Trafalgar

Trafalgar Benito Pérez Galdós

Resenhas - Trafalgar

Hilton Neves 24/01/2020

Literatura de bom nível
O autor se debruça na vida da marinha e nos conta muitas coisas sobre a Andaluzia, especialmente a região de Cádiz, onde Gabrielito, o protagonista, morava. Fantástico aprender como Collingwood e Nelson travaram a batalha, crucial na Inglaterra se estabelecer como potência mundial, junto com os EUA poucas décadas depois, visto que a Armada Espanhola foi imbatível por séculos. Também destaca a humanidade inglesa ao lidar com os prisioneiros: embora feroz quando em combate, a tripulação do Almirante Nelson foi espetacular velejando com o Santa Ana. Mais não direi, senão tira a graça.

D. Felipe 24/10/2014

Ler em espanhol é as vezes uma tarefa árdua, mas que tem as suas recompensas. Mesmo tendo pouquíssimo domínio desse idioma, resolvi me arriscar e ler o primeiro volume da famosa série: "Episodios nacionales" escrito por um dos maiores prosadores da língua castelhana: Benito Pérez Galdós.

Em "Trafalagar", livro de abertura da saga, vemos a história de Gabriel, um rapaz de quatorze anos, orfão, que está a serviço do nobre Don Alonso, que é convocado a se juntar a armada espanhola, para servir numa das batalhas navais mais épicas que já ocorreram: "A batalha de Trafalgar". A peleja se ocorreu em 1805, resultando na derrota da armada francesa, aliada a espanhola, pela marinha inglesa, que na época era a temível inimiga do imperador francês Napoleão Bonaparte.

As batalhas são descritas com realismo, de modo que o leitor se sente membro da tripulação, exposto a todo tipo de projétil e bolas de canhão, que são arremessados contra as embarcações. Mas isso não faz com que o livro deixe de ter suas doses de bom humor e diversão, o que faz de Galdós um verdadeiro herdeiro da pena de Cervantes e também de muitos escritores clássicos.

Se você ama ler em espanhol, aproveite o clássico; mas leia sempre com o dicionário ao lado. Sugiro a leitura Pelo Kindle, seja pelo aparelho ou através do aplicativo instalado no computador ou um celular Android.

Boa leitura!