Viagem ao Centro da Terra

Viagem ao Centro da Terra Júlio Verne

Resenhas - Viagem ao Centro da Terra

Ian 09/10/2023

Viagem ao centro da memória
Eu li Viagem ao centro da terra pela primeira vez quando era criança. Não consigo precisar a data, mas isso não importa. O que venho relatar é o contraste de ler um livro na infância e relê-lo na vida adulta.
Confesso que antes da minha releitura não tinha muitas memórias da minha primeira experiência com o livro. Porém, conforme fui lendo, aquele clima juvenil de fertilidade imaginativa e encanto foi regressando. Infelizmente não voltou tal qual na primeira vez, e talvez isso nem fosse possível; a memória se esforçou para me devolver a lembrança, mas a vivência é passado. Ainda assim, foi uma experiência intrigante. O que mais me sobressaiu foi a ambientação que criei (ou recriei) com base nas descrições de Verne. Principalmente o tom ocre que recobria a caverna principal a partir do fenômeno elétrico. Essa visão me relembrou do encanto que era ler livros como esse nessa fase da vida.
Entretanto, passada a nostalgia, vieram as conclusões do meu eu adulto acerca da leitura. Primeiro de tudo: a escrita de Verne é extremamente infantil (o que não é um problema dado o público do livro, porém acho que seria possível escrever o livro com uma linguagem mais adulta sem perder em compreensibilidade para as crianças). Não por conta do conteúdo, pelo contrário, o conteúdo é o destaque do livro, fruto de uma imaginação fértil e que semeia seus frutos nas imaginações alheias. É o formato dos personagens e seus diálogos que é desnecessariamente infantilizado. Todos os personagens são extremamente estereotipados e seus comportamentos e falas refletem isso. O protagonista é o jovem medroso, ansioso e preguiçoso que incessantemente e por vezes desnecessariamente tenta dissuadir seus companheiros da viagem. Ainda assim ele os acompanha fielmente sem uma justificativa clara do porque está superando seus medos. O professor é o cientista obstinado, obsessivo e sem tato social que é curto e grosso nos seus diálogos e não abre mão da expedição mesmo quando não tem motivos tangíveis para sustenta-lá. Sobre Hans, nem se fala. Aliás, ele mesmo nem fala. É aquele personagem que está presente pela força bruta e praticidade e pela saída que esses traços oferecem.
Para além desse problema narrativo, o livro é muito divertido nas suas proposições e explora os limites e possibilidades do pensamento científico da época de maneira intrigante e curiosa, utilizando essa ferramenta a seu favor durante toda a obra.
Por fim, o livro constrói uma expectativa muito grande e, quando entrega, ela é suprida, porém, ele entrega pouco. Sinto que havia um universo inteiro dentro daquela caverna mas nossos protagonistas só exploraram uma parte ínfima e ainda sim bem superficialmente. Verne deixou muito potencial não utilizado na obra.
Não obstante, é uma leitura agradável, divertida e rápida! Perfeita para alimentar a imaginação infantil.

Lu Reis 08/10/2023

Trata-se de uma obra-prima da ficção científica e um clássico da literatura mundial, que combina aventura, ciência e imaginação de forma instigante.
Mas na minha opinião o grande uso de termos científicos tornou a leitura um pouco cansativa.
Mas é importante dizer que o livro também aborda temas como a coragem diante do desconhecido, a relação entre o homem e a natureza, o trabalho em equipe e a importância da perseverança e da determinação na busca por objetivos... essas abordagens são interessantes principalmente para o público a que se destina originalmente, que o público infanto juvenil.

claire.marar 07/10/2023

Viagem ao Centro da Terra
Livro muuuito detalhado. E quando eu digo muito, quero dizer MUUUUUUITO! Tem horas que parece uma aula? não de um jeito ruim. Gostei bastante, mas demorei um tempo consideravelmente grande pra acabar de ler!

bia 06/10/2023

O que nos aguarda no centro da terra
É uma ficção bem construída, bem fantasiosa mesmo. A história foi boa, a vontade de ler para saber os próximos acontecimentos da viagem era grande. Porém o livro tem uma linguagem meio difícil, além de conter muitos termos e descrever a fundo as geologias, o que me fez demorar mais pra ler e ir adiando. Acho que o final poderia ter sido melhor elaborado também, mas tirando isso foi uma boa leitura.

Corquiola 04/10/2023

Aventuras Mirabolantes
Uma aventura cheia de altos e baixos, com um empreendedor persistente e incrivelmente obstinado e seu sobrinho que parece ser o único a pensar em possibilidades menos positivas...
Delícia de aventura!??

romulorocha 04/10/2023

Viagem ao Centro da Terra , de Júlio Verne
Gênero: Ficção
País: França
Ano: 2012 / 290 páginas
Editora: Moderna

Viagem ao centro da terra conta as aventuras de um ambicioso professor, Lidenbrock,e seu sobrinho, Axel, os quais partem para os lugares mais esmos das escandinávia, na Islândia, em busca de desvendar um misterioso pergaminho. Em sua jornada, estes personagens contarão com a ajuda de outros aventureiros e muitos desafios e surpresas se seguirão daí.

Achei muito legal a proposta e a criatividade do autor. Mas confesso que a ambientação deixou muito a desejar. Acho que quando você tem uma ficção e uma proposta de um ambiente natural tão rico e pouco conhecido, como a escandinávia, a descrição do ambiente natural merecia mais detalhes. Tirando isso, vale a leitura.

Para Viagem ao Centro da Terra, 8/10.

#resenhasdoromulo
#literaturafrancesa
#ViagemaoCentrodaTerra
#JúlioVerne

Carolina 04/10/2023

Livro muito bom, entretanto, sinto que o final poderia ser melhor explanado, afim de melhorar o contexto final dos personagens, suas histórias, reações e memórias à aventura feita, e principalmente, como acabou essa aventura. Apesar de tudo, o livro é imensamente interessante, e te prende e te faz imaginar você dentro da história.

Bruna 02/10/2023

É a minha segunda leitura de viagem ao centro da Terra. Li uma versão um pouco mais curta quando era mais nova e acho que grande parte da magia da história se mantém. O mundo e todo o mais é rico e divertido, mas os personagens são difíceis de gostar e se apegar. Pretendo ler outras histórias das séries de viagens extraordinárias.

Um Surto 26/09/2023

Não é para mim
Bem, irei ser rápido e objetivo para falar desse livro. Ele me divertiu até os 10 ou 15 primeiros capítulos, mas a parte da viagem é péssima, a aventura não é instigante, já que o escritor levou a sério demais a parte da geologia. Teve um capítulo inteiro só falando sobre um achado científico na parte de paleontologia quando chegam no centro da terra (????).
Acho que nos termos atuais, ele se encaixaria como um sci-fi hard, onde o autor tenta ao máximo ser preciso cientificamente. E considerando que o livro é de 1864, sim, ele foi o mais preciso possível sobre as teorias vigentes sobre o nosso planeta e seu interior, na verdade ele foi um dos responsáveis por popularizar a ideia de terra oca.
Concluir que não é um gênero que me agrade, apesar de um dos meus livros favoritos serem de um sub gênero do Sci-fi (o Steampunk) mas sei que tem gente que vai gostar. Para mim foi mais tédio do que diversão.

Juliandreson 20/09/2023

Uma aventura cativante, com uma linguagem um tanto rebuscada, recheada de dados científicos e especulações interessantes. A impressão que tive foi de que o enredo se arrasta um pouco. O cara percorre, vagarosamente, 44 capítulos em meio a divagações irritantemente pueris do Axel, apresentando algumas reviravoltas num grande esforço para temperar a narrativa, todavia a sensação de estagnação meio que permaneceu. Além disso, me parece que o autor teve um bloqueio criativo no meio da trama: depois de tanta primazia pela ciência e de abrir um leque imenso de possibilidades, o desfecho ressoou bem apressado e de uma maneira totalmente improvável. Kkk Entretanto, a genialidade do Verne sempre proporciona um excelente entretenimento. Leiam.

UmaNarniana 19/09/2023

Julio Verne, pra mim, é um dos escritores mais fáceis de se ler. Esse livro simplesmente marcou minha infância e juventude, com um assunto geológico/ científico, mas repleto de fantasia e ficção! Aquele livro que é perfeito pra quem ama uma boa caça ao tesouro ou teorias da conspiração!

Luvale 17/09/2023

Amei essa leitura
Meu primeiro contato com o Júlio Verne. Foi uma ótima escolha pra primeiro livro do autor principalmente pelo fato de gostar bastante do filme com o Josh Hutcherson que é inspirado nesse livro.

Esse livro é bem dinâmico e o autor trás bastante fatos e dados que podem deixar o livro um pouco chato pra alguns, mas que não me incomodaram nenhum pouco. A trama é relativamente simples e os personagens são interessantes, apesar de precisarem um pouco mais de desenvolvimento. A história empolga demais e a jornada é incrível, interligando vários fatos, criaturas e situações.

Acompanhamos o professor Lidenbrock e seu sobrinho Axel, que depois de descobrirem um manuscrito onde diz ser possível uma jornada ao centro do globo terrestre, partem em direção a Islândia e na companhia de um guia local, entram em um vulcão extinto, repleto de perigos e coisas desconhecidas.

O livro é cheio de altos e baixos, com cada capítulo trazendo problemas ou descobertas incríveis. De um lado o professor Lidenbrock, empolgado e certo do sucesso e da falta de perigos e o sobrinho Axel, o narrador do livro, que está reticente quanto a viagem, mostrando os reais perigos e temores dessa empreitada.

Gostei bastante do desenvolvimento da história, das curiosidades geológicas e das descobertas. Li o tempo todo imaginando as cenas do filme kkk e fiquei encantado em como Júlio Verne conseguiu fazer uma ficção científica tão interessante e cheia de criatividade a tanto tempo, realmente o precursor do gênero. Já quero ler mais livros dele

mbragajr 17/09/2023

Vitriol
A trama simples, a unidimensionalidade dos personagens e o ritmo folhetinesco da narrativa podem incomodar quem prefira densidade nos romances.

Não obstante, tudo isso é mero contexto para a gema preciosa da especulação científica vibrante, recheada de informações sobre as áreas dos saberes em causa e sobre seus expoentes.

Também (e mais importante), essa erudita discussão sobre as crises paradigmáticas a partir das quais se estrutura e evolve a ciência, aqui especialmente representada pela geologia e pela paleontologia, confere a notável descrição do espírito de uma época tão maravilhosa (e talvez tão perigosa) quanto a que hoje vivemos.

Porém com uma marcante diferença: o otimismo contagiante das descobertas, que eram recebidas pelo público ilustrado com entendimento e entusiasmo, em contraste com o desassombro hodierno de uma massa humana desdenhosa de toda acontecimento extraordinário, porque nauseada com sua espetacularização vertiginosa.

Se, ao tempo de Verne, desciamos resolutos ao interior da verdade, hoje somos projetados acima, aos confins da ignorância, para um destino menos auspicioso.

JonasL 09/09/2023

Segundo livro que leio de Júlio Verne, achei superior à 20.000 léguas submarinas. Os mistérios da aventura são grandes, e ao final de cada capítulo anseia-se pelo próximo. É percebível um padrão nos personagens de Júlio Verne mas mesmo assim eles são únicos e bem desenvolvidos.

Katner 07/09/2023

Tinha tudo pra ser um livro perfeito
O livro em si tem uma história bacana, mas não me prendeu, tive que ler empurrado. Talvez seja porque não seja meu gênero literário. Ele utiliza de termos científicos. Teve momentos empolgantes nesse livro, ao qual me incentivou a leitura e tals. Quem curte o gênero vai gostar.

Viagem ao centro da terra conta a história do professor Otto, Axel e Hans que após uma descoberta sobre a viagem ao centro da terra, então embarcam nessa aventura.
O livro narra toda a trajetória dois nessa descoberta.