The Autumn of the Patriarch

The Autumn of the Patriarch Gabriel García Márquez

Resenhas -

Maria7598 25/03/2023

Genial e Cansativo
Brinco com uma amiga portuguesa que ama Saramago que para ganhar um Nobel de literatura é preciso primeiro ter total desprezo por pontuação, e Gabriel Garcia Marques é exatamente assim. A leitura é bem difícil, sem marcação de falas e com períodos longuíssimos que se arrastam por páginas, às vezes. O livro tem 6 parágrafos que precisam ser lidos de uma vez para que você não se perca já que cada um representa um capítulo inteiro, e a progressão da história é lenta, até porque não se trata de uma história convencional mas de uma reconstituição meio fantástica dos últimos anos de vida do Patriarca?o ditador fictício?intercalado com memórias mais antigas e momentos tão absurdos que parecem causos mantidos pelo imaginário popular.

Aliás, essa é a característica marcante do realismo mágico que foi fecundo na América Latina: a mistura de elementos reais com fantasia ou magia que, no entanto, é encarada de forma ordinária pelos personagens. Nesse sentido, Gabo é realmente um gênio por conseguir misturar os elementos de forma que soa caótica mas é, na verdade, milimetricamente pensada. O trabalho no nível da frase é estupendo, e as descrições são riquíssimas, de brilhar os olhos. Quando comecei a ler, dizia que algumas páginas O Outono do Patriarca me davam inspiração imediata para escrever pelo resto do dia quando estava com bloqueio criativo.

Embora nada disso tenha mudado, não dou uma nota tão alta pela lentidão da leitura e o esforço que ela demanda. Não é um livro pra lazer, mas praticamente um estudo sobre os personagens, a sociedade retratada e a maestria da escrita de Gabriel. Talvez se eu tivesse me dado o tempo para ler mais lentamente (e em português, como pretendo fazer no futuro), teria gostado mais.