Pangea

Pangea Aelita Lear

Resenhas - Pangea

Vick 07/09/2020

Infelizmente não rolou..

Primeiro quero dizer que é sim bem escrito e tem uma boa diagramação, mas pra MIM, houveram muitos poréns que me fizeram não gostar muito da história.

Não sei se é minha cabeça que viaja muito na maionese, mas muita coisa que imaginei que poderia acontecer na historia, aconteceu, então não me surpreendi tanto com os acontecimentos como muita gente relatou.

Não curti muito os personagens, senti que não foram muito desenvolvidos, não consegui conhecer direito a personalidade de absolutamente nenhum, nem da protagonista. Jogar na história que fulano “é egoísta” e ciclano “é altruísta” não significa nada pra mim, sendo que eles praticamente não tem atitudes nem falas que reforçam isso, e até esse detalhe já é mais do que o que sabemos sobre diversos outros personagens muito importantes, como a própria mãe de Vo.misa, o par romântico dela, etc.

As descrições sobre o universo que estão, Pangea, é extensa e detalhada (ainda que as vezes com aquela sensação de “já vi disso ou muito parecido com isso antes”) a gente consegue entender bem a essência, enquanto as relações e as pessoas não são, é tudo muito raso e pouco desenvolvido, o que pra mim é uma falta enorme, prefiro páginas e páginas de diálogos bem elaborados do que descrições (ainda que bem escritas) sobre o espaço, apesar de ambos serem importante para uma boa história.

Outro ponto também relacionado a isso foi a protagonista, Vo.misa (curti o trocadilho com o nome), de quem sinceramente não gostei, ela é EXTREMAMENTE condescender e sem personalidade, pareceu mais uma guia, que mostrava o lugar, seguia quem tinha que seguir e falava o que tinha que falar, do que uma personagem mesmo, com opiniões e atitudes.

Os saltos temporais foram meio sei lá, no começo foi okay, mas do meio pro final, que era literalmente a parte mais importante, não ficou legal, chegou num ponto que estava TÃO corrido que os próprios narradores/personagens, que antes “viviam no presente", passaram a se referir a história no passado, contando o que tinha acontecido durante os saltos de tempo, tudo isso numa velocidade absurda e perdendo toda a vibe do detalhamento sobre a sociedade que tinha antes, parecia alguém contando um caso, ainda que um caso muito doido.

Enfim, infelizmente não posso dizer que gostei, mas tenho certeza que muita gente vai gostar. Como disse é bem escrito e a leitura é super fluída, mas é minha opinião e minha experiência sobre. Pra quem animar de ler, espero que aproveite e tenha uma boa leitura.
Taís Claumann 13/09/2020minha estante
Amei sua resenha, representou bem minha experiência com o livro.

Sônia Gregoski 06/09/2020

Cativante
Uma sociedade dívida por classes,em um primeiro momento parece mais do mesmo,mas é aí que se encontra o diferencial deste livro,com grande maestria somos apresentados a Pangea,uma colônia de sobreviventes da "3° guerra mundial",será?!
Este livro foi uma grata surpresa,com uma escrita leve e fluída,somos transportados para uma estória cheia de reviravoltas,confesso que em alguns momentos fui pega de surpresa,e eu amei isso!
É tão bom quando encontramos um livro que nos surpreende,e definitivamente Pangea é um desses livros.
Já estou ansiosa para ler a continuação!

Rainy Kelly (@sobre_liivros) 30/08/2020

RESENHA: PANGEA - AELITA LEAR
Já imaginou como seria o mundo se houvesse uma Terceira Guerra Mundial?
Bom, aqui, após uma bomba nuclear radioativa atingir e matar quase todas as pessoas do mundo, no planeta só resta um continente, um local protegido onde é habitado por uma pequena população. E esse local se chama Pangea.
Pangea é um mundo criado no subsolo, onde as pessoas que sobreviveram são divididas em três grupos sociais: os Bax, a classe mais “pobre” e inferiores aos Med, aquela mediana, e inferiores aos Alt, que ficam mais próximos da saída de Pangea para o mundo onde há radiação, sendo superiores a todas as outras classes, mas inferiores à tríplice. Tríplice é um nome dado para quem comanda Pangea, controlando a segurança, protegendo as pessoas da radiação, violência, fome e principalmente, da morte. A tecnologia desenvolvida em Pangea é muito superior a que temos no nosso mundo contemporâneo, além da forma de trabalho e alimentação, é tudo perfeito. Ou quase perfeito.
Esse novo mundo tão peculiar é nos apresentado pela Vo.misa (sim, os nomes também não são comuns, haha) uma mulher que se mostra muito forte ao passar por uma grande reviravolta em sua vida, perdendo pessoas amadas e correndo grandes perigos.
Junto com Vo.misa vamos nos surpreendendo com cada revelação, vamos nos apaixonando e pensando se deve ou não agir de tal forma.

Ah, gente, se eu falar mais um pouco posso dar spoiler e não quero isso, haha. Eu terminei de ler esse livro em quatro dias, mas, se eu tivesse um dia só para lê-lo, teria lido em um único dia. Eu realmente fui fisgada do início ao fim, em nenhum momento me senti cansada com a leitura (o que sempre acontece comigo mesmo o livro sendo bom), a autora consegue nos envolver na história e isso é tão gostoso de sentir. Cada sentimento da protagonista se tornou o meu sentimento. Se você está procurando um livro para te tirar da ressaca literária, pode apostar que esse aqui é o ideal!

site: https://blogsobrelivroseresenhas.wordpress.com/2020/08/30/resenha-pangea-aelita-lear-serie-cativos-01/
error/ 31/08/2020minha estante
uau... já quero ler rs. que resenha interessante : ))

Tefanii 27/08/2020

Pangea
Uma distopia nacional

Seguimos a personagens principal Vo.misa em Pangea, um local no subsolo onde é coberto por uma redoma de vidro para a proteção da população contra a radiação depois da segunda guerra mundial, a população de Pangea é dívida em três classes: Alts, Meds e Bax, e dependendo da sua posição tem trabalho e privilégios específicos.

Vo.misa é uma Bax, e trabalha em um restaurante tirando os lixos das mesas, ela tem uma vida comum em Pangea, até a mãe da sua amiga Ren engravidar e causar uma avalanche de acontecimentos em sua vida, e a descoberta dos segredos que envolvem Pangea.

?_Somos vocês e não somos. Somos parte de seus antepassados e uma nova espécie. Somos a evolução de uma espécie contaminada por outra. Somos a chance da melhora, e o meio de recuperação.?

Esse livro foi uma experiência maravilhosa, o local onde se passa é muito curioso e cheios de segredos, mais a história toma um rumo totalmente inesperado, eu surtei em algumas partes quando descobrir mais sobre Pangea e os segredos dos Alts.

Me identifiquei muito com Vo.misa, pois ela ainda não sabia de muita coisa sobre seu mundo e eu fui aprendendo junto com ela, ela conheceu Er.ol e juntos partiram para um mundo que Vo.misa desconhecia.

Esse livro e cheio de plost twist, me surpreendi muito, estou ansiosa para o próximo e ver como vai ser o destino dessa civilização.

A leitura foi super fluida e divertida e tem referências que eu amei descobrir esse livro me fez mergulhar na história, e a cada descoberta eu queria me aprofundar mais.

Marriete 24/08/2020

Pangea (Série Cativos ? Livro I) - Resenha
Autora: Aelita Lear (Gabriela Somera Teixeira)

Uma sociedade dividida por classes, onde cada um tinha um dever e jamais deveria querer ocupar o lugar de outro. Essas classes eram divididas em três níveis e em cada uma delas as pessoas eram reconhecidas por sua cor e altura.

Após uma catástrofe os moradores de Pangea haviam se refugiado abaixo do solo terrestre, pois todos sabiam da radiação que assolava a superfície. Tentar sair era um crime punível com pena de morte pois além de induzir que outros fizessem o mesmo, essa ação poderia atrair a destruição ao povo, deixando entrar o mal que existia do lado de fora.

Muitos segredos existiam, e, para que fossem mantidos, a sociedade era investigada de forma periódica. Para os governadores ninguém tinha a necessidade de sair pois ele tinham ali tudo que precisavam, a tecnologia era avançada, eram capazes de produzir o próprio alimento e a água. Mas sabemos que tudo que é proibido nos chamam a atenção e é impossível não querermos descobrir seus mistérios.

Pangea é uma sociedade como todas as outras que no fundo esconde as suas imperfeições, como muitos se sentem castrados, existe na clandestinidade um grupo que visa a libertação de seu povo, mesmo sabendo que se forem descobertos cairão mortos. No começo, pelo desenrolar do enredo achei que fosse uma distopia, daquelas bem incrementadas mas ao chegar a metade do livro houve uma reviravolta e percebi que se tratava de ficção científica também e das melhores!

O enredo é tão rico e cheio de nuances que mal percebi quando cheguei ao final! Foi uma leitura gostosa que me fez sofrer com os personagens e ansiar pelo bem deles. Vo.misa é um personagem tão adorável, que me enterneceu. Senti com ela as suas dúvidas e suas tristezas, me alegrei com a sua coragem. Quase surtei quando consegui reconhecer algumas pegadinhas do livro! Eu estou realmente encantada! Escrever ficção científica não é algo fácil e há a preocupação de não se fazer mais do mesmo. Aelita (Gabriela) conseguiu essa proeza e conseguiu mais uma leitora apaixonada. Minhas expectativas para o segundo livro estão bem altas.

Recomendo a leitura.

#Pangea#AelitaLear#Resenha#Marry#FicçãoCientífica#Distopia#AutoraNacional#LiteraturaBrasileira#AmoLrr#Instabooks

Maycon.Felipe 20/08/2020

Nos últimos três dias tive o prazer de ler esse livro que foi um dos mais criativos e originais que já li.
É fantástica a ideia da autora, ela desenvolve o enredo num tom enigmático e cheio de momentos surpreendentes e imprevisíveis.
Vo.misa, a protagonista, é uma personagem bastante única em todo o livro e a originalidade como as coisas se desenvolvem vão trazendo à tona muitos segredos obscuros, e claro, com um romantismo muito marcante em toda a Pangea.
Fico muito feliz de ter lido um livro a altura das grandes distopias, na minha opinião, muito melhor do que Admirável mundo novo e em pé de igualdade com 1984. Já estou animado para a continuação desta obra singular.

Suzana 18/08/2020

Nessa história conhecemos Vo.misa e sua vida simples em Pangea, morando com sua mãe e trabalhando como coletora de lixo. Pangea é uma sociedade estratificada e que vive isolada para evitar contato com a radiação fruto da terceira guerra mundial. Contado em primeira pessoa, principalmente por Vo.misa, fato que dá mais vontade de saber os acontecimentos, vamos aos poucos sendo apresentados a situações que nos fazem questionar a estrutura da sociedade. Quando pensamos que finalmente descobrimos o segredo de Pangea, vem um plot twist e nos mostra que nenhuma certeza é de fato concreta e que não sabemos nada. Nem a gente, nem Vo.misa.

Luciano Otaciano 18/08/2020

Livro Maravilhoso
Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

Livros distópicos costumam me agradar positivamente, e este aqui não foi diferente. Quer saber os motivos? Confira abaixo!
A obra conta a estória da Vo.misa, que mora numa instalação subterrânea que protege a raça humana da radiação provocada pela terceira guerra mundial.
As regras das classes presentes no livros são rígidas e, se não cumpridas há punição para o, infrator. A população se vê num beco sem saida, pois não há meios para fuga em Pangea. Contudo alguns se rebelam e a aventura tem início.
Porém após a fulga de sua melhor amiga Ren (devido a lei de filho único, em uma tentativa de poupar a família) e depois de descobrir que sua mãe participava de uma rebelião que desejava expor os segredos do governo Alt aos demais, Vo.misa percebe que a realidade na qual se acostumou a viver é uma mentira. Com a ajuda de Er.rol, um Alt apaixonado por Vo.misa que é uma Bax, eles decidem sair de Pangea, descobrindo assim os mistérios de sua civilização. Partindo dessa premissa cativante e envolvente Aelita cria um livro para lá de surpreendente e verossímel, embora seja ficção científica. É surpreendente porque os acontecimentos contidos ao longo das páginas são coesos, mas com novidades que se sucedem ao virar das páginas, enganando completamente o raciocínio lógico do leitor. A verossimilhança inserida no enredo se dá principalmente na capacidade e inteligência da autora de mostrar a realidade factível de nossa sociedade contemporânea num futuro adiante e diferente. Junto de as sucessivas reviravoltas que o livro possui, temos uma leitura dinâmica e fluida, pois a escrita de Lear é envolvente, embora não seja uma escrita detalhista, ela é leve e imersiva. A divisão de partes do livro também foi um acerto por parte da autora, pois desta maneira não há um arrastamento durante toda a narrativa. As quatro partes do livros são divisões acertadas pela sua criadora. A conexão dos personagens e da protagonista geram reflexões importantes ao leitor. A protagonista e as demais personagens foram muitíssimo bem construídos, somos capazes de sentir suas dores e aflicões e, embora nem sempre concordamos com as suas decisões, podemos entende-las. A protagonista foi que mais me agradou, muito embora os outros também não devam nada a personagem principal da obra. Ademais é uma leitura brutalmente reflexiva, pois mostra-nos claramente até onde o homem pode chegar com o seu egoísmo irrascível. Outro ponto importante do livro que devo mencionar é o fascinante universo criado pela autora. Lear usou de vários elementos para dar vida ao mundo que ela criou de forma magistral, dando ao enredo sincronismo que impressiona. É espantoso pensarmos neste universo futuramente para a raça humana, contudo é bastante factível, se pensarmos em tudo que ocorre com o planeta ultimamente causado pela raça humana. Diante de todos os aspectos mencionados, resta-me indicar a obra. Recomendo! Em resumo, Pangea é um ótimo livro inicial que consegue surpreender, mesmo não tendo algo tão inovador na premissa base do enredo da obra. Se você gosta de ficção científica, este livro irá lhe agradar por completo. Tenho certeza de que você se surpreenderá com a leitura! Se arrisque nesta obra grandiosa. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Feu Franco de Yamesh | @feu_franco 12/08/2020

Pangea é surpreendente
Quando comecei a minha leitura desse livro não imaginei que minha mente seria levada ao quase extremo do que é o significado da palavra reviravoltas.

A princípio acompanhamos Vo.misa (eu saquei a homenagem no nome) uma garota que vive em um universo muito bem construído pela Autora. Por questões de sobrevivência, precisam viver em cavernas subterrâneas com tecnologias diferentes e organização social e religiosa bem diferente do que vemos hoje em dia. Enquanto ia lendo, às vezes pensava "mas isso não faz sentido" e a autora com maestria nos mostrava que fazia sentido sim. E assim foi toda a leitura em uma corrida de gato e rato onde ela domina a arte de nos guiar por esse mundo e nos dando revelações em doses homeopáticas e bombásticas. Para quem gosta de distopias como Maze Runner, A Hospedeira, Jogos Vorazes; esse livro é um prato cheio de diversão e entretenimento.

Parabéns Aelita, que nos apresente muito mais desse mundo que você construiu.

Paulo Sutto 09/08/2020

Muito bom!!
Bom, a principio me pareceu ser um livro bem assim para adolescente, vou confessar.
Porém logo após a leitura das primeiras páginas me senti cativado pela história, pelo modo da escrita e a história.
No decorrer do livro muitas reviravoltas que nos leva a querer ler mais um pouco.
Muitas surpresas interessantes, nada é exatamente o que pensamos e isso deixa a leitura muito interessante.
Me surpreendi muito com essa história, os personagens são bem produzidos e a história bem arquitetada.
Ansioso pela continuação.
Meus parabéns pela obra!!

Nielle 03/08/2020

Estrelas ?
"Elas me dão esperança, além de uma profunda tranquilidade. Aqui e agora, eu sabia que nada mais poderia nos prender e atingir. Agora tínhamos o universo inteiro para explorar". Pág 240

Dai_tck 01/08/2020

MARAVILHOSO DEMAIS!!!
Que tiro foi esse!?
Preciso de continuação urgente. Não consegui parar de ler, tinha que terminar, mas agora estou com vontade de chorar por ter acabado
Ele é perfeito, não tem outra descrição para Pangea!
Amei demais, e quero a continuação pra ontem rsrs
Super indico pra todas as idades, você é incrível!
Era pra ler essa maravilha assim que chegou! Amei, amei, amei demais.
Terminei ele em seis horas kkkk
Isso pq estava dando umas paradas para ir ao banheiro e para comer algo.
Estava numa ressaca a dias, e ele simplesmente me resgatou!!
O que dizer!? Só sei amar o que li, e sentir saudades do que ainda não foi escrito rsrs

@_BellaSimon 29/07/2020

Surpreendente
Eu estava procurando um livro nacional que me fizesse me apaixonar pela história. E aí que encontrei Pangea. Uma distopia e ficção científica.
Esse livro foi uma grande surpresa pra mim, não imaginava que amaria tanto.
A escrita da Aelita é muito gostosa e fluída, e traz tudo o que fãs de distopia, amam e querem ver.

O livro conta a história da Vo.misa, que mora numa instalação subterrânea que protege a raça humana da radiação provocada pela terceira guerra mundial.
É um livro que nos faz refletir muito sobre a humanidade e, como toda boa distopia, sobre a política. Esse livro não decepciona em nenhum aspecto. Muito pelo contrário, os plot twists desse livros são de tirar o fôlego, me pegaram de surpresa em todas as vezes.
Dei 4,5/5 ? e favorito ?.
O que me fez tirar meia estrela, foi que algumas cenas eram corridas mas não atrapalharam no desenvolvimento da história.
Estou esperando ansiosamente pela continuação.
O mundo precisa ler e falar sobre Pangea.
Michelle.Bianca 31/07/2020minha estante
quero leeer!!!

@_BellaSimon 31/07/2020minha estante
É muito boooom

Sol 29/07/2020

Maravilhosooo <3
Esse livro é simplesmente genial, nem em mil anos eu conseguiria deduzir ou adivinhar o que estava por vir. Surpreendente e cativante, é uma história que causa impacto e que tem uma excelente construção. Muito bom de ler, a escrita é fluida e faz você sentir todas as emoções possíveis. Amei tudo do início ao fim e agradeço a Aelita por ter escrito essa maravilha, com toda certeza recomendo.

Day Monteiro 25/07/2020

Sensacional!!
Adorei a história, fugiu da minha zona de conforto, pois costumo ler histórias diferentes, mas adorei! O livro tem uma escrita leve, não deixa pontas soltas. Gosto de livros assim, que me prende na leitura, que me deixa com várias emoções. Vale a pena tê-la na estante!!