Como Proust pode mudar Sua Vida

Como Proust pode mudar Sua Vida Alain de Botton

Resenhas - Como Proust pode mudar Sua Vida

Maria Fernanda 07/02/2014

Candidato a favorito do ano
(...) Pelas reviews que eu li por aí, acho que muita gente começando a ler achando que a coisa era meio que uma ode ao Proust, mas na verdade não é. O objetivo do Alain de Botton nesse livro é te ensinar como a literatura de qualidade pode ser uma excelente fonte de auto-ajuda.

Achei genial que ele fosse pegar Proust de todos os autores possíveis, porque Proust é um cara conhecido por ter livros longos e difíceis, e o Alain de Botton desmistifica isso, porque apresenta o autor sem ser pedante (...).

Review completa no blog

site: http://duaslibras.wordpress.com/2014/02/07/como-proust-pode-mudar-sua-vida/

triwaca 22/09/2012

Botton é formidável!
Diferente do que o título possa dar a entender, o livro não é do tipo auto-ajuda, na minha opinião. Marcel Proust, escritor do início do século XX, tem tantos defeitos e manias que nunca seguir seu exemplo seria algo que de fato possa ajudar alguém. O que ocorre é que a reflexão que fica na mente do leitor ao ver o paralelo entre a vida maluca do escritor e seus textos (basicamente a obra 'Em busca do tempo perdido') traz o sentimento de que podemos ser seres humanos melhores.
O livro é facilmente devorável (comi 2/3 dele em duas tardes doente em casa), com textos profundos porém não rebuscados. Botton é formidável!

Abla 04/01/2012

Para saber mais sobre Proust
Apesar do livro ter foco de "auto-ajuda", a leitura é bastante interessante na medida que fornece entre os diversos conselhos que apresenta trechos de cartas de Proust, de anotações, comentários e bastante da biografia do escritor. Escrito com uma certa leveza, os "conselhos" fornecidos quase atuam contra o livro na minha opinião, na medida que sugerem ao leitor ler Proust e não cultuá-lo - como seria o caso de todos que se interessaram por ler o livro - e também para ver com seus próprios olhos a realidade e não retirar a intepretação do mundo nem de livros e nem de pensadores - isso gera certa ironia, uma vez que ao seguir esse conselho, se faria exatamente o que o autor do livro, Alain de Botton, desejou.
Debora 10/04/2012minha estante
Mas é bacana de ler, ou é arrastado???