Viagem ao Centro da Terra

Viagem ao Centro da Terra Júlio Verne

Resenhas - Viagem ao Centro da Terra

Bia Machado 21/04/2010

Uma maravilhosa aventura que tive o prazer de ler!!!
Ah, Júlio Verne! Como me arrependo de não tê-lo lido antes, muito antes! Quisera eu poder voltar no tempo e ler "Viagem ao Centro da Terra" nos meus 10 anos, bem como os outros que ele escreveu. Agora, só me resta ir "Em busca do tempo perdido", rsss...

Nesse livro Verne conta a história de uma fantástica viagem, motivada pelo encontro de uma misteriosa mensagem escrita em letras rúnicas em um pergaminho, esquecido dentro de um livro de cerca de 700 anos! O professor Lidenbrock e Axel, seu sobrinho, conseguem decifrar a mensagem e partem de Hamburgo, na Alemanha, rumo à Islândia, para tentar chegar ao centro da Terra!!!

Durante essa perigosa, estranha e sensacional viagem dos dois, guiada pelo experiente islandês Hans, vamos com eles rumo ao centro da Terra, aprendendo sobre a composição do nosso planeta e sua história geológica. Sofremos com os percalços da viagem, uma viagem capaz de transformar tio e sobrinho. De frio e metódico ao extremo, o professor Lidenbrock se mostra capaz de se preocupar com o bem-estar do sobrinho. Axel, por outro lado, descobre em alguns meses o dedicado e carinhoso tio que era Lidenbrock, algo que não tinha conhecido em toda sua vida, julgando que o tio apenas servia aos seus próprios interesses, sem pensar nos outros. E, no meio dos dois, o guia Hans, tal qual um alicerce, uma muralha, ajudando-os na difícil aventura.

Se em "Vinte Mil léguas Submarinas" tive a impressão de que a grande personagem era o mar, com seus perigos e mistérios, em "Viagem ao...", para mim, o cuidado maior foi com as personagens humanas mesmo, com as emoções que sentem conforme os acontecimentos vão se passando. Assim como "Vinte mil léguas..." é narrado em primeira pessoa, nesse também conhecemos a história por meio do relato de Axel. É ele quem dá o tom da narrativa e nos faz emocionar, rir, nos deixa em suspense em momentos cruciais...

Resumindo, um livro maravilhoso, para quem gosta de aventuras é um prato cheio! Se eles chegam ou não ao centro da Terra? Só lendo para ver como terminou essa loucura toda!

Outras considerações:

Quando comecei a leitura, somente uma pergunta me vinha a mente: "Mas como é que eles vão chegar até lá?" Eu queria saber que rumo Verne tinha dado à história, já que em nosso mundo real sabemos que uma viagem como a do livro seria impossível! Ah, mas aí é que entra a magia da literatura: a magia de tornar tudo possível, para o nosso deleite. Queremos ler e nos emocionar com uma viagem ao centro da Terra? Ir a Marte? Passear pelo fundo do oceano por meses? Lermos sobre vampiros? Conhecermos a realidade de uma família do outro lado do mundo, ou em outra época? Sim, na literatura é tudo possível! Ainda mais quando isso está aliado à criatividade de um escritor como Verne, para quem as barreiras de seu tempo, pelo visto, não eram problema algum!

Então, por que pensar: "Chegar ao centro da Terra? Você só pode estar brincando! Que bobeira!" Quem pensar isso, não sabe o que estará perdendo... =)

Se comecei a leitura querendo saber como (e se) eles chegariam lá, durante a leitura eu mudei o foco: eu simplesmente quis fazer a viagem, junto com eles, não importa o final que tivesse... =)
Wes 20/05/2010minha estante
Vc tá certíssima!!!

Daniel M. 12/07/2010minha estante
EU NÃO LI O LIVRO , MAS VI O FILME , E É INFALTIL MAS BOM !

Gustavo 18/09/2015minha estante
Gostei de sua resenha, que bom que pensas o mesmo que a mim! :)

Suellem Barrios 21/07/2018minha estante
Eu amei esse livro!! Que aventura!! Também me arrependo de não ter lido antes!!! Viagem maravilhosa!

Rosi 04/05/2020minha estante
Um livro maravilhoso de se ler, comecei a ler por causa do meu namorado que me incentivou a começa. Já tô no meu 8° livro lido graças a ele. É o livro do Júlio Verne foi um deles, eu viajei na história junto com professor Lidenbrock e o axel, não esquecendo do rústico Hans o nosso caçador e guia.

Bruno B. 04/05/2020minha estante
Acessa o link acima, é uma análise bem legal tanto pra qm já leu como pra quem ainda vai ler confere lá, temos análises de outras obra também.

Gustavo.Ferreira 19/11/2020minha estante
O melhor livro que eu possa ter lido

Gustavo.Ferreira 19/11/2020minha estante
O livro não é infantil

Digo 28/05/2021minha estante
Livro bem escrito. Um dos melhores de Júlio Verne

ByLady 27/09/2021minha estante
Dúvida: o livro é fluido? Estou com projeto para não-leitores e queria saber se é indicado para iniciar no mundo dos livros???? (É que nunca li)

Vicky 07/11/2021minha estante
Eu amei o livro, mas acho q meu "eu de 10 anos" não conseguiria lê-lo.

Juju 03/01/2022minha estante
Oi Tainá,sei que já faz tempo q vc comentou mas talvez eu possa ajudar alguém.
Eu particularmente demorei bastante para ler. Quando eles estavam no ?caminho? para o centro da terra(o que foi grande parte do livro), achei bem cansativo e um pouco entediante, sei que esse tipo de expedição deveria demorar mesmo, mas acho que o autor poderia ter dado uma acelerada nessas partes é dado mais atenção a outras.
Gosto muito do gênero,os personagens são cativantes e os cenário são lindos, mas para primeira leitura eu não indicaria.

Daniel 15/01/2023minha estante
Esse foi um dos primeiros livros da minha adolescência, ele é maravilhoso todo aquela empolgação de aventura e a descoberta pelo novo, eu amo esse livro ????

Karini.Bispo 28/03/2024minha estante
Ah, Júlio Verne! Nossa esse livro e muito bom, minha irmã me emprestou o livro e eu amei.

João Vítor 16/06/2021

Viagem ao centro da Terra
É um livro de ficção científica que é o meu favorito. Não tem como não se envolver com a história do livro que é muito boa e marcante e merece muito o seu título como clássico da Literatura, pois apesar de ter sido escrito há muitos anos atrás, continua sendo lido pelo mundo inteiro até hoje. O livro começa quando o professor e geólogo Otto Lidenbrock - um dos protagonistas da obra - encontra um pergaminho, de autoria de um alquimista islandês do século XVI. Naquele pequeno papel o Islandês Arne Saknussemm, que foi ao centro da terra, explica que o caminho se inicia na cratera do Sneffels, um vulcão extinto na Islândia. Lidenbrock fica obsessivo com a notícia e resolve embarcar nessa aventura junto com o sobrinho para conseguir desvendar o centro da Terra. Os dois tem a ajuda de um guia local chamado Hans que levará os dois à aldeia de Stapi. O trabalho empreendido anos antes por Arne Saknusemm os ajuda a escolher o percurso correto, levando-os para a cratera do Sneffels, onde ingressam no centro da Terra. Os três, fascinados com as descobertas, atravessam florestas de cogumelos, poços, corredores estreitos e chegam a testemunhar monstros pré-históricos. Depois de caminharem vários dias e ficarem quase sem água, eles descobrem que estão num beco sem saída e precisam retroceder. O final é incrível e surpreendente, prendendo a atenção do leitor até a última página.
Na minha opinião é um livro muito bom e criativo porque eles viajam ao centro da Terra que na vida real seria impossível, se destacando nas histórias de ficção científica com muitas aventuras, animais pré-históricos e experiências incríveis que nos prendem na leitura durante toda a narrativa. Uma leitura obrigatória e imperdível para amantes de ficção científica.

muito ruim

ruim dmsruim dms

Gabriel Carlos 28/06/2021minha estante
ruim dmsruim dmsruim dmsruim dmsruim dmsruim dmsruim dmsruim dmsruim dmsruim dmsruim dmsruim dmsruim dmsruim dms

Talita 05/08/2020

Eu fiquei em dúvida sobre essa leitura.

O livro é bom, mas não consegui me apegar a ele. É só isso kkkk Depois vou tentar uma releitura :)
Adilson85 27/08/2020minha estante
Eu li também não posso dizer que me apeguei mais e um livro muito bom

Talita 28/08/2020minha estante
Ele é bom, depois que passa a gente fica com uma sensação boa de ter lido, porém assim que termina vc fica: tá e aí kkkkkkkkk

Talita 28/08/2020minha estante
Acho que o maior problema é que a leitura foi muito arrastada durante uma parte e depois acelerou tanto que eu fiquei meio sem entender.

Adilson85 28/08/2020minha estante
Entendi eu mais mesmo assim eu achei uma leitura bastante Clara sem muita coisa difícil de entender segunda palavra difícil de entender

Adilson85 28/08/2020minha estante
Eu achei o dialeto muito fácil da leitura sem muitas palavras difíceis nem muitas coisas que se fica assim que que é isso

Talita 28/08/2020minha estante
Siimm, a acessibilidade do autor foi algo muito acertado mesmo.

Adilson85 28/08/2020minha estante
Eu estou lendo as 20 mil léguas submarinas depois vai ser a volta ao mundo em 80 Dias e Ilha misteriosa

Talita 28/08/2020minha estante
Vou te acompanhando pra ver o q vc achou de 20 mil léguas.

Adilson85 28/08/2020minha estante
E isso aí da ?? pra nois !

Eduarda.7 28/12/2023

Resumindo esse livro em uma palavra = CHATO.
O tio dele é chato, as descrições são chatas, a "aventura" é chata, a viagem é chata. A melhor parte do livro não durou nem 30 páginas e nem é lá essas coisas.
O livro tinha uma única função, viagem ao "CENTRO DA TERRA" um spoiler? Eles não chegam ao centro da terra?.
Julio Verne pode ficar com Deus, nunca mais.

Nota 1,5/10 , 1 estrela.
Léo 28/12/2023minha estante
???? Acho que ser obrigada a ler o livro também não ajudou muito, né?

Eduarda.7 28/12/2023minha estante
Pois é né. Fui forçada a ler 20 mil léguas submarinas tb mas gostei um pouquinho mais do q desse pq eu amo o mar aí as descrições do fundo do oceano me pegou mais, mas ainda assim é a escrita dele q n funciona mt cmg msm. Já Ii 2 livros, n sou obrigada a ler um terceiro, tchau e bênçãos pra ele.

Léo 28/12/2023minha estante
Kkkkk Estou lendo 20 mil léguas, terminei a primeira parte do livro hoje, acho que em alguns momentos as descrições ficam um pouco cansativas, tem partes que não parece tão orgânico as cenas de ciência no meio da ficção, mas apesar disso estou gostando. É o primeiro que leio do autor.

TarcAsio0 29/12/2023minha estante
Acho que existe em algum lugar, escrito em alguma tábua pelo mundo que você acabou de cometer um pecado contra o deus tio Júlio verne

TarcAsio0 29/12/2023minha estante
Mesmo aos xingamentos A MIM, te fiz ler não uma, mas DUAS obras dele. Tô orgulhoso *palmas nas suas costas*. Você correndo e abraçando a primeira fantasia que você ver pela frentekkkkkkkkkkkkkk

Eduarda.7 30/12/2023minha estante
Já li duas fantasias no meu celular??? estou de alma lavada.

Francielle 05/03/2022

Muito descritivo, e arrastado. A leitura no final quando ele chega no objetivo dele melhora muito mas até chegar lá foi difícil. Eu adorava o filme quando criança e fiquei desapontada com a leitura.

E poxa não tem uma mulher nesse livro cujo papel não seja limpar ou esperar macho aff (tudo bem que foi escrito em 1800 mas q coisa chata só ter homens)

Mas foi uma aventura legal para o Carnaval rsrs
alex_fsi 05/03/2022minha estante
Será que não era o estilo de escrita da época?

Jade 06/03/2022minha estante
Pensei que teria uma aventura mas não teve

Francielle 07/03/2022minha estante
@alex_fsi A volta ao mundo em 80 dias do mesmo autor tem um ritmo bem melhor, acho que o problema com esse livro ta na demora deles chegarem no objetivo e quando chega lá nada muito interessante acontece

alex_fsi 07/03/2022minha estante
Ahh sim. Há tanto tempo que não leio ele que realmente não vou ter como comentar... Mas, que pena ser tão arrastado ?

DANILÃO1505 05/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

@bibliotecafelina 06/03/2021

Definitivamente o filme é melhor!
Quando fica bom, acaba ?

Início massante, tedioso e sem nenhum acontecimento, praticamente até 70% do livro.
Demorou demais para ter um pouco de ação, quando começou a ter acontecimentos relevantes, foi conduzido sem aproveitamento desse momento para o desfecho final já esperado.

Personagem Axel é extremamente chato, medroso e desesperado.
Personagem Hans, salvou a viagem do início ao fim, mas foi pouco aprofundado, uma pena.
E o professor Lindebrock, um cientista mto interessante, extasiado com as descobertas, racional e focado!

Toda a narrativa é feita na visão do Axel, fazendo com que não houvesse um aprofundamento dos outros personagens.
Isso tornou o livro muito irritante, talvez se explorado pela visão de outro personagem ou se escrito em terceira pessoa, ficasse mais interessante.
Vitoria.Milliole 07/03/2021minha estante
Nossa, assisti o filme há tantos anos que nem lembro mais. Só descobri que existia o livro recentemente e fiquei até com vontade de ler e depois assistir de novo

@bibliotecafelina 07/03/2021minha estante
O filme é ótimo, o livro chatão demais.
Primeira vez que o filme supera o livro hahahahaha

Bru 07/04/2021minha estante
Concordo !

@bibliotecafelina 07/04/2021minha estante
Fiquei mto frustada com essa leitura, por que li outro livro do Verne (20 mil léguas Submarinas) e achei fantástico!

gaby 18/03/2022

uma bosta
nao tem oq dizer, eu simplesmente achei horrivelKKKKK é uma leitura arrastada do começo ao fim e só deus sabe pq eu terminei esse livro
Gabi 18/03/2022minha estante
Nossa, discordo completamente, achei esse livro maravilhoso

gaby 21/03/2022minha estante
ai amg juro n entendi NADA

gaby 21/03/2022minha estante
foi terrível ler esse livro

Pamela.Castro 22/04/2020

Viagem ao centro da terra
Mais um livro lido graças à leitura conjunta do canal "Ler antes de morrer".
Não consegui me envolver tanto com a leitura. Mas respeito a importância literária e sem dúvida é um clássico.
Kate.Batista 22/04/2020minha estante
"Ler antes de morrer" é um canal no YouTube? Quero conhecer ...

Paty 22/04/2020minha estante
Caramba... também acabei de ler por causa do Ler Antes de Morrer

Pamela.Castro 22/04/2020minha estante
Oi Kate, é sim! A próxima leitura será Orlando da Virgina Woolf, vai começar semana que vem!

Thatiana 26/04/2022

Legal
O livro é legal e a história interessante. Uma aventura mirabolante e muito criativa.
Achei cansativo em muitos momentos e bastante descritivo. Acho que não foi melhor porque li na fase errada, sei lá. Acho que pra um adolescente vai ser um prato cheio.
Lorenna Hana 26/04/2022minha estante
Esse livro é bastante descritivo, e a escrita não deu certo pra mim. Mas a história é interessante

Thatiana 26/04/2022minha estante
Comigo foi desse jeito.

Lorenna Hana 26/04/2022minha estante
eu terminei ele, mas fiquei com vontade de abandonar

Lavinia Teodoro 27/04/2020

Segunda temporada da leitura coletiva do canal Ler antes de morrer, proposto pela Isabela Lubrano.

Acompanhando a lista de livros, li está obra maravilhosa do Júlio Verne. É o segundo livro que eu leio dele.
É simples, toda a história é resumida pelo título. Um daqueles simples livros pelo quais o que vale é o história.
Entretanto, Júlio Verne nós prende de tal maneira. O livro é relativamente fácil de ler, já que é um infanto juvenil.
Envolve muita ciência e muita coisa sobre vulcão e pedras. Toda a geologia e geografia no meio.

Resumindo o livro pra eu sempre lembrar:
* * * * * S P O I L E R * * * *
O tio acha em um livro velho, um recado em códigos que ele passa dias decifrando. Quando finalmente decifra, ele descobre que alguém já foi ao centro da Terra e deixou ali uma rota a seguir. Então ele decide ir e levar o sobrinho de uns 10 anos (o filme não tem nada a ver meeesmo). Aqui o livro é muito chato, já que é a narração de todo o caminho até o vulcão na Islândia, que e a entrada para o centro da Terra. Eles chegam até lá, contratam um Guia e vão em direção ao centro da Terra. Aqui o livro fica uma delícia pq tem um monte de coisa que dá errado e deixa e gente nervoso e eles entram por umas cavernas e vão descendo beem devagarinho, dia após dia. E todo o percurso deles dentro dessa caverna (que é o vulcão e uma delícia de ler, e vc lê muito rápido).
Até que eles chegam ao quase centro, num mar enorme. E aqui o livro fica meio chatinho e a gente fica duvidando mais de tudo kkkkkk.
E aí, eles voltam para o topo?
Sim, eles quebram uma pedra, que esbanja larva e eles sobem pelo vulcão até o topo, em cima de uma jangada mal feita que já tinha sido destruída pela tempestade do mar ???????
Eles não se queimam, não se machucam e saem a mais de 10.000 km de onde estraram na Islândia.
* * * * * S P O I L E R * * * *

Um livro impossível, mas muito legal.
Valeu a pena, recomendo!
Igor.Camilo 27/04/2020minha estante
Participei da leitura também, vai ler Orlando?

Lavinia Teodoro 27/04/2020minha estante
É claro! Começo amanhã. Deixei hoje para terminar Quincas Borba.

Bruno B. 30/04/2020minha estante
Acessa lá e se gostar, curte, comenta e compartilha.
Desde já agradeço.

Bruna.Mendes 18/02/2021

Por minha completa admiração a Júlio Verne
Em 2008 lançava uma adaptação cinematográfica de "Viagem ao Centro da terra". Era bem nova, mas me recordo que esse filme me arrebatou. Como uma criança muito curiosa, com um fascínio por aventura e ficção, vi e revi tantas vezes, que até mesmo tentar adivinhar quantas, seria um trabalho árduo.
O livro é infinitamente superior, obviamente, mas ainda tenho muito carinho por aquele filme, e sou grata, pois através dele, descobri a existência de Júlio Verne.
Foi a primeira obra que li do autor, e já tem minha profunda admiração, e curiosidade para com seus outros trabalhos.
Recomendo a toda e qualquer pessoa. E para quem gosta de aventura, ficção, e até mesmo romance, Verne satisfaz com esplendor. Frases curtas, rápidas, um desenvolvimento envolvente, e uma conclusão realmente satisfatória...
Mesmo após mais de cento e quarenta anos, suas obras continuam fazendo sucesso pelo mundo, e seu nome jamais será esquecido, seu talento é inegável, suas obras, são tesouros, e seus fãs, verdadeiros apreciadores da mais pura arte.
(Ps: talvez tenha me empolgado, e peço perdão kkkk)
Pedro Henrique 04/04/2021minha estante
Tive o mesmo arrebatamento ao ver o filme na época e, por mais incrível que pareça, ainda continuo tendo toda vez que assisto. Realmente fantástico!
Verne é genial!!!

Bruna.Mendes 08/04/2021minha estante
Siiimmm... Verne é incrível!!!
Já fiz compra de mais livros dele.
Se não me der no bedelho de estudar francês simplesmente pra ler os não traduzidos :P kkk

Pedro Henrique 09/04/2021minha estante
Aí sim, kkkk

Coruja 25/06/2018

Já escrevi bastante sobre como Jules Verne foi um dos autores da minha infância, e tenho redescoberto essa afeição com essas edições novas da Zahar. Peguei Viagem ao Centro da Terra para me acompanhar numa bateria de exames que me deixou o dia inteiro plantada em salas de espera e ele foi um excelente companheiro, do tamanho certo para caber na bolsa e para terminar de ler no mesmo dia.

Lembrei-me muito desse livro quando estava às voltas com No Reino do Gelo, porque as teorias da época em que o USS Jeannette tentou conquistar o Pólo Norte não estavam muito longe daquelas que levaram o professor Lidenbrock, seu sobrinho Axel e o infatigável Hans a se enfiar pela cratera de um vulcão extinto na Islândia. Verne testa aqui todo o seu engenho, levando-nos numa aventura através do gelo, do fogo, de mares e florestas subterrâneas e sim, fica claro pela capa, dinossauros.

Quando criança, esse foi um daqueles títulos que me levou a sonhar com aventuras e expedições extraordinárias; adulta, ele continua com o mesmo poder de sedução, com a mesma capacidade de nos fazer mergulhar fundo na história, de perder o fôlego com cada novo perigo que surge. Virei a última página com vontade de ir fazer as malas para a Islândia e começar minha expedição (embora não me empolgue tanto com a possibilidade de ser expelida ao final por um vulcão).

site: http://owlsroof.blogspot.com/2018/06/o-resumo-da-opera-alguns-varios-titulos.html
Raphaela Rezende 26/06/2018minha estante
Adoro suas resenhas! Você acha que é indicado a partir de qual idade? Infelizmente eu nunca li, penso em comprar para ler com a minha filha.

Coruja 27/06/2018minha estante
Oi, Raphaela! Eu comecei a ler o Verne com dez anos. O texto dele é gostoso, são capítulos curtos, muitas vezes em primeira pessoa. Esse e "a volta ao mundo em 80 dias" são boas portas de entrada para uma criança, repletos de aventura e viagens. Ele é um autor que dá para acompanhar pelo mapa; de terminar um capítulo e ir pesquisar imagens e costumes dos lugares por onde os personagens passam. Quantos anos sua filha tem? Tenho um artigo no meu blog sobre livros que daria de presente para meus sobrinhos e uma tag de 'livros que queria ter descoberto crianca'. Fico sempre feliz em dar sugestões!

Raphaela Rezende 28/06/2018minha estante
Obrigada pela resposta! Minha filha vai fazer 8 anos. Vou dar uma olhada nessa tag do seu blog!

Victoria (Vic) 22/04/2020

Apaixonada por esse livro, quero ler tudo do Júlio Verne!
Apenas queria que a aventura tivesse durado mais!
Danielle 23/04/2020minha estante
Foi meu primeiro dele, amei também.

Regi 20/06/2020minha estante
Pra mim, comecei e empaquei mas darei nova chance.

Vitoriaspencer 23/07/2020minha estante
Amei a leitura

Hugo 26/12/2020

Clássico da Ficção Científica
Clássico que brilhou os olhos de muitas crianças no final do século XIX e em todo século XX, formando uma seara novos cientistas. Para você que quer viver essa aventura, fica o alerta: Deixe de lado o senso muito crítico, tente apenas aproveitar a aventura. Caso queira ler ou dar de presente para seus filhos, é uma ótima pedida!

Jules Verne escreveu uma história sobre uma expedição científica ao centro da Terra, recheada com toques de ciência e uma BELA dose de fantasia. Verdade seja dita, o livro foi justamente destinado para um público infanto-juvenil, o que de certa forma justifica o alto grau de fantasia da obra, porém, meu lado cientista ficou um pouco incomodado com os muitos absurdos científicos que o livro aborda xD.

De forma alguma isso apaga toda a beleza do livro. A bem da verdade, Jules colocou no livro alguns artefatos científicos que nem existiam ainda em sua época e que vieram a ser produzidos posteriormente, vale salientar. O valor que esse livro tem no papel de cativar as crianças e de atiçar a curiosidade delas para com a ciência é primoroso.
Gui Paschoalini 27/12/2020minha estante
Quais artefatos que ele empregou no livro e que vieram a existir muitos anos depois? Não estou lembrado.

Hugo 27/12/2020minha estante
Opa, na vdd acho que eu confundi xD. Os dispositivos que ele previu foram nos outros livros dele =P

O que Jules fez mais nesse livro foram "previsões científicas". Para escrever o livro ele se baseou nas grandes descobertas científicas da época dele, e aí ele usava um pouco da imaginação para pensar mais distante, conjecturando algumas coisas. Acontece que parte dessas conjecturas acabaram sendo comprovadas pela ciência posteriormente xD.

Gui Paschoalini 27/12/2020minha estante
Ah sim, perfeitamente!