Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas -

Barbara.Duarte 05/04/2021

Amor resume tudo!
É o meu primeiro contato com a Escrita da Charlotte Brontë, e simplesmente é uma leitura que vc é levado do inferno ao paraíso! É uma montanha russa de emoções, mas emoções que saem do amago!

Cada personagem responsável por conduzir a história traz em si sempre algo vivo para contar, nossa Jane Eyre é uma heroína da vida! A representação de uma mulher forte, que escolhe e não se deixa ser escolhida, que se curva mas não se quebra.

Ela é movida por amor, ela é feita para amar, acho que encontrei ela em mim, de certa forma, mas mais que isso somos todas Jane eyre realmente, o que a escolha racional sem o verdadeiro amor.

Que história linda!
Charlotte Brontë, obrigada.

Gabriela 22/11/2022

?Não sou pássaro algum e nenhuma rede me enleia?
Jane Eyre é uma garota órfã que, até os dez anos de idade, é criada por sua benfeitora, a Sra. Reed, esposa de seu falecido tio. Jane tem uma infância dura na casa dos Reed, sendo constantemente colocada contra seus primos, e desde muito nova se manifesta como uma menina de caráter vigoroso e passional, verdadeiro e autêntico.

É mandada para uma escola cristã, onde estuda por seis anos e leciona como professora por dois. Então, quando consegue seu primeiro emprego fora da escola, torna-se governanta na casa do Sr. Edward Rochester, onde dá aulas a sua protegida, a menina Adele. Entretanto, para muito além das aulas, Jane desenvolve uma relação romântica intensa com o Sr. Rochester, intensa ao ponto de transcender a carne e igualar-se ao nível do espírito. A relação entre ambos, embora muito almejada, enfrenta desafios que são permeados por um grande mistério.

Jane atravessa incontáveis provações, mas mantém-se firme, pois acredita que as leis dos homens e os princípios divinos existem justamente para serem colocados em prática diante da adversidade. Para Jane, cometer uma falta mesmo que ninguém esteja vendo é inadmissível, pois ela não estaria em paz consigo mesma.

É um livro cristão que expõe as deturpações e os extremismos de muitos cristãos do século XIX. Esse fator rendeu fortes críticas ao livro à época de sua publicação, mas, como bem disse a própria Charlotte Brontë em resposta às críticas, ?convencionalismo não é moralidade. Farisaísmo não é religião. Atacar o primeiro não é investir contra o último. Arrancar a máscara do rosto do fariseu não é estender uma mão ímpia para a coroa de espinhos.? O objetivo de Brontë, através da narrativa, não é atacar Deus e Jesus Cristo, muito pelo contrário! O que Brontë faz magistralmente é mostrar o abismo entre a prática e o pregador, entre a fala e a teoria, entre o dito ?homem de bem? e o homem que de fato pratica o bem sem olhar a quem, em especial quando não há quem o monitore.

Jane tem fé em Deus. Fé nos planos de Deus. E desenvolve a firmeza de caráter para seguir em frente, para não se abater, para ser ?a luz do mundo? nos lugares em que verdadeiramente precisam dela: não por capricho, por conveniência ou por querer alheio, mas porque seu coração está verdadeiramente entregue a Deus. Não de um jeito puritano e carola, mas com uma paixão de espírito e uma devoção fiel. E é crer nos planos de Deus que a leva ao lugar em que ela mais queria estar, na companhia de quem mais desejava.

Um livro belíssimo. Magnânimo. Sublime. Não à toa, é um dos romances mais importantes da literatura mundial. É divertido e emocionante, intenso e espectral, visceral e etéreo.

Riche Tenenbaums 12/11/2023

Jane Eyre
Bom o livro é bem escrito, não me fez apegar tanto a ele, porém me fez querer terminar de le-ló... é uma historia bastante sigular e com certeza faz transparecer a força e um carácter de uma mulher. Toca bastante em criticas sociais importantes para o ser humano, enfim gostei da leitura por fim; é isso... sem spoiler.

Bia Eloah 09/08/2020

Emoções na leitura!
Sabe aquele livro que te cativa logo nas primeiras páginas? Esse livro é Jane Eyre.
Charlotte Brontë derrama sua escrita maravilhosa sobre as páginas e quando você menos espera, já se pega torcendo pela felicidade da nossa querida, forte e determinada protagonista, Jane Eyre.
Durante a leitura, já percebendo que seria um livro favoritado, obriguei-me a manter um ritmo lento a fim de apreciar a leitura e me deliciar com as palavras de Charlotte. Assim fiz até certo ponto e confesso que não me arrependo de ter diminuído a velocidade da leitura. Já próxima das páginas finais, senti-me quase sufocada pelo desejo de que o livro não acabasse. Percebi de súbito uma gorda lágrima caindo na lente dos meus óculos e sendo logo acompanhada das demais.
A visão turva devido às lágrimas, o coração cheio e o sorriso no rosto marcaram o fim dessa história emocionante que é Jane Eyre. Sem dúvida, a leitura é obrigatória e, caso esteja receoso de começar a ler esse livro, sugiro que se atire de corpo, alma e mente, pois nesse romance não há espaço para arrependimentos.

Carolina 12/08/2022

Genial
Meu romance favorito! A jane é uma das personagens mais fortes que ja vi, alem da história ser muito envolvente e bem escrita.

@TuyaBook 28/05/2020

@tuyabook
?Um lado meu amou Jane e o outro adorou. E agora 5 motivos pra Ler Jane Eyre ??
1? você vai conhecer um ser humano(criança, menina e mulher) forte, corajosa, cristã.
2?Jane era Única em suas reflexões. Possuidora de uma visão extraordinária da vida.
3?Ela amou o próximo mais do que ela mesma. Muito inspiradora, apesar de todo o seu sofrimento.
4?era muito justa e a frente do seu tempo
5?tu nem vai querer terminar o livro?
?super recomendo

Thais645 23/09/2022

As Bronte não decepcionam
Um livro que faz jus a sua fama. Como todos os livros das irmãs Bronte que já li, uma obra fantástica sobre a posição da mulher na sociedade da época. Tem um t mais positivo do que "O morro dos ventos uivantes" e "A moradora de Wildfell Hall", mais ainda sim, uma obra prima.

Sofia 23/06/2023

Muito bom,mas arrastado
Gostei muito do livro,principalmente do final e dos diálogos,mas no meu ponto de vista,ela passa muito tempo dentro dos seus próprios pensamentos e discrições do local em que eu fiquei:?. Mas o final compensou tudo,eu amei!!! Queria muito que terminasse desse jeito e eu não poderia estar mais satisfeita???

Jorge Luiz da Silva 08/07/2023

Uma história repleta de emoções mesclados com um pouco de suspense e mistério. Tem capítulos tão cativantes que dá vontade de ler o próximo imediatamente.

Cris 04/01/2021

Maravilhoso
Iniciar o ano com uma leitura leve e ao mesmo tempo com uma pitada de suspense é muito bom. O livro traz a mensagem de que quem faz o bem e possui pensamentos positivos, só colhe bons frutos. Não dê atenção aos que lhe fazem o mal. Simplesmente amei.

mariahlemos 27/01/2022

Muito bom!
Adorei a leitura, porém esperava mais detalhes do final? a gente espera tanto pelo final feliz e cadê os detalhes?????? Senti falta! Mas amei o romance e a personalidade da Jane é SURREAL de incrível!

cintia 02/08/2023

"Não sou um pássaro e nenhuma rede me enleia."
Eu jamais seria capaz de expressar todas minhas opiniões e sentimentos em relação a esse livro. Ele é tão completo, tão bem escrito e profundo em cada detalhe que se propõe a expor, que simplesmente não seria possível.

É uma história irreverente, que se rebela contra diversos valores e convenções da sociedade puritana britânica da época. Além disso, é um livro muito visceral, que não tem medo de chocar; eu imagino as pessoas daquela época vendo descrições tão cruas de sentimentos violentos, mesquinhos e de tentação e eu entendo porque foi um livro tão criticado na sua época.

Brontë deve ter sido um divisor de águas ao mostrar personagens complexos, egoístas, raivosos e injustiçados, que questionam constantemente a moral da época, diferente de tantos livros do mesmo período que mostram personagens tão idealizados e corretos. Afinal de contas, o que é certo? O que a igreja diz? O que os adultos mandam as crianças fazer? Ou apenas o certo é negar tudo que não é visto como ideal?

Pensando nisso, "Jane Eyre" se propõe em contar a história de uma garota que não foi privilegiada com atributos que lhe dariam algum valor na sociedade, que foi completamente negligenciada e injustiçada, o que deu a ela uma personalidade passional, inflamável e desesperada por conexão e amor. A jornada da Jane é viciante e eu acho impossível não amar completamente essa personagem, não se ver nela em algum momento e não admirar quem ela é, mesmo em seus piores momentos. O mesmo acontece com todos os outros personagens, que, mesmo que por acaso tenham papéis pequenos, marcam sua presença com personalidade e valores bem descritos. Os outros aspectos também são incríveis, os simbolismos, os diálogos, a narração, as referências tanto pagãs quanto cristãs e as reflexões tanto sobre as expectativas jogadas em cima das mulheres da época e suas buscas por emancipação, assim como sobre saúde mental e ética.

Terminei o livro com a certeza que é um dos meus favoritos da vida e sabendo que Charlotte Brontë queria contar uma história genuína, que defende as paixões e fraquezas dos seres humanos, mostrando que há beleza onde a sociedade de sua época não via, e querendo defender seu senso de justiça e igualdade