

lau ! 11/02/2024

É tocante, triste e faz ficar um quentinho no coração. Muito bom ler um pouco mais sobre a cultura indiana e como as pessoas se comportavam durante a separação de India e Paquistão.

Nadia 16/01/2024

Nisha você é corajosa!
Muito comovente acompanhar o drama de Nisha e sua família ao ter que abandonar sua casa e toda referência de lar, e ir em busca de um novo recomeço sem a certeza de que estarão vivos até lá.

Bete Valença 11/01/2024

Vale demais
Contado através de cartas escritas por uma doce (e calada) garota de 12 anos para sua mãe falecida no parto.

Nisha narra a trajetória de sua família durante a independência da Índia do governo inglês, e sua partição em 1947, que dividiu o território em duas repúblicas, a Índia e o Paquistão.

A família de Nisha é obrigada a partir de sua terra natal em busca de um novo lar, já que o país em que vivem, torna- se agora o Paquistão (de maioria muçulmana). Seu pai (hindu) considera perigosa a permanência deles ali, e eles saem em uma difícil jornada atravessando a fronteira, enfrentando conflitos e violências entre muçulmanos e hindus.

"Estima-se que mais de catorze milhões de pessoas atravessaram as fronteiras e que pelo menos um milhão morreu durante essa movimentação (...) Uma das maiores migrações em massa da história."

Vale demais a leitura.
Destaque para a edição linda da darksidebooks em capa dura e corte estampado.

debora 10/01/2024

Sensível e impactante
O diário de Nisha traz o relato sobre a divisão da Índia em 1947, separando hindus e muçulmanos em dois países.
Os textos escritos por Nisha em seu diário nos colocam diante das mais adversas situações pelas quais ela e sua família passaram para chegarem a Nova Índia.
Lindo, sensível e ao mesmo tempo brutal, esse livro consegue nos fazer imaginar um pouco as dificuldades e sofrimentos ocorridos nessa época.
Tamiris 10/01/2024minha estante
Gostei da resenha?

Emelin 03/01/2024

Um livro que nos faz pensar sobre a vida...
Nisha é uma menina que vive com seu pai, sua avó e seu irmão Amil na Índia. Ela perdeu sua mãe muito cedo, mas tem o amor da família para lhe sustentar.

Seu pai é um médico, que apesar de ser muito rígido, cuida muito bem da família. Nisha é bastante tímida e seu melhor amigo é Kazi, o cozinheiro da casa.

Nisha vivia bem em seu mundo, porém algo aterrorizante acontece: a Índia está sendo dividida por conta da religião. Hindus e muçulmanos estão em guerra e Nisha precisa ir embora de sua casa por ser hindu.

Ao longo do caminho, ela se depara com muitos horrores: famílias perdidas, homens mortos e feridos, além de ataques que acontecem a todo momento sem aviso.

Durante este período, Nisha descobre junto com Amil sua força e coragem, apesar de ainda serem crianças.

Esta história baseada em eventos reais acontece durante a separação da Índia em Índia e Paquistão por conta de questões religiosas. Mostra o horror vivenciado por muitas famílias neste período tão crítico da história dos países.

Nisha, ao registrar tudo o que acontece em seu diário, como uma forma de estar conversando com sua mãe por meio dele, transmite muita emoção e deixa o leitor preso até a última página da história.

Com certeza recomendo esta obra para quem quer rir, chorar e se encantar com a história!

??Livro lido para o #dll24 com o tema: Ler um livro com história narrada por mulher.

Laviniareads 31/12/2023

Maravilhoso
Um relato a respeito de um acontecimento tão caótico e trágico sob o ponto de vista de uma menininha doce e gentil. É sensível e me ensinou muitas coisas. Realmente 5 estrelas

Maria Paula 30/12/2023

Essencial para entendermos mais sobre a Índia e sua cultura.
Livro maravilhoso para entender a cultura e história da Índia. Mas queria que tivesse se aprofundado mais. Porém eu gostei, mas não amei.

Thi 14/12/2023

Tocante
Que emocionante essa leitura! Uma história sobre a divisão da Índia pelos olhos de uma criança. Nisha narra os acontecimentos de sua vida em um diário, para sua mãe falecida. São tópicos realmente difíceis e horríveis, que pelo olhar infantil não tem o horror descritivo. Recomendo muito essa emocionante história.

Mel Mel 02/11/2023

Uma narratiza doce.
A forma como Nisha enxerga todo caos, a bondade que ela tem, o amor por sua família e amigos. Um dos livros mais doce, intenso e leve. Um misto de sensações.

Sheila 28/10/2023

Uma leitura emocionante e repleta de ensinamentos
Nisha faz doze anos e ganha, de presente de aniversário, um diário. Nele, encontra um meio de contar para sua mãe (morta no parto) seus medos e esperanças, relatando tudo o que se passa em sua vida. Poderia ser um diário comum, não fosse o cenário em que ocorre a narrativa: a Índia de 1947.

Ambientado no contexto de Partição da Índia, "O Diário de Nisha" leva a uma reflexão sobre as guerras religiosas e politicas daquela região. A Índia ficaria independente do povo britânico ao mesmo tempo em que começaria um doloroso processo de divisão do país.

Obs: A mãe de Nisha era muçulmana e o pai hindu. Vale ressaltar que a Partição da Índia firmou uma guerra sem fim entre muçulmanos e hindus (ler o contexto histórico, mesmo que de forma resumida, vai fazer uma grande diferença na hora da leitura do diário).