Brisingr

Brisingr Christopher Paolini

Resenhas - Brisingr

Michelly 17/02/2013

Enojada
A minha decepção com os heróis da historia é tão grande que estou torcendo para que eles morram todos, quando um deles se machuca eu vibro, quero que Murtagh e Galbatorix acabem com esses afetados de uma vez, o livro é sangrento e injusto, e eragon parece mais um covarde do que um herói, com seus super poderes, seu super dragão e seus super amigos elfos, matando homens comuns com armas inferiores, eu sinto repulsa por essa historia que mais parece um game rpg barato. O maior sonho do eragon é ser um elfo para poder ficar bonitinho e se casar com a princesa elfa (patético). Ele devia aprender a ser homem com o Aragorn.
So não dou zero para o livro por causa de Murtagh, galbatorix e nasuada.

Rodrigo 04/02/2013

Boa continuação, podemos notar o momento em que ele se toca de que necessitará de mais um volume para completar a história. Excelente exemplo de história que parece evoluir a revelia do autor.

Matheus Braga 24/01/2013

Brisingr - Christopher Paolini
Hey pessoal, tudo bem?

Com uma narrativa envolvente e muito bem detalhada, Paolini dá continuidade à história do Ciclo da Herança, contando a história de nossos queridos Eragon e Saphira em suas aventuras e batalhas para salvar o povo de Alagaësia das garras do terrível tirano Galbatorix.

Este livro começa com Eragon tentando cumprir a promessa que fez a seu primo Roran ao final de Eldest, qual seja, a de que faria de tudo para salvar Katrina dos Ra'zac. Após algumas lutas e feitiços, ele retorna ao acampamento dos Varden para dar continuidade à guerra que decidirá o destino de Alagaësia, entretanto, muitos preparativos ainda precisam ser feitos antes da derradeira batalha e dentre eles estão: reconstruir a Estrela dos anões que foi destruída quando Saphira tentou salvar Eragon do Espectro, terminar seu treinamento com Oromis, lidar com seu, recém descoberto, irmão e respectivo dragão e, acima de tudo, ser um simbolo de esperança para todos os guerreiros que irão arriscar suas vidas pela liberdade de suas terras. Muitos podem pensar que ele não seria capaz de fazer nem metade do que ele precisa realizar ou cumprir todas as promessas que fez, contudo, o que muitos esquecem é que ele não é um mero humano, mas sim, um Cavaleiro de Dragão. *__*

Até agora este foi o livro que mais teve ação e magia. Muitas lutas são travadas e o treinamento de Eragon finalmente é finalizado com os Elfos, obviamente ele ainda tem muito o que aprender com essa raça, mas o que ele sabe é o suficiente para que ele se mantenha vivo e possa proteger outros. Saphira também terminar seu treinamento com Glaedr, dragão dourado que dá capa ao livro.

Muitas reviravoltas acontecem entre os Varden e dentre elas temos Lady Caçadora Noturna sentindo seu posto como líder ameaçado pela capacidade de Roran de convencer o povo com seu carisma e a perda de seu "escudo humano" já que Eragon cumpre a promessa de retirar a maldição que havia colocado na pobre garota. Temos também a revelação de quem realmente é o pai de Eragon (eu sempre soube que era ele *__*) e isso foi para mim um dos momentos mais emocionantes do livro.

A evolução nos personagens está mais notável que em Eldest. Quem ler todos os livros em sequência irá perceber o quanto Eragon está mais maduro e mais consciente de que seus atos, por menores que sejam, irão sempre afetar de alguma maneira o destino de outros. Neste volume senti uma falta enorme de Brom, para mim ele é um dos personagens mais marcantes de toda a saga, juntamente com Ângela, a herbolária.

Bom pessoal, não posso me estender mais senão iria soltar muitos spoilers, mas estou um pouco apreensivo para ler o 4º e último volume da série pelo fato de que o autor deixou muitas coisas pendentes e penso que apenas um livro não será suficiente para ligar todos os pontos e responder a todos os questionamentos levantados durante a trama. Mas espero não me decepcionar e recomendo que se você ainda não leu essa série, corra e leia o mais rápido possível, pois dragões e magia são uma combinação que dificilmente dá errado.

Abraços,
Matheus Braga
Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

jodallan 03/01/2013

Sobre Brisingr...
Christopher Paolini é um dos poucos autores que vivo uma relação de amor e ódio. Pra começar, devo dizer que Brisingr foi o livro que mais me superestimou desde que li Eldest, e por conta disso foi o livro que eu mais gostei até. Apesar das mais de sescientas páginas, todo esse tamanho engana, pois esse livro se tornou um pouco mais fluído e objetivo que os dois primeiros. De fato não acontecem grandes coisas, nesse volume é perceptível a atmosfera de finalização da série, onde temos inimigos secundários (os Ra'zac) a serem derrotados, alianças a serem feitas, patrulhas de batalhas a serem preparadas, questões políticas a serem discutidas, e ensinamentos importantes a serem aprendidos. Basicamente, temos as peças de xadrez sendo preparadas no tabuleiro e prontas para o combate final.

No decorrer da leitura, percebi que o autor não tinha realmente condições de finalizar a série em Brisingr, e por dois motivos. Primeiro porque é só nesse livro que Eragon finalmente descobre qual é a fonte de poder de Galbatorix e a forma de derrotá-lo, com a ajuda do dragão Glaedr que tem um papel essencial para esta descoberta no livro. E segundo, Eragon até então não possui uma real espada de cavaleiro de dragão para lutar, uma vez que sua antiga Zar'roc lhe é roubada por Murtagh em Eldest, e assim ficou imprescindível ser adicionado um quarto livro.

É claro que ainda existem alguns detalhes que me incomodam na escrita, como o heroísmo exagerado que o autor coloca sobre Eragon, e especialmente em Roran, além de algumas páginas ou passagens que se fazem desnecessárias. O que mais se torna cansativo é ver aquelas descrições intermináveis sobre as viagens que os personagens fazem de uma área geográfica a outra, e aqui temos uma diminuição consideravel sobre isso, o que ja agradou bastante.

Enfim, mesmo assim a série tem seus pontos fortes. Paolini foi muito inteligente ao intercalar a narração de diferentes personagens no decorrer da história, o que tornou tudo muito mais dinânimo e menos monôtono até pro entendimento geral sobre todos os acontecimentos presentes, que não são poucos. Inclusive têm algumas passages com narração da Saphira, o que foi muito interessante de ver.

Como todos os livros, a história passa a ficar mais empolgante nas duzentas páginas restantes do clímax pro final, deixando a leitura do próximo volume obrigatória.

Considerando Brisingr como um livro de atmosfera final para a guerra, Herança deve ser revolucionário e não decepcionar em nenhum ponto pra fechar a série. Estou com grandes expectativas sobre isso, e espero não me desapontar ao lê-lo.

Nat 12/12/2012

Brisingr narra a tentativa de Eragon, Saphira e Rohan de resgatarem Katrina das garras dos ra’zac. Ambos estão a par dos acontecimentos desde que se separaram. Eles conseguem resgatar a jovem, mas Rohan e Katrina voltam sem Eragon para os varden, pois o jovem decidiu ficar para dar uma punição a Sloan, pai de Katrina e traidor do povoado. De volta aos varden, Eragon descobre que a rainha élfica Islanzadí enviou um grupo de elfos poderosos para protegê-lo e a Saphira. Como cavaleiro, ele celebra o casamento do primo com Katrina e Rohan se alista ao exército varden, ganhando respeito por seus feitos. Eragon deseja voltar para o treinamento com Oromis porque mesmo não perdendo para Murtagh e Thorn, ele sabia que precisava aprender mais. No entanto, Nasuada manda-o e Saphira para participarem da escolha do novo rei, sucessor de Hrothgar, morto durante a batalha na Campina Ardente. Uma vez que Orik é escolhido rei, cavaleiro e dragão voam para Du Weldenvarden para continuar seu treinamento e lá Oromis conta quem é seu pai de verdade. De posse desse conhecimento, e querendo uma nova espada, Eragon convence a elfa ferreira a lhe fazer uma nova arma. Ele e Saphira também aprendem sobre os Eldunarí e descobrem uma das fontes de poder e controle de Galbatorix. Ventos de guerra sopram, os elfos resolvem sair de seus recantos escondidos e Oromis e Glaedr se juntam a batalha. As conseqüências desses atos levam Eragon a mais uma etapa do caminho em direção a Urû’baen.

Rusbis 29/10/2012

Vídeo-Resenha no Vlog Literário Ler Vicia. Confira!!!

Alluan 03/10/2012

Saphira <3
Umas das melhores sagas que já existiu. A história é grandinha, mas apesar de algumas raras vezes, quase cair no tédio, vale a pena cada palavra lida. Christopher Paolini, é o cara.

Jonathas 14/08/2012

O quase fim de uma não trilogia
Quando eu comecei a ler Eldest, sabia que o próximo livro seria de um fim épico e merecido para esta história do jovem garoto e seu dragão fêmea.
Fato é que quando peguei o terceiro ( pensando que era o ultimo livro ) fiquei super empolgado, e talvez por isso devorei-o em poucos dias. Fato é que certos capítulos cansam , mas num todo só fiquei decepcionado com o fato de não ter sido o fim, depois do que Eldest tinha sido.
Algo que gosto muito nesta saga, é das descrições das lutas. É algo que Tolkien não conseguiu descrever ( mesmo descrevendo cada centímetro de uma árvore, ou montanha ) ou que J.K Rowling não conseguiu prender em batalhas onde não há tanta agressividade quanto em lutas medievais. Claro que minha paixão por dragões ajudou a gostar destes livros, talvez por isso goste mais do Hobbit do que da trilogia do Senhor dos Anéis, mas sim, comparado com muitos livros do estilo, Paolini de destaca por isso, por sua facilidade de descrever cenas de ação em uma aventura que esperamos um fim digno como foi seu inicio, mesmo que nos momentos classicos Star Wars, Harry Potter e Senhor dos Anéis, parecendo as vezes chupado, não deixa de ser uma obra unica, coisa que outros livros juvenis não conseguiram emplacar.

Karol 10/07/2012

Enrolação elegante
Brisingr é um livro polêmico. Em tese, este deveria ser o último livro da Trilogia da Herança, do Christpher Paolini. Mas, ao escrevê-lo, o autor notou que suas ideias não caberiam em um livro apenas e decidiu que escreveria o final da história no livro subsequente, Herança, que sai mês que vem aqui no Brasil.

Eu o li muitas vezes (mesmo) e a cada releitura descobria uma faceta inesperada da história e tirava novas conclusões. As mais importantes foram que:

I - A narrativa de Roran é totalmente desnecessária

II – A história de Eragon poderia, sim, ser contada em apenas três livros.

Antes de dissecar essas conclusões, vamos à história do livro: na terceira parte de sua epopeia, Eragon, maravilhado ao reencontrar seus parentes do Vale Palencar, tem algumas promessas a cumprir. Entre estas estão matar os Ra’zac, consertar a Estrela Rosa dos Anões e curar Elwa, o ápice de todas as crianças bizarras da ficção. O maior problema é que Eragon simplesmente não tem a mínima noção do quanto essas promessas podem alterar o futuro da Alagaesia, e ele as vai cumprindo aos poucos e encarando as consequências. No meio de tudo isso, acompanhamos pontos de vista diversos da história, alguns muito interessantes como os de Saphira e Nasuada, e outros absolutamente descartáveis como o de Roran.

A evolução da história é muito bem orquestrada. Acompanhamos todo o treinamento e as batalhas de Eragon para que ele se tornasse a lenda que seus aliados e inimigos acreditam que ele é nos livros anteriores. Porém ele ainda é ligeiramente imaturo e inseguro. Está bem melhor que nos dois primeiros livros, mas continua sendo um adolescente, e continua apaixonado.

O enredo segue bem durante todo o livro, mas algumas coisas são incômodas. No início a adrenalina proporcionada pela batalha contra os Ra’zac deixa o leitor animado e ansioso. Mas, após, Eragon parte para as montanhas Beor para acompanhar as eleições dos anões. TOTALMENTE DESNECESSÁRIO. Creio que são quase 100 páginas perdidas num lenga-lenga político sem fim, que poderia ser cortado da história sem maiores perdas. Durante esse período acompanhamos também Roran com os urgals e é um porre. A ponto de eu pular as partes dele nas releituras mais recentes. Eu espero realmente que o Roran tenha um papel importantíssimo a desempenhar no último livro, senão vou acreditar que a publicação de um novo livro foi meramente monetária.

Para contrapor a chatice de Roran, temos Nasuada e Saphira. O ponto de vista de Nasuada é o que realmente importa na parte política da história. Ponto alto para o Teste das Facas Longas e as alianças inesperadas. Nasuada é uma líder política nata e tem o melhor ponto de vista paralelo da história. Já Saphira vale a pena pelo lado humorístico. Seu modo de pensar é muito divertido, com todas aquelas palavras que ela usa para descrever as coisas ao seu redor. Ponto para o Paolini. Ótima sacada.

No todo, se tirássemos o drama do Roran e as divagações dos anões (que fazem tudo ao seu próprio tempo, obrigada), daria para terminar a história em um livro só. Não que Brisingr não seja bom. Pelo contrário, é ótimo. Mas é muito enrolado.

Senti falta do Murtagh – que mesmo sendo um sacana, é um dos meus personagens preferidos – e me encantei ainda mais com a Angela (as cenas dela valem cada centavo suado gasto com o livro). Eragon continua um menino fofo, Roran virou um bocó apaixonado, Arya permanece inacessível, Mestres Oromis e Glaedr fizeram meu coração chorar lágrimas de sangue (drama) e mudei minha teoria sobre o Galbatorix não existir após uma cena específica do livro.

O último livro já está devidamente encomendado na pré-venda e vamos esperar para ver se o Paolini não decepciona. Brisingr é essencial para o andamento da série e mesmo sendo longo é um livro que vale ser lido. A Alagaesia continua linda e o final do épico está em aberto. Façam suas apostas sobre quem cavalgará o dragão verde e como morrerá o dragão negro – se é que ele morrerá.

Até!
Beca 21/06/2014minha estante
Uma das melhores resenhas que li até agora. Apontaste muito bem os erros e os acertos desse livro. Estou ansiosíssima para ler Herança :)

(Convenhamos: uma das melhores sagas que já li. Amo muito o Christopher haha)

Guting 07/07/2012

Fogo e Tormenta.
Este livro está recheado de emoções. Várias histórias se encaixam e deixam a trama cada vez melhor. Paolini tem um estilo de escrito muito simples e de fácil assimilação. Ótimo final para este terceiro livro, com reviravoltas muito boas e tristes. Estou ansioso para o quarto livro.

Hugo Soares 12/04/2012

5º livro
Brisingr é o terceiro livro da série "A Herança", como todos os outros livros que li, ele me também me incentivou a continuar lendo. É um livro muito interessante.