Madame Bovary (eBook)

Madame Bovary (eBook) Gustave Flaubert

Resenhas -

claradebolacha 25/05/2023

Não sei nem o que sentir
Esse livro me marcou, me afetou de uma forma que eu não esperaria. Não tive certeza de quantas estrelas daria, principalmente pelo começo ser uma lista interminável de descrições, providas do movimento realista na literatura (não recomendo ler esse livro em inglês), que não somem durante o resto do livro, mas que, se você, como eu, se apegar aos personagens, isso fica mais tolerável. Emma é uma anti-heroina pura, eu simplesmente não sabia como me sentia em relação a ela, pena, raiva, compreensão, indiferença, compaixão. Por causa dos defeitos dela, que ficam tão em evidência, fica até difícil ver superficialmente o defeito dos outros personagens, por isso vale até ver comentários sobre esse livro. É um livro que parece atual e ao mesmo tempo fruto de sua época, com expressões do tipo "sexo forte e frágil", ou comentários sobre o humor "típico" das mulheres. É um livro denso, mas acho que vale a pena, principalmente se for um leitor mais experiente e que saiba as nuances que um clássico como esse tem. Muito bom.