Brisingr

Brisingr Christopher Paolini

Resenhas - Brisingr

Anderson 25/03/2023

Épica a jornada de Eregon e Saphira em busca do autoconhecimento, enfrentando as dificuldades impostas dia após dia!

Bolseiro Míope 27/05/2021

Emocionante
Sangrento e triste. Esse foi o mais emocionante da saga até agora.

Matheus M Oliveira 01/06/2021

O terceiro livro da saga continua com um enredo que particularmente me agrada, embora eu não goste muito de alguns detalhes sobre como as coisas funcionam neste mundo. Como por exemplo, Eragon ter muita dificuldade para lutar com magias mais poderosas mas não haver limites para sair aplicando inúmeras proteções em todos os seus conhecidos, falta consistência nessa lógica.

Outro ponto que me incomoda muito na leitura dos livros de Paolini é a descontinuidade de ritmo. O início e meio do livro é cheio de várias páginas sobre eventos que embora sejam importantes, pudessem ter uma narrativa mais curta. O final é o contrário, muita coisa importante e com potencial de desenvolver mais o conhecimento sobre as questões em que a história gira em torno, mas poucas páginas são dedicadas a isso.

Embora eu goste da estória e tenho vontade de ir até o fim da saga, sempre tenho a impressão que os livros são finalizados na correria para atender um prazo.

Naka 15/07/2021

Fiquei triste por eu ter achado o livro ruim!
Eu fiquei muito muito triste com esse livro, eu achei muito ruim!! Foi uma leitura difícil, só não tive coragem de abandonar porque falam que o último livro (Herança) é ótimo e eu querendo ou não, tenho muito carinho por esta série, se eu abandonasse a série, seria como se eu tivesse matado a obra? rsrs O livro foi muito parado e maçante, principalmente do meio para o final. Tanto que eu até parei de ler o livro e comecei a escutar audiolivro pelo youtube.

O livro serviu mais como "ponte" do segundo livro para o quarto, eu entendo que foi um livro mais parado por conta disso (e sim, ele mesmo sendo chato, é necessário). O volume tem um papel muito importante para a série, até porque faz algumas revelações e nos dá algumas explicações e momentos tristes para que o volume 4 feche a história (só estou pensando como eu vou encarar mais um de 700 páginas, rs).

Infelizmente eu não gostei, mas eu recomendo para todos entenderem a história no geral. Teve momentos tristes e felizes e revelações extremamente importantes e explicações que vão explodir a cabeça de vocês.

De qualquer forma, pra mim não foi um livro bom.

Elane.Magre 09/08/2021

E uma boa história, só que tão arrastada que se a história não fosse boa tinha desistindo do livro.

Ingrid579 01/02/2023

perfeição de livro eregon evoluiu muito em cada livro sinto algo muito especial em relação a conquistar dos reinos e eregon e safira

Sebo Gato Bibliotecário 06/09/2021

Mais histórias sobre dragões
Finalmente terminei esse livro, após um mês e meio. Não que o livro seja chato ou a leitura difícil mas eu cometi o erro de começar a ler um livro grande e longo alguns dias antes de começar as aulas da faculdade. Por conta dos estudos fiquei muito dias sem ler, e demorei mais tempo em que eu levaria caso eu estivesse de férias. Enfim, achei o livro mais maduro que o anterior, melhor desenvolvido. A elfa Arya, fora das batalhas, é muito chata. A ferreira Rhûnon é uma das minhas personagens favoritas, não por ser uma elfa ou forjar espadas, mas gostei da personalidade dela. Gosto muito dos anões, principalmente Orik. O livro, apesar de longo, não é cansativo nem arrastado, a leitura flui naturalmente. Os eventos acontecem mais rápido na segunda metade do livro. Me incomodei pela NÃO tradução de "lady", o que custa para traduzir para "minha senhora" ao invés de "minha lady", como está no livro? Senti alguma influência de Star Wars, mais precisamente "O império contra-ataca", onde Luke volta ao planeta em que Mestre Yoda vive, para completar o treinamento assim como Eragon voltou para Ellesmera e concluir o seu treinamento com o elfo Oromis antes de seguir para a guerra contra Galbarotix. Fiquei curiosa para saber mais sobre as ruínas e o personagem Jeod em que Eragon visitou no início do livro.

Miguel 02/02/2022

Brisingr
Comecei esse livro com um pé atrás pq achei o início meio lendo, mas logo o livro ficou + fluido. Os personagens continuam incríveis ( inclusive acho q o autor usou esse livro p desenvolver melhor os personagens), o enredo é ótimo e o livro é realmente muito bom. Leiam!

Daniel 12/03/2022

Enrolação bem escrita
Com relação a Eldest, Brisingr é melhor. Acho q se equipara em qualidade ao primeiro volume da saga.
O livro não tem um foco principal como o primeiro, q era vingança e a introdução da história, nem como o segundo em q o treinamento do Eragon era um objetivo nítido. Brisingr n tem um objetivo claro, em suas páginas o autor expande o seu universo, dá aos leitores muitas respostas, algumas q já esperávamos.
O livro continua com a divisão dos capítulos em ponto de vista entre Eragon, Roran, Nasuada e adiciona Saphira. Os capítulos do Roran se provaram muito arrastados para mim, prefiro uma leitura de diálogos, Confesso q não gosto muito de cenas de ação e descrição de batalhas. Acho que tudo isso foi agravado pelas proezas militares grandiosas do Roran q me parecem exageradas, pouco verossímeis. Tenho para mim q o autor não consegue escrever boas cenas de batalha e usa como uma solução preguiçosa a eficácia dos personagens em matar adversários.
Fora isso foi uma boa experiência de leitura, logo termino de ler o ciclo da herança.

Iago 30/03/2022

Um jovem inconstante.
Eragon continua crescendo e aprendendo sobre as intrincadas regras da magia e das relações sociopolíticas de Alagäesia, tudo isso enquanto ainda é um tolo. Algumas ações do personagem são questionáveis e varias vezes entra em contradição com comportamentos e convicções anteriormente estabelecidos. Ainda é mais adolescente do que Cavaleiro. Saphira está em sua melhor forma e mais arrogante do que nunca, afinal, segundo ela mesma, é a mais bela das criaturas em todo continente. As batalhas continuam épicas, o sistema de magia é complexo mas respeita limites materiais. Os personagens secundários enriquecem a trama e a tornam menos cansativa, principalmente quando focada em Roran. Vamos ver o que a conclusão nos reserva.

Bea 08/04/2022

Foi.
Bem, arrastei a leitura por causa de uma certa cobrança, mas foi agradável, gostei muito da experiência de estár na mente de Saphira. Achei que como inicialmente era uma trilogia, a história terminaria aqui e o quarto livro seria um extra: ? Isso me decepicionou.
O final pareceu jogado, como se o Paolini quisesse terminar o livro logo.
A falta do quarto livro na biblioteca da escola me impede de ler o quarto. ?

Rodrigo.Cabanne 16/04/2022

Melhor livro da serie
Existe uma nítida evolução na escrita do autor. Este é um livro que consegue manter ser mais ágil ao mesmo tempo em que mantém o nível de detalhes que uma história desta precisa. Com personagens mais maduros sem perder a essência, este é um excelente livro.