Como Proust pode mudar Sua Vida

Como Proust pode mudar Sua Vida Alain de Botton

Resenhas - Como Proust pode mudar Sua Vida

Danielle.Bertagnolli 07/02/2023

Um bom passo para ler Proust
Alain de Botton fornece valiosas lições e dicas para otimizar a leitura de Em Busca do Tempo Perdido.

Marielle6 06/04/2023

Inspirador
"Sofremos, portanto pensamos, e o fazemos porque o pensamento nos ajuda a contextualizar a dor, a entender sua origem, a medir suas dimensões e a nos reconciliar com sua presença." (p.88).

Alini10 10/06/2020

Interessante
Até se parece com autoajuda, mas se aproxima muito mais de uma biografia. O livro transcorre muito bem entre o Proust autor e o Proust enquanto pessoa, amarra bem a ideia do primeiro capítulo com o final.

triwaca 22/09/2012

Botton é formidável!
Diferente do que o título possa dar a entender, o livro não é do tipo auto-ajuda, na minha opinião. Marcel Proust, escritor do início do século XX, tem tantos defeitos e manias que nunca seguir seu exemplo seria algo que de fato possa ajudar alguém. O que ocorre é que a reflexão que fica na mente do leitor ao ver o paralelo entre a vida maluca do escritor e seus textos (basicamente a obra 'Em busca do tempo perdido') traz o sentimento de que podemos ser seres humanos melhores.
O livro é facilmente devorável (comi 2/3 dele em duas tardes doente em casa), com textos profundos porém não rebuscados. Botton é formidável!

Leandro.Galante 19/09/2021

Interessante
Livro interessante onde temos parte da história de Proust e algumas de suas ideias. Alterna capítulos bem interessantes com alguns maçantes?. Motivo da nota 3 .

Abla 04/01/2012

Para saber mais sobre Proust
Apesar do livro ter foco de "auto-ajuda", a leitura é bastante interessante na medida que fornece entre os diversos conselhos que apresenta trechos de cartas de Proust, de anotações, comentários e bastante da biografia do escritor. Escrito com uma certa leveza, os "conselhos" fornecidos quase atuam contra o livro na minha opinião, na medida que sugerem ao leitor ler Proust e não cultuá-lo - como seria o caso de todos que se interessaram por ler o livro - e também para ver com seus próprios olhos a realidade e não retirar a intepretação do mundo nem de livros e nem de pensadores - isso gera certa ironia, uma vez que ao seguir esse conselho, se faria exatamente o que o autor do livro, Alain de Botton, desejou.
Debora 10/04/2012minha estante
Mas é bacana de ler, ou é arrastado???

yurigreen 05/03/2014

E se for auto-ajuda, qual o problema?
Nenhum, desde que não seja repleto de clichês com respostas simples para os sofrimentos que abalam nossos mais profundos sentimentos.

Um título como este não remeteria a um pensamento diferente no primeiro momento, mas reduzir a obra simplesmente a um gênero tão criticado e pouco aprazível aos intelectuais é uma grande ignorância.

A busca pela harmonia da vida e a irrefreável vontade de consolação tem crescido muito numa sociedade que tem a depressão como uma das principais patologias do século. Nas palavras de Cortella, a religião sofreu um revival e a procura pela filosofia se intensificou como resposta à necessidade de se entender e fazer-se entendido.

Partindo deste principio, podemos magistralmente utilizar a literatura a nosso favor, e mais uma vez, De Botton traz a tona com louvor sábias doses de aconselhamento extraídas da vida e obra de um escritor pouco simpático e verdadeiramente problemático como o francês Marcel Proust.

O livro é muito interessante e só não ganhou cinco estrelas porque acredito que não consegui extrair tudo que realmente foi passado, diferente dos outros trabalhos do autor que me levaram ao êxtase literal. Quem sabe numa segunda leitura.

De qualquer forma, alguns capítulos me encantaram e trouxeram a superfície a concordância entre minhas ideias e as lidas. Quando isso ocorre, "ficamos felizes em descobrir reflexões nossas que havíamos menosprezado, alegrias e tristezas que havíamos reprimido, todo um mundo de sentimentos que havíamos desdenhado e cujo valor nos é repentinamente ensinado por aquele livro."

Boa leitura
-Y-

Victtorhugo 28/05/2014

Não por ser um possível livro de autoajuda ou por tratar-se de Proust, que até então eu não conhecia, mas simplesmente pela curiosidade de ler algo escrito por Alain de Botton, que entrou pra minha lista (ainda curta) de escritores e pensadores favoritos.

Como Proust pode mudar sua vida é um livro de lições. Observa-se a vida e obra de Proust, e a partir disso obtém-se lições específicas, separadas em capítulos como “Como amar a vida hoje”, “Como sofrer com sucesso”, “Como não se apressar”, “Como ser um bom amigo”, etc.

Interessante que este pode ser um livro leve ou um livro profundo, dependendo da finalidade a ele atribuída pelo leitor. Para conhecer mais sobre Proust, autor de “Em busca do tempo perdido”, esta pode ser uma leitura tranquila, bem humorada e bastante informativa.

No entanto, absorver lições de vida organizadas dessa forma não é algo muito atraente, pelo menos para mim. Acredito que para que novas ideias e perspectivas diferentes realmente mudem sua vida é necessário ser tocado por elas, vivenciá-las e experimentá-las, ou talvez simplesmente cozinhá-las por tempo suficiente na sua mente. É possível que essa profundidade, apesar de alcançada, não seja o objetivo principal do livro.

Não foi um livro fácil de terminar. Apesar de ter sentido certo alívio ao ter terminado, não creio que o deixarei totalmente abandonado na estante.

Joseapferres 19/01/2022

Livro que baixei como preparação pro meu projeto de ler Em Busca do Tempo Perdido.

O livro mistura auto ajuda com a biografia de Proust.

Cheio de mensagens profundas o autor nos mostra como por a vida e a obra do escritor francês no nosso cotidiano.

Brina 25/07/2020

Sincero e Divertido
Alain de Botton faz uma divertida dissertação de alguns temas da vida na ótica proustiana. Não sei mais o que dizer, só que recomendo esta leitura muitíssimo.

P.s.:
Não julgue este livro se, talvez, você ache que é de autoajuda, pois todos os livros são potencialmente de autojuda.
Caso você ainda não tenha chegado a essa conclusão, partindo do pressuposto de que você, muito provavelmente, é um leitor ávido e possivelmente acredite que uma tarde de leitura é mais terapêutica do que uma ida ao psicólogo, tenho certeza que esta leitura te levará a
conclusão dita à cima.

Maria Fernanda 07/02/2014

Candidato a favorito do ano
(...) Pelas reviews que eu li por aí, acho que muita gente começando a ler achando que a coisa era meio que uma ode ao Proust, mas na verdade não é. O objetivo do Alain de Botton nesse livro é te ensinar como a literatura de qualidade pode ser uma excelente fonte de auto-ajuda.

Achei genial que ele fosse pegar Proust de todos os autores possíveis, porque Proust é um cara conhecido por ter livros longos e difíceis, e o Alain de Botton desmistifica isso, porque apresenta o autor sem ser pedante (...).

Review completa no blog

site: http://duaslibras.wordpress.com/2014/02/07/como-proust-pode-mudar-sua-vida/

Elizandra 31/10/2016

Ser um leitor de Proust é, antes de qualquer coisa, mergulhar numa experiência de singular beleza. Os acontecimentos vividos por Proust no contexto histórico são relembrados no livro, como o seu problema asmático e as consequências familiares da Primeira Guerra Mundial. Proust era um hipocondríaco, porém, achei muito interessante como ele era um ótimo anfitrião e amigo para todos os momentos. Esse foi o primeiro contato que tive com "Proust", minha curiosidade ficou ainda mais aguçada para ler Em Busca do Tempo Perdido.

MiojoGeek 11/05/2017

Resenha Miojo
Em #comoproustpodemudarsuavida de #alaindebotton o autor explora em nove lições, a sabedoria que se pode tirar de Em Busca da Felicidade. Esse ano, no meu aniversário, ganhei de presente do meu amigo @mrgeraldjr Ensaios de Amor do Alain de Botton, até então, desconhecido pra mim. Eu gostei tanto, mas tanto, que comprei todos os livros dele que tinham sido lançados aqui no Brasil. A pilha esteve muito grande durante o ano, mas finalmente resolvi ler mais um e não me decepcionei. Na orelha do livro, diz ser a combinação de um clássico com autoajuda. Eu não sou nada fã de autoajuda. Ainda bem que só li a orelha depois que terminei de ler o livro, como sempre faço. O livro é uma leitura deliciosa, que através de relatos de amigos próximos e cartas enviadas por #proust , revelam bastante de sua personalidade, seus anseios, inseguranças, frustrações, deficiências, extravagância e todas outras camadas que compõe sua personalidade. Através de insights durante os capítulos, Alain consegue capturar a atenção e transmitir de forma fácil as lições a se tirar de cada passagem. Amei a leitura e recomendo muito. Principalmente a quem já leu Em Busca da Felicidade. Eu ainda não li, mas depois desse livro a vontade cresceu demais de conhecer mais desse já querido Marcelo. Minha nota é 10/10.

site: https://www.instagram.com/p/BNk9zY2A3mx/?taken-by=miojogeek