Viagem ao Centro da Terra

Viagem ao Centro da Terra Júlio Verne

Resenhas - Viagem ao Centro da Terra

KADU-BASS 22/03/2014

DETALHISTA
Livro contado pelo sobrinho de um grande cientista , ao relatar sua viagem pelo centro da terra , porém é um livro com muitos detalhes científicos fazendo que a leitura se torne em certos momentos muito cansativa e até um pouco confusa . O livro não é ruim classifico como regular , dentre os títulos de Julio Verne este foi o que menos me agradou .

Bianca 02/04/2014

Resenha do Livro Viagem ao Centro da Terra
Viagem ao Centro da Terra é escrito por Júlio Verne, e narra uma aventura que começa com a investigação de um documento encontrado pelo professor Lindenbrook e seu sobrinho Axel e descobrem que aquele é um documento que levaria até o Centro da Terra por um vulcão. Inicialmente Axel não acredita muito, mas embarca junto com seu tio e Han um nativo de confiança, que os guia nesta aventura.
Logo eles percorrem para o centro da Terra, contradizendo muitas das leis cientificas e passam por inúmeras aventuras e volta para cima da terra de forma inesperada através do vulcão Etna, e após tudo isso eles se tornam grandes famosos.
Uma inesquivável aventura, cheia de emoções e surpresas.

Egídio Pizarro 26/12/2016

Meu primeiro Júlio Verne. Leitura rápida, leve, imaginativa. Gostei.

Ellen 02/01/2017

Faz tempo que li a "A viagem ao centro da terra", do Júlio Verne . Adorei o livro . Vou ler novamente com certeza .

Fellipe.Medeiros 03/01/2017

A Viagem
O professor Otto Lidebrock achou um livro raro que dentro continha um pergaminho de Saknussemm que descrevia uma viagem realizada ao centro da terra. O professor e o seu sobrinho Axel partem nessa aventura, acompanhados do corajoso guia Hans. Eles adentram um vulcão na Islândia e passam por diversas aventuras, redescobrindo seres que se diziam extintos e passando por inúmeros percalços, até o fim surpreendente de serem expurgados por um outro vulcão na Itália. Ao retornarem são tidos como heróis e o sobrinho Axel casa-se com a prima Grauben. Livro muito inteligente e revelador.

Sanoli 28/01/2017

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2017/01/julio-verne-viagem-ao-centro-da-terra.html

Viviane @resenhasdaviviane 25/02/2017

Boa viagem!
Olá pessoal, tudo bem com vocês? Trouxe mais uma resenha para você, lembrando que eu não sou profissional em resenhas e gosto muito de escrever a minha opinião sobre cada livro. Esse foi meu primeiro contato com as obras do Jules Verne, conheci o livro através do filme protagonizado pelo ator Brendan Fraser, espero ler vários outros livros do autor nos próximos anos. A edição que eu tenho é da editora Zahar, ela é muito linda e possui vários textos de apoio que me ajudaram muito a compreender os diversos termos científicos, além de várias imagens muito bem reproduzidas pelos editores.
Sinopse: Em 1863 o renomado professor Otto Lidenbrock, geólogo e mineralogista, descobre uma mensagem cifrada descrevendo uma viagem ao centro da Terra. É o quanto basta para o impetuoso cientista se lançar na mesma aventura, levando consigo o sobrinho Axel, colega de profissão, mas defensor de diferentes teorias científicas, e o impassível Hans, guia que se mostrará indispensável para a empreitada e seu espantoso desfecho. Rios de lava, mares subterrâneos, os primórdios da vida no planeta, fauna e flora pré-históricos, múmias de homens primitivos... Fruto da imaginação e do conhecimento de um dos pais da ficção científica, Viagem ao Centro da Terra é uma das obras mais originais e ousadas de seu tempo. Título: Viagem ao centro da terra |Autora: Jules Verne |Editora: Zahar|Páginas: 242|Ano: 2016
Como assisti ao filme primeiro esperava encontrar um cientista um pouco mais amigável que o dr. Otto, fui fazendo várias comparações entre o filme e o livro, as diferenças mais gritantes são: [1] No livro quem descobre o pergaminho do Arne Saknussemm entre os pertences do tio é o sobrinho Axel, sendo esse um dos motivos para ele ir na viagem. [2] O filme possui uma linda e jovem guia das montanhas chamada Hannah Ásgeirsso, já o livro possui um guia chamado Hans muito forte, silencioso e mau humorado. Minha opinião é que compensa muito ler o livro e tirar as suas próprias conclusões ao invés de apenas assistir ao filme.
Quando terminei o primeiro capítulo já estava quase desistindo do livro, por causa da quantidade de termos técnicos que ele possui, descrições inteiras de pedras, granitos, entre outras informações que eu não compreendo e estavam se embolando na minha mente. Por várias e várias vezes recorri aos textos de apoio para compreender o que o autor querida dizer, demorei exatamente 11 dias para completa-lo e achei muito tempo já que o livro tem pouco mais de duzentas páginas, fui intercalando com o Conde de Monte Cristo. O livro é narrada pelo sobrinho do professor Otto Lidenbrock, chamado de Axel, que tem uma imaginação muito fértil, e por causa dela é salvo vários vezes pelo guia das montanhas Hans.
A estória é muito interessante e bem detalhada, prendendo a nossa atenção em por vários e vários capítulos, meu personagem preferido sem dúvida é o Axel sempre imaginando alguma solução, mesmo quando ele fica perdido e sozinho por vários dias. É muito tocante a parte do reencontro entre Axel e o tio Otto depois da separação inesperada, o tio que nunca soube demonstrar o seus sentimentos pelo sobrinho, conseguiu fazer isso pela primeira vez. Tirando as milhares de descrições cientificas o livro deveria ser uma leitura feita por todos os jovens como inspiração para entrar em um mundo de aventuras. Super recomendo! Se você já leu esse livro me conta aqui nos comentários👇
Beijos e abraços!

site: http://vickyalmeida.blogspot.com.br/2017/12/projeto-bedd-viagem-ao-centro-da-terra.html

fredec 27/02/2017

Pra voltar a gostar da leitura
Há tempos não lia algo que me deixava tão empolgado! Uma história despretensiosa, leve, simples e de pura aventura! Ahh se pudesse voltar no tempo e lê-la no auge dos meus 16 anos! A sensação não é a mesma, mas recomendo para todas as idades. E não deixe de assistir o filme (depois de ler), do Eric Brevig.

LeoLeo 08/04/2017

O Livro conta a historia de Axel um garoto e seu Avo que gosta de ler e que encontra um Livro antigo com mistérios e enigmas para a viagem ao centro da Terra.
Bem o Livro é um Sci-fi de Julio Verne um dos pioneros nesse tipo de romance.Ele é voltado para um conto mais infantil. Mas é um bom livro

Caio 14/05/2017

Muito bem detalhado
A maneira como Júlio Vernes descreve cada cena, as vezes me faz esquecer que esse livro é voltado para um público infantil, pois é de uma complexidade científica tão grande que nos mantém na pele de cada personagem envolvido na trama.

Anderson V 19/07/2017

Sempre ouvi, especialmente de minha mulher, que Jules Verne era um escritor extremamente detalhista, especialmente pelo fato dela ja ter lido 20 Mil Léguas Submarinas e ter observado a riqueza que o autor expõe os animais, o oceano, enfim...Quando pesquisei alguns fóruns aqui no Skoob sobre recomendações de bons livros de aventura, esse livro foi disparado o mais recomendado, pois vamos lá...

Sou adepto de leituras fáceis, porém também de leituras ricas. Desde o primeiro capítulo, o autor se preocupou demasiadamente em descrever as características de Axel e de Otto Lidenbrock, personagens principais da estória. Isso é fantástico pois não apenas as características dos personagens são claramente compreendidas ( e facilitam a imaginação no decorrer da estória) como também todo o ecossistema ao redor deles é minuciosamente detalhado. A cidade, as casas e especialmente, a Islândia. Cada detalhe, seja científico (como por exemplo explicar como funciona a erupção de um vulcão ou detalhes científicos sobre inúmeros fatores durante a descida ao centro da terra), seja casual (como descrever as flores, os climas, as pessoas e etc), nos leva a imaginar e entrarmos de cabeça no ambiente e no contexto da história de forma leve e natural. Durante todo livro é assim... você encontrará conversas científicas e irá aprender sobre a fauna, a flora e muitas outras coisas, especialmente no que diz respeito ao período antidiluviano (pre histórico) mas não se preocupe, isso será tão naturalmente agradável que o fará com prazer

Enfim, vou acabar dando spoiler rs então finalizo dizendo que a única coisa que me decepcionou um pouco foi o final. Achei que poderia ser mais marcante, mas não muda o fato desse ser um excelente e divertido livro. Vá fundo. Essa obra foi a primeira que li do JV, mas com certeza não a última!

Letra Capitular 25/07/2017

Viagem ao centro da Terra: Uma aventura de exploração geográfica
Sei. Mas não é certo que este ar acabará por adquirir a densidade da água?

-Sem dúvida. Sob uma pressão de setecentas e dez atmosferas.

-E mais abaixo?

-Ainda aumentará mais a densidade.

-Então como desceremos?

-Colocando pedras nos bolsos.

Colocando pedras nos bolsos?! O senhor tem resposta para tudo!

O grande propagandista das ciências, e pioneiro da literatura de “viagens extraordinárias” Júlio Verne é considerado por muitos o “pai da ficção cientifica”. Em seus livros somos transportados para os ambientes mais inóspitos e os oceanos mais afastados no submarino Nautillus, ou viajamos para a órbita lunar em uma “nave” atirada de um canhão, percorremos o continente africano no sentindo oeste-leste em cinco semanas através de um balão e até mesmo viajamos para o interior da Terra. Também foi responsável por criar personagens marcantes que ficaram imortalizados na literatura como o capitão Nemo comandante do submarino Nautillus, que decepcionado com o mundo se isola da sociedade percorrendo lugares inóspitos, ou o excêntrico britânico Philleas Fogg que realiza uma aposta afirmando que seria capaz de realizar a volta ao mundo em 80 dias.

Nascido em Nantes na França em 1828, abandonou os estudos em direito para seguir carreira literária, foi um autor que combinava muito bem imaginação com o saber científico. Apesar de ter vivido durante o século XIX, muitos de seus livros anteciparam invenções e situações do século XX. Em seu livro Da Terra a Lua (1865), por exemplo, anteviu inúmeros detalhes da viagem realizada pelo projeto Apolo que permitiu a Neil Armstrong tocar a superfície lunar, “como a duração da jornada (97 horas na ficção e 103, na realidade), o número de tripulantes (três), os locais de lançamento (a Flórida) e de pouso (o Mar da Tranqüilidade, na Lua), Até mesmo o regresso à Terra, com o pouso no Pacífico e o resgate por um navio (…).[1]”

Quando ‘Viagem ao centro da Terra’ foi publicado em 1864 Verne já era um autor conhecido e popular, principalmente entre o público juvenil. A obra segue um padrão típico das viagens exploratórias: uma preocupação em fundamentar suas histórias com explicações científicas, e um grupo de personagens conhecendo e explorando lugares até então desconhecidos da maior parte da humanidade.

A aventura tem início quando o professor e cientista alemão Otto Lidenbrock juntamente com seu sobrinho Axel descobrem na biblioteca um antigo livro de um alquimista islandês chamado Arne Saknussemm datado do século XVI. Estes escritos estão impressos em um antigo código rúnico e exigem um esforço significativo para ser traduzido.

A mensagem relatava que era possível chegar ao centro da terra a partir da entrada de um antigo vulcão inativo localizado na Islândia de nome “Sneffels”, ainda segundo as runas o antigo alquimista teria realizado previamente o percurso com sucesso. A história é escrita a partir da perspectiva do sobrinho Axel, como se fosse um diário de campo relatando os acontecimentos da viagem. No caminho para a viagem de exploração contratam um guia local para acompanhá-los chamado Hans (seus conhecimentos sobre “sobrevivência” serão de vital importância no caminho). Eles adentram nas galerias subterrâneas do vulcão adormecido no dia 1º Julho, e depois de todas as desventuras emergem para a superfície da Terra no dia 27 de Agosto, ou seja, foram quase dois meses de viagem, em que enfrentaram enormes dificuldades como falta de água, falta de alimentos e cansaço.

O interior da Terra representado por Júlio Verne corresponde a um verdadeiro “mundo perdido”, os viajantes entram em contato com criaturas e uma vegetação do início do período Quaternário (o quaternário consiste no espaço de tempo que vai de 1,8 milhões de anos atrás até os dias de hoje[2]), esta “preservação” da fauna e flora se deve ao isolamento deste mundo, que não sofreu os mesmo impactos da ação humana do mundo externo. Navegam em uma jangada através um imenso oceano subterrâneo que possui uma extensão gigantesca, comparável aos grandes mares da superfície e se deparam com feroz confronto entre um ictiossauro, e um plesiossáurio dois répteis primitivos extintos a muitas eras geológicas atrás, e conhecidos até então, pelos personagens somente através das páginas dos livros de paleontologia.

Durante todo o percurso a riqueza e a beleza na descrição dos detalhes que compõe o cenário deste mundo perdido nos evidenciam porque as viagens “vernianas” fazem um enorme sucesso até os dias atuais. Através das páginas do autor francês nos é permitido conhecer uma fauna extraordinariamente exuberante e primitiva, se deparar com animais que na superfície só existiam na forma de fósseis expostos em museus, caminhar léguas entre cavernas subterrâneas da Islândia, navegar em um imenso oceano e voltar à superfície através de um enorme e gigantesco gêiser.

site: https://letracapitularblog.wordpress.com/category/julio-verne/

Rafael 01/11/2017

Um clássico
Cony adaptou o clássico de Júlio Verne e trouxe uma excelente história. Todos os fãs de ficção científica deveriam dar uma oportunidade.