Contos de Murilo Rubião

Contos de Murilo Rubião Murilo Rubião

Resenhas - Murilo Rubião

1 | 2 | 3 | 4 | 5

nflucaa 07/04/2024

Não são contos fáceis de ler
A maioria dos contos possui finais abertos e o escopo interpretativo pode ser grande. O caráter fantástico e insólito é onipresente, causando um estranhamento. Terei de reler alguns contos com maior atenção, sobretudo os que mais gostei. Destaque para:

- O pirotécnico Zacarias;
- O ex-mágico da Taberna Minhota;
- Teleco, o coelhinho;
- A fila;
- Bruma (a estrela vermelha);
- O bloqueio (meu favorito);
- O homem do boné cinzento;
- Petúnia;
- O convidado;
- Botão-de-rosa;
- Os comensais (meu segundo favorito).

Rodrigo Arlindo 07/03/2024

Devo ter relido integralmente esse pequeno volume pelo menos duas vezes. E nem lembro quantas vezes li meus contos preferidos do autor. O estranhamento do absurdo no realismo mágico, quando bem arquitetado narrativamente e não somente absurdo por absurdo, é algo viciante, acaba demonstrando a estranheza da nossa própria realidade.

Alguns dos contos dessa curta e densa obra que sempre releio por causa do efeito acima descrito: O pirotécnico Zacarias; O ex-mágico da Taberna Minhota; A cidade; O edifício; A Casa do Girassol Vermelho. Enfim, sempre vale a pena ler ou reler qualquer um dos contos de Rubião.

Jão 25/02/2024

Murilo Rubião é fantástico!
Esse livro foi meu primeiro contato com a literatura fantástica e simplesmente amei??. A maneira como Rubião mescla o fantástico e a realidade é magnífica! Alguns contos podem ser difíceis de entender, mas busquei artigos falando sobre eles e serviu para esclarecer muita coisa. Enfim, recomendo muito!?

Davenir - Diário de Anarres 13/02/2024

Grande autor da literatura fantástica do Brasil!
Obra Completa de Murilo Rubião, como o nome sugere, traz toda a obra do contista que se tornou um antecipador magnífico do que seria chamado de realismo mágico no Brasil. Para quem gosta do estilo de Frans Kafka, Gabriel Garcia Marques, Adolfo Bioy Casares e Júlio Cortázar, vai gostar muito destes contos. O que mais marca nas leituras é a capacidade do autor de jogar o leitor nas situações mais diversas e malucas. Efeito esse que aumenta quando você lê vários contos em sequência. Nem todas as situações são sobrenaturais, mas a estranheza que perpassa as situações independe do lado mágico, ainda que este é potencializado quando aparece. Um dos contos que me marcou foi o de um grupo de filhos adotivos, vindas de famílias famélicas, de um fazendeiro que abusava física e psicologicamente deles. Uma vez que o velho morreu, os irmãos se juntam em casais (sabem que não são irmão de sangue) e tentam se achar nesse mundo com a moral que aprenderam. Outro conto que gostei muito foi O Edifício antecede em muito o tema de A torre da Babilônia de Ted Chiang, mas com uma cara ironicamente mais moderna, ao acompanhar um engenheiro responsável por erguer uma torre de centenas de pisos, porém havia uma previsão de que haveria uma grande crise quando chegasse no andar de número oitocentos. Nem todos os contos são bons como estes mas todos são bem curtos e chegam (ou não) logo onde o autor pretende chegar. Infelizmente o autor não é tão conhecido, mas se você der uma chance com este livro não vai precisar de mais nenhum outro, mesmo querendo ler mais.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2023/09/resenha-322-obra-completa-murilo-rubiao.html

arslais 05/01/2024

Foi indicação de um ex professor. Murilo Rubião foi e continua sendo um dos principais nomes do realismo mágico no Brasil. Uma pena não ser muito falado?

Uma mulher que só se sentia Feliz recebendo presentes um tanto fora do comum, um prédio cujo a construção não tem fim, um ex mágico que não consegue controlar seu poderes? 33 contos absurdos. Com narrativas bem fora do comum.
Embora só tenha deixado um pequeno número de escritos, não se engane quanto a capacidade do autor de ser um dos melhores.

duca nascente 08/11/2023

Os primeiros contos são maravilhosos mas depois deixa de ser surreal e fica mais uma coisa machadiana que particularmente não gosto tanto.

Rafael1906 19/10/2023

Contos fantasticamente realistas
Murilo é um dos grandes nomes que escrevem sobre o realismo fantástico, bem antes de outros autores hoje em dia bem mais conhecidos que ele. São histórias que beiram nosso imaginário, mágicos que tiram de um tudo dos bolsos, animais que se transformam em criaturas diversas, e tantas outras situações não tão fantásticas como traição e aborto. Um autor que escreveu pouco, mas com tamanha qualidade que é impossível não se apaixonar.

Dudu Menezes 11/09/2023

Um livro mágico...
Quem me acompanha, por aqui, sabe que o meu primeiro contato com a obra do escritor mineiro, Murilo Rubião, foi através do livro Quarteto Mágico, que reúne não só este, mas outros autores considerados como a vanguarda do realismo mágico no Brasil.

Rubião estaria, portanto, ao lado de José J. Veiga, Campos de Carvalho e Victor Giudice como um dos principais representantes da "literatura fantástica", muito aclamada através de nomes como Gabriel García Márquez e Jorge Luis Borges, só para ficar em dois importantes escritores latino-americanos.

Mas a obra de Rubião, que tive o prazer de conhecer de forma completa, nessa edição de comemoração ao seu centenário, lançada em 2016 pela Companhia das Letras, precisa ser conhecida do grande público.

Não vou citar os contos mais marcantes, porque estou pensando em como trazer isso, em formato de vídeo, para comentar no canal. Mas preciso dizer que a genialidade do autor está em fazer algo que eu só tinha visto em autores como os citados Borges e Gabo: revelar uma realidade "mágica" - e justamente por isso tão absurda e essencialmente tão real - por meio do nosso cotidiano.

O autor nos faz perceber que o absurdo do cotidiano é, justamente, perder a capacidade de "fantasiar ", deixar a imaginação morrer e ficar preso, "sem saída", em um mundo que, de tão "real", torna-se um pesadelo.

Será que importa saber o que somos? Será que somos o que imaginamos ou o que os outros pensam que somos e, sinceramente, o que isso importa?

Nesta obra, temos 33 contos. Eu, talvez, teria de dar atenção especial a pelo menos uns 12. Ao final do livro somos presenteados com dois textos críticos, assinados pelo professor Jorge Schwartz e pelo escritor Carlos de Brito e Mello. Os dois textos são ótimos, mas Rubião conseguiu me levar até este último, que não conhecia, e por tudo que li, aqui, me deu a certeza de que precisa ser conhecido. Não é só pelos comentários que fez sobre a obra de Rubião, mas "pela forma" como o fez.

"Se Rubião acolhe o absurdo, não é para opô-lo à condição humana, mas para reivindicà-la, formulando-o no centro mesmo de seu sofisticado artesanato literário", nos diz Brito e Melo, e não precisa dizer mais nada!

Tenan 08/09/2023

Murilo, o Desconhecido
Nunca tinha ouvido sequer menções a Murilo Rubião, e que grata e mágica surpresa ter contato com todos seus contos.
Seu talento de comparar nossa realidade, usando elementos mágicos, é algo fora do normal.
Meus contos preferidos :
Os Dragões
O edificio
O homem do boné cinzento
Aglaia

edisik 08/09/2023

Gosto de histórias com realismo fantástico. Nesse livro muitos contos são bons e outros não entendi nada.

Pisi14 26/08/2023

Fantasia em Minas Gerais
Os contos não fazem qualquer sentido dentro de uma realidade formal e o mais legal é que não precisam fazer, a lógica dos textos se encaminha para o universo fantástico onde o surreal se torna cotidiano

Murilo Rubião cria um cenário de fantasia em Minas Gerais em contos onde humor e ironia operam juntos. É um dos mais subestimados escritores brasileiros.

Jeff_Rodrigo 28/07/2023

Mais do que fantástico! Uma brisa danada!
Está aí uma obra que fez o quê nenhuma das coisas psicotrópicas que já tomei na vida não conseguiram fazer: ter os mais absurdos sonhos enquanto dormia! É como se os maravilhosos contos (por exemplo: “O ex-mágico da Taberna Minhota”; “Teleco, o coelhinho”; “Memórias do contabilista Pedro Inácio”; “O bom amigo Batista”) adentrassem o meu subconsciente, alimentando o meu cérebro com as coisas mais estranhas que nunca imaginei. E assim como os contos do livro, me fizeram pensar profundamente em seus significados.
O autor me surpreendeu! Espero poder encontrar mais obras dele o mais rápido possível.

biancarrcaetano 29/06/2023

Murilo rubião
Nesse livro, contém muitos contos famosos de murilo, como o ?o edifício? ou ?a cidade?, gostei da maioria dos contos pq sempre remetem a alguma crítica à sociedade, e são contos bem curtos de no máximo 8 pags (isso pq tô sendo generosa). Pra um livro de escola, é bom

1 | 2 | 3 | 4 | 5