Com Amor, Anthony Lisa Genova

Resenhas - Com Amor, Anthony

Keyth 29/03/2018

Autismo
Um livro maravilhoso que nos ajuda a entender o autismo, pelo olhar do autista. A autora foi de muita sensibilidade, assim como em para sempre Alice, ao trazer o dia a dia de uma criança autista e os pais de um filho autista. Vale super a pena.

jamille.nobre 19/11/2017

Um livro sobre mulheres...
Novo livro da Lisa Genova, (autora de Para Sempre Alice) fala sobre ser mãe, mulher, ex-mulher amiga.... E principalmente as angústias de ter um filho autista... E perdê-lo!
Gosto de livros sobre mulheres! Não sei porque... ?
#27ºLivro #36LivrosEm2015

Esdras 12/09/2017

" As respostas para suas perguntas estão em seu coração."
Depois de ter lido “Para Sempre Alice”, que eu amei, fiquei com muita vontade de ler outro livro da autora.
Então comprei este.
Eu gostei do livro.
Mas, devo confessar que, diferente do primeiro, a emoção que eu esperava veio numa dose bem menor.

A história de passa na ilha de Nantucket.
E a narrativa é dividida entre duas personagens principais:
*Beth, mãe de três filhas e revisora e escritora “nas horas vagas”.
*Olivia, mãe de Anthony e amante da fotografia.

Anthony foi diagnosticado como Autista aos três anos de idade.
A vida de Olivia e David mudou completamente depois disso. Ainda que antes da “notícia” já houvesse vestígio de que aquele garotinho era diferente dos outros. O estágio da negação vigorou enquanto pôde.

“ – Meu Deus, o que está acontecendo com o Anthony?(...) Ele parece não me ouvir. Ele com certeza não é surdo. Então por que parte de mim continua torcendo para que seja?. “

A sinopse e a contra capa bombardeiam de notificações sobre o autismo inserido na história.
Então, eu peguei o livro com sede nesse intuito.
Bom, ao menos para mim, vi o tema ser deixado em segundo plano por boa parte do livro.
Nas primeiras cem páginas o nome do Anthony foi citado pouquíssimas vezes, assim como o “problema” dele.
Depois daí, começamos a ter uma visão um pouco mais centrada de toda a relação mãe-e-filho entre Olivia e Anthony. E de como era difícil desenvolver o papel de mãe perante todos aqueles obstáculos e ainda manter o casamento num mesmo patamar emocinal.
Ainda assim foi muito pouco, porque tudo vinha através de memórias ou de alguma página de seu diário – que ela escrevia naquele tempo - que em algum momento ela pegou para reler.
Desde o primeiro capítulo já fica explicito a ausência do garotinho e eu me perguntei como a autora iria desenvolver a trama, já com um pé atrás.

Beth vai demorar pra saber que tem Olivia como vizinha.
Antes disso, ela vai descobrir a traição do seu marido.
E, claro, isso vai abalar completamente a estrutura do seu casamento e da sua mente.
Mas, ao menos, esse infortúnio serviu para uma coisa: Beth vai retornar a escrever.

Meu maior problema como o livro foi exatamente o casal Beth/Jimmy e o tanto de destaque que eles ganharam na trama.
Eles não são os pais do Anthony.
Eles não têm um filho autista.
Mas que droga!
Por que diabos eu vou querer saber quem traiu quem, quando isso não tem relação nenhuma com o Anthony?!
Por metade do livro(ou mais), eu tive que acompanhar problemas de relacionamento conjugal e uma espécie de terapia de casal.
(Pega tudo isso e coloca em outro livro que vai ficar ótimo!)
Isso me irritou muito!!!
Enquanto isso, Anthony e o autismo apareciam e sumiam no meio das páginas como a luz de um vagalume.

Lá pela metade do livro, fica mais claro, então, que a Beth não está aqui só pra dizer que está levando chifre do marido. E que, o seu recente manuscrito vai exercer uma forte ligação com a Olivia e o Anthony.
O manuscrito explicou a parte de “pela voz do garoto”. Foi muito legal. E bem real quando a gente faz a ligação das “palavras” com os “atos”, ou mesmo quando as páginas do diário e as do manuscrito se encontram numa mesma situação. (Não gostei mesmo foi das explicações puxadas pro espiritualismo referentes ao manuscrito.)

O que eu quero enfatizar mesmo é que foi muito pouco o que a autora colocou aqui referente ao Autismo. (O pouco foi bom, mas me senti vencido pelo cansaço pelos demais tópicos.)
A ideia de dar uma voz para aquele “silêncio” foi ótimas, mas ainda assim...
Achei uma coisa bem básica.
E que, mesmo assim, só foi ganhar mais foco chegando no final do livro.
Mas é um livro desprovido de emoção? Não! De jeito nenhum!

Sempre que a Olivia lembra do Anthony e tudo que eles conviveram, a gente se coloca no lugar dela de forma instantânea e se questiona se seríamos fortes e conscientes o suficiente para lidar com tudo aquilo.
E lhe atribuímos um enorme respeito e admiração por concluir que, sim, ela ama o Anthony incondicionalmente.
Até que ponto seríamos capazes?
Qual seria a proporção do nosso amor?

“ – E então o sol se moveu, e nosso quadrado se tornou uma sombra. Anthony se sentou e me olhou de soslaio com um sorriso satisfeito que eu juro que dizia: “Não foi incrível, mãe?! Não foi muito divertido olhar o sol comigo?
- Foi sim, Anthony. Foi uma das coisas mais incríveis que eu já fiz. "

A escrita da autora continua boa para mim.
A narrativa é fluida.
E, com certeza, vou ler todos os outros livros dela.
Estou ligeiramente decepcionado por não ter gostado beeeem mais desse livro.
Estava preparado para aqueeeelas lágrimas, mas não rolou.rs.
Ainda assim, abri um sorriso sincero e emotivo quando li a última página do manuscrito.
Minha visão a respeito desse “mundo paralelo” é um pouco mais compreensiva agora. ^^

Abraços ao Anthony!
ROBERTO468 13/09/2017minha estante
Diferentemente de Para sempre Alice que é um livro totalmente informativo sobre o problema da Alice.
Parece que nesse o foco muda um pouco.
Tbm quero ler, vamos ver se é bom.

Esdras 13/09/2017minha estante
Fiquei sabendo que a autora dá palestras sobre esses assuntos. No Para Sempre Alice ela colocou muito mais dos seus conhecimentos.

ROBERTO468 13/09/2017minha estante
Ahh. Por isso então. Para sempre Alice eu me senti realmente satisfeito nas informações, até pq não conhecia nada da doença, se esse era o foco dela, ela conseguiu.

Claudia Cordeiro 24/11/2019minha estante
Pelo visto, o livro da Jodi Picoult é beeem melhor! Melhor reler do que pegar este, se o objetivo é saber sobre autismo.

Helder 16/01/2020minha estante
Oi Esdras, tudo bem? Terminei o livro agora é gostei muito. Nunca tinha lido a autora e não tinha tantas expectativas sobre a leitura, então gostei muito do que encontrei. Uma lição pra minha vida. Tb não sei se seria capaz daquele amor incondicional, mas acho que Deus da a carga do tamanho de quem tem que carrega-la.

Esdras 17/01/2020minha estante
Que bom que gostou, Helder.
Eu me emocionei mais com o outro.
Quero continuar lendo coisas da autora

Marina 04/09/2017

Peguei este livro pra ler porque gostei muito de Para Sempre Alice, da mesma escritora. Não achei este tão bom quanto o outro, talvez porque eu estivesse esperando outra coisa. Na minha cabeça este era um livro sobre uma mãe criando seu filho autista, mas logo no começo da história já sabemos que este filho faleceu. Então temos a vida desta personagem (Olívia) já sem o filho, divorciada, repensando várias coisas em sua vida e apenas através de memórias temos uma pincelada do que foi criar por alguns anos o filho autista. Só que o livro também intercala os capítulos com outra personagem, Beth, que está acaba de descobrir a traição do marido. Então o enredo gira em torno destas duas mulheres, o foco da história não é o autismo em si.
Não é um livro ruim de ler, a narrativa é fluida, mas acabei não gostando do rumo que o final tomou. Também não gostei dos trechos que seria o livro que a Beth escreve sob o ponto de vista de uma criança autista. Ficou didático demais, parecendo uma pessoa explicando como uma criança autista pensa, e não uma narrativa de uma criança autista.

Larissa 20/07/2017

Maravilhoso
Aquele tipo de livro que você não dá nada e de repente você leva um soco e no final está chorando igual um bebê dentro do ônibus e todo mundo te olha estranho. Gosto de livros reais, que fala sobre problemas reais e que torna mais fácil entrar no mundo e no lugar dos personagem e a Lisa Genova sabe fazer isso. Estou recomendo para todo mundo que eu conheço esse livro, saber como uma família lida com o autismo é uma coisa, agora como um garoto lida com o seu autismo...

Michele.Acquafreda 05/07/2017

Com amor, Anthony...
Desidratei e demorei quase um dia inteiro para colocar meus pensamentos em ordem e começar a escrever sobre minha última leitura.
Que livro!!!?
Fazia um tempo (desde "Como eu era antes de você") que um livro não me fazia chorar e este me tocou muito!
O mais engraçado foi que eu tive três sentimentos diferentes em relação a ele durante a leitura.
Comecei com uma expectativa, por volta da página 200 estava adorando a história mas não estava de acordo com o que eu achava que encontraria e no final me senti uma tonta com a minha expectativa ridícula. rs
O livro não só deu conta das minhas expectativas como foi muito além dela, conseguindo abrir meu olhar limitado.
Para quem conhece a autora (Lisa Genova) sabe que além de escrever histórias brilhantes ela é uma grande estudiosa. Todas suas histórias giram em torno de estudos ligados a neurociência. Para sempre Alice" tratou do Alzheimer, "Nunca mais Rachel" abordou sobre lesão cerebral e agora "Com amor, Anthony" fala do autismo com uma abordagem fantástica, mostrando o mundo do ponto de vista de Anthony.
Anthony não é um garoto com autismo. Ele é um garotinho apaixonante que ensina à duas mulheres o valor da vida e do amor verdadeiro.
Anthony foi diagnosticado com autismo aos 3 anos, abalando a estrutura de sua família que saiu em busca de diversas terapias e tratamentos para poder lidar com a situação.
Anthony teve uma morte precoce aos 8 anos após uma convulsão. A partir daí as vidas de seus pais mudam completamente para conseguir sair do luto. Olívia e Davi (pais de Anthony) se separam e Olívia decide ir morar em Nantucket. Sozinha ela busca conforto e uma resposta para a vida breve e diferenciada de seu filho. Em Nantucket conhece sua vizinha Beth que tem três filhas e sofre com a recente descoberta de uma traição de seu marido. A vida das duas se cruzam no momento em que Beth decide se dedicar à escrita de um livro sobre a visão de mundo de um garoto autista.
Quantas descobertas! Quantas reflexões! Quantas emoções! Quantos ensinamentos!
Estou extasiada e encantada com essa bela história! Vale a pena ler e reler.

Edna 20/06/2017

Incondicional
Com amor, Anthony de Lisa Gênova é um romance que te prende desde o início.

Ela relata alternadamente a vida de duas famílias; Jimmy e Beth que tem 03 filhas e David e Olivia que são os pais do protagonista Anthony portador do autismo.

Ao mencionar problemas familiares vividos pelas famílias, temos a nítida sensação de conhece-los, passamos não só entender o autismo como ter uma experiência de convivência com uma criança autista, entender o mundo tão delimitado e marcado por repetições, por um determinado número, cor, objeto, trajeto, um alimento, uma música, com os quais aprende a viver e delimita que não quer, não necessita de outros mundos, de novas descobertas como o que os pais idealizaram para ele.
Será difícil a convivência, difícil a aceitação e o entendimento e mesmo assim amar sem receber nada em troca apenas doar amor e entender que isso independe da participação do olhar ou da gratidão.

É um mundo particular e não existe o compartilhamento desse universo.

Beth está escrevendo um livro e é sobre um garotinho que em certo verão encontrou na praia, ela não sabe ao certo a continuidade mas ela sonha com trechos do livro e vai construindo a história, ela está vivendo um momento difícil com seu casamento e não imagina que sua vida vai entrelaçar com Olivia a mãe de Anthony, e trarão uma para a outra as respostas às suas dúvidas.

Muito tocante

Amar é se doar sem esperar um retorno.
3,5/5

Viviane 08/01/2017

Com amor, Anthony
Começo esse texto de maneira muito honesta, reconhecendo que não me vejo em condições de fazer uma resenha sobre esse livro e por isso não o farei. O que farei aqui é simplesmente uma expressão de como me encontro exatamente após encerrar essa leitura. Falar sobre o autismo é algo que escapa a mim, mas que a Lisa Genova soube fazer de uma forma tão suave e brilhante.

Eu gosto de emoções, de sentimentos, de ter a mente expandida por novas ideias e fatos que por alguma razão não haviam ocupado tanto o meu pensamento antes. E "Com amor, Anthony" transborda tudo isso é vai além, despe preconceitos, desnuda a alma, crava no coração coisas tão simples, puras, verdadeiras... afinal, qual o propósito da vida de todos nós senão o amor?

Obrigada Anthony por me revelar o seu universo, tão lindo, grandioso, que encontrava beleza no singelo, que carregava um poder de comunicação muito mais poderoso que as palavras, que se conectava pelo sentir. Suas lições me trouxeram mais que lágrimas aos olhos, me proporcionaram transformação. Guardo, metaforicamente, uma pedra pequena, branca e lisa como recordação de que em diversas ocasiões posso não alcançar o entendimento, mas sempre haverá sentimento a ser experimentado e que isso basta.

Viviane K Sousa

Michelle 24/12/2016

Amor...
Livro muito bom! A autora faz um estudo rigoroso, conta com a colaboração de especialistas e alguns pais de autistas para desenvolver seu livro, que é ficção. Mas tem muito a acrescentar... e para as pessoas que convivem com autistas, creio que terá pontos a se identificar, se emocionar e ter aquela percepção de que não está só!
São duas histórias entrelaçadas, com um desfecho lindo. Olívia teve um filho com autismo, o Anthony, viveu incessantemente para a "melhora" dele... foram rios de dinheiro, terapeutas, rotina fixa, a exclusão dela mesma em vida social e até o término do casamento, que não aguentou...
Não é exclusivamente sobre autismo o livro... tem a história da outra personagem, que ao final se cruza com a da Olívia. 😉 o capítulo final é emocionante!
Terminei feliz em ter comprado e lido este livro!!

MarcosQz 13/10/2016

Não é uma história sobre autismo!
Com amor, Anthony é um livro tão forte em palavras que me deixou até fraco. Primeiro livro que li de Genova e fiquei fascinado logo nas primeiras páginas. Confesso que no começo me perdi e me questionava onde estava Anthony, já imaginando o que havia acontecido, mas antes de conhecer Anthony mais a fundo, é preciso conhecer Beth e Olivia antes, pois a vida das duas está fortemente ligada à vida de Anthony.
Fiquei encantado com a forma que a escritora colocou o autismo no livro, nunca em primeiro lugar, o que é correto. Não é uma história sobre autismo, mas sobre duas mulheres e um garoto que mudou a vida das duas para sempre.
Recomendo esse livro absurdamente e se pudesse dar 10 estrelas, daria 11.

Fernanda Gislayne 15/09/2016

Com Amor, Anthony
O livro traz a história de duas mulheres diferentes que passam por dramas pessoais distintos. São elas a Olívia que está num momento muito delicado de luto pelo filho Anthony que era autista e ela o perdeu de forma brusca e inesperada e a Beth que acabou de descobrir traições do marido e passa por um doloroso processo de separação. As histórias se encontram quando Beth, como forma de lidar com seus conflitos internos resolve escrever e publicar um livro, e, pra isso, pede ajuda da então vizinha Olívia. Só que ela não imaginava que a história que surgia em seu pensamento não era nada menos que o Anthony se comunicando, trazendo acontecimentos da sua vida e principalmente explicando o mundo a partir do seu ponto de vista como autista. Obviamente, a sua mãe percebe ao ler esta história narrada por outra pessoa, que seu filho havia encontrado uma forma de se comunicar e enfim responder a pergunta que a perseguia: “Qual havia sido o propósito do Anthony no mundo?” O livro trata de temas marcantes, tocantes e aborda principalmente sobre o amor incondicional.

Tina 11/09/2016

Com muito, muito amor
"Com amor, Anthony" veio parar em minhas mãos por intermédio de um colega da faculdade. E veio em tão boa hora! Vivemos em um mundo onde tudo passou a ser rápido, banal e nada intenso. Pensamos só no nosso umbigo e em como podemos tirar vantagem das mais diversas situações pelas quais passamos. O livro de Lisa Genova nos mostra que existe algo muito, mas muito maior do que tudo isso que vivemos aqui na terra. Existe o amor, e existem diferentes maneiras de se amar alguém. Anthony, um menino autista, encontra um meio de trazer respostas à Olivia, sua mãe, mesmo depois de já ter deixado esse mundo. Na busca por refúgio, consolo e paz, Olivia conhece Beth, e através dela, passa a entender o autismo de Anthony de uma maneira que nunca antes pensou que pudesse. Acho que a história me tocou de maneira especial pelo fato de eu estar envolvida com pesquisa básica na área da saúde na faculdade. Encontrar respostas é o que todo cientista almeja, e eu gostaria de um dia poder explicar tudo o que não se sabe...seja sobre o autismo, sobre o Alzheimer ou qualquer outra condição que coloca muitas vezes em xeque todas as nossas crenças. Um viva à Lisa Genova, obra espetacular!

Ana - @edicaodebolso 06/09/2016

Com Amor, Anthony
Lisa mais uma vez abordando temas tão comoventes através de suas paginas.
Uma historia linda, repleta de encontros e desencontros, que nos leva a se colocar e se imaginar na situação, e mais; a se questionar o que faria.
Confesso que torci por um final um pouco diferente, mas no geral foi lindo.
O livro trata, e nos da um pequeno conhecimento sobre autismo e sua forma particular de ver o mundo.
Uma historia muito bonita e envolvente.
Recomendo