De frente com o serial killer

De frente com o serial killer John Douglas
Mark Olshaker

Resenhas - De frente com o serial killer

Luciana Guilardi 22/03/2024

Sou suspeita pra falar do John Douglas pq sou muito fã dele. Mais uma vez eles nos traz vários questionamentos e fatos psicológicos de seriais killers. Gosto muito do assunto e por isso eu amei o livro. Pretendo ler mais dele.

Ivone 15/03/2024

Maravilhoso!!!
Eu já havia lido este livro uma outra vez há alguns anos atrás, quando eu ainda estava de licença maternidade. Mas, desta vez, eu senti que eu queria ler novamente por conta das minhas leituras passadas acerca do mesmo assunto. Era de se esperar que desta vez eu tivesse uma percepção diferente da anterior.

O livro começa logo com uma introdução sobre serial killers em geral, e como você pode aprender com os especialistas em perfis criminais. Existe uma frase nessa introdução que me pegou bastante que é ?a motivação que faz cada um dos criminosos fazer o que faz: manipulação, dominação e controle.?. Entender cada uma destas motivações é essencial para adentrar a mente do criminoso, segundo John Douglas.

Nos Estados Unidos, a maioria dos serial killers acabam indo pra prisões Psiquiátricas e ficando lá para reabilitação. Só que o problema é que todas as avaliações feitas pelos ?profissionais? são feitas por obrigações oficiais e não tem como objetivo melhorar o paciente, ou avaliar seu comportamento, nem mesmo fazer com que haja reabilitação, tampouco medir seu possível nível de periculosidade perante à sociedade.

Por outro lado o serial killer/paciente/preso não tem interesse em dizer a verdade, mas em se colocar sob a luz mais favorável possível, para que não posterguem sua permanência na prisão.
Isso faz com que os estudos do escritor John Douglas sejam mais aprofundados na psique do comportamento do serial killer, pois ele tem um objetivo puramente Investigativo de como funciona a mente de um criminoso.

São várias as passagens que eu marquei neste livro, porém se eu fosse comentar de todas elas este post ficaria enorme. Fica a dica de leitura para quem gosta do estilo literário.

Maria1691 13/03/2024

Bem descritivo e explicativo. O livro é baseado em fatos reais e conta detalhadamente cada caso, causando no leitor um misto de nojo,raiva e curiosidade.

maria15971 06/03/2024

De Frente Com o Serial Killer
Sinceramente, eu não sei se sou capaz de falar sobre esse livro sem extrapolar os limites do quanto eu posso escrever aqui

Comecei a ler esse livro há pelo menos 6 meses.
Nunca tive coragem pra ler de uma vez porque eu já tinha plena certeza de que seria o melhor livro que eu ia ler.
Pois bem.

Falo com propriedade que foi absurdamente, incontestável o melhor livro que eu já li na minha vida.
Ele não só trata do assunto que eu mais sou fissurada em estudar como me ajudou a ter certeza do meu futuro, da minha faculdade e da minha profissão.

John Douglas é uma lenda. Uma lenda incrivelmente absurda. Muito obrigada por isso, mesmo. ??
Mah 06/03/2024minha estante
Se você ainda não leu, leia Mindhunter e os outros livros do autor! São todos incríveis

Lorena445 06/02/2024

Eu peguei esse livro por causa da minha faculdade de criminologia e gostei bastante de como ele é bem desenvolvido

ju missena 04/02/2024

A escolha do assassino
"Algum dia, a neurociência será capaz de explicar o comportamento em tal nível que nós poderemos atribuir um determinado pensamento a uma estrutura morfológica específica e transmissão eletroquímica dentro do cérebro. Mas, até que isso aconteça, será que esse nível preciso de reducionismo científico e determinismo comportamental apagaria o conceito de responsabilidade pessoal? E, se a resposta a essa pergunta for sim, em que tipo de sociedade e universo moral estaríamos vivendo?"

Ana 15/01/2024

Serial Killers
Eu achei um livro interessante para quem gosta de ler sobre crimes e serial killers e é muito bom. Foi uma leitura que conectei bastante, algumas coisas que foram escritas eu concordo e outras achei fantasiosas demais, justamente porque os Estados Unidos e o Brasil tem uma realidade totalmente diferente em relação ao serial killers. Quero muito ler os outros livros.

Rafaelly-Silva 03/12/2023

Nem sem é o que pensamos
Mcgowan, Kondro,Harvey e Kohlepp, são individuos que não merecem ser chamados de seres humanos, mais utrapassam o adjetivo de monstros. Simplesmente não se sabe falar sobre eles, são seres abominaveis que resolveram que iriam tirar a vida de outras pessoas por simples prazer, para satisfação pessoal, para alimentar um vicio sexual. por simplesmente não terem sido amados, ou violentados. Sei perfeitamente que qualquer que seja o individuo merece o minimo e amor, carinho e respeito por partes dos familiares. porem essas seres foram rejeitados, molestados, abusados e até maltratados por seus parentes, o que foi o gatilho pra se vingar nas outras pessoas. mas para mim não justifica uma vida de crimes nem que a sociedade, ou pessoas proximas a essas pessoas sejam mortas por simples capricho, se alguem que não rescebeu amor, ou teve sua vida controlada. isso só foi desculpas para mascarar a crueldade por tras de alguns. Sim o sistema é pessimo a sociedade uma merda, mais mesmo assim da para refazer uma vida nova basta ter vontade, uma vida de crimes não justifica nada.... Essa é a minha opnião sobre os crimes realizados por esses indivduos.... mais sim o livro é muito bom, bem detalhado da para se entender bem o que se passa na cabeça de uma criminoso, e os motivos por tras de cada crime, por mais estapafurdios que fossem. Eu em si gostei, e recomendo para que gosta do genero e que entender como esse tipo de gente pensa.... bjs

Yasmin.Schlomer 25/09/2023

O livro mais pesado que já li
O que está ao meu alcance para tentar "descrever" é tentar explicar com palavras o que eu senti ao ler esse livro.
Esse com certeza é num livro +18, como está óbvio no título fala sobre assassinos em série e com isso vem muitos outros temas delicados.
Esse com certeza foi o livro mais pesado que já li. Não sabia que tinha uma série da Netflix sobre e com certeza não vou conseguir olhar porque só de visualizar os crimes na minha mente já dá um desconforto.
De frente com o serial killer é um livro que traz muitos aprendizados, fala muito sobre psicologia e psiquiatria de um modo simples e compreensível, mas só leia se vc tiver estômago pra isso, pq são histórias reais de assassinos reais, tudo aconteceu.
Ao pesquisar os nomes dos criminosos no Google e ver seus rostos e o de suas vítimas me fez estremecer.
Esse era um livro que tinha combinado de ler junto com meu namorado, mas antes dele começar eu já terminei de tão ansiosa q fiquei com o decorrer de cada história narrada. É um livro muito bom, mas a cada capítulo eu tinha que parar pra dar uma respirada sabe? É muito horrível, mas é muito bom kkkk
Estou ainda em dúvida se leio o segundo livro, acho que preciso de uns dias pra me preparar.

Emilly1245 15/09/2023

Adorei
Finalmente acabei esse, a falta de tempo que não deixou acabar antes, mas muito bom, como sempre tem algumas coisas sensíveis, mas é muito bom

Rivanielly 05/09/2023

Cara, isso é real!
Tudo bem ler um livro de assassinos macabros, mas o chocante é saber que foram reais. Difícil acreditar a capacidade humana para o mal. Mas a leitura é super gostosa.

Marjory.Vargas 27/08/2023

O primeiro foi o livro que deu origem à série, de mesmo nome. Já o segundo foi escrito após a série, então contém algumas referências a alguns episódios (se você não assistiu, não tem problema, porque não interfere na leitura).

Apesar de não ser obrigatório, recomendo a leitura do Mindhunter antes do segundo volume. Isso porque o primeiro livro é muito mais aprofundado, principalmente nas questões psicológicas, o que não acontece no De frente para o serial killer, onde o autor trouxe casos específicos para a leitura. O primeiro livro é mais narrativo, contando toda sua experiência no FBI e as dezenas de serial killers que entrevistou ao longo das décadas. Já no segundo, John Douglas esmiúça quatro casos, não tão famosos como Ted Bundy ou Charles Manson, mas igualmente cruéis e inacreditáveis.

Confesso que achei a leitura do segundo livro mais fluída, justamente pela ausência das explicações sobre como funciona a mente dos serial killers. O autor trouxe várias transcrições de suas entrevistas, o que deu mais dinamismo, diferente do primeiro que foi muito mais narrativo e analítico. Porém, ressalto que não senti a ausência das explicações dos termos por já ter lido o primeiro livro (por isso recomendo a leitura dele antes).

📖Quote De frente com o serial killer
"Jogo golfe muito mal; mas sei matar muito bem". (p. 266).