As Intermitências da Morte

As Intermitências da Morte José Saramago

Resenhas - As Intermitências da Morte

Cleber 24/10/2023

LC no literature-se
Adorei a leitura coletiva, mesmo não conseguindo seguir o cronograma.
Depois que se acostuma com a escrita do Saramago a história flui de forma rápida. Não quero deixar spoiler, mas da metade do livro em diante a história muda e fica ainda mais interessante ver a morte pensar sobre a Morte. O final me surpreendeu, aliás, o livro todo me surpreendeu. Agora é esperar pelo último encontro na LC. Espero ler mais livros do Saramago.
Lahdutra 24/10/2023minha estante
tb amei o final!

Lahdutra 23/10/2023

Tão humano, tão poético.
Segundo livro que leio do Saramago e que começo a leitura pensando "o cara era muito genial".

"No dia seguinte, ninguém morreu." É assim que o romance abre. O protagonista da história é a morte, que tira alguns meses de folga do trabalho. Devido a este período de “inatividade”, o mundo cai no caos e aqui, com humor extraordinário, o autor revela todas as limitações da humanidade quando esta se torna imortal.

A escrita da primeira parte é bem mais demorada e requer paciência até pegar o ritmo, mas lentamente evolui para uma história emocionante - a segunda parte, a minha preferida.

Me fez rir, sorrir, refletir.
E o final é uma utopia muito agradável.
Tão humano, tão poético.
Como todos os seus escritos.

Achei a imagem final esplêndida e não creio que a esquecerei facilmente.

"No dia seguinte ninguém morreu".
Cleber 24/10/2023minha estante
Realmente genial

Lahdutra 24/10/2023minha estante
demais!!

Fernanda.Lopes 23/10/2023

Ri e me emocionei com esse livro ?
Comecei a ler por indicação de uma amiga, mas o primeiro capítulo já me fisgou. Antes de terminar, eu já sabia que seria um favorito da vida e ele não me decepcionou.

O que começou cheio de humor e ironia, terminou com poesia e muita sensibilidade. Faltam palavras para expressar o que senti com essa leitura.

Primeiro livro concluído do Saramago e, passado o estranhamento inicial, estou absolutamente encantada com ele. ??

Sozzi 23/10/2023

Saramago brinca com as palavras
Isso não é escrecer, é dançar com as palavras. Como Saramago consegue imaginar aquelas situações e colocá-las no papel com tanta maestria, só genialidade explica! As Intermitências faz um plot twist que eu amei demais. Um dos meus livros favoritos!

Lu_Augusto 21/10/2023

Todo livro do Saramago que leio eu começo comentando a leitura do mesmo jeito: ele é um gênio da literatura!
Como ele consegue criar obras tão incríveis sobre assuntos que são de certo modo "comuns"? É por isso que é considerado excepcional.
Quem imaginaria que a ideia da morte parar por alguns dias resultaria numa discussão filosófica tão profunda, mas sem deixar de lado o deboche, típico do autor. A história envolve política, filosofia, comédia e nos prende do começo ao fim, com um final que me surpreendeu positivamente, adorei esse final!
Marcos 22/10/2023minha estante
Muito bom mesmo. Aquele tipo de livro que recomendo para todos, utilizei ele nas aulas que lecionei.
Excelente.

Lu_Augusto 22/10/2023minha estante
Ele desperta excelentes discussões filosóficas sobre o que é a morte e o que é a vida

Evellyn.Laise 19/10/2023

Eu gostei da história e gosto da escrita do Saramago, porém pra mim foi uma leitura um pouco diferente do que eu esperava. O livro quando chega no meio muda bastante de perspectiva e parece até outro livro, mas ambas as partes foram bem interessantes e trouxe algumas reflexões. Perto do outro que li do Saramago achei esse um pouco mais lento e difícil de ler, acho que curti bem mais a experiência com ensaio sobre a cegueira.
Vini87 21/10/2023minha estante
Tomara que eu também me saia melhor lendo Ensaio, pq esse me desanimou muito

Edno.Jesus 14/10/2023

A morte até parece necessária no final das contas!
Tá o livro se trata de uma crítica social, OK, TÁ.
Mas não é só isso, o livro é complexo com dilemas não só social ou político, nois faz pensa PLENITUDE da vida, isso mesmo, o livro sobre a morte que te faz pensar na vida e amor!
Ou resumir o livro da melhor maneira possível!
SIMPLESMENTE SARAMAGO!

Bruna Lima 13/10/2023

Apesar de a leitura em certos momentos ser um pouco densa (talvez por conta da estrutura, mas aos poucos o leitor se acostuma), também tem uma grande dose de humor, então, acaba que flui bem.

A história aborda e permite algumas reflexões de como lidamos com a morte e como a vemos, um dos pontos mais interessantes é que em certo momento de fato ela (a morte) aparece, como um personagem e essas passagens são bem intrigantes.

É curioso ver que o autor utiliza de uma distopia para trabalhar diversos pontos, inclusive, quais seriam os possíveis desdobramentos do que aconteceriam caso ninguém mais morresse, então, além das discussões sociológicas, políticas, éticas, é levantada também questões filosóficas sobre o impacto disso, vale comentar que todos esses aspectos não deixam a leitura "chata" ou tediosa, pelo contrário, fica ainda mais envolvente e com bom humor.

Leitura que vale demais a pena!

lailarosenbach 12/10/2023

"No dia seguinte ninguém morreu"
Título: As intermitências da morte
Autor: José Saramago
Numero de páginas: 208
Nota: ???,5

Comecei a leitura por ser um livro obrigatório da escola, mas vamos aos apontamentos.
Ninguém mais morre, a Morte para de matar todo mundo. Até mesmo os que levaram um tiro, os que morreriam de doença...nada. Toda população recebe essa informação com festa, mas começam a perceber que isso é uma situação insuportável.
Logo depois, a Morte envia uma carta, dizendo que todos serão avisados de sua data de morte, com uma semana de antecedência, para poderem tratar dos assuntos finais.
Entretanto, uma das cartas enviadas pela Morte acaba retornando, enviada e retornando novamente, assim, ela vai investigar quem é o indivíduo que está negando o próprio destino.
É um livro incrível que nos faz pensar em diversos aspectos da sociedade e também como seria acordar e ver nos jornais: "No dia seguinte ninguém morreu".

Mariana_Dalmaso 11/10/2023

Uma pausa no trabalho
Cansada de ser detestada pela humanidade, a protagonista Morte, resolve suspender suas atividades. De repente, num certo país, as pessoas simplesmente param de morrer. O livro é inteligente e com um humor peculiar. A narrativa é sólida e demonstra um nível de domínio na manipulação das palavras que é impressionante. Saramago brinca com o leitor, desafia-o. Para quem não está acostumado, a leitura pode ser um pouco assustadora, dados os parágrafos infinitos, à pontuação tbm peculiar, o completo desprezo pela padronização esperada em romances. Não é fácil ler Saramago, é preciso pontuar bem isso. Mas quando você pegar o ritmo, a leitura se torna deliciosa, pode apostar.

Cleops 06/10/2023

Saramago arrebata
Um livro potente de emoções, críticas sociais e crise existencial. O amor é para todos, a morte tambem.

Thiago275 03/10/2023

Tocante
"No dia seguinte ninguém morreu". Essa é a frase de abertura desse livro incrível publicado por José Saramago em 2005.

Na trama, a morte pára de matar. Não é que as pessoas saudáveis não morrem mais. Ninguém morre: nem os doentes terminais, nem as vítimas de acidentes de carro, nem os porventura cravejados de balas. Num primeiro momento, tal situação é recebida com festa. Mas em pouco tempo, todos percebem que isso é insustentável, pra não dizer insuportável.

A primeira metade do livro é bastante interessante, onde vemos as consequências da ausência da morte para o governo, a igreja, os hospitais, as funerárias. Porém, qualquer autor criativo poderia tratar disso. Estamos falando de Saramago, no entanto. E ele mostra a sua genialidade na segunda metade do livro.

A Morte "em pessoa" decide escrever uma carta para ser lida em rede nacional dizendo os motivos de sua greve. E ela diz que vai retomar seus trabalhos de um jeito diferente: todos receberão um aviso de sua morte, com uma semana de antecedência, para poderem ajustar suas coisas.

A partir daí acompanhamos a Morte no seu trabalho burocrático de começar a escrever as cartas para as pessoas. Só que uma das cartas insiste em voltar. E a Morte vai investigar quem é essa pessoa que está escapando do seu destino. As consequências dessa relação serão tocantes e surpreendentes.

Como muitas outras obras, esse livro fala da relação da humanidade com a morte. Mas somente este, somente Saramago, fala da relação da Morte com a humanidade. E aí está o toque totalmente original dessa obra imperdível, que nos faz pensar qual seria a nossa reação ao acordar e ver em todos os jornais a manchete: "No dia seguinte ninguém morreu".

Bea Más 29/09/2023

O final é espetacular
Foi meu primeiro livro de Saramago, e sim, foi difícil como o previsto. Comecei muito animada, mas me perdia e tinha que voltar, não tava acostumada com a narrativa sem pontuação e parágrafos. Mas? eu to muito feliz de não ter desistido pq o final desse livro é incrivelmente belo e surpreendente,

De uma chance e vc vai se surpreender!