Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina

Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina Florestan Fernandes




Resenhas - Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Gabriel.Chamma 22/02/2024

Um autor inteligente, mas com escrita difusa
O livro, composto por três artigos, é muito bom, Florestan é um grande cientista social e um pensador incrível. Contudo, achei o autor demasiadamente prolixo.
comentários(0)comente



Romeu Felix 06/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina" é um livro do sociólogo brasileiro Florestan Fernandes, publicado originalmente em 1973 e reeditado em 2009. A obra é uma análise crítica do modelo de desenvolvimento capitalista adotado na América Latina e de suas consequências para as classes sociais da região.

O livro está dividido em quatro partes. Na primeira parte, o autor faz uma análise do desenvolvimento histórico da América Latina e das relações de dependência econômica com os países desenvolvidos. Fernandes argumenta que o modelo de desenvolvimento capitalista adotado na região é marcado por relações desiguais e dependência econômica.

Na segunda parte, o autor analisa as classes sociais na América Latina e sua relação com o modelo de desenvolvimento capitalista dependente. Fernandes argumenta que o capitalismo dependente cria uma classe dominante fraca e fragmentada e uma classe trabalhadora sem autonomia e sem poder político.

Na terceira parte, o autor faz uma análise das relações internacionais e do papel dos Estados Unidos na América Latina. Fernandes argumenta que a presença dos Estados Unidos na região é marcada pela busca de interesses econômicos e políticos, e que isso contribui para perpetuar as relações de dependência e subordinação.

Na última parte, o autor faz uma reflexão sobre as possibilidades de superação do capitalismo dependente na América Latina. Fernandes argumenta que é preciso construir um projeto político e econômico que valorize a autonomia e a soberania da região, e que isso só será possível através da mobilização social e da luta por direitos e justiça social.

Conclusão:
"Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina" é uma obra fundamental para compreender a dinâmica do desenvolvimento capitalista na região e suas consequências para as classes sociais. A obra apresenta uma análise crítica do modelo de desenvolvimento adotado na América Latina e destaca a importância da luta por autonomia e soberania para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A reedição da obra em 2009 é um reconhecimento da importância do pensamento de Florestan Fernandes para os estudos sobre a história e a política da América Latina.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



Andre.28 05/08/2020

A luta dos trabalhadores no capitalismo latino-americano
A formação social dos países latino-americanos é marcada pela interferência do sistema capitalista implementado por potências hegemônicas ao longo da História. Trazendo reflexões sobre as desigualdades sociais geradas pelo capitalismo em países latino-americanos, este livro é tece uma análise sócio-histórica de como países periféricos da América Latina sofrem com um sistema que atenua a pobreza e as diferenças de classe. Um sociedade composta por uma massa trabalhadora alheada de seus direitos.

Publicado pelo sociólogo brasileiro Florestan Fernandes em 1973, e reeditado em 2009 pela Global Editora, "Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina" é um livro que aborda a condição social da classe trabalhadora e os dilemas enfrentados diante do sistema capitalista que as explora.

 A égide do capitalismo monopolista, como modelo contemporâneo,  consolida-se na divisão internacional do trabalho onde mundo é repartido, através de uma silenciosa batalha desigual, um sistema de base internacional de mercado, capitalista, que favorece nações imperialistas que detém a primazia das inovações tecnológicas.

As "nações de ponta", de caráter abertamente imperialista,  direcionam às nações dominadas dependentes e periféricas para um determinado modelo de desenvolvimento classista. É um ritmo e o tipo do desenvolvimento que lhes cabe para manutenção do imperialismo, favorencendo um monopólio de conhecimento e controle de ações para as nações hegemônicas, principalmente ao capital mercadológico da tecnologia de bens e produtos. 

Esses monopólios definem o ritmo da produção e circulação de mercadorias. E o capital financeiro, controlado por uma oligarquia financeira, tem centralidade tanto na esfera da produção quanto da circulação. Também o papel do próprio Estado burguês passará por alterações significativas. Há um o aumento tanto de funções políticas quanto a perspectiva neoliberal do Estado para corresponder à nova fase imperialista do capital, assim como este também assumirá funções econômicas e ampliará sua intervenção nas relações sociais.

Tópicos como; padrões de dominação na América Latina, fases e formas da Dominação Externa, o Novo Imperialismo e a hegemonia dos Estados Unidos, o dilema latino-americano, o capitalismo dependente e sociedade de classes, classe, poder e revolução social, são abordadas pelo autor e dão um quadro político, histórico e sociológico da América Latina.

Os conceitos sociológicos da América Latina são estudados de forma mais aprofundada nos tópicos que se seguem: a sociologia da modernização, autonomia e revolução social; dogmatismo e a explicação sociológica; ciência e modernização autônoma. Florestan ressalta a necessidade dos países latino-americanos em investir em ciência e tecnologia, um programa que propicie o desenvolvimento autônomo da ciência e do avanço tecnológico em países periféricos da América.

Analisando o ambiente social e político da América Latina do final do século XX e início do século XXI, Florestan Fernandes tece um panorama, uma síntese do que se passa na América Latina, dependente, porém rebelde. Uma América Latina da classe trabalhadora, que sofreu diversas interferências em seu processo histórico, que foi destroçada, mas que insiste em não se curvar aos desígnios de forças imperialistas. O pensamento Florestan Fernandes é parte desta América Latina, que apresenta uma compreensão a partir dos referenciais sociais e políticos.

América Latina está inserida numa dinâmica estrutural na qual a dependência e superexploração colocam como possibilidade a não garantia do mínimo de proteção social à grande parte dos trabalhadores.  Tem-se um quadro politico latino-americano de subordinação ao imperialismo e o domínio dos interesses burgueses nacionais.

Para a massa trabalhadora latino-americana, uma mudança real no quadro econômico e social tem como futuro ideia que passa por uma necessária mudança estrutural que rompa com os laços de dependência e da dominação imperialista. Nesse contexto imperialismo representa uma luta violenta pela sobrevivência e supremacia do capitalismo em si mesmo e constitui uma realidade autofágica e destrutiva para a América Latina.  Para Florestan Fernandes a luta dos trabalhadores por outra sociabilidade não permite mais utopias evolucionistas ou ideais reformistas, mas sim da prática de uma realidade, da vida comum do povo e da massa trabalhadora. É da ideia de ruptura que se pode constituir um futuro. É libertando-se das amarras históricas de dominação que se pode efetivamente andar, ter-se uma ideia de progresso, de futuro.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR