Decifradores de Códigos

Decifradores de Códigos Michael Paterson




Resenhas - Decifradores de Códigos


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Ogro 03/03/2013

O lado geek da Segunda Guerra Mundial
Através de depoimentos de sobreviventes o autor apresenta um lado pouco conhecido : o trabalho dos cripto-analistas/ decifradores de códigos .

O livro foca , em quase sua totalidade, no lado inglês - o que não deveria surpreender já que até a Segunda Guerra , a Inglaterra era a mais desenvolvida ,tecnologicamente, das nações - primazia que depois passou para o Estados Unidos.

Ao ler as descrições dos equipamentos utilizados e do trabalho realizado, é de se pensar como uma guerra pode ser vencida com equipamentos tão primitivos. Foi, também, surpreendente a variedade de pessoas que foram recrutadas para esse trabalho - entre elas aquele que seria o criador da série James Bond - Ian Fleming.

Para aqueles que , se não tiver norte-americano no enredo, não é história da Segunda Guerra, a terça parte final do livro fala da participação norte-americana, inclusive apresentando a genial ideia de usarem índios navajos como operadores de rádio, já que mesmo que o inimigo quebrasse a cifra, não entenderia o dialeto . Aliás, a participação dos navajos foi tema de um filme com Nicolas Cage, - Códigos de Guerra.

É um livro sem muita ação - é indicado ,principalmente, para fãs de história das guerras ou segunda guerra mundial.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR