Brisingr

Brisingr Christopher Paolini




Resenhas - Brisingr


336 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


F. Pierantoni 24/12/2010

Brisingr
Sempre tenho dificuldades em explicitar minhas percepções sobre as obras de Christopher Paolini. Eu me identifico com o rapaz, esse é o problema. Não, não me refiro a morar num rancho no meio do nada, usar óculos fundo de garrafa, nunca ter ido à escola e passar o tempo confeccionando cotas de malha artesanais. Com exceção desses detalhes, somos muito parecidos. Adoramos fantasia, lemos muito, começamos a escrever na adolescência, fomos publicados e ganhamos rios de dinheiro e... Opa, isso eu ainda não fiz. De qualquer modo, foi Christopher Paolini que me inspirou a escrever. Não porque achei Eragon sensacional, mas sim porque, ao terminá-lo, pensei: Se esse livro virou um sucesso, então eu também consigo criar um best-seller. Eu admito, não é a motivação mais nobre que alguém pode ter, mas foi o que aconteceu.

Não me entendam mal, eu me diverti com Eragon. À parte de suas premissas batidas, foi uma obra entretida, que me convenceu a comprar Eldest no dia de seu lançamento. Foi aí, porém, que a coisa desandou: deparei-me com um livro chato, cansativo e incrivelmente monótono. Decepcionei-me tanto que só ousei adquirir Brisingr (Editora Rocco) quando o encontrei em promoção por 10 reais.

Brisingr gira em torno dos preparativos dos rebeldes para a continuação da guerra contra Galbatorix. Há aliados a se angariar, um Cavaleiro de Dragão a se preparar, terrenos a se conquistar e comboios a se eliminar é quase como uma lista de supermercado. Gostaria de contar mais sobre a trama, porém não há mais o que dizer. É só isso mesmo.

Eu já esperava uma escrita maçante e vagarosa. Não seria pego de surpresa de novo, como fui em Eldest. Ainda assim, não estava preparado para o que a obra me reservava. A lentidão e a chatice se aliaram a um terrível companheiro: a completa falta de objetividade. Não que os dois primeiros livros fossem primorosos nesse aspecto, mas ao menos tinham suas respectivas colunas vertebrais: o volume um, uma jornada de vingança; o volume dois, uma jornada de aprendizado. O terceiro volume, porém, é desprovido de qualquer foco ou personalidade. Se retirássemos do livro tudo que é descartável, nos sobraria apenas um punhado de páginas onde a história realmente avança. Dito isso, assombra-me o fato de Paolini precisar de mais uma obra para concluir sua trilogia, quando Brisingr nada mais é do que um exaustivo filler, criado ou pelo desejo de ganhar dinheiro ou pela completa falta de tato do autor voto nesta alternativa.

Como em Eldest, a narrativa é dividida entre Eragon e seu primo Roran. Mais uma vez, Roran mostra-se o personagem mais interessante, embora eu pareça ter perdido o episódio que explica como ele tornou-se um guerreiro invencível. Seus capítulos uma pena são quase todos inúteis, tratando apenas de sidequests dignas de um RPG eletrônico. Destrua o acampamento inimigo. Queime 10 carroças do império. Impeça a rebelião de orcs genéricos. Só faltou uma página escrito LEVEL UP no final de cada capítulo. As empreitadas de Eragon, por sua vez, são tão emocionantes quanto uma tarde num cartório: trâmites enfadonhos, quando ele cuida de problemas burocráticos em seus mais ínfimos detalhes.

Brisingr prova que tudo sempre pode piorar, não importa o quão ruim já pareça estar. É um livro de 708 páginas! completamente desnecessário, sem qualquer estrutura narrativa e de ausente capacidade recreativa. Talvez a obra divirta uma pessoa sem vida social e apaixonada por um personagem imaginário, como Christopher Paolini, mas, para um leitor do mundo moderno, trata-se de um atentado digno de pedidos de danos morais.

--

Gostou da resenha? Quem sabe você também goste do meu livro.
Descubra novos mundos em O Diário Rubro.

http://odiariorubro.com

site: Conheça o livro e leia os primeiros capítulos
Matheus Caixeta 29/12/2010minha estante
O problema de se fazer resenhas explicando as razões de vc não ter gostado de um livro no Skoob é que os fãs do livro sempre vão tacar um Não Gostei na sua resenha, independente de vc ter feito um bom trabalho ou não. Apesar de adorar a série, entendi seu ponto de vista. Boa resena :)


Léo 19/01/2011minha estante
Adoro essa série, apesar de concordar em alguns aspectos. O livro é meio monótono e sem objetividade, sim, mas que a escrita é quase perfeita, a isso é... E as batalhas então, tão bem elaboradas!


Brenda 31/01/2011minha estante
"(...) quando Brisingr nada mais é do que um exaustivo filler (...)"

Concordo plenamente com esse comentário, e é somente nisso que penso quando chego em um novo capítulo. Está sendo uma das leituras mais massantes e massacrantes com que já me deparei.

O quarto livro, bem, mesmo que ele venha melhorado em relação aos outros da série pretendo lê-lo somente quando não me restar algum outro livro em casa. Desperdiço meu tempo lendo Brisingr - 708 páginas de puro Filler - enquanto poderia estar lendo vários outros livros onde a leitura flui.

Eu realmente adoro a história, os personagens e tudo, mas esse livro me decepcionou profundamente. Quando começa a descrição de uma floresta, de um grupo de pessoas... eu tenho vontade de rasgar o livro inteiro, chego a sentir repulsa. 90% das descrições e detalhes são simplesmente desnecessários. E esses anões, então? Empacaram completamente a história! Realmente espero que o quarto livro seja revolucionário.


Bru 01/08/2011minha estante
Concordo com você, Eragon eu terminei em uma semana, Eldest em duas, mas o Brisingr está se arrastando por três meses, já li diversos livros neste período e não tive disposição para terminar Brisingr, cada vez que leio me canso e paro. Me apaixonei pelo Eragon quando li o primeiro livro, mas me decepcionei com este ultimo.


haylander_vidal 06/08/2011minha estante
Isso que é um cara sincero. Enquanto os outros, leiam mais literatura que verão o que é um bom livro. Uma dica: Harry Potter, e não esse lixo ambyulante com "y" hehehehe

Gostei da sua cara.


Laísa C. 23/01/2012minha estante
O livro é muito monótono mesmo, li Eragon, demorei 6 meses pra isso, diante minha "empolgação" perante a obra, resolve dar uma segunda chance lendo Eldest, não sei se foi por completa ignorância, mas terminei o livro sem saber o porque do título, procurando no google, descobri que significava "irmão mais velho" em inglês antigo... Resolvi ler Brinsigr para completar a "possível trilogia", me arrependi quando descobri que haveria uma continuação...


Alex BS 31/03/2012minha estante
Cara, mesmo discordando, entendo a maioria das suas críticas. Sim, o livro é ainda é arrastado, com descrições exageradas aos montes. Mesmo assim, foi disparado o que eu mais gostei.
Por algum motivo, achei este muito mais empolgante e equilibrado. Li em seis dias, sendo que Eldest e Eragon me consumiram meses. Também me identifiquei muito com Paolini pelos mesmos motivos que você. Também escrevo e também pensei: "Se isto é um best-seller...". Mas acaba por aí, por que o que eu gosto de escrever é muito mais objetivo. Odeio a enrolação do Paolini, mas não concordo que o livro seja um completo filler (embora concorde com o que você disse sobre os capítulos do Roran).
Existem coisas importantes acontecendo, existe uma preparação para o clímax que deve acontecer no próximo livro e um final tão empolgante quanto o de Eldest. A parte do segundo Espectro me pegou desprevenido, e as batalhas nesse são muito melhor pensadas. É monótono? Sim, boa parte. Mas a escrita do autor melhorou um monte, e por isso, mesmo sendo também arrastado, não é nem a metade do que foi seu antecessor.
Mesmo discordando, achei seu texto muito bom. Bem escrito e bem justificado.


Wellington 31/08/2012minha estante
Algumas das características que você citou to autor se comparam um um certo autor desconhecido cujas iniciais são JRR, (mas você não deve conhecer com certeza), só tem uma coisa que acho que aconteceu com você... Você não gosta de livros... Procure assistir filmes pois são mais objetivos. Livros (bons livros) geralmente tem toda aquela -Como você disse "enrolação", que na minha visão da uma complexidade maior a história tornando cada mais épica, afinal esse é o objetivo do autor construir uma história épica.


Julio Alex 19/06/2013minha estante
Eu sempre adorei Eragon, o filme, e por isso fui lê-lo. Adorei o livro, comprei o segundo e me decepcionei em parte; era chato, mas dava para aguentar. Já em Brisingr, é tudo isso que você disse e mais um pouco.
Algo que não suporto em nenhum dos livros são os diálogos entre Eragon e Saphira; parece-me impossível que Eragon consiga debater com seu dragão enquanto dialoga com outras pessoas e não tenha o cérebro cozido (ou explodido). E é exatamente como você disse, colega; a história se arrasta do modo mais lento e torturante possível. Comprei esse livro dia 15 de dezembro de 2010, sim, dois mil e DEZ, e ainda estou estacado na página 389. E não, não é que eu não goste de ler, se fosse por isso não estaria lendo os livros de George R. R. Martin; Christopher Paolini foi quem perdeu um pouco do "talento" que demonstrou no primeiro livro. Não desmerecendo-o, é claro. É incrível que alguém da idade dele já tenha quatro livros publicados mundialmente, mas acho que tanta "fama" subiu demais à cabeça dele e bateu de frente com seu talento.
Ótima resenha, concordo com tudo, e parabenizo a você e a todos os outros que conseguiram terminar de ler esse livro, afinal eu não vou conseguir fazê-lo (por mais que queira tirar meu marcador daquela página envelhecida mais do que qualquer coisa nesse mundo).




Gabriel Lucas 24/01/2009

O Combinado não sai caro.
Por mais que as histórias de Eragon sejam interessantes, aumentar em mais um livro a saga soôu como canalhice aos meus ouvidos.

Mais sobre esse assunto:
http://factoide.wordpress.com/2009/01/24/literatura-fantastica-o-brasil-esta-melhor/


A introdução de um "Gollum" (Sloan) na história poderia ter sido feita em Eldest. O momento "Luke, eu (não)sou seu pai!" também ficou meio forçado.



Não pude deixar de notar que os livros parecem estar sendo um parto para Paolini, dada a quantidade de vezes que ele enfoca o esforço e o cansaço dos personagens.



Somente no fim do livro a história volta a ganhar força.
Jow 15/01/2009minha estante
As pessoas costumam ser extremamente criticas quando se trata de mudancas. Se o planejado nao funcionou, nao vejo problema em aumentar o desenrolar da historia. Sinceramente acho ate mais divertido, afinal, procuro diversao nos livros e nao algo sistematico e planejado onde tudo pode ser previsto. Os acontecimentos podem ter coincidido com historias alheias, mas querendo ou nao, todo historia tem suas peculiaridades e e a isso a que devemos nos prender para que a leitura se torne boa e satisfatoria. :)

Para aqueles fas da magia e da aventura, Brisingr e um livro otimo e anseio mais a cada dia que passa pelo proximo volume. :)





Henrique 20/01/2009minha estante
[b]Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler [/b]



Dos três livros esse foi o que mais me decepcionou , foi muita enrolação , o Entebate ( reunião dos anões ) , Eragon indo ao covil dos razac sem uma arma adequada, foi no mínimo forçada.

A única coisa legal sobre de Brisingr , foi o desenrolar final , sabemos de onde vem o poder de Galbatorix , e o pq do nome do livro ser Brinsingr .

Espero que Paolini coloque os pés no chão no próximo livro ( será que é o ultimo mesmo ?)



Abraços


Henrique 20/01/2009minha estante
[b]Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler [/b]



Dos três livros esse foi o que mais me decepcionou , foi muita enrolação , o Entebate ( reunião dos anões ) , Eragon indo ao covil dos razac sem uma arma adequada, foi no mínimo forçada.

A única coisa legal sobre de Brisingr , foi o desenrolar final , sabemos de onde vem o poder de Galbatorix , e o pq do nome do livro ser Brinsingr .

Espero que Paolini coloque os pés no chão no próximo livro ( será que é o ultimo mesmo ?)



Abraços


Criscuolo 23/01/2009minha estante
Concordo com você papz.

Apesar de acompanhar a saga e gostar dos livros do Paolini, também sinto que para ele está sendo muito difícil "parir" página por página.

Tem vezes que a história fica muito cansativa. Como bem diria uma jornalista, Frini, em A Herança, tudo parece surgir como se fosse por acaso.

A jogada de marketing de mais um livro foi cruel. Nota 0 para Paolini, neste quesito.

E parece que é de praxe os livros de Paolini só ficarem bons no fim. rsrs Outra jogada para que possamos ler o próximo.



Criscuolo 23/01/2009minha estante
Concordo com você papz.

Apesar de acompanhar a saga e gostar dos livros do Paolini, também sinto que para ele está sendo muito difícil "parir" página por página.

Tem vezes que a história fica muito cansativa. Como bem diria uma jornalista, Frini, em A Herança, tudo parece surgir como se fosse por acaso.

A jogada de marketing de mais um livro foi cruel. Nota 0 para Paolini, neste quesito.

E parece que é de praxe os livros de Paolini só ficarem bons no fim. rsrs Outra jogada para que possamos ler o próximo.



Yshino 26/01/2009minha estante
não creio ser uma "canalhice" como muitos vem dizendo, o fato de 3 livros terem se tornado 4! pessoas pensem bem, livros bem escritos deveriam se tornar eternos, revistas mensais e nunca acabarem....isso seria melhor a todos nós.


Camila 08/02/2010minha estante
sempre que leio as historias de eragon de algum jeito soam como historia infantil, "ele acordou, ele foi comer, ele jantou, ele foi dormir mas antes apagou a luz". A historia no todo é empolgante, mas o texto não nos passa isso. :(.


Gabriel Lucas 25/04/2011minha estante
Será que Paolini escreverá mais quantos livros?


henrique_zafalo 06/08/2011minha estante
Acho que ele está sendo esperto. Está escrevendo uma nova saga, enquanto espera o 4° livrinho sair. Cara de pau, não?




Gustavo 30/10/2016

Não gostei por 3 motivos, sem spoiler. E um elogio.
1. Viagem pela Viagem.
No tipo de saga "a grande jornada" como em O Senhor dos Anéis, os personagens caminham em direção a um objetivo e em cada trecho da viagem existem acontecimentos importantes para a saga. Já havia percebido isso em outros livros do ciclo da Herança, mas em Brisingr é acentuada a "viagem pela viagem" tornando a obra longa e cansativa... capítulos e capítulos dos personagens se deslocando em que nada de relevante é acrescido na trama.

2. 193 mortos
Ok, o Roran é foda. Mas, por favor, mantenha a proporcionalidade, sob pena de termos um personagem imbatível. Vamos lembrar que até os 300 de Esparta e seu rei Leônidas morreu, por serem humanos. Outra coisa, meu palpite é que ele será o último cavaleiro, tudo aponta pra isso. Se isso for verdade, só realça como esse livro foi longo e infrutífero, pois o autor deixara para um só volume o desenvolvimento do relacionamento de Roran com seu dragão e o grande embate entre todos e o vilão... aff.

3. Galbatorix
Uma coisa é o voldemort, dado por morto e só ser lembrado, citado e temido, como o diabo ... outra coisa é esse vilão, vivinho da silva, poderoso mago dos magos, que não se manifesta contra uma insurreição em seu reinado. A claro, o rei, não vai partir para o ataque, vai mandar os peões, mas ele vai deixar pra agir no último livro? Parece redação do vestibular em que o cara deixa pra apresentar os argumentos na última linha...

4. Elogio
ADOREI a cena envolvendo o espectro.
Jeniffer 04/04/2017minha estante
Nossa tu disse tudo sobre o Roran... serio eu achei isso muito forçado.. eu li o livro e achei TODOS os capítulos dele forçados, vamos lembrar que ele era um fazendeiro que nunca tinha pegado em alguma arma antes, ai do nada ele tem mais experiencia no campo de batalha que homens que lutam antes mesmo de ele nascer, eu achei isso forçado demais, ele podia sim ter um talento com lutas e tal, mas a esse ponto achei muito forçado.


Marina 11/08/2018minha estante
To rindo muito muito do terceiro motivo... Kkkk
Penso o mesmo, você tem toda razão.


Gustavo 12/08/2018minha estante
nunca terminei de ler essa saga... falta o último livro


Marina 13/08/2018minha estante
Eu já estou lendo herança... Ta bem interessante até agora, ao menos mais realista nas partes do Roran, porque 193 soldados foi tenso. Kkkk


Gustavo 13/08/2018minha estante
legal! um dia quero terminar a saga, mas sempre surgem outras coisas... e espero que o autor não deixe tudo pras ultimas linhas do livro final




spoiler visualizar
Biia 22/04/2021minha estante
Estou na metade do livro e estou bem frustrada


Lia 22/04/2021minha estante
Menina to acompanhando seu progresso e curiossima pro que vai dizer no final skdjjdjdjdjd mas ja vi que ne


Biia 23/04/2021minha estante
Eu só tô lendo porque é questão de honra terminar o que comecei kkkk


Lia 24/04/2021minha estante
Lshdhdhshss ai o auge




Maria Bia 15/04/2017

90% odeia, mas...
...já sentiu como se o personagem deixasse pontas soltas? Como se ele se esquecesse do que prometeu lá no primeiro livro ou no início da história?
Pois é!

SEMPRE TIVE ESSA SENSAÇÃO COM TODOS AS SAGAS QUE JÁ LI: mas não com Eragon.

A esmagadora maioria dos leitores acredita que Brisingr é um livro desnecessário e que a saga poderia perfeitamente ser composta de apenas três livros. Eu discordo.
As minhas primeiras impressões com Brisingr foi a de que ele é um livro extremamente político. E quem tem a ilusão de que guerra é feita apenas de batalha e sangue, sabe menos sobre a vida do que eu, e por esse motivo não gostou de Brisingr...
Genial! Essa é a palavra pra descrever Brisingr.
O autor tem uma mania chata de descrever excessivamente tudo o que acontece? Sim. Mas se você não se acostumou com isso até o terceiro livro, não sei nem o motivo pelo qual vai iniciar o quarto.
Teve algumas coisas que não gostei? Teve. Mas bem poucas. Pra mim, foi o melhor livro da saga.
Há quem pense que a escolha do novo Rei anão foi entediante, eu achei genial.
Há quem pense que a confecção da espada do Eragon foi monótona, eu penso que não.
Há quem pense que o Roran matar quase 200 soldados foi forçado, eu concordo! O que foi aquilo?!
Enfim, têm coisas que eu concordo, mas a maior parte das críticas eu discordo profundamente.
Brisingr é necessário. Essa é a palavra que melhor o descreve. Em uma batalha, uma preparação é essencial. Em uma guerra, fatores políticos tomam mais da metade do tempo dos comandantes, dos monarcas, dos presidentes... Nem só de sangue se faz uma luta. E essa percepção do autor só o deixa mais inteligente aos meus olhos.
Não vou dar spoilers, mas fiquei com raiva de não ter desconfiado da paternidade do Eragon, e é uma coisa tão óbvia... Tá tão óbvio e ninguém percebe.

TO AMANDO A SACADA DOS DRAGÕES NAS CAPAS...
Não vejo a hora de descobrir sobre qual dragão se trata o quarto livro... Amei, amei, amei essa sacada.
Em resumo: adorei Brisingr, espero q Herança seja uma leitura tão boa quanto.
Lightwood 01/05/2017minha estante
Penso exatamente como você. As resenhas alheias deixaram minha expectativa para esse livro lá em baixo. Ele é de fato necessário. Como você disse, não só de sangue se faz uma guerra. Isso valoriza muito o autor e seu trabalho.


Thata 04/05/2017minha estante
Sou louca pra terminar essa saga. Só li Eragon e Eldest, achei perfeito. Com a sua resenha só aumentou ainda mais a minha vontade de ler.


Maria Bia 08/05/2017minha estante
Pois termine! Não vai se arrepender, prometo.
Me conta o que achou, quando continuar a leitura. Bjo.




augusto 29/06/2011

Dinheiro é o que interessa C.P. não tem pressa
Embromação do começo ao fim , spoiler: o livro se resume a simples fatos, a espada, os eldunaris , paternidade ( acho que mudou por causa das criticas) e a morte sem sentido de oromis. E Roran , de onde virou um monstro um guerreiro implacavel a cena em que os inimigos mortos fazem um amontoado de corpos ( nao bastou star war, SDA, tinha que usar novas ideias vide 300 e rangers a ordem dos arqueiros. C.P. termina logo , não tenta ser Tolken não tenta ser um escritor que voce não é.
ctmachel 09/07/2011minha estante
Eu estava para escrever uma resenha, mas quando me deparei com a sua vi que não precisava. Concordo completamente com o seu comentário, esse terceiro livro foi um fiasco.
Espero que ele melhore no ultimo.


ped5ro 16/01/2015minha estante
Realmente concordo contigo em tudo e muito mais. Que PUTA SACANAGEM ele matar o Oromis, e isso não é tipo chilique de "ele era meu favorito!", não. Foi desnecessário pq sim, pq não precisava. Podia ter dado outro rumo na história ao invés de abater um personagem como se fosse um flango na frente de um pastelaria! Livro massante e pra mim foi sim só pra ganhar mais dinheiro!


Gee Almeida 06/03/2015minha estante
avisem quanto tiver spoiler, acho que todos agradeceriam




Karine Coelho 07/10/2009

Impressões finais sobre Brisingr
Acho que finalmente o Paolini imprimiu sua marca na história. O livro já não parece uma cópia esforçada de O Senhor Dos Anéis. Dessa vez ele conseguiu ser empolgante. Roran com sua coragem, força e valentia; Nasuada com sua determinação e força mandam no livro todo, fazendo de Eragon um mero coadjuvante. Um dos poucos problemas da história é a riqueza de detalhes, muitas vezes dispensáveis, como cenas de batalhas descritas minunciosamente. No todo, foi uma boa leitura, embora muito longa. Mas me deixou com gosto de quero mais, e foi o primeiro da série a conseguir essa proeza. Apenas Oromis e Glaedr puderam me dar tristeza. Essa deu pra chorar. Mas pesando prós e contras é um ótimo livro.
juasbahr 18/12/2009minha estante
Com certeza a parte do Oromis e Glaedr foi dificil de ler, :~~~~ , um monte de coisas acontecendo e de repente um BUM deles..



Por enquanto Brising já valeu pelos outros dois, cade o últimoooo???????


Tsuki_LE 17/07/2011minha estante
Bem, não li O Senhor dos Anéis, então quem sou eu para dizer que não parecia cópia? Mas concordo com os outros comentários (especialmente sobre Nasuada, estava magoada por ter ouvido um dizendo que ela não fazia diferença na história), mas, sinceramente, não fiquei tão abalada pela morte de Oromis e Glaedr. Na segunda vez que li senti mais, mas acho que não surtiu grande efeito em mim por que ou eles sobreviviam ou o Murtagh. E, quanto a isso, não há dúvidas sobre a minha escolha =/


Karine Coelho 17/07/2011minha estante
Como assim a Nasuada não faz diferença na história??? :-O Tô chocada! Ela é quase a protagonista do livro! Tbm tenho uma quedinha pelo Murtagh, confesso, mas mesmo assim fiquei triste com a situação do Oromis e do Glaedr.


nerdiculo 15/08/2011minha estante
As mortes de Oromis e Glaedr se comparam à morte de Dumbledore em Harry Potter. O Dumbledore teve que morrer pra deixar o caminho "livre" pro Harry enfrentar Voldemort e o Oromis e o Glaedr precisavam morrer pro Eragon poder peitar o Tio Galba. =D

Boa resenha, Karine!




Dani 14/10/2010

Brisingr
O terceiro livro da série me surpreendeu.
O amadurecimento do autor e dos personagens é notavel, as descrições são mais exatas e claras para o leitor.
Eragon finalmente tornou-se um Cavaleiro de Dragão, contando com uma espada produzida especialmente para ele.
Enquanto Saphira ganhou capitulos na visão dela, o que deixou a estória interessante, independente se o Cavaleiro e o Dragão estavam juntos.
Roran finalmente conseguiu resgatar Katrina com a ajuda de Eragon. A aventura que se segue é intensa, e supreendente.
Não há nenhum romance exceto o de Katrina e Roran, o que deixou um pouco a desejar. Da a impressão que o autor esquecer dos sentimentos de Eragon para com a elfa Arya.
Os personagens estão mais maduros, e suas emoções são mais claras para o leitor. Há muitas tramas, e algumas delas não tem Eragon como protagonista, o que sem divida é interessante.
Glaedr e Oromis estão bastante presentes e mostram todo seu conhecimento, uma pena que o desfecho para ambos seja triste.
Eragon finalmente entende sua ligação com Brom. Descobre mais sobre sua mãe e sua ligação com o Renegado Morzan.
É o melhor livros dos 3 publicados até o momento. Espero ansiosamente pelo 4º e ultimo livro da série.
Ana 15/11/2010minha estante
Adorei sua resenha! Também estou ansiosa para ler o último livro! :D


a antirrosa atômica 17/01/2015minha estante
gostei de sua resenha!




Aline Palmeira 21/02/2019

Político
Ok, esse é o livro mais lento. Ele é político e por vezes parece não sair do lugar. Mas, pra recompensar o leitor, tem uma revelação bem chocante e te ensina em detalhes sobre forja de espadas. O final te deixa no ponto para o último livro da série.
HinaCarol 16/05/2019minha estante
Olha confesso e o que me fez terminar (agora faltam 75%), foi a jornada do Roran... Ele cresceu muito nesse livro.


Vic 19/06/2019minha estante
Ainda vou ler, demorei 6 meses pra terminar o Eldest kkkk
Mas pelo q vi na sua resenha sao propostas diferentes, enquanto Eldest e mais cultural esse parece ter uma visão política.




Evandro 20/07/2010

Sem palavras
Os dois livros anteriores foram ótimos, mas em Brisingr o autor se superou! Para mim foi o melhor!

Com certeza recomendo para leitura, quem gosta de livros empolgantes e que fixam a atenção, o autor Christopher Paolini provou ser bom nisso com Eragon.

Achei bastante empolgante as batalhas e também a forma detalhada como descreveu a forja da nova espada de Eragon.

Aguardo ansiosamente a continuação prometida por Paolini em um novo livro!

Recomendo a todos, não somente Brisingr, mas toda a saga!
Ana 20/07/2010minha estante
O autor foi muito bom mesmo com a criação de uma espada que pega fogo neh? Tb adorei! :D


Evandro 20/07/2010minha estante
Nossa, verdade... a idéia de uma espada que pega fogo quando se pronuncia o nome dela foi show de bola!

Assisti uma entrevista que o Paolini deu e ele diz que no proximo vai comentar sobre os mistérios dos "meninos gato" entre outras coisas bem legais. Vamos ver agora quando sai esse novo livro... hehehe




Murilo.Justino 24/07/2022

Sem dúvida, um dos melhores até agora...
Nesse livro Eragon continua aperfeiçoando suas habilidades, porém ainda "mancando" um bocado. As partes que descrever Roran em suas batalhas são fenomenais. Quase um livro a parte. Ansioso para quando Eragon vai enfim deixar de pensar como um garoto e enfim começar a pensar como um adulto.
FSennin 25/07/2022minha estante
Os capítulos do Roran são incríveis, como é tudo descrito, e uma coisa que me surpreendeu bastante


Murilo.Justino 25/07/2022minha estante
Muito bom mesmo. Já estou sentido com o final da história.




Pedro Marins 08/01/2009

Este terceiro livro da série era para ser o último, mas a trilogia virou um ciclo (4 livros), e neste o autor aproveita para falar mais sobre o mundo, a história do mundo e a personalidade dos seus personagens. As batalhas acontecem em grande número, e tornam o livro irresistível. Li em 2 dias.
Ana 28/12/2010minha estante
Eu tb li o livro super rápido! heuheue! Muito bom mesmo! :D




Natália 08/04/2010

Ver que "Brisingr" possui 4.4 estrelas de média de classificação é de partir coração. Quem chegou ao fim do livro está ciente da SACANAGEM que tio Paolini armou para os leitores da saga/ex-trilogia/ciclo.

Desde o começo, a leitura foi maçante, chata, cheia de fatos inúteis que não interferiram em nada na aventura, personalidade ou qualquer coisa que se referisse à Eragon. Não só a ele, como da história inteira! Mas o pior de tudo, porém, foi o final decepcionante. Depois de passar quarenta dias lendo o livro, esperei por revelações bombásticas, e só recebi uma verdadeiramente chocante. Mais do que isso: quis o desfecho da saga, ou pelo menos o começo dele. E nada.

Lerei o próximo volume, se este existir, só de birra. Não tenho a mínima vontade de continuar a saber da vida de Eragon e sua gangue, mas depois de ter chegado até aqui, abandonar o barco seria covardia. Reunirei coragem, gastarei meu precioso tempo e dinheiro mais uma vez com Paolini e depois verei se valeu a pena.
support@imtoo.c 06/08/2011minha estante
Concordo contigo, mina!




Karol 10/07/2012

Enrolação elegante
Brisingr é um livro polêmico. Em tese, este deveria ser o último livro da Trilogia da Herança, do Christpher Paolini. Mas, ao escrevê-lo, o autor notou que suas ideias não caberiam em um livro apenas e decidiu que escreveria o final da história no livro subsequente, Herança, que sai mês que vem aqui no Brasil.

Eu o li muitas vezes (mesmo) e a cada releitura descobria uma faceta inesperada da história e tirava novas conclusões. As mais importantes foram que:

I - A narrativa de Roran é totalmente desnecessária

II – A história de Eragon poderia, sim, ser contada em apenas três livros.

Antes de dissecar essas conclusões, vamos à história do livro: na terceira parte de sua epopeia, Eragon, maravilhado ao reencontrar seus parentes do Vale Palencar, tem algumas promessas a cumprir. Entre estas estão matar os Ra’zac, consertar a Estrela Rosa dos Anões e curar Elwa, o ápice de todas as crianças bizarras da ficção. O maior problema é que Eragon simplesmente não tem a mínima noção do quanto essas promessas podem alterar o futuro da Alagaesia, e ele as vai cumprindo aos poucos e encarando as consequências. No meio de tudo isso, acompanhamos pontos de vista diversos da história, alguns muito interessantes como os de Saphira e Nasuada, e outros absolutamente descartáveis como o de Roran.

A evolução da história é muito bem orquestrada. Acompanhamos todo o treinamento e as batalhas de Eragon para que ele se tornasse a lenda que seus aliados e inimigos acreditam que ele é nos livros anteriores. Porém ele ainda é ligeiramente imaturo e inseguro. Está bem melhor que nos dois primeiros livros, mas continua sendo um adolescente, e continua apaixonado.

O enredo segue bem durante todo o livro, mas algumas coisas são incômodas. No início a adrenalina proporcionada pela batalha contra os Ra’zac deixa o leitor animado e ansioso. Mas, após, Eragon parte para as montanhas Beor para acompanhar as eleições dos anões. TOTALMENTE DESNECESSÁRIO. Creio que são quase 100 páginas perdidas num lenga-lenga político sem fim, que poderia ser cortado da história sem maiores perdas. Durante esse período acompanhamos também Roran com os urgals e é um porre. A ponto de eu pular as partes dele nas releituras mais recentes. Eu espero realmente que o Roran tenha um papel importantíssimo a desempenhar no último livro, senão vou acreditar que a publicação de um novo livro foi meramente monetária.

Para contrapor a chatice de Roran, temos Nasuada e Saphira. O ponto de vista de Nasuada é o que realmente importa na parte política da história. Ponto alto para o Teste das Facas Longas e as alianças inesperadas. Nasuada é uma líder política nata e tem o melhor ponto de vista paralelo da história. Já Saphira vale a pena pelo lado humorístico. Seu modo de pensar é muito divertido, com todas aquelas palavras que ela usa para descrever as coisas ao seu redor. Ponto para o Paolini. Ótima sacada.

No todo, se tirássemos o drama do Roran e as divagações dos anões (que fazem tudo ao seu próprio tempo, obrigada), daria para terminar a história em um livro só. Não que Brisingr não seja bom. Pelo contrário, é ótimo. Mas é muito enrolado.

Senti falta do Murtagh – que mesmo sendo um sacana, é um dos meus personagens preferidos – e me encantei ainda mais com a Angela (as cenas dela valem cada centavo suado gasto com o livro). Eragon continua um menino fofo, Roran virou um bocó apaixonado, Arya permanece inacessível, Mestres Oromis e Glaedr fizeram meu coração chorar lágrimas de sangue (drama) e mudei minha teoria sobre o Galbatorix não existir após uma cena específica do livro.

O último livro já está devidamente encomendado na pré-venda e vamos esperar para ver se o Paolini não decepciona. Brisingr é essencial para o andamento da série e mesmo sendo longo é um livro que vale ser lido. A Alagaesia continua linda e o final do épico está em aberto. Façam suas apostas sobre quem cavalgará o dragão verde e como morrerá o dragão negro – se é que ele morrerá.

Até!
Beca 21/06/2014minha estante
Uma das melhores resenhas que li até agora. Apontaste muito bem os erros e os acertos desse livro. Estou ansiosíssima para ler Herança :)

(Convenhamos: uma das melhores sagas que já li. Amo muito o Christopher haha)




Carlos 20/10/2015

Um livro que quer ser adulto, mas é infantil.
Eragon não tinha sido nenhum primor. Mas deu para ler. Eldest foi bastante cansativo, mas os dois capítulos finais empolgaram. Agora ler Brisingr foi absurdamente chato.
Começa com tudo com a luta contra os Ra'zac. E depois descamba.
A trama com o Sloan = chata.
Todos os capítulos que apresentam a ligação entre o Eragon e a Saphira são enojantes. O "amor" entre os dois é tão bobinho.
Eles não conseguirem se separar e os dramas infantis do Eragon quanto a isso foram absurdamente cansativos.
O conselho dos anões foi outro porre tremendo, e a "briguinha" entre o Eragon e Orik foi de uma infantilidade grotesca.
O Cavaleiro do Dragão supostamente é um ser sábio e altivo, mas o que se vê no Eragon é um adolescente mimado e chato.
O Roran (que foi o ponto alto em Eldest) ficou escanteado.
O capítulo que demonstra perfeitamente o quão chato é Brisingr, foi a confecção da mesma (espada). Me deu três tipos de sono ao ler esse capítulo.

O livro tem 706 PÁGINAS, e a história não evoluiu em praticamente nada.
Só foi interessante o final.

Vou ficar uns meses esperando para ler Herança.
ConradoNV 30/12/2016minha estante
undefined




336 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR