Primavera nos dentes

Primavera nos dentes Miguel de Almeida

Resenhas - Primavera nos dentes

@jaquepoesia 16/12/2023

Livro excelente!
"Era o início da arte engajada brasileira, e o golpe de 64 seria para essa tendência um rosto e uma causa a serem combatidos. Assim, com os militares no poder, os artistas eram colocados no centro da luta política. E dali não mais arrediariam pé." ▪︎ pág.119

Movido pela curiosidade de como um período de tão pouca liberdade sob a ditadura militar produziu um artefato cultural gigante, no caso o grupo Secos & Molhados! O escritor, editor e também cineasta buscou através dessa biografia contar os bastidores do grande fenômeno não apenas musical mais político do icônico grupo.
Personalidade, irreverência, boa música e um papel importante contra a ditadura. O grupo formado por Gérson Conrad, João Ricardo e Ney Matogrosso, fez história e mostrou a importância do artista, quando este se propõem a ser uma arma política revolucionária.
Este livro foi inicialmente publicado no outono de 2019, mas essa nova edição oferece aos leitores(as) novos capítulos, cujo o conteúdo agrega na compreensão do quadro cultural do período.

Foi no inverno de 1973, que o grupo subiu ao palco do teatro Itália em uma quarta-feira, para lançar seu primeiro disco. Em um ano, o grupo superou as vendas de Roberto Carlos (300 mil cópias), chegando a quase 1 milhão de vendas. Vibrantes e poéticos os jovens revolucionários seguiram conquistando fãs e recordes.
Em um Brasil dominado pela ditadura, o grupo se apresentava como personagens, com a missão de importunar a moral conservadora e questionar os limites do que era política sob a ótica da esquerda.

• A ligação entre teatro e música
Você sabia que a inspiração para Ney criar sua persona musical veio do teatro? E que toda a androginia do cantor e a criatividade do grupo, muita maquiagem e apetrechos era um manifesto mais do que necessário para que em conjunto a iconografia atravessasesem a esfera do entretenimento e alçassem um status político?
Se eu já era fã, depois de conhecer as minúcias por traz dos manifestos do grupo sou ainda mais!
JurúMontalvao 18/12/2023minha estante
Interessante

Lucas.Wijk 06/11/2023

Que livro incrível! Muito bem escrito e contextualizado. O autor não só fez um excelente trabalho de pesquisa, como também soube passar isso por escrito com uma prosa deliciosa. Foi quase como ler um romance. Fiquei até triste quando terminei, queria que tanto o livro quanto a história dos Secos & Molhados durassem mais. Uma pena que tamanho fenômeno tenha durado tão pouco. Acho muito difícil não vilanizar a arrogância e soberba de João Ricardo e não responsabilizá-lo pelo fim da banda. Ao mesmo tempo, Ney Matogrosso parece a pessoa mais incrível do mundo. Recomendadíssimo!

Ste 26/06/2023

Favorito da vida ?
Como eu amei conhecer mais a história desses três gênios malucos. Uma trajetória explosiva e que até o fim foi dramático. Ney Matogrosso é f#@$!!!!!

Biblioteca Álvaro Guerra 13/01/2022

O livro apresenta detalhes da trajetória do grupo, do início ao término, analisando o contexto social e cultural da época, que permitiram ao grupo tornar-se um fenômeno na história da música brasileira. Além dos 3 integrantes, o autor conversou com outros personagens importantes, como músicos que tocaram nos discos e turnês, empresário, entre outros.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788568493595

Bi Bueno 03/03/2021

Primavera nos dentes
Alguns acasos dão tão certo, dão origens a coisas tão absurdamente boas, que a gente dúvida que seja acaso... a gente já começa acreditar em providência divina. Hehehe! Tudo na história desses caras foi assim: um amigo que apresenta um amigo, que marca um encontro numa data, que só acontece dali a um ano, e tudo deu tão certo naquele primeiro trabalho!!! Ainda bem! Porque, assim, temos Secos & Molhados, a banda que deu outra sonoridade pra música brasileira! E porque, assim, também temos Ney Matogrosso!!!

Fernanda1156 13/11/2020

O furacão chamado Secos & Molhados
Recomendo todos a ler biografias de caricaturas nacionais desta época, seja pessoas como Tim Maia e Rita Lee ou bandas como Secos & Molhados. É uma história muito rica não só sobre eles como bandas e pessoas famosas, mas também trazendo a contextualização da época, o desenvolvimento da música nacional, com todas as suas revoluções ao longo dos anos, sobre a ditadura militar e suas injustiças com a classe artística como um todo, sobre a evolução do teatro e suas muitas peças que tem muito peso cultural até hoje...
Agora sobre a história desta banda maravilhosa que tem como artista principal ele ninguém mais, ninguém menos do que o talentoso, artista, aquele que não queria fazer mais do mesmo, não queria ser cantor mas sim ator e que no final foi o cantor que mais representou no palco Ney Matogrosso.
E a idéia genial do João Ricardo de burlar a censura militar musicando poemas de autores consagrados também é um ponto importantíssimo porque isso também chamou grande
atenção do público.
Eles trouxeram uma pequena revolução para a cultura nacional na época e até hoje suas músicas são sucesso, eu pelo menos AMOOO.

Neste livro conseguimos acompanhar a cultura brasileira se desenvolvendo em meio a ditadura. Peças teatrais com os atuais monstros, muita música e vários ataques de um bando de extremistas apoiadores da ditadura que não tinha nada de cultos...

Frase que resume Ney Matogrosso: "... envolvia uma compreensão sobre liberdade individual, de como se colocar no mundo e de romper preconceitos, não mantê-los"

Teder 05/07/2020

S & M
Biografia do grupo Secos e Molhados que em 1973 abalou as estruturas da música brasileira contada a partir do depoimentos de seus integrantes e parceiros. Excelente para conhecer um pouco mais sobre Ney Matogrosso, Gerson Conrad e João Ricardo, suas verdades e mentiras

Caser 25/05/2020

A história de um fenômeno da música e do show business brasileiro; um verdadeiro furacão, extinguido tão rápido quanto a sua gênese - regado a criatividade, egos melindrados e sacos de dinheiro, literalmente.
Uma história incrível, que vale a pena ser contada e conhecida para quem é fã do grupo e dos artistas ali retratados.