Uma História Farroupilha

Uma História Farroupilha Moacyr Scliar




Resenhas - uma história farroupilha


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Joice.Costa 22/05/2017

kkkjln
comentários(0)comente



Felipe 12/09/2012

Bom, mas pouco para um 'Scliar'
Moacyr Scliar dispensa apresentações, ele é considerado um dos maiores escritores gaúchos de todos os tempos, tanto que foi ‘imortal’ da Academia Brasileira de Letras. Este livro foi originalmente publicado em 2004, e traz uma abordagem que já produziu grandes livros da literatura, misturar fatos históricos com ficção. Em “Uma História Farroupilha” evidentemente o ambiente histórico é o Rio Grande do Sul entre 1835-45 durante a maior guerra civil que nosso país já passou.
Apesar de parecer que o livro tem tudo para ser irresistível – história da Guerra dos Farrapos e Moacyr Scliar – o livro decepciona muito. A ficção da obra passa pela imigração de uma família alemã para a região de São Leopoldo durante a Guerra dos Farrapos. Quando estes colonos chegam ao Brasil, o mais velho de três irmãos resolve partir para a guerra do lado dos farrapos. Como a família fica abalada com isto, o irmão mais novo se coloca a busca do primogênito em meios a estâncias, acampamentos, tropas e batalhas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nestes episódios ele conhece personagens históricos como: Bento Gonçalves, Giuseppe Garibaldi, Anita e outros.
Os pontos positivos do livro são: ele mostra uma leitura dos motivos e episódios da revolto com idoneidade, mostrando que os revoltosos não tinham só motivos nobres para se rebelar, os oprimidos se rebelam contra o governo central ditatorial, como muitas vezes é descrito no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e as ilustrações de Rodrigo Rosa estão em harmonia com o texto e são sóbrias e muito bem feitas. Porém, o livro decepciona em muitos aspectos. Um deles é que o enredo de ficção é pobre em cenas e dramas que se esperaria de um renomado escritor quando ele ambienta sua obra em uma guerra. Além disto, as informações históricas são pobres e pouco trabalhadas, muita coisa passa em branco e pouco se discute grandes questões envolvidas.
Enfim, o livro não é ruim, mas parece ter sido escrito ou por um escritor iniciante ou como trabalho de conclusão de curso de Letras. Não está a altura nem da obra de Scliar e nem da história do Rio Grande do Sul.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR