Factfulness

Factfulness Hans Rosling

Resenhas - Factfulness

Fernanda 03/03/2022

Mudou a minha visão de mundo
Esse livro é muito bom! Foi super importante na minha evolução como pessoa, bem como na desconstrução de várias coisas que eu considerava verdadeiras. Foi muito bom me conscientizar do quanto nossos instintos podem dificultar nosso correto entendimento sobre os fatos.

Adriana.Moucherek 24/02/2022

Passeio no mundo dos dados
Para quem gosta de abrir a cabeça e se livrar do achismo, esse livro é imperdível. Leitura fácil que apresenta de forma clara como tendemos a ignorar os fatos e nos pautar em impressões e ideias cheias de vieses.
E uma aula sobre o mundo e os diferentes níveis de riqueza da humanidade.

Paloma 01/02/2022

O hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos
O livro me ganhou pela capa com essa frase, esperava que falasse alguma coisa sobre fake news, mas não, me surpreendi com o livro e com o mundo positivamente. Gostaria que existisse uma versão mais atual, para 2021, mesmo que só para os gráficos on-line. Uma pena que em menos de 5 anos um dos cinco riscos globais que preocupavam o autor tenha se concretizado ?

01/02/2022

Informações como uma forma de terapia
Às vezes, a impressão que temos é de que o mundo em que vivemos é perigoso, e está pior do que nunca; o que ouvimos e reproduzimos é o reflexo de uma interpretação distorcida da realidade, oriunda de nossos instintos básicos, ou “instintos dramáticos”, como trazem os autores.
É uma obra cheia de exemplos, de metáforas e de lições, que devemos levar para a vida se quisermos alcançar um bem-estar maior em relação à nossa saúde mental. Digo isso porque na própria capa do livro, o autor já traz “Informações como uma forma de terapia”.
Quantas vezes não nos sentimos ansiosos ou mesmo deprimidos face um mundo que vai de mal a pior, e está em constante conflito... A verdade é que: ele não está! Como Rosling destaca (p. 80), o mundo não precisa ser dividido entre “ruim” e “melhorando”: “São ambas as coisas. É ruim e melhor. Melhor e ruim ao mesmo tempo”. É preciso reconhecer essa ambiguidade, porque ela retrata de forma mais verdadeira a realidade.
A maior lição que tiro dessa leitura é: o mundo não é tão ruim quanto parece, e nós não estamos tão atualizados sobre a realidade quanto esperamos estar. Então, relaxe! O mundo ainda é ruim, mas está progredindo, mais do que nunca! Talvez nossa ansiedade não fosse tão alarmante se nos atentássemos aos fatos, e praticássemos o factfulness!

site: https://www.instagram.com/sabrina.marques.psicologia/

Raissa Carolina 29/01/2022

Um livro necessário
Comecei a ler esse livro achando que se tratava sobre o terrível cenário de fake news e desinformação no qual o mundo me parece imerso. No entanto, não é sobre isso e, ainda assim, me surpreendi positivamente com o conteúdo. Além de nos atualizar sobre vários aspectos da vida em sociedade, utilizando dados, o livro nos estimula a repensar a nossa forma de pensar e agir frente a várias situações. Uma leitura super agradável, interessante e embasa em fatos (todas as referências para os dados apresentados estão no final do livro). Considero uma leitura necessária para todos e devo reler esse livro em algum momento.

Kellen.Pianetti 28/01/2022

Visão pessimista
A maneira como fodemos lidar com os dados para tentarmos abrir a mente para como o mundo realmente é .

Larissavmelo 20/01/2022

Muito interessante!! Me fez pensar que sempre analisamos fatos com os chamados instintos para julgamento, que atrapalham nosso entendimento sobre eles. De uma leitura muito prática e leve, ilustrando as informações e teorias com histórias e exemplos. Uma forma de reflexão sobre nossas ideias sempre negativas sobre o mundo e a necessidade de ter opinões sempre baseadas em fatos . Valeu a pena.

Rafa 18/01/2022

Indispensável
Rosling ressalta a importância do espírito crítico apontando o holofote diretamente para hábitos e crenças enraizados. Além disso, apresenta instrumentos que nos levam a pensar verazmente e de maneira lógica. Excelente leitura!

Chelmy 14/01/2022

Fato = dados
Livro muito bom.

Uma excelente abordagem sobre diferentes pontos da nossa sociedade.

Livro bem escrito, com muita informação útil e com discussões muito relevantes.

Recomendo a leitura.

Lais Duanne 11/01/2022

Curti muito
Confesso que demorei p/ gostar do livro, mas acho que agora eu posso dizer que curti.

É um livro que faz você questionar a forma de obter informação e a forma "fácil" que confiamos no senso comum ou no que parece ser.

Tem muitas histórias dentro dos capítulos, o que para mim não é um problema.

Me lembrou em alguns momentos o livro como mentir com estatística.

Roger Ruiz 08/01/2022

Fatos são fatos!
O livro traz uma idéia bem interessante em como extrairmos dados diante de um contexto e analisar fatos com base neles. Parece fácil, mas não é.
Há também os fatos compilados pelo livro, importantes e que podem nos auxiliar em um debate ou mesmo uma discussão em um grupo de amigos. Neste mundo atual guiado por fake news, é uma dose de realidade e surpresa.
Roger Ruiz 08/01/2022minha estante
E vale. um adendo: ele mencionou sobre o risco de uma pandemia antes de vir a covid-19.

Saradamed 03/01/2022

Factfulness - uma obra imperdível
Uma obra de leitura obrigatória para todos no mundo. O que deveria estar sendo ensinado nas escolas. A sensação ao ler o livro é de estar sentado na sala de Hans Rosling conversando diretamente com ele e aprendendo todo o conhecimento de uma vida.
Cada momento vivido por ele e contado no livro nos transporta para aquele dado momento. Recomendo fortemente a leitura.
Informações como uma forma de terapia.

Luiz.Felipe 30/12/2021

Acautele-se o leitor que decida abrir Facfulness, o livro onde Hans Rosling condensou a sua experiência de uma vida como médico, investigador, professor e reputado conferencista de Saúde Internacional, com a colaboração do filho Ola e da nora Anna, que se encarregaram mais especificamente da análise de dados, dos gráficos e das explicações visuais! Acautele-se, porque é real o risco de as mais de trezentas páginas despertarem sentimentos e impressões diversos, eventualmente contrários, e até mesmo, em alguns casos e pelo menos num primeiro momento, desconfortáveis.

Juliana.Savi 07/12/2021

Sabe aqueles livros que deveriam ser obrigatórios na escola? Eis um daqueles! Hans Rosling demonstra nessa obra como a apresentação dos fatos pode distorcer a realidade e como nem tudo é o que parece ser. O livro é uma pesquisa de uma vida do autor e a escrita é fácil, acessível e muito profunda, trazendo ao leitor inúmeras oportunidades de se questionar sobre a realidade em que está envolto. Simplesmente maravilhoso!

Madeira 20/11/2021

Inovador, inspirador e revolucionário
A última vez que li algo sobre o mundo ? estar melhor do que imaginamos foi em 2020, num livro do Peter H. Diamandis, intitulado ?Abundância: o futuro é melhor do que você imagina?. Mas FactFulNess consegue de forma enrobustecida, sobretudo com dados e argumentação sólida, ser ainda mais inovador, inspirador e revolucionário! Indubitavelmente, o melhor livro do ano, até aqui!
?Será que algum dia todos poderão ter uma visão de mundo baseada em fatos? Mudanças grandes são sempre difíceis de imaginar. Mas definitivamente é possível, e acredito que vai acontecer por duas razões simples. Primeira: uma visão de mundo baseada em fatos é um modo mais útil de se conduzir a vida, assim como um GPS preciso é mais útil para se deslocar por uma cidade. Segunda, e provavelmente mais importante: uma visão de mundo baseada em fatos é mais confortável. Gera menos estresse e desesperança do que a visão de mundo dramática, que simplesmente é negativa e aterrorizante demais.
Quando temos uma visão de mundo baseada em fatos, podemos perceber que o mundo não é tão ruim quanto parece ? e podemos perceber o que precisamos fazer para continuar deixando-o melhor.?