Consciência fonológica na educação infantil e no clico de alfabetização

Consciência fonológica na educação infantil e no clico de alfabetização Artur Gomes de Morais

Resenhas -

jessyhehe 01/10/2023

O livro aborda muito bem as habilidades necessárias para se trabalhar a consciência fonológica. Na primeira e segunda parte vai aprofundar nas pesquisas e teorias , umas são questionadas e outras recomendadas. Na terceira parte aborda mais a questão da prática em sala de aula, dando muita ênfase em explorar cantigas, parlendas e outros gêneros populares , além de jogos.
O livro em si é bem extenso e pode ser cansativo para algumas pessoas, porém, recomendo que leia sem pressa e marque várias partes importantes para ajudar nas consultas, pois tem muita coisa para se aproveitar.

Thati 27/12/2022

Leitura difícil
Eu sou graduanda em pedagogia e posso afirmar que é muito difícil a leitura, mas o autor tenta esclarecer os pontos de maneira adequada. No entanto, a temática é tão densa que eu quase desisti de ensinar pq eu não estava entendendo o ponto principal da educação que alfabetizar e letrar a população.

Déh 15/05/2022

Esse livro foi um que me empolguei comprando ele, mas que ficou na estante por um tempo, pois não senti mais vontade de lê-lo. Porém a espera valeu a pena consegui aproveitar mais a leitura e gostei muito dele.
Na primeira parte vai falar mais da teoria e na segunda parte traz relatos da prática de uma professora que foi muito enriquecedor.

Alineczt 12/07/2021

O que é consciência fonológica?
Por meio da exposição de suas pesquisas e de outros estudiosos, Artur Gomes de Morais nos apresenta o que é a consciência fonológica e a sua importância no processo de alfabetização de meninos e meninas.
Além disso, ele nos proporciona exemplos de aplicação da consciência fonológica a partir de exemplos reais de situações observadas em aula.

Sheilinha 06/03/2021

Boa reflexão
O livro traz um tema pouco explorado ainda pelos educadores de forma intencional que é a consciência fonológica dentro do processo de alfabetização.
Faz refletir sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita e em alguns casos de como pode ser válido trabalhar abordando métodos diferenciados para o desenvolvimento dos estudantes nessa fase de escolarização.

Recomendo, é uma leitura fluída, com boas dicas e bem atual.

Bel 28/02/2021

Um livro com bastante discussão acerca das práticas relacionadas à Consciência Fonológica, alguns exemplos práticos e muita bagagem teórica. Confesso que gostaria de mais dinâmica e fluxo de leitura, mas em nada reduz o valor do livro.

helenacruz 30/05/2020

Um livro obrigatório para quem se interessa por alfabetizar
Este livro é recheado de bagagem teórica, experiências reais em sala, avaliações e discussões que vão "pipocar" no professor alfabetizador, novas ideias para repensar sua prática e aprimora-la.